Como está aí à porta uma exposição...venho deixar aqui a minha tentativa de discusão séria..
Para que servem os estalões da raça numa expo?
Poderão perguntar-me o porque desta pergunta...mas refiro-me essencialmente às expos...e se houver tempo ainda me refiro aos Criadores pois muitas vezes derivados destes Juizos feitos em expos é que surgem muitas vezes cães que são autenticos charutos a cruzarem a torto a direito...sem falar daqueles que sabem que o estalão diz não ao corte mas como são sempre os de orelhas cortadas a ganhar...bem...Corta-se...mesmo contra aquilo que deviam seguir...que é a batuta da criação...o Estalão!!!!
Depois de participar em algumas exposições e de ter assistido a outras tantas..chego à conclusão de que os estalões...bem...não quero ser demasiado forte mas, a meu ver de quase nada servem...das tres uma... ou os Juizes estão desactualizados e para isso deveriam ter se preparado...ou os Juizes não sabem...ou os Juizes sabem...mas como lhe falta apenas um CAC (ao cão)....lá se faz o jeitinho...as tres a meu ver são gravissimas...vou falar um pouco da raça onde participo com o meu cão, ou seja no Grupo 2 Dogue Alemão...pois bem...
Segundo o estalão do Dogue Alemão de 02 de abril de 2001...reparem que falo do estalão...não estou a dizer que ele está correcto...
Os cães com orelhas cortadas já não são admisiveis em Julgamento a não ser que as mesmas tenha sido cortadas antes dessa data..onde prevalecia o antigo estalão ..pois como diz o actual estalão... 'Orelhas: naturalmente caídas, inseridas altas, de tamanho médio, as dobras frontais rentes às bochechas.' e não se fala de a hipotese sequer de orelhas cortadas...como existia antes desta actualização....mas não é isso que se vê..pelo contrario...a maior parte dos cães vão com as orelhas cortadas e quase todos...senão todos...já nascidos depois da data do estalão ou seja 2001....não ponho em causa o corte...cada um tem as suas opiniões...mas o estalão é uma regra...uma meta...um guia...e deveria ser seguida...por todos...sejam eles Criadores...ou Juizes...ou não?? pois se assim não for isto torna-se uma cãonarquia..verdade?
Agora vamos aos defeitos...aqui temos outras situação as quais os Juizes nem ligam...mas também porque haveriam de ligar...estão no estalão e é só para encher...e nem são sequer graves ou serão??
Não falo da timides...ou cauda partida...pois parto do principio que as pessoas que vão participar saberão de ante mão que não terão sorte...e também verdade se diga nunca vi nenhum com estes defeitos...mas em relação ectropia e entropia bem....são raros os Dogues que vão sem estes defeitos graves...que diga o meu cão que depois de ter conseguido um 1ºExelente (sem CAC) nos pretos...foi com um Arlequim vindo das francias (orelhas cortadas) que as palpebras vermelhas viam-se a metros de distancia...mas...lá ganhou o franciu claro.....e era uma Especial da raça (23ª Exposição Nacional de Sintra/2004)...o que disse o Juiz...nada...so perguntou a idade..o meu era mais novo

Para os esquecidos
DEFEITOS GRAVES
Temperamento: timidez.
Mordedura: torquês.
Olhos: entrópio ou ectrópio.
Cauda: quebrada.
Em relação a estes...já não é o primeiro que vejo a ganhar com prognatismo...Vila Franca (Vasco

DEFEITOS DESQUALIFICANTES
Temperamento: agressividade; mordedor de medo.
Nariz: leporino; cor fígado.
Maxilares / Dentes: prognatismo superior e inferior; torção de mandíbula´
Ja nem falo das cores...sequer...
Depois deste discurso todo que quase foi uma defesa e um grito de revolta (dos cinco 1ºExelentes (sem CAC) que o o Golias ganhou..quem não sente não é filho de boa gente!!)...gostaria de saber o que acontece nas vossas raças...ou será só um mal dos Dogues Alemães???
Mais...gostaria que alguem me respondesse...afinal para que serve o Estalão...
PS. Depois admirem-se que se fale de filhos e enteados nas expos
Abraços.
Arcanjo