Ajuda na escolha da raça...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Kanashimi
Membro
Registado: domingo set 26, 2004 7:32 pm

quinta out 07, 2004 11:17 am

Olá a todos,

Durante anos pedi (implorei...) á minha mãe que aceitasse um cão cá em casa mas por diversas razões ela nunca deixou. Agora de repente entusiasmou-se com a ideia e decidiu que afinal sempre podemos ter um... O pior é que existem algumas regras na escolha: O cão tem de ser de pêlo curto e não muito grandes o que eliminou quase todos os cães nos livros. As únicas hipóteses que a minha mãe considerou foram o Labrador, o Weimaraner e o Vizsla. Hoje, a minha mãe falou com uma amiga (Damn her!) que lhe disse que os labradores largam muito pêlo e a raça está em risco de ser riscada da lista. Há aqui muitas pessoas que têm Labradores, será que me podiam dizer se os Labradores largam assim tanto pêlo( este é o cão que mais se adapta ao meu estilo de vida e a minha primeira escolha...)?
E há aqui alguém que tenha ou conheça Weimaraners e que me possa dizer se são destrutivos e difíceis de treinar ( esta é a raça que a minha mãe parece favorecer mas é apenas devido ao aspecto)
O Vizsla não conheço tão bem, mas começei a informar-me e parece ser uma raça fascinante.

Desculpem lá o testamento, se alguém me pudesse ajudar eu agrdecia.
melisaa
Membro Veterano
Registado: segunda set 06, 2004 12:42 pm

quinta out 07, 2004 12:29 pm

" cão tem de ser de pêlo curto e não muito grandes"

Pois mas os cães que referiu são raças bem grandes... Na minha opinião uma raça de tamanho medio que não larga pelo, é o sharpei.
Custumam é ser muito caros, mas tenho ouvido dizer que são cães bons para quem tem pouco espaço e para quem não gosta de ver pelos por tudo o que é sitio...
;)
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

quinta out 07, 2004 12:33 pm

A forista "Aisd" referiu, há dias, um cão chinês, sem pêlo. Penso que seria a solução ideal para este caso...
Moca32
Membro Veterano
Registado: terça abr 27, 2004 12:27 pm

quinta out 07, 2004 1:35 pm

Realmente um labrador não é um canito pequeno. :roll:

Gostaria só de mencionar que um sharpei por vezes têm alguns problemas a nivel de alergias.

Contudo quero sclarecer que não estou de todo a realçar este aspecto como sendo algo muito negativo, apenas achei que devia alertar, até porque gosto destes canitos, são muito peculiares na sua aparencia. 8) :)
SarahKay
Membro Veterano
Registado: terça nov 18, 2003 4:57 pm
Localização: Gatos: Misha, Lilo, Jasmine, Tita e Nala; Cães: Safira
Contacto:

quinta out 07, 2004 1:44 pm

Goya
Membro
Registado: segunda mar 31, 2003 10:03 am

quinta out 07, 2004 4:56 pm

Olá,

Tenho Weimaraners e Labradores e realmente um não tem nada a ver com o Outro, nem a nível de tamanho, nem a nível de higiene ( tanto na muda de pelo como no cão em si ). Apesar de gostar muito das duas raças, para mim claro, o weimaraner é o meu cão de eleição.
laval
Membro
Registado: sexta jul 16, 2004 2:17 pm

quinta out 07, 2004 5:03 pm

Goya Escreveu: Olá,

Tenho Weimaraners e Labradores e realmente um não tem nada a ver com o Outro, nem a nível de tamanho, nem a nível de higiene ( tanto na muda de pelo como no cão em si ). Apesar de gostar muito das duas raças, para mim claro, o weimaraner é o meu cão de eleição.
Então posso perguntar porque razão se dedica também aos labradores? Rendem mais?
E a seguir vêm os dobermans?

L.
kukas1
Membro
Registado: quarta set 01, 2004 1:22 pm

quinta out 07, 2004 6:16 pm

os boxers por exemplo nao teem muito pelo nao sao grandes sao considerados raças medias ,,e sao muito amigos dos donos ;)
Elsa
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quinta out 07, 2004 6:17 pm

Se quer cães que não largem pêlo, só pode optar por dois tipos de pêlo:

- Pêlos cerdosos ( Os Terrier, o vizla têm uma variedade de pêlo cerdoso, podengos, etc..)
- pêlos de crescimento constante sem sub-pêlo:
- Pêlos encaracolados ( Caniche, cães de água )
- pêlos compridos ( Serra d'aire, yorkshire, afegão, etc..)

Eu sugiro o Cão d'agua Português. É um excelente cão para quem tem a mania das limpezas ou alergias e embora o pêlo seja comprido, não se embaraça facilmente o que apenas exige uma escovagem uma vez por semana.
Necessita de tosquia e pode tê-lo sempre mais aparadinho se não gosta de ver o cão com o pêlo tão comprido.
É um cão médio/grande ( entre o coker e o labrador), muito mais calmo que o caniche, muito inteligente e obediente. Bom guarda.
É um bom cão para quem vai ser dono pela primeira vez. ;)

As outras raças que referiu... se é cão de apartamento, conte com queda de pêlo constante. Veja lá se depois a sua mãe que já entra nesta aventura com o pé atrás.. não se arrepende. Quem paga depois é o cão.
Kanashimi
Membro

quinta out 07, 2004 6:21 pm

Muito obrigada a todos pela ajuda.

