Será?
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm
Muitas vezes coloco esta questão a mim própria:
Será que os nossos cães são felizes a viver connosco,ou prefeririam viver em "liberdade",juntamente com a matilha canina?
Eu sei que a felicidade é um sentimento humano,mas foi a palavra mais adequada que encontrei para tentar expressar o que quero dizer.
Muitas vezes temos provas que os cães gostam de nós,nem é precisa a linguagem humana para percebermos isso.Mas não seriam eles mais felizes a viverem sozinhos com outros cães?
O cão já foi domesticado há muito tempo,a relação Homem-Cão sempre deu certo,mas será que se eles pudessem escolher,escolheriam ficar connosco?
Às vezes gostaria mesmo de saber o que eles "pensam"...
Gostaria de saber as vossas opiniões sobre este assunto.
Maria José
Será que os nossos cães são felizes a viver connosco,ou prefeririam viver em "liberdade",juntamente com a matilha canina?
Eu sei que a felicidade é um sentimento humano,mas foi a palavra mais adequada que encontrei para tentar expressar o que quero dizer.
Muitas vezes temos provas que os cães gostam de nós,nem é precisa a linguagem humana para percebermos isso.Mas não seriam eles mais felizes a viverem sozinhos com outros cães?
O cão já foi domesticado há muito tempo,a relação Homem-Cão sempre deu certo,mas será que se eles pudessem escolher,escolheriam ficar connosco?
Maria José
<p>Os animais são pessoas como as pessoas são animais</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
Bem, isso até já me passou pela cabeça, mas, depois tambem pensei na sua correcta alimentação e no carinho que lhes oferecemos e...
Agora claro, é algo que nos pode sempre atormentar, isto porque gostamos muito deles e...

Agora claro, é algo que nos pode sempre atormentar, isto porque gostamos muito deles e...

-
- Membro
- Registado: sábado fev 08, 2003 1:01 pm
- Localização: cadela Natasha, gatos Felix, Tusquinha e Cornélia, canario, casal de periquitos e alguns peixes
Esta questão faz-me lembrar aquela história do lobo faminto, magro e com frio, no Inverno, que encontra um cão bem tratado, "gordo e anafado", e este com pena do pobre lobo, convida-o a vir morar com o homem, onde terá uma casa para se abrigar e uma tigela sempre com comida.
O lobo realmente sente-se tentado a faze-lo ao olhar para o amigo gordo, com o pelo limpo e bonito... e às tantas repara numa marca à volta do seu pescoço. O cão explica-lhe que o amarram com uma coleira e uma corrente para guardar a casa... e o lobo abala a correr dizendo que não abdica da sua liberdade por uma tigela de comida.............
Conforme o tratamento que têm, decerto que alguns prefeririam voltar ao antigo estado selvagem...
O lobo realmente sente-se tentado a faze-lo ao olhar para o amigo gordo, com o pelo limpo e bonito... e às tantas repara numa marca à volta do seu pescoço. O cão explica-lhe que o amarram com uma coleira e uma corrente para guardar a casa... e o lobo abala a correr dizendo que não abdica da sua liberdade por uma tigela de comida.............
Conforme o tratamento que têm, decerto que alguns prefeririam voltar ao antigo estado selvagem...

<p>Beijinhos</p>
<p>Ana PAula</p>
<p>Ana PAula</p>
-
- Membro
- Registado: quinta set 09, 2004 6:47 pm
- Contacto:
[quote=Rainbow]
Maria José
[/quote]
Eles devem pensar o mesmo que eu: "humanos da treta! fazem de nós um negócio! se realmente gostassem de animais, nunca tentariam fazer dinheiro com as nossas crias e connosco. Será que eles tambem gostariam de viver no tempo da escravatura? De serem objecto de compra e venda? Quem lhes manda decidirem sobre se euquero ou nao ter mais crias? O homem mete sempre a mão onde não é chamado.....".....
AB
Maria José
[/quote]
Eles devem pensar o mesmo que eu: "humanos da treta! fazem de nós um negócio! se realmente gostassem de animais, nunca tentariam fazer dinheiro com as nossas crias e connosco. Será que eles tambem gostariam de viver no tempo da escravatura? De serem objecto de compra e venda? Quem lhes manda decidirem sobre se euquero ou nao ter mais crias? O homem mete sempre a mão onde não é chamado.....".....
AB
PaulaSantos - Lá isso é verdade. O meu tem coleira, mas preso, só pela trela quando vem á rua passear.
Agora claro cada caso é um caso, existem animais que até têm de estar presos para não fugir e...
Fishbone - Bem, quanto a tudo isto não si, mas que se devem questionar o porquê de muita coisa que para eles não faz sentido, lá isso devem.

Agora claro cada caso é um caso, existem animais que até têm de estar presos para não fugir e...

Fishbone - Bem, quanto a tudo isto não si, mas que se devem questionar o porquê de muita coisa que para eles não faz sentido, lá isso devem.

