Humanização - Sinais

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Oskarina
Membro Veterano
Registado: terça mar 02, 2004 5:18 pm
Localização: Oskar ( Serra de Aires) por enquanto.... vem aí uma mana a caminho....

quinta set 30, 2004 4:48 pm

Eu sei que este assunto é melindroso, mas também bastante interessante.

Vejamos:

Temos um cão obediente, que sabe qual é a sua posição na família, sabe comportar-se na sociedade, etc e tal.

Inconscientemente, todos nós, humanizamos nossos cães.

Haverá alguma coisa que possamos fazer para o evitar????

Ao chegar a casa, após um dia cheio de trabalho, grande parte das vezes, desato a contar ao Oskar, tudo o que se passou durante o dia ( isto porque ainda estou sozinha em casa nessa altura :oops: ), e ele, qual cão atento ao seu dono, não para de olhar para mim....

Será que o estou, inconscientemente o estarei a humanizar??

Ou se for mais clara, o que é humanizar um cão????

PS 8) Nel e Fang, venham cá, sff.....
aligra
Membro Veterano
Registado: sexta out 24, 2003 5:01 pm

quinta set 30, 2004 6:17 pm

Eu tambem falo com o meu cão, mas na verdade não tinha pensado que estava a humanizar ao cão, pensei que eu estava a ficar maluca :p
Pronto, mas acho que entanto a gente fale baixinho para os vizinhos não ouvir, não faz mal nenhum ;)
Caso fiquemos à espera de que o cão nos responda, ou ainda pior, fiquemos zangadas porque o cão nos anda a contradizer, então vamos você e eu procurar ajuda psicológica :oops: :oops: :oops:

Alicia
marioalbuquerque
Membro Júnior
Registado: sexta set 10, 2004 1:52 pm

quinta set 30, 2004 6:21 pm

Humanizar ou Educar!???
Plinky
Membro
Registado: quinta set 23, 2004 6:08 pm
Localização: 3 cães , 2 gerbil , 1 carpa , 2 topolinos e 2 sapos.

quinta set 30, 2004 7:04 pm

Eu sempre falei com o meu cão , principalmente nas piores horas!
Tbm não tinha pensado nisso mas parece que ele me ajuda a voltar a si!
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

quinta set 30, 2004 7:18 pm

Humanizar um cão é tal como o nome indica tentar incutir-lhe aspectos humanos no seu comportamento. É não o respeitar enquanto espécie diferente da nossa. É não ter consciência de que seb o colocarmos ao nosso nivel ( em termos comportamentais e biológicos) estamos a ser o seu inimigo nº 1.
Quando se fala em humanização de cães, fala-se em desvirtuar o indivíduo enquanto espécie. Isso normalmente acontece com pessoas com carencias acentuadas ( a nivel afectivo, solidão, etc,).
Nestes casos o animal não percebe qual o seu papel na matilha (neste caso humana) e fica altamente instável e confuso.
Isto a médio ou longo prazo irá dar um monte de problemas.
Um cão, como animal social, tem que saber qual é o seu lugar na matilha. Se está acostumado a ser "rei e senhor" em casa e de repente passa para 2º plano ( visitas em casa pe) fica confuso sem saber em que posição da hierarquia está.
Passa de Alpha a Omega num abrir e fechar de olhos.
Isso pode desencadear comportamentos para os quais as pessoas, que nada entendem de comportamento canino, não entendem.
No entanto o cão, enquanto espécie, precisa de um líder ou então ser líder. Em liberdade este poderá ser líder, no entanto com um dono nunca o poderá ser. O dono terá sempre o estatuto de Alpha ou Super- alpha.
Se isso não acontecer, haverá sempre a disputa de dominância entre cão/dono eternamente.
Não me impressiona nada que alguem faça confidencias ao seu cão, o deixe dormir na cama ou no sofá, tenha mimos qb, desde que o cão perceba ( e sobretudo o dono) que não é ele quem manda. Que isso é um previlégio do alpha para com ele e que pode ser retirado a todo o momento.

