O estalão para quê num julgamento em expos!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Arcanjo
Membro Veterano
Registado: sexta mai 02, 2003 1:58 pm
Localização: Dogue Alemão (Golias), O Mainof e o Pequinino (PRPs)
Contacto:

terça set 21, 2004 10:36 pm

Boas!!

Como está aí à porta uma exposição...venho deixar aqui a minha tentativa de discusão séria..

Para que servem os estalões da raça numa expo?

Poderão perguntar-me o porque desta pergunta...mas refiro-me essencialmente às expos...e se houver tempo ainda me refiro aos Criadores pois muitas vezes derivados destes Juizos feitos em expos é que surgem muitas vezes cães que são autenticos charutos a cruzarem a torto a direito...sem falar daqueles que sabem que o estalão diz não ao corte mas como são sempre os de orelhas cortadas a ganhar...bem...Corta-se...mesmo contra aquilo que deviam seguir...que é a batuta da criação...o Estalão!!!!

Depois de participar em algumas exposições e de ter assistido a outras tantas..chego à conclusão de que os estalões...bem...não quero ser demasiado forte mas, a meu ver de quase nada servem...das tres uma... ou os Juizes estão desactualizados e para isso deveriam ter se preparado...ou os Juizes não sabem...ou os Juizes sabem...mas como lhe falta apenas um CAC (ao cão)....lá se faz o jeitinho...as tres a meu ver são gravissimas...vou falar um pouco da raça onde participo com o meu cão, ou seja no Grupo 2 Dogue Alemão...pois bem...

Segundo o estalão do Dogue Alemão de 02 de abril de 2001...reparem que falo do estalão...não estou a dizer que ele está correcto...

Os cães com orelhas cortadas já não são admisiveis em Julgamento a não ser que as mesmas tenha sido cortadas antes dessa data..onde prevalecia o antigo estalão ..pois como diz o actual estalão... 'Orelhas: naturalmente caídas, inseridas altas, de tamanho médio, as dobras frontais rentes às bochechas.' e não se fala de a hipotese sequer de orelhas cortadas...como existia antes desta actualização....mas não é isso que se vê..pelo contrario...a maior parte dos cães vão com as orelhas cortadas e quase todos...senão todos...já nascidos depois da data do estalão ou seja 2001....não ponho em causa o corte...cada um tem as suas opiniões...mas o estalão é uma regra...uma meta...um guia...e deveria ser seguida...por todos...sejam eles Criadores...ou Juizes...ou não?? pois se assim não for isto torna-se uma cãonarquia..verdade?

Agora vamos aos defeitos...aqui temos outras situação as quais os Juizes nem ligam...mas também porque haveriam de ligar...estão no estalão e é só para encher...e nem são sequer graves ou serão??

Não falo da timides...ou cauda partida...pois parto do principio que as pessoas que vão participar saberão de ante mão que não terão sorte...e também verdade se diga nunca vi nenhum com estes defeitos...mas em relação ectropia e entropia bem....são raros os Dogues que vão sem estes defeitos graves...que diga o meu cão que depois de ter conseguido um 1ºExelente (sem CAC) nos pretos...foi com um Arlequim vindo das francias (orelhas cortadas) que as palpebras vermelhas viam-se a metros de distancia...mas...lá ganhou o franciu claro.....e era uma Especial da raça (23ª Exposição Nacional de Sintra/2004)...o que disse o Juiz...nada...so perguntou a idade..o meu era mais novo ;)..

Para os esquecidos

DEFEITOS GRAVES
Temperamento: timidez.
Mordedura: torquês.
Olhos: entrópio ou ectrópio.
Cauda: quebrada.

Em relação a estes...já não é o primeiro que vejo a ganhar com prognatismo...Vila Franca (Vasco ;) )...e este defeito é desqualificante..

