Animais como receita medica

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
AlexFaria
Membro Veterano
Registado: domingo ago 15, 2004 5:51 pm
Contacto:

terça out 12, 2004 9:38 am

Os animais agora tambem são receita medica,isto é,agora é moda os psicologos aconselharem pais de crianças problematicas a comprar um animal para os seus filhos.

Do que tenho visto o resultado nem sempre é positivo,porque muitos dos aconselhados compram determinadas raças que nem sequer conhecem,limitam-se a comprar por impulso.

Esta historia passou-se á pouco tempo com um casal que tinha um filho com problemas de mau comportamento.
O psicologo aconselhou os pais a comprarem um animal como terapia para o seu filho, então toca de ir buscar um cão...resultado : Não sabiam a raça do cão,não sabiam que ele ía crescer,não sabiam que um cão com aquelas caracteristicas precisava de exercicio,boa alimentação e cuidados medicos.

As bestas dos pais desse miudo quando viram um Boxer adulto é que se aperceberam que o canito que tinham ía ficar um pouco maior do que estavam á espera...então não vão de modas e tentam despachar o cão pensando na solução mais facil,o abate!Uma vizinha desses paizinhos amorosos que tinha uma Boxer e soube da situação e da solução arranjada por eles foi buscar o Boxer que com 11 meses que pesava 20 kg!

Tambem tenho conhecimento de Labradores e Goldens entre outros,nas mesmas condições!

Os senhores que passam este tipo de «receita» podiam pelo menos ter algum conhecimento canino,e não aconselhar qualquer pessoa a ir buscar um cão ou gato para simplesmente preencher um problema que todos nós sabemos que só os proprios pais o podem resolver dando mais atenção aos seus filhos.

Estão a tratar os animais como um farmaco milagroso que por vezes se torna num veneno para os proprios animais que são adquiridos para estes fins terapeuticos!

Mais de 50% destas «receitas» gera animais abandonados,mal tratados e desprezados!

O doutor disse para comprar e os palermas compram o que lhes dá na bolha! Outros compram computadores aos filhos com acesso á internet para andarem aqui a encher o nosso saquinho.... São os tempos que correm...

Caros psicologos: essas crianças precisam é de atenção por parte dos pais e não de um animal para os educarem! :evil:
sojo
Membro Veterano
Registado: quarta abr 24, 2002 5:10 pm

terça out 12, 2004 9:43 am

Na mouche ;)
Oskarina
Membro Veterano
Registado: terça mar 02, 2004 5:18 pm
Localização: Oskar ( Serra de Aires) por enquanto.... vem aí uma mana a caminho....

terça out 12, 2004 9:46 am

Ontem comprei a Cães e Companhia e a outra que me esqueci do nome, e numa delas traz uma publi reportagem, acerca deste mesmo assunto, sendo o animal um meio terapeutico para problemas de saúde ou psicológicos dos humanos.

Inclusivé traz umas fotos bem bonitas de um par de crianças com Sindroma de Down a fazer agility com os seus canitos.

Para estes fins, sou totalmente de acordo ( e não estamos a falar de cães só, mas sim de golfinhos, cavalos, etc:)

Claro está, como o Alex refere atrás, que ao iniciar este tipo de tratamento/terapeutica, convém estar previamente informado de tudo e mais alguma coisa para não aparecerem situações como a que o Alex diz atrás.
austra
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:44 pm

terça out 12, 2004 10:04 am

:roll: Sinceramente fiquei supreendida com estas afirmações e comentários....

Senão vejamos, este problema está sempre a ser colocado de uma forma generalista, pois eu continuo a dizer que não se deve colocar tudo no mesmo saco, deve sim, ser visto caso a caso.....

E mais uma x vou colocar o meu caso....

O meu filho "era" uma criança extremamente timida, e foi efectivamente aconselhado por uma psicologa um animal de estimação....

Esse mesmo canito k hoje tem 11 meses apareceu no 25-Dezembro na lareira, com um laço enorme azul.....

Até hoje não me esqueço da alegria do meu filho ao vê-lo......

Em relação á terapia tem sido um sucesso, o meu filho já não é o mesmo, e estamos a falar de poucos meses de terapia.....

1 - O meu cão foi tirado da rua, idependentemente da raça ou não, o ke interessa é a convivência com o canito.....

2 - Faz parte da familia, até dorme na cama dos meus filhos.....

