A minha cadela mordeu-me

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

alterego
Membro Veterano
Registado: quarta mai 19, 2004 4:09 pm

sábado out 02, 2004 12:22 pm

:( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :(

Ontem à tarde levei, com é hábito, levei a minha cadela Dogue Alemão a passear.
Moro numa zona de vivendas e a vizinha da frente, que gosta muito da cadela, viu-a e resolveu dar-lhe uns biscoitos para cão.
Já na rua e de trela deixei-a empoleirar-se no portão da senhora enquanto esta lhe dava os biscoitos.
Foi então que tudo aconteceu:
A cadela entalou uma das patas da frente no dito portão. Começou a ganir visivelmente aflita sem se conseguir soltar e eu fui ajudá-la aliviando o peso do corpo com um braço e tentanto soltar a pata com o outro.
Quando começo a tentar soltar-lhe a pata ela morde-me no pescoço que na altura estava mesmo encostado ao seu focinho.
Posso atribuir esta reacção apenas à dor que o animal estava a sentir no momento ou devo-me preocupar com o seu comportamento?
Ela é extremamente meiga, nunca tendo qualquer reacção violenta para comigo desde que a tenho há cerca de 9 meses(foi-me dada já adulta com 2 anos).
Com as outras pessoas em geral tambêm nunca demonstrou ser agressiva excepto o ladrar aos estranhos que me batem à porta o que considero perfeitamente natural.
Como devem calcular uma mordidela de um dogue alemão no pescoço faz alguma mossa e lá tive que ir ao hospital tratar das feridas mas podia ter sido pior.
Qùanto à cadela ficou com a pata ligeiramente inchada mas mal cocheia, não tendo nada partido.

Desculpem o testamento mas apesar de pensar que provavelmente a cadela reagiu por instinto, não consigo deixar de pensar que me mordeu e fica sempre a duvida sobre a sua reacção.

Cumprimentos a todos os foristas
Vanadis
Membro Veterano
Registado: sexta ago 20, 2004 8:01 pm

sábado out 02, 2004 12:27 pm

Olá!

Realmente, ficamos sempre estupefactos qd um bichinho nosso nos morde assim, não é normal. Do modo como a descreveu, é uma cadela meiguinha e dada aos donos. Assim, só vejo mesmo a hipótese de a mordidela ter sido resultante da situação em que a bichinha estava, foi uma reacção ao pânico e medo que a bichinha devia estar sentindo, a modos que se descontrolou. Foi isso quase de certeza, ela não a mordeu para a atacar, estava simplesmente em pênico e descontrolada, é provável que nem se tenha apercebido que era você quem estava a ajudá-la nem que estava a ser ajudada, tal era o nervosismo.

;) Bem , é a minha opinião. :oops:
Rotkika
Membro
Registado: segunda set 29, 2003 4:22 pm
Gatos: Riscas, Preto, Lara, Clarinha, White

sábado out 02, 2004 12:42 pm

Na minha opinião acho que não o mordeu para o ferir, mas sim por uma questão de aflição, por estar com uma pata presa!

Mas mordeu mesmo ou deu só uma trinca pequena?

Se foi só uma trinca! :roll: Agora se o mordeu a sério, acho que se deve preocupar!
Mas não me parece que tenha sido para aleijar!
<p><strong>"Amor &eacute; quando o teu cachorro lambe a&nbsp;tua cara, mesmo quando o deixas-te&nbsp;sozinho o dia inteiro!"</strong></p>
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sábado out 02, 2004 3:03 pm

Sorte ser um cão de uma raça 'NÂO potencialmente perigosa'! Se fosse um Rottweiler, hoje dava em todos os noticiários e saia em todos os jornais....nem que o resultado da 'agressão' tivesse sido um arranhãozinho.