"Podem colocar um cão a correr que ele dará tudo para chegar ao destino, podem colocar um cão a guardar que ele o guardará com a sua própria vida, podem colocar um cão a caçar e ele jamais se cansará, mas se tentarem humanizar um cão ( incutir-lhe comportamentos humanos) poderão deixar de ter um cão e estar a herdar um monte de problemas."

Esta é uma frase longa que nos faz meditar. Não humanizar um cão é respeita-lo enquanto espécie. Pelo contrário, humaniza-lo é desvirtua-lo e confundi-lo.
Um cão é um lobo em todos os aspectos comportamentais básicos. Perceber o comportamento dos lobos é essencial para entender e conviver com o nosso "lobo doméstico" alterado ao longo de milénios, mas que continua a ser a mesma espécie.

Para finalizar, a humanização dos cães dá-se a partir do momento em que o cão se sente mais "humano" que o dono. Isto normalmente é irreversível.
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
P1TuXk4
Membro Veterano
Registado: quarta ago 11, 2004 7:27 pm

quinta set 30, 2004 10:05 pm

Oskarina Escreveu: Haverá alguma coisa que possamos fazer para o evitar????
Penso que não.
Nos mais pequenos pormenores, desde a comida, á própria tigla do comer, estamos contantemente a exercer a nossa influência humana.
Isso só seria possível se o deixássemos viver no seu estado selvagem, o que não estou a ver...
Nem mesmo os que andam pelas ruas se estão selvagens....mesmo esses, sofrem a influência humana.

marioalbuquerque Escreveu: Humanizar ou Educar!???
Penso que será mais humanizar, pois a nossa influência nos cães, é exercido em tudo o que fazemos em relação a eles, já educar, nem sempre o fazemos.
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

quinta set 30, 2004 11:01 pm

P1TuXk4 Escreveu:
Oskarina Escreveu: Haverá alguma coisa que possamos fazer para o evitar????
Penso que não.
Nos mais pequenos pormenores, desde a comida, á própria tigla do comer, estamos contantemente a exercer a nossa influência humana.
Isso só seria possível se o deixássemos viver no seu estado selvagem, o que não estou a ver...
Nem mesmo os que andam pelas ruas se estão selvagens....mesmo esses, sofrem a influência humana.
Penso que está a haver uma confusão...
Influencia humana sempre os cães tiveram a partir do momento em que foram domesticados. Qualquer animal doméstico, independentemente da espécie, tem influencia humana. Por isso é doméstico. Sofreu o chamado processo de domesticação.

Humaniza-los é coloca-los ao nosso nível, ou esperar que eles reajam como humanos. Isso é que é problemático e apenas acontece nos nossos dias como animal de companhia, não no passado onde o cão era objecto de trabalho, sabendo sempre o seu lugar.
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
FBC
Membro Veterano
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am

sexta out 01, 2004 12:09 am

[quote=fang]
Humanizar um cão é tal como o nome indica tentar incutir-lhe aspectos humanos no seu comportamento. É não o respeitar enquanto espécie diferente da nossa. É não ter consciência de que seb o colocarmos ao nosso nivel ( em termos comportamentais e biológicos) estamos a ser o seu inimigo nº 1.
Quando se fala em humanização de cães, fala-se em desvirtuar o indivíduo enquanto espécie. Isso normalmente acontece com pessoas com carencias acentuadas ( a nivel afectivo, solidão, etc,).
Nestes casos o animal não percebe qual o seu papel na matilha (neste caso humana) e fica altamente instável e confuso.
Isto a médio ou longo prazo irá dar um monte de problemas.
Um cão, como animal social, tem que saber qual é o seu lugar na matilha. Se está acostumado a ser "rei e senhor" em casa e de repente passa para 2º plano ( visitas em casa pe) fica confuso sem saber em que posição da hierarquia está.
Passa de Alpha a Omega num abrir e fechar de olhos.
Isso pode desencadear comportamentos para os quais as pessoas, que nada entendem de comportamento canino, não entendem.
No entanto o cão, enquanto espécie, precisa de um líder ou então ser líder. Em liberdade este poderá ser líder, no entanto com um dono nunca o poderá ser. O dono terá sempre o estatuto de Alpha ou Super- alpha.
Se isso não acontecer, haverá sempre a disputa de dominância entre cão/dono eternamente.
Não me impressiona nada que alguem faça confidencias ao seu cão, o deixe dormir na cama ou no sofá, tenha mimos qb, desde que o cão perceba ( e sobretudo o dono) que não é ele quem manda. Que isso é um previlégio do alpha para com ele e que pode ser retirado a todo o momento.