3 - Ver-me livre dele? NUNCA....

4 - (Os meu vizinhos bem têm tentado pois até uma acção em tribunal foi colocada)

Resumindo, sou a favor a 500% da terapia, mas como em tudo, nem sempre os Pais sabem ser Pais, como tambem nem sempre as pessoas sabem ser amigas dos animais....
Rainbow
Membro Veterano
Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm

terça out 12, 2004 10:16 am

Também já ouvi falar nessa terapia e acredito que resulte,mas tal como tudo na vida há que ter responsabilidade.
Uma pessoa que não percebe nada de cães não deve adquirir um sem ter a mínima noção de como se trata deles...
Quanto aos casos que contou,é a velha história de dar pérolas a porcos... :roll:
<p>Os animais s&atilde;o pessoas como as pessoas s&atilde;o animais</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
Moca32
Membro Veterano
Registado: terça abr 27, 2004 12:27 pm

terça out 12, 2004 10:20 am

Hehe, diz o Doutor:

" O menino chega a casa e toma um comprimido de Pastor alemão e dois de Labrador, se piorar, tome um de rott." :lol: ;) :D

Estava a brincar mas a situação é séria, efectivamente a terapia é positiva, mas os médicos deveriam ser sensibilizados para que posteriormente possam sensibilizar os pais das crianças, no sentido de que têm de sr responsáveis e escolher um canito adequado ás condições que têm, bem como as despesas que o mesmo acarreta e de que o animal será uma companhia por vários anos e nunca em caso algum deverá ser abandonado ou banido do saudável convivio com a familia.

Resumindo, a terapia é boa, muito positiva para crianças e para animais que são adoptados tambem, agora tem de ser uma coisa feita com cabeça tronco e membros, caso contrário, o indice de abandonos ainda aumenta e... :)
lecas
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

terça out 12, 2004 10:25 am

Olá

Acho que é benéfico p/ o desenvolvimento de uma criança a companhia de um animal.

Apesar de já termos uma cadela a minha filha (8anos) queria um animal dela.

Pedia um cão, mas como achei que não devia ser outro cão até porque entre outras coisas ela não o podia trazer à rua sozinha optamos por um gato. Mas ela que antes de sair de casa muda a areia e dá de comer e contribui c/ o que pode da semanada dela p/ pequenos "mimos" p/ a gata.
Última edição por lecas em terça out 12, 2004 10:31 am, editado 1 vez no total.
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

terça out 12, 2004 10:28 am

austra Escreveu: :roll: Sinceramente fiquei supreendida com estas afirmações e comentários....

Senão vejamos, este problema está sempre a ser colocado de uma forma generalista, pois eu continuo a dizer que não se deve colocar tudo no mesmo saco, deve sim, ser visto caso a caso.....

O meu filho "era" uma criança extremamente timida, e foi efectivamente aconselhado por uma psicologa um animal de estimação....

Esse mesmo canito k hoje tem 11 meses apareceu no 25-Dezembro na lareira, com um laço enorme azul.....

Em relação á terapia tem sido um sucesso, o meu filho já não é o mesmo, e estamos a falar de poucos meses de terapia.....

1 - O meu cão foi tirado da rua, idependentemente da raça ou não, o ke interessa é a convivência com o canito.....

4 - (Os meu vizinhos bem têm tentado pois até uma acção em tribunal foi colocada)

Resumindo, sou a favor a 500% da terapia, mas como em tudo, nem sempre os Pais sabem ser Pais, como tambem nem sempre as pessoas sabem ser amigas dos animais....
Acho que a validade da terapia não está em causa. O que está em causa é que a mesma possa, por um lado, ser recomendado por alguém que pouco percebe de animais e, por outro, aceite por alguém que não procura informar-se minimamente sobre o animal recomendado.

Eu ando aqui há cerca de um mês porque vou ter um cão (uma cadela mais propriamente)... e não é para fins terapêuticos.
AlexFaria
Membro Veterano
Contacto:

terça out 12, 2004 10:28 am

austra Escreveu: :roll: Sinceramente fiquei supreendida com estas afirmações e comentários....

Não generalizei coisa nenhuma,leu na horizontal...porque eu falei em casos de crianças que não têm atenção por parte dos pais e os psicologos «receitam» animais que os pais compram com total desconhecimento do que estão a fazer.
Não falei em casos especificos como a Oskarina escreveu e muito bem,pois são casos destintos!