Esta situação é perfeitamente possível e não é necessariamente uma indicação de que a sua cadela é perigosa e agressiva. Uma das regras básicas quando se assiste um cão que está a sentir dores é estar prevenido para evitar dentadas. Eles quando estão em sofrimento, por vezes não se controlam e, especialmente se a nossa assistência em determinado momento lhes provoca ainda mais dor, é natural que mordam.
A minha "perigosa" Mara ( Rottweiler) por acaso não reage nada assim. É capaz de estar a ser cozida a sangue frio e com uma criança ( no caso o filho da vet) a puxar-lhe os bigodes....e tudo o que faz é uma 'cara de desgraçadinha' e dá uns ganidos baixinhos de sofrimento. Mas se ela reagisse como a Dogue eu não ia tomá-la por agressiva....acharia normal.

Cumprimentos
Paulo C.
alterego
Membro Veterano

sábado out 02, 2004 3:06 pm

Penso que se pode considerar mordedura porque tive que ir ao hospital e estou a antibiótico.
De qualquer das formas uma mordedura de dogue alemão no pescoço mesmo com pouca força faz sempre algum estrago.
A cadela hoje anda muito triste, não sei se por ter noção do que fez ou porque nota em mim diferença de tratamento.
Mesmo que não queira acabo por olhá-la de forma diferente né :roll:

Cumprimentos.
Vanadis
Membro Veterano

sábado out 02, 2004 3:17 pm

Tadita, ela não fez mesmo por mal, foi num momento de aflição, foi inconsciente, não foi de propósito. Os acidentes acontecem, mesmo esses, provocados por aflição. Lógico q ficou um pouco de pé atrás, mas não deixe fugir a confiança que tem na sua canita, nem a que ela tem em si... ;)
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sábado out 02, 2004 3:36 pm

A mim parece-me que o problema está na sua falta de confiança na cadela - perfeitamente natural.
Recebeu-a já adulta e não a conhece bem.
Depreendo que não está consigo há muito tempo...

Penso que todos nós teríamos a mesma reacção.
Mas também penso que a mordidela foi um acto reflexo, consequência da dor e do medo.

É natural que mude o seu comportamento para com ela, pelo menos durante algum tempo.
E que ela sinta isso, sem compreender.

Estas mordidelas "automáticas" de reacção à dor e em especial ao pânico (já aqui contei como um colega meu foi mordido quando socorria um cão que se estava a afogar num lago donde não conseguia sair), são tão vulgares como as daquelas das pessoas que, sentindo-se a afogar, se agarram com unhas e dentes ao nadador salvador, prejudicando o trabalho do mesmo e quase o afogando também.
O pânico é incomtrolável.

Com o tempo espero que restableça a sua normal relação com a cadela.
Vai ver que não passou de uma reacção de pânico.
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sábado out 02, 2004 5:32 pm

Vanadis Escreveu: Olá!

Realmente, ficamos sempre estupefactos qd um bichinho nosso nos morde assim, não é normal. Do modo como a descreveu, é uma cadela meiguinha e dada aos donos. Assim, só vejo mesmo a hipótese de a mordidela ter sido resultante da situação em que a bichinha estava, foi uma reacção ao pânico e medo que a bichinha devia estar sentindo, a modos que se descontrolou. Foi isso quase de certeza, ela não a mordeu para a atacar, estava simplesmente em pênico e descontrolada, é provável que nem se tenha apercebido que era você quem estava a ajudá-la nem que estava a ser ajudada, tal era o nervosismo.

;) Bem , é a minha opinião. oops
Estupefactos so mesmo para quem não percebe nada de cães ....

De resto assino por baixo da aisd. Trata-se de uma situação tipica de nervosismo e aflição por parte da cadela.

nanci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
IsabelNobre_
Membro Veterano
Registado: sexta set 17, 2004 9:44 pm
sábado out 02, 2004 9:19 pm

Eu n acho q seja uma coisa por aí além.
Acho q se fosse para morder a sério a esta hora ainda estaria no hospital...na melhor das hipoteses. ;)

Morder por pênico ou por dor é normal. Não ideal mas normal. Para a proxima tome precauções, afaste o pescoço.