"Podem colocar um cão a correr que ele dará tudo para chegar ao destino, podem colocar um cão a guardar que ele o guardará com a sua própria vida, podem colocar um cão a caçar e ele jamais se cansará, mas se tentarem humanizar um cão ( incutir-lhe comportamentos humanos) poderão deixar de ter um cão e estar a herdar um monte de problemas."

Esta é uma frase longa que nos faz meditar. Não humanizar um cão é respeita-lo enquanto espécie. Pelo contrário, humaniza-lo é desvirtua-lo e confundi-lo.
Um cão é um lobo em todos os aspectos comportamentais básicos. Perceber o comportamento dos lobos é essencial para entender e conviver com o nosso "lobo doméstico" alterado ao longo de milénios, mas que continua a ser a mesma espécie.

Para finalizar, a humanização dos cães dá-se a partir do momento em que o cão se sente mais "humano" que o dono. Isto normalmente é irreversível.
[/quote]

Excelente!
100% de acordo

Cumprimentos
Francisco Bica
P1TuXk4
Membro Veterano

sexta out 01, 2004 8:24 am

fang Escreveu: Penso que está a haver uma confusão...
Influencia humana sempre os cães tiveram a partir do momento em que foram domesticados. Qualquer animal doméstico, independentemente da espécie, tem influencia humana. Por isso é doméstico. Sofreu o chamado processo de domesticação.

Humaniza-los é coloca-los ao nosso nível, ou esperar que eles reajam como humanos. Isso é que é problemático e apenas acontece nos nossos dias como animal de companhia, não no passado onde o cão era objecto de trabalho, sabendo sempre o seu lugar.
Realmente há aqui uma grande confusão e é concerteza sua.
Você diz que a humanização dos canitos só acontece nos nossos dias, pois antes não acontecia isso, enquanto animais de trabalho.
Diga-me uma coisa:
Um animal de trabalho não está humanizado?
VocÊ parece estar bem baralhada.
Prova disso é que diz que não estavam humanizados enquanto objecto de trabalho, o que já de si revela alguma contradição e depois reforça essa contradição dizendo que o cão sabia sempre o seu lugar.
Vou dar-lhe um exemplo:
Um cão pastor. Segundo você, não está humanizado.
Explique-me como é que se consegue ter um canito, como objecto de trabalho(segundo as suas palavras) sem o humanizar????
Humanizar um animal, não se resume apenas a esperar que ele reaja como um humano. É toda a influência que nele exercemos seja de que modo for.
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

sexta out 01, 2004 8:57 am

P1TuXk4 Escreveu: Um animal de trabalho não está humanizado?
Que eu saiba não... Estará porventura domesticado.
sfigueira
Membro Veterano
Registado: terça set 10, 2002 10:49 am

sexta out 01, 2004 10:12 am

P1TuXk4 Escreveu: VocÊ parece estar bem baralhada.
Que eu saiba o Fang chama-se Francisco... :p
aligra
Membro Veterano
Registado: sexta out 24, 2003 5:01 pm

sexta out 01, 2004 10:48 am

P1TuXk4 Escreveu: [Humanizar um animal, não se resume apenas a esperar que ele reaja como um humano. É toda a influência que nele exercemos seja de que modo for.
Cá está a confusão e, desculpe lá, P1TuXk4 mas a confusão é sua e não do Fang.