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda set 06, 2004 12:42 pm
Sinceramente acho que um cão se for tratado como um de nós, como fazendo parte da famelga :p , de certeza que prefere estar conosco do que viver em "liberdade".
Pelo menos as minhas não se queixam
Pelo menos as minhas não se queixam

É verdade, mas tambem é um facto que eles nunca conheceram o outro lado, ou seja, desde sempre estiveram ao cuidado de humanos e foram alimentados por eles.
Seja como for, desde que lhes seja facultado, amor carinho e comida, acho que são felizes, penso eu na minha humilde opinião.
Seja como for, desde que lhes seja facultado, amor carinho e comida, acho que são felizes, penso eu na minha humilde opinião.

-
- Membro Veterano
- Registado: quarta ago 11, 2004 7:27 pm
Ou pelo menos achamos que não.melisaa Escreveu: Pelo menos as minhas não se queixam
Quando lhes damos carinho, uma boa casota, boa ração estamos a fazer o que achamos que é melhor para eles....será que eles também acham que isso é o melhor para eles????
Em relação a não se queixar....como o poderiam fazer, já que não falam, nem escrevem??
Podiam andar triste é certo, mas...
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO
Mas aqui alguém pensa que é livre ?
Alguém aqui gosta realmente de trabalhar ?
Ora pensem um bocadinho - a gente vende o nosso tempo, os nossos conhecimentos e aptidões em troco de dinheiro, ié, em troco de casa, comida, roupa, segurança e algum gozo.
Alguém prefere ser livre e desempregado, livre e sem abrigo, livre e sózinho ?
Essa conversa da liberdade ... tem muito que se lhe diga.
O que temos com os cães é um contracto do mesmo género.
Troca por troca - eles não traiem o contracto, agora nós...
Ora pensem um bocadinho - a gente vende o nosso tempo, os nossos conhecimentos e aptidões em troco de dinheiro, ié, em troco de casa, comida, roupa, segurança e algum gozo.
Tenho 4 cães todos oriundos de situações de abandono e maus tratos.
Acredito que agora são mais felizes porque têm comida, tecto e carinho.
Apesar de tudo estão condicionados aos horários dos "humanos" quanto à comida e passeios e tambem à necessidade de usarem trela e coleiras.
Sinto que ao fim de semana onde podem andar soltos são mais alegres, mas eu tambem sou mais feliz ao fim de semana porque há regras que não preciso cumprir.
Apesar de tudo, quero acreditar que tendo as necessidades básicas satisfeitas, à sua maneira, "sâo felizes" senaõ não abanavam a cauda, não saltavam e não tentavam trepar por nós acima quando chegamos a casa...... nè???
isabel
Acredito que agora são mais felizes porque têm comida, tecto e carinho.
Apesar de tudo estão condicionados aos horários dos "humanos" quanto à comida e passeios e tambem à necessidade de usarem trela e coleiras.
Sinto que ao fim de semana onde podem andar soltos são mais alegres, mas eu tambem sou mais feliz ao fim de semana porque há regras que não preciso cumprir.
Apesar de tudo, quero acreditar que tendo as necessidades básicas satisfeitas, à sua maneira, "sâo felizes" senaõ não abanavam a cauda, não saltavam e não tentavam trepar por nós acima quando chegamos a casa...... nè???
isabel
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm
Concordo abolutamente com esta afirmação.Nós damos o que pensamos ser o melhor,mas será que eles pensam assim?P1TuXk4 Escreveu:Ou pelo menos achamos que não.melisaa Escreveu: Pelo menos as minhas não se queixam
Quando lhes damos carinho, uma boa casota, boa ração estamos a fazer o que achamos que é melhor para eles....será que eles também acham que isso é o melhor para eles????
Em relação a não se queixar....como o poderiam fazer, já que não falam, nem escrevem??
Podiam andar triste é certo, mas...

Mas também concordo com a aisd.Temos que ver os dois lados da moeda.aisd Escreveu: Mas aqui alguém pensa que é livre ?
Agora saber o que eles "pensam"...Impossível.
Mas acho sinceramente que são felizes ao nosso lado... E dão-nos muitas provas disso.

<p>Os animais são pessoas como as pessoas são animais</p>
Pois... mas essa história não é real.paulassantos Escreveu: Esta questão faz-me lembrar aquela história do lobo faminto, magro e com frio, no Inverno, que encontra um cão bem tratado, "gordo e anafado", e este com pena do pobre lobo, convida-o a vir morar com o homem, onde terá uma casa para se abrigar e uma tigela sempre com comida.
Conforme o tratamento que têm, decerto que alguns prefeririam voltar ao antigo estado selvagem... ?
Muitas histórias há de lobos que quando em contacto prolongado com humanos, vêm neles o "alpha" ideal para a sua sobrevivencia e nunca mais se adaptam á liberdade "nua e crua".
Os nossos cães surgiram assim, de lobos oportunistas que preferiram a inteligencia de "alphas" humanos em deterimento dos da sua espécie.
E se analizarmos bem, á excepção do(s) lider(s) da alcateia, nenhum lobo é realmente livre. É um súbdito que troca a sua liberdade pela protecção por parte da alcateia e da qual resulta a sua sobrevivência.
A relação do cão com o homem não é assim tão diferente.
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>