DEFEITOS DESQUALIFICANTES
Temperamento: agressividade; mordedor de medo.
Nariz: leporino; cor fígado.
Maxilares / Dentes: prognatismo superior e inferior; torção de mandíbula´

Ja nem falo das cores...sequer...

Depois deste discurso todo que quase foi uma defesa e um grito de revolta (dos cinco 1ºExelentes (sem CAC) que o o Golias ganhou..quem não sente não é filho de boa gente!!)...gostaria de saber o que acontece nas vossas raças...ou será só um mal dos Dogues Alemães???

Mais...gostaria que alguem me respondesse...afinal para que serve o Estalão...

PS. Depois admirem-se que se fale de filhos e enteados nas expos

Abraços.

Arcanjo
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

terça set 21, 2004 11:10 pm

Por essas e por outras é que não considero as expos como lugar onde encontrar os verdadeiros representantes de uma raça. Já fui assistir a vérias, e os resultados foram sempre previsiveis...e quem nunca reparou no piscar de olho, aperto de mão "especial" and so on? Não digo que sejam todos, mas a máfia existe tanto na beleza como no trabalho, só não se apercebe quem não anda lá a participar, ou a estudar para um dia o poder fazer sem entrar nos trambiques...
Só posso dizer, força Golias! As coisas continuarão iguais se ninguém que participa se insurgir...
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
Golden_
Membro Veterano
Registado: domingo ago 01, 2004 5:46 pm
Contacto:

quarta set 22, 2004 12:35 am

...
Última edição por Golden_ em sexta fev 10, 2006 4:23 pm, editado 1 vez no total.
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

quarta set 22, 2004 9:01 am

Olá,
Nos Rottweilers passa-se o mesmo em relação ao corte da cauda. Desde há cerca de 4 anos que o estalão da raça determina que a cauda deve ser mantida inteira, mas são ainda muitos os exemplares que se apresentam de cauda cortada e ganham. É certo que, segundo ouvi falar ( mas a verdade é que nunca vi escrito em lado nenhum), o ADRK tem uma ressalva ao estalão em que diz que nos países onde o corte de cauda não é proibido os cães podem participar em exposições. No entanto, devem ser sempre preteridos se em confronto com um cão com cauda de qualidade similar........o que nem sempre tem acontecido.
De qualquer das formas, independentemente dos gostos pessoais, se o estalão define algo de determinada maneira quem quiser participar de exposições deve respetá-lo.

Quanto às supostas máfias, o mundo das exposições não é diferente do resto. Acho que não há nada neste país em que os 'conhecimentos' e as 'amizades' não pesem nas decisões...infelizmente.
A minha experiência como participante em exposições é muito limitada. Só participei uma única vez com o meu Furst ( aos 6 meses de idade) para avaliar a qualidade dele. Não estava minimamente preparado e se ele hoje com 7 anos ainda é um cachorrão, imaginem com 6 meses....hehehehe! Contra as minhas expectativas, até pareceu portar-se bem até ao momento em que o Juiz nos mandou correr um pouco!!!!! Haviam de vê-lo aos saltos todo contente, a puxar a trela a rebolar-se...ficou todo malucão a pensar que tinha chegado a hora da brincadeira...hehehehe! Posso dizer que, nesse momento, houve entre a assistência quem suspirásse de alivio e dissesse "ufff...asim está no papo!".
Facto curioso foi que o CPC, por erro, inscreveu-nos nos" Juniores" em vez de ser nos "cachorros". Fui à 'secretaria' antes da expo começar para corrigir a situação e disseram-me para manter o mesmo "crachat", mas ir na fase dos cachorros e avisar o comissário de pista. Assim, enquanto esperava oportunidade de falar com o comissário ( que era uma comissária) os outros entraram na pista.
Foi então que chamei a comissária e lhe disse o que se passava. Ela mandou-me ir para ao pé dos outros e, como é lógico, eu coloquei-me no fim da linha, para não ter de passar com o cão pela frente de todos os outros para aceder ao outro lado da pista!! Estranhamente, a comissária veio a correr muito aflita e mandou-me para o principio da linha do outro lado da pista!!! Coincidência ou não, o cão que venceu era o que estava no fim da linha ;)