Isabel Nobre
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

sábado out 02, 2004 9:33 pm

[quote]Mesmo que não queira acabo por olhá-la de forma diferente né

[/quote]

tb. é normal. quando o max me mordeu e tive de levar o tal ponto, tb. me apeteceu estrangulá-lo. aconteceu, há dias, ele morder-me. não acredito que fosse intencional, porque ele se deitou logo muito aflito quando viu o que fez. nem se mexeu, quando levou umas belas palmadas. mas andar coxa uma semana, põe qualquer um doido :evil:
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

sábado out 02, 2004 9:39 pm

IsabelNobre_ Escreveu: Morder por pênico ou por dor é normal. Não ideal mas normal. Para a proxima tome precauções, afaste o pescoço.

Isabel Nobre
Não sei porquê, mas lembrei-me do Conde Drácula. ;)
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
IsabelNobre_
Membro Veterano
sábado out 02, 2004 11:08 pm

fang Escreveu: Não sei porquê, mas lembrei-me do Conde Drácula. ;)

Pois mas neste caso duvido q o alho fizesse alguma coisa...hehehehe...ou a água benta. :lol:
alterego
Membro Veterano

domingo out 03, 2004 7:58 am

Agradeço a todos a opinião dada.
Também me inclino para que tenha sido uma reacção à dor mas que custa pensar que o nosso melhor amigo nos mordeu exactamente no momento em que tentamos ajudá-lo, lá isso custa.
Enfim, se calhar estou apenas a analisar o sucedido do ponto de vista humano.
Cão é cão, não reage como nós e é inútil avaliar o seu comportamento comparando com o que nós fariamos nessa situação.
Resta-me penar mais uns dias até a feridas sararem e para a próxima tento ajudá-la mas com cuidadinho. ;)

Cumprimentos.
IsabelNobre_
Membro Veterano
domingo out 03, 2004 12:37 pm

alterego Escreveu: Enfim, se calhar estou apenas a analisar o sucedido do ponto de vista humano.
Cão é cão, não reage como nós e é inútil avaliar o seu comportamento comparando com o que nós fariamos nessa situação.
Resta-me penar mais uns dias até a feridas sararem e para a próxima tento ajudá-la mas com cuidadinho. ;)

Cumprimentos.
Pronto é isso mesmo! É inutil pensar como nós pensamos, mas sim como eles pensam. Eles reagem por instinto, sentiu dor...mordeu. Natural.

Eu aqui há tempos tive um cão de água para tosquiar, uma cadela que nunca vê gente q não está habituada a trato algum, um bicho como lhe chamo. Muito nervosa e medrosa.
Eu estava a tentar tosquia-la, ela estava cheia de tudo e mais alguma coisa, tinha carraças q nunca mais acabavam e eu só queria ajuda-la no meu ponto de vista e fazer o trabalho para q me pagam. Não pensei em nada, tenho por mau hábito só colocar açaimes se o cão se mostrar agressivo, estupidez porque na mairia das vezes só percebo tarde de mais.
Ela saltou da mesa, e eu agarrei nela para a colocar de novo em cima da mesa, desta vez ela estava enfiada num canto e recusava.se a sair. Eu fui á vontade e levei a dentada da minha vida, fiquei literalmente sem um bocado de braço! :? E não fiquei sem mais porque n calhou...

Resumindo a cadela não é má! Estava apavorada e defendeu-se mais nada. De quem foi a culpa de ela ter mordido? Minha, porque sabendo q ela estava apavorada não tomei precauções!
Se eu ainda lhe faço festas? Claro q faço. ;)
Vanadis
Membro Veterano

domingo out 03, 2004 1:15 pm

E mais nada! ;)

E continuo a achar que é normal ficarmos algo estupefactos quando um bicho em quem confiamos nos morde. Mesmo na situação aqui descrita...pq nós, mesmo que por um segundo, também entramos em pânico ao levar uma trinca do nosso bichinho. Perceba-se ou não de cães... ;) E se não entramos é porque temos sangue frio e presença de espírito suficientes para perceber logo o porquê da reacção do nosso animal. ;)

É a minha opinião... :oops:
Responder

Voltar para “Cães”