Quando falamos de humanização dos animais não falamos da influência humana sobre eles, ja seja en termos de domesticação ou de destruição do hábitat natural, mas de esse erro tão comum em muitos donos que pensam que o canito tem sentimentos, actitudes e raciocínio que são exclusivamente humanos.
É, por exemplo, a ideia tão "normal" dalguns donos de que o cão está "enamorado" duma cadela e não a reagir naturalmente ao cio dela. Convictos de esse "amor" logo ficam confusos se o cão anda atrás de outra cadela (bolas! o desgraçado é infiel!)
Ou a ideia de que os cães tem relações de "amizade" tal como nós humanos temos, e então se o canito briga com o "amigo" por causa dum osso ou duma cadela, logo é um "mau amigo".
Acho que não há diferencia de opiniões, só um pormenor, que é acordar no significado da palavra "humanizar" que cá no forum temos sempre utilizado no sentido que expliquei mais acima.

Alicia
Oskarina
Membro Veterano
Registado: terça mar 02, 2004 5:18 pm
Localização: Oskar ( Serra de Aires) por enquanto.... vem aí uma mana a caminho....

sexta out 01, 2004 11:02 am

Ah Fang, como é bom ler palavras sábias !

Assim é que eu gosto deste forum, os sábios respondem sempre.

Eu por vezes penso que ao falar com o cão, o estou a humanizar, que leh estou a dar algum sinal que ele entenda que tem de ter algum reflexo para comigo.

Tipo o Pavlov, que quando tocava a campaínha, o cão salivava ( acho que era isto, se não for, têm de me desculpar porque as aulas de Psicologia já forma há alguns anos.)

Agora um aparte.... 8) 8) 8) 8) Estou proibida de ter a televisão com som na hora da publicidade....

O meu cão fica histérico quando ouve o anúncio da Sagres ( aquele novo com a Daniela n sei das quantas a tocas á campaínha 8) ).

Aquela campaínha acaba com o bicho :D
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sexta out 01, 2004 1:19 pm

100% de acordo, como não podia deixar de ser.

P1TuXk4,

é você que está a fazer confusão.
Quando falamos de humanizar não é no sentido de adaptar o comportamento do cão às nossas necessidades - a isso chamamos educar.

Humanizar, aqui, tem o sentido de emprestar ao cão sentimentos e raciocínios humanos, como já exemplificaram atrás - o cão não se apaixona por uma cadela, responde ao estímulo do cio.

Já a amizade entre cães, para mim, é diferente.
Existem ligações entre animais - mesmo de espécies diferentes - que se aproximam muito do nosso conceito de amizade.
Do género, se um morre, o outro cai num desgosto sem fundo...
P1TuXk4
Membro Veterano

sexta out 01, 2004 6:48 pm

Fang(Francisco), antes mais desculpe a confusão, do sexo...

Em relação ao tema...
Começo a achar um pouco subjectivo, pois já deu para entender que os conceitos de humanizar e educar têm embora pequenas, algumas variações ou interpretações, conforme os forista.
Digo isto não com segundo sentido, mas sim por ser essa a ideia com que fiquei, daí que ache que o tema HUMANIZZAR/EDUCAR pode ser visto apenas individualmente, e mediante o conceito de cada um dos forista, dessas duas palavras, atendendo a que nem todas as pessoas têm um conceito igual, do que é HUMANIZAR ou EDUCAR.

Ou seja, o meu conceito de humanizar, pode coincidir com o que se observa nos canitos, enquanto que o conceito de humanizar de outro forista, pode já não coincidir...
Responder

Voltar para “Cães”