Abraços
Paulo C.
RMarques
Membro Veterano
Registado: segunda abr 21, 2003 3:51 pm

quarta set 22, 2004 9:11 am

Pois no caso dos rottweiler´s a questão da cauda é uma delas, já vi exposições em que o juiz estava com duvidas entre 2 rott´s um com cauda e outro sem, e quem levou o prémio foi o sem cauda :o
O c&atilde;o &eacute; um cavalheiro, eu espero ir para o c&eacute;u deles, n&atilde;o para o dos homens." (Mark Twain)
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

quarta set 22, 2004 9:36 am

Tráfico de influências, é coisa que existe desde sempre, e apesar de mal sempre existirá desde que as decisões envolvam Humanos.
Nas expos, existem juizes influênciáveis e outros que nem por isso. Com o tempo quem lá anda, percebe quem é quem.
Agora muitas vezes também os erros, são por pura ignorância (isto para mim é o mais comum), e devido a esta, os prémios normalmente vão para a pessoa que é conhrcida por ter melhores cães. Pensem bem; para um juiz que não sabe o que anda a fazer, esta opção é um risco menor. ;)
Depois aínda existem os casos, daqueles que não têm olhos para ver a porcaria que têm nas mãos, e convencem-se que perdem por máfia. (o nosso cão é sempre o mais bonito)
Como eu disse antes, quem lá anda começa a conhecer quem são as abéculas. A solução é não apresentar-lhe cães, pois se assim fizessem ele não seria convidado. Não se esqueçam que nenhuma organização quer poucas inscrições.
Resumindo, se o tipo é mafioso, ou é ignorante, não lhe apresentem cães.

PS.: Eu tenho a minha listinha que se chama ( Não gastes dinheiro a apresentar a ... )
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

quarta set 22, 2004 1:10 pm

RMarques Escreveu: Pois no caso dos rottweiler´s a questão da cauda é uma delas, já vi exposições em que o juiz estava com duvidas entre 2 rott´s um com cauda e outro sem, e quem levou o prémio foi o sem cauda :o
E?

Se o rott sem cauda, nascido antes da alteraçao, era melhor, qual o problema?

Nanci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
RMarques
Membro Veterano

quarta set 22, 2004 2:31 pm

CindelP Escreveu:
RMarques Escreveu: Pois no caso dos rottweiler´s a questão da cauda é uma delas, já vi exposições em que o juiz estava com duvidas entre 2 rott´s um com cauda e outro sem, e quem levou o prémio foi o sem cauda :o
E?

Nanci
Pois se fosse, não havia problema nenhum! O problema é que eram da mesma idade ;)
O c&atilde;o &eacute; um cavalheiro, eu espero ir para o c&eacute;u deles, n&atilde;o para o dos homens." (Mark Twain)
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

quarta set 22, 2004 4:41 pm

RMarques Escreveu:
CindelP Escreveu:
E?

Nanci
Pois se fosse, não havia problema nenhum! O problema é que eram da mesma idade ;)
E o que é que a idade tem a ver com a qualidade de cada um dos cães?
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
RMarques
Membro Veterano

quarta set 22, 2004 4:46 pm

nada!
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

quarta set 22, 2004 6:16 pm

RMarques Escreveu:
nada!
Pelo que presumo que na opinião do Juiz ganhou o melhor cão...
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
drummondville
Membro Veterano
Registado: segunda mai 12, 2003 10:32 pm
Contacto:

quarta set 22, 2004 9:32 pm

Esta é sem duvida uma questão muito delicada.