Lá porque no seu caso correu bem,não significa que os outros (mais de 50%) corram. E volto a salientar que o meu post se referiu a crianças com mau comportamento devido a falta de atenção.

No caso de pais que não o sabem ser,acha que um cão ou um gato os vai ajudar a ser melhores pessoas para os filhos?
Esse animal é apenas para preencher uma lacuna na vida destas crianças,que os pais não são capazes de preencher.A receita é facil: amor,carinho e sobre tudo atenção.
Arranjar um animal nestes casos, e com profundo desconhecimento do que é ter um animal em casa, é tentar tratar de um problema com outro.
Última edição por AlexFaria em terça out 12, 2004 10:48 am, editado 1 vez no total.
marioalbuquerque
Membro Júnior
Registado: sexta set 10, 2004 1:52 pm

terça out 12, 2004 10:34 am

Bom dia Alexfaria!discordo completamente do q acaba de dizer,pois como eu, de certeza,q alguns de vós passou a infancia rodeada de animais,o problema não são os psicologos,mas sim os pais das crianças q tentam comprá-los para tentar repor todo o tempo q nao podem passar com as suas crianças... :( os psicologos aconselham os pais da melhor forma possivel,e um animal é uma optima terapia,pois ajuda-os a acalmar e tornarem-se + meigos,mais responsaveis,os pais é q nao sabem usar essa terapia de forma construtiva,porque nao sabem ou nao tem tempo,e aqui é que entra o problema...se nao percebem de crianças,como vao perceber de animais :?: digo isto porque tb tenho uma criança,e algures no meu passado tb já fui uma,cumprimentos!
AlexFaria
Membro Veterano
Contacto:

terça out 12, 2004 10:45 am

marioalbuquerque Escreveu: Bom dia Alexfaria!discordo completamente do q acaba de dizer,pois como eu, de certeza,q alguns de vós passou a infancia rodeada de animais,o problema não são os psicologos,mas sim os pais das crianças q tentam comprá-los para tentar repor todo o tempo q nao podem passar com as suas crianças... ( os psicologos aconselham os pais da melhor forma possivel,e um animal é uma optima terapia,pois ajuda-os a acalmar e tornarem-se + meigos,mais responsaveis,os pais é q nao sabem usar essa terapia de forma construtiva,porque nao sabem ou nao tem tempo,e aqui é que entra o problema...se nao percebem de crianças,como vao perceber de animais ? digo isto porque tb tenho uma criança,e algures no meu passado tb já fui uma,cumprimentos!
Eu falei de psicologos que recomendam aos pais de crianças com problemas de falta de atenção a compra de um cão ou gato.

Acho que primeiro que tudo o psicologo deve explicar aos pais o problema dos filhos,pois um animal não dá o que os pais podem dar.

Um animal não pode ser comprado apenas por razões terapeuticas,as pessoas devem-se informar primeiro das necessidades que o proprio animal tem! Muitos pensam de forma egoista e olham o cão ou o gato como um medicamento!
Tenho conhecimento de casos que no fim da tal terapia os pais despacham os animais. O meu post resume-se a esses casos e não a todos os outros!

Para quem ainda não percebeu,estou a falar de casos que não deram resultado para os animais !

:roll:
Moca32
Membro Veterano
Registado: terça abr 27, 2004 12:27 pm

terça out 12, 2004 10:48 am

Bem, eu adquiri o meu melhor amigo e não foi por causa de terapia, eu smpre adorei canitos, mas nunca tive oportunidade de ter um, por um sem numero de circunstâncias.

No entanto o meu filhote adora canitos, e foi juntar o util ao agradável, é um facto que o vejo motivado com tarefas que dizem respeito ao canito, e acho que é básicamente esse o ganho, ou seja, laços de carinho extra e mais responsabilidade.