Como esclarecimento em relação ao tamanho quando eu digo "não muito grande", refiro-me ao meus critérios que são... bem, pessoais. Eu adoro cães grandes (gostaria de ter um dogue Argentino ou um Doberman) e para mim o Labrador é relativamente pequeno (lol). O Weimaraner, embora maior, tem a vantagem de ser já practicamante aceite pela minha mãe...
Quanto ao Shar Pei, não conheço ninguém que possua um por isso não sei como se comportam em família ( a minha mãe quer um cão muito amistoso).

SarahKay, obrigada pelo link. Tive 110 resultados. Entre vários cães de caça e eliminando algumas raças que não têm pêlo raso, apareceram o Weimaraner (99%), Doberman(98%), Dogue Alemão, Rottweiler e Viszla(96%), Shar Pei e Labrador (94%) entre muitos outros que por uma razão ou outra a minha mãe não iria aceitar.

Goya, podes dizer-me se os Labradores largam muito pêlo? E se os Weimaraners gostam de nadar? Eu passo os fim de semanas junto á praia e as férias num barco e um cão que gostasse de nadar ia ser perfeito...

Se alguém se lembrar de uma raça muito amistosa de pêlo raso e que não exceda o tamanho do Weimaraner, agradecia que me informasse. E se alguém tiver experiência pessoal com Vizslas também agradecia...

Uma vez mais obrigada a todos.
Filipa
Kanashimi
Membro

quinta out 07, 2004 6:47 pm

kukas1, a minha mãe eliminou os boxers logo no início...

Elsa, não é preciso preocupar-se com a reacção da minha mãe ao cão. Ela realmente adora cães mas quando a minha cadela morreu a família entrou em luto (esteve na família 14 anos) e qualquer animal que seja adquirido será imediatamente integrado e adorado. Estranhamente, agora de repente entusiasmou-se com a ideia. Algum pêlo não será problema. O problema será comprar...

Quanto ao Cão D'Água (é a segunda vez hoje que o recomendam - terceira se contarmos com o link acima...) embora pareça ser uma raça que se adapta bem ao meu estilo de vida, acho que a minha mãe não vai aceitar. Ela quer um cão de pêlo curto e não vale a pena dizer que a raça tem pêlo de crescimento constante - o Caniche também tem ( a minha cadela era uma caniche média) e a minha mãe diz que ela deixava pêlo em todo o lado... :( A minha mãe tem sem dúvida a mania das limpezas - consegue ouvir um grão de pó a tocar o chão ou sentir um prato fora do lugar a uma distância incrível...
Kanashimi
Membro

quinta out 07, 2004 7:12 pm

Acabei de falar com a minha mãe e o Cão D'Água está oficialmente fora da lista. Por outro lado, o Weimaraner está a ganhar força... a minha mãe diz que está apaixonada pela raça (!?!?!) e para eu perguntar a alguém se sabe quanto é que custa um cachorro (se alguma houve sinais de que estava interessada isto é "O" Sinal!). Parece que o tamanho e o pêlo só interessam se o cão não for Weimaraner.

No entanto a dúvida mantêm-se... os Weimaraners são ou não destrutivos em adultos - como eu li em demasiados livros e sites ? E têm alguma pre disposição para nadar ?
DoggyLover
Membro Veterano
Registado: segunda out 04, 2004 12:53 am

quinta out 07, 2004 9:05 pm

Oi! Já agora, se quiser fazer um teste mais específico na escolha da raça que quer comprar dispenda algum tempo a fazer o teste da yahoo pets. É um bocado grande e pode ainda ser maior se desejar especificar ainda mais a sua busca! Mas vale a pena! ;)

O link é
http://sy.adiho.com/ASA/Controller?adi_ ... appid=9901

Por acaso só há bem pouco tempo é que conheci o Weimaraner, mas já agora veja também a seguinte informação no mesmo site

http://pets.yahoo.com/pets/dogs/breed/weimaraner

Espero que a minha sugestão(teste) lhe seja útil ;)

Cumprimentos
Kanashimi
Membro

sexta out 08, 2004 11:20 am

DoggyLover, fiz mesmo o teste e o Vizsla apareceu em segundo melhor e o Weimaraner em 23º. O Labrador e o Cão D'Água (4º e 5º) já estão fora de questão e a lista está reduzida a dois cães.

Tenho um bocado de medo porque embora a minha mãe prefira o Weim devido ao seu aspecto invulgar, parece-me que o Vizsla é mais apropriado ao nosso dia-á-dia...
xanda
Membro Veterano
Registado: sexta fev 22, 2002 6:32 pm

sexta out 08, 2004 1:15 pm

Olá!

Eu não quero ser desmancha prazeres mas tenho uma amiga que tem um weimaraner e larga pelo sim senhor... fica espetadinho nos sofas, almofadas, camitas e nos assentos do carro :D É um cão lindo de morrer, quando era pequenino era o máximo! agora como todo o cão de caça é melhor pensar que vai ter de lhe dar exercicio, senão começa a destruição caseira, são cães algo activos.
Eu era maluquinha pelas limpezas mas desisti quando o meu entrou em casa e o meu não larga pelo... de qualquer modo eu sou daquelas que gosta de trabalho e só penso em cães com pelo: cão de água, bobtail e os afegãos que acho lindos!!! também me agrada de mais um setter irlandes, enfim mas isto agora também não vem ao caso :D
Aconselho-o a pensar bem nos pró e contras de ter um cão e falar bem com a sua mãe, porque pelo que conta facilmente vai dar buraco....
Bem boa sorte e vá dando noticias...

Bjs Alex
Responder

Voltar para “Cães”