Apenas se revesa o direito de reclamar uma avaliação de um Juiz se houver um comprovativo de desclassificação, como devidamente especificado se encontra nas normas do Clube e das normas das Exposições de Beleza ou Provas de Trabalho.
Nesse pequeno livro disponibilizado pelo Clube Portugues de Canicultura encontram-se as normas devidas das exposições e parece-me que está a fazer alguma falta, uma breve revisão das mesmas normas, nada mais.

Relativamente aos prémios dos Grupos e respectivas Finais, somos da Opinião que na realidade é uma questão de se ter uma boa relação para com os restantes participantes das exposições, um espirito desportista, uns ganham uns perdem é mesmo assim....
Se bem que a precistencia no mundo das Exposições torna-nos conhecidos, marcantes da diferença o que pode conduzir a avaliação a uma boa conclusiva. ;)

É verdade que em Portugal algumas vezes dasse conta que o Juiz parece perceber ainda menos que alguns criadores que andam nestas exposições faz tempo.

Quantos não são os Criadores que andam em Exposições, sabendo que os seus exemplares tem algumas pequenas falhas, mas que no entanto se apercebem que o Juiz nada diz, vê, ou aponta relativamente às mesmas falhas. No entanto por lá andam...
Será que querem mesmo este rigor em Portugal?
Serão as Avaliações conduzidas por meios pouco especificos ou elicitos?
Cabe a cada um avaliar e concluir cada Juizo, no entanto estas observações devem ficar dentro de nós mesmos e apenas deveremos ter os devidos procedimentos tal como está especificado nos livros das normas do mesmo Clube. ;)

Um abraço aos que na realidade tenham um sentimento um pouco revolto, mas tenham calma e façam uma pequena revisão nas normas. Vão perceber o que lhes digo ;)

E pessoal não desanimem, apareçam, se acreditarem na qualidade dos vossos exemplares eles serão realçados pelas suas devidas qualidades.

BOA SORTE E até à proxima exposição :D :D
Arcanjo
Membro Veterano
Contacto:

quinta set 23, 2004 7:10 am

Boas!!

Antes de mais gostaria de pedir a todos que leam este post até ao fim...as informações nele contidas...são demasiado importantes

Depois de ter lido algumas das respostas e este tópico, a meu ver poucas...mais uma vez se prova que estas coisas das expos parece assustar muita gente...é o deixar andar deve ser conveniente..infelizmente...preferindo opinar em questões tão importantes como Sofas....Nomes para cães...lampadas...etc etc (peço desculpa mas não entendo isto!!)...somos poucos mas bons! he he he he he

Voltando a este assunto...falou-se aqui das regras pelas quais se rege um Campeonato de beleza...eis que vou por aqui as mais importantes às quais me referí acima...estando em negrito as que se aplicam..nomeadamente o Artigo 90 e o 95 alinea d

RETIRADO DO CPC em www.cpc.pt (regulamentos)

Capítulo XX

Penalidades

Artigo 90º

Os exemplares expostos serão excluídos e portanto inibidos de ganhar ou receber qualquer prémio, sempre que se verifique:

Terem sofrido qualquer operação que destrua o tecido das orelhas ou a amputação da cauda, à excepção daqueles que pertençam a Raças ou variedades cujos Estalões permitam tais mutilações;

Obs minha: O estalão do Dogue Alemão..já nao admite isto desde 2001 e com esta me fico..pois chega e sobra ;)

Terem sido submetidos a qualquer operação ou preparação de que resultem modificações da cor do pêlo ou da forma de qualquer parte do corpo.

Artigo 91º

Será igualmente motivo de eliminação, e da consequente inibição de ganhar ou receber prémios, o facto do pêlo do exemplar ter sido cortado, tosquiado, queimado ou raspado por qualquer processo.

§ único – Exceptuam-se das disposições deste artigo, exemplares pertencentes a Raças e variedades cujos Estalões permitam estas preparações de pêlo.