Agora quando me dizem que alguns pais compram animais para entreter os miudos, eu nem percebo como é possivel deixar os miudos com os canitos sem a supervisão de uym adulto, devem ser malucos na certa. :o :)
P1TuXk4
Membro Veterano
Registado: quarta ago 11, 2004 7:27 pm

terça out 12, 2004 10:52 am

Oskarina Escreveu: Claro está, como o Alex refere atrás, que ao iniciar este tipo de tratamento/terapeutica, convém estar previamente informado de tudo e mais alguma coisa para não aparecerem situações como a que o Alex diz atrás.
Nem mais.
Tal como um tratamento com um qualquer fármaco, este tipo de receita, deve ser dada, mas sempre acompanhada de um folheto com os efeitos secundários da terapia.
Ou seja:
Quando um médico aconselha a compra de um cão, deve antes de o fazer, consultar bem os pais acerca da viabilidade desse tratamento.
Deve consciencializar os pais, para o que acarreta criar um cão, mesmo sendo para benefício do filho.
Este tipo de tratamento, seja com que animal for, já tem dado provas da sua grande eficácia.
O que não podemos é simplesmente olhar ao tratamento e esquecer que o animal em causa também tem de ter qualidade de vida.
Não é para chegarmos ao fim do tratamentoe pronto, o miúdo já está bom...pega-se no cão e rua.
Concordo que se faça este tipo de tratamento, até pelos resultados já demonstrados, mas com consciência.
Um médico que passe um tratamento deste, podia muito bem, aconselhar os pais a consultar um criador ou um vet, para saberem que animal é mais apropriado a cada caso.
Nem todos têm casa para um Boxer, ou um Labrador...ou seja orientar no sentido de se fazer uma melhor escolha.
No caso referido pelo lex, se tivessem sido orientados, por exemplo a ir a um canil buscar um SRD de porte pequeno, não só davam um lar a um canito abandonado, como às tantas não o tinham abandonado, pois como era pequeno, estava mais adaptado às condições de que disponham.

Claro que cada caso é um caso e como já foi dito não se pode por tudo no mesmo saco.
Mas a verdade é que se vÊm muitos casos destes...
marioalbuquerque
Membro Júnior
Registado: sexta set 10, 2004 1:52 pm

terça out 12, 2004 10:55 am

Eu percebi Alex,por isso escrevi,se nao percebem de crianças,como vao perceber de animais...se reparar discordei consigo na parte dos psicologos,a culpa sem duvida nehuma é dos pais.´nao sei se gosta de leitura mas aconselho-a ler livro"inventem-se novos pais",ou "quem ama educa"que abordam problemas de educaçao,falta de tempo,etc...sabe como é...os miudos não vê~m com livro de instruçoes ;) o primeiro é dum escritor e psicologo nosso bem conhecido :D
AlexFaria
Membro Veterano
Contacto:

terça out 12, 2004 10:56 am

P1TuXk4 Escreveu:
Oskarina Escreveu: Claro está, como o Alex refere atrás, que ao iniciar este tipo de tratamento/terapeutica, convém estar previamente informado de tudo e mais alguma coisa para não aparecerem situações como a que o Alex diz atrás.
Nem mais.
Tal como um tratamento com um qualquer fármaco, este tipo de receita, deve ser dada, mas sempre acompanhada de um folheto com os efeitos secundários da terapia.
Ou seja:
Quando um médico aconselha a compra de um cão, deve antes de o fazer, consultar bem os pais acerca da viabilidade desse tratamento.
Deve consciencializar os pais, para o que acarreta criar um cão, mesmo sendo para benefício do filho.
Este tipo de tratamento, seja com que animal for, já tem dado provas da sua grande eficácia.
O que não podemos é simplesmente olhar ao tratamento e esquecer que o animal em causa também tem de ter qualidade de vida.
Não é para chegarmos ao fim do tratamentoe pronto, o miúdo já está bom...pega-se no cão e rua.
Concordo que se faça este tipo de tratamento, até pelos resultados já demonstrados, mas com consciência.
Um médico que passe um tratamento deste, podia muito bem, aconselhar os pais a consultar um criador ou um vet, para saberem que animal é mais apropriado a cada caso.
Nem todos têm casa para um Boxer, ou um Labrador...ou seja orientar no sentido de se fazer uma melhor escolha.
No caso referido pelo lex, se tivessem sido orientados, por exemplo a ir a um canil buscar um SRD de porte pequeno, não só davam um lar a um canito abandonado, como às tantas não o tinham abandonado, pois como era pequeno, estava mais adaptado às condições de que disponham.

Claro que cada caso é um caso e como já foi dito não se pode por tudo no mesmo saco.
Mas a verdade é que se vÊm muitos casos destes...
Ora nem mais!
Responder

Voltar para “Cães”