Artigo 92º

Serão retirados os prémios atribuídos a exemplares anteriormente classificados, sempre que "à posteriori" se verifiquem qualquer das infracções mencionadas nos artigos 90º e 91º.

Artigo 93º

Todo o expositor que tente esquivar-se ao cumprimento das disposições mencionadas no Artigo 30º deste Regulamento fica automaticamente sujeito a que sejam excluídos do Evento todos os seus exemplares, podendo ainda aplicar-se-lhe mais severas sanções se se provar que o animal ou animais sofrem de doença infecto-contagiosa.

Artigo 94º

Serão excluídos e inibidos de tomar parte em Eventos de Morfologia Canina organizados segundo este Regulamento, os cães desqualificados por qualquer Organismo Dirigente estrangeiro reconhecido pelo C.P.C. e pela F.C.I.

Artigo 95º

Podem ser excluídos, temporária ou definitivamente, dos Eventos de Morfologia Canina:

a) As pessoas que se recusarem a acatar as disposições deste Regulamento;

b) As pessoas que, verbalmente ou por escrito, injuriem ou pretendam atingir o prestígio de qualquer membro de uma Comissão Organizadora, os Juízes, os Comissários, os membros ou o Delegado do C.P.C., ou de outros funcionários do evento durante o exercício das suas funções ou em consequência das mesmas;

c) Os expositores que dolosamente prestarem falsas ou inexactas declarações nos boletins de inscrição;

d) Os expositores que apresentem animais que tenham sido sujeitos a operações proibidas por este Regulamento;

e) Os expositores que, pela sua conduta ou pela sua linguagem, perturbem a ordem e prejudiquem o Evento;

f) As pessoas suspensas ou excluídas por qualquer Organismo Dirigente estrangeiro reconhecido pelo C.P.C. e pelo tempo dessa suspensão ou exclusão;

g) As pessoas que tenham exposto qualquer exemplar num Evento de Morfologia Canino não reconhecido pelo C.P.C., nem por outro organismo dirigente estrangeiro reconhecido pelo C.P.C e pela F.C.I.;

h) Os expositores que infrinjam as disposições expressas nos Artigos 107º, 108º e 113º.

Artigo 96º

Qualquer pessoa que tome parte em manifestações de desobediência e não acate abertamente as decisões dos juízes, fica sujeita às sanções que o C.P.C. entenda dever aplicar-lhe.

Artigo 97º

A Direcção do C.P.C. tem o direito de fazer os inquéritos que julgar convenientes, a bem da Canicultura ou da disciplina, e de proceder contra quaisquer pessoas ou entidades sobre as quais pesem queixas ou reclamações, ou que tenham cometido no recinto do Evento de Morfologia Canina:

a) Maus tratos ou outras acções que prejudiquem os cães;

b) Actos de medicina ou cirurgia veterinária sem habilitação legal;

c) Infracções a quaisquer regulamentos do C.P.C.;

d) Acções prejudiciais aos interesses da Canicultura.

Artigo 98º

É proibido a qualquer entidade filiada ou outra que mantenha relações oficiais com o C.P.C., ter como associados os indivíduos suspensos, bem como os excluídos.

Artigo 99º

As Associações filiadas no C.P.C. que não suspenderem ou não demitirem os respectivos sócios suspensos ou excluídos pelo C.P.C. e também aqueles que não acatarem as penalidades aplicadas pelo C.P.C., perderão automaticamente a sua qualidade de filiadas.

Abraços

Arcanjo
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

quinta set 23, 2004 7:58 am

Ó Arcanjo....tão ingénuos que nós somos....... ;)
Arcanjo
Membro Veterano
Contacto:

quinta set 23, 2004 8:04 am

Boas!

Pois..é PauloC...parece que sim...pois relamente é estranho tantos criadores aqui...tantos expositores aqui...e quase ninguem...enfim...

Abraços

Arcanjo
Responder

Voltar para “Cães”