CIUME DE CÃO !!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
austra
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:44 pm

quinta out 14, 2004 1:57 pm

Ora bem a minha duvida reside no seguinte....

O meu cão ke tem agora 11 meses, e ke até á data tem sido uma doçura de meiguice.....

Vem de á um tempo para esta parte a manifestar ciumes de um dos meus filhos...

Ou seja...

Kuando brinco com o meu filho ele coloca-se logo no meio para eu não brincar com o meu filhote....

Sempre ke o meu filho volta a brincar comigo repete-se o mesmo, lá volta ele a colocar-se no meio e afasta o meu filho p ele não brincar comigo.....

Tenho notado tambem, que kuando de algumas das x que o meu filho brinca com ele, o meu cão começa a rosnar....

Rosnar nunca o fez comigo, com o meu marido ou com a minha filha, só mesmo com o meu filhote....

Ke será que está a acontecer?

Ele (o cão) veio aqui para ainda bébé, e tem convivido com todos nós até á data....

De onde virá esta "agressividade"....

Serão ciumes.... ou não
AlexFaria
Membro Veterano
Registado: domingo ago 15, 2004 5:51 pm
Contacto:

quinta out 14, 2004 2:02 pm

Boa questão,pois tenho um casal amigo a passar a mesma situação.

Eles já estão desesperados com esse comportamento,mas o facto é que o cão rosna quando o filho se aproxima.

Como o cão foi adoptado já adulto a coisa complica um pouco.

Austra bom topico.
MilkaLuna
Membro
Registado: quarta out 22, 2003 10:18 am

quinta out 14, 2004 2:06 pm

Olá alexfaria:)

Normalmente os caes veem a familia como uma matilha. o q acontece com o seu cao (penso eu q seja isso) e q ele acha se a cima do seu filho na hierarquia da matilha.

na minha visao da coisa terao de demonstrar ao cao q ele esta abaixo do menino para mais tarde n acontecer nenhum imprevisto ok?

milkaluna
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

quinta out 14, 2004 2:12 pm

Uma palmada no focinho, acompanhada dumas palavras mais ásperas, seria adequado?...
Jordan
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 2:46 pm

quinta out 14, 2004 2:12 pm

Pode ser!

E convém começar a ter pulso nele agora, caso contrário daqui a uns tempos vai ser pior!

Ralhe com ele quando fizer isso e se for preciso dê-lhe uma palmada com a mão (ou enrole uma folhas de jornal, em canudo) e dê-lhe no lombo ao mesmo tempo que ralha "Cão Feio... NÃO" (seja o que for que diga qd demonstra sua desaprovação para com atitudes más dele)!
Uma palmada ou o jornal não magoam bem sei, mas só a sua atitude fará com que aprenda que fez algo de errado e com o tempo ele fica no lugar dele!

Que idade tem o seu filho? É natural que se for mais criança o cão ache que na "vossa matilha" (ele cão) está acima do miúdo que será o mais frágil da "matilha"! ;)
Se já for crescidinho tb convém ensinar ao menino a pôr o cão no lugar dele: qd lhe rosnar seu filho pode lhe dizer "NÃO" e deixá-lo de parte sem brincar com ele uns tempos para ele começar a sentir que tem que respeitar a todos! Não convém é o miúdo bater no cão pq este pode virar-se a ele e se vocês não estiverem por perto é muito mau!
Mas mesmo sendo ainda pequeno ou já mais crescido vossa supervisão é essêncial e são vocês adultos que têm que ensinar ao cão que ele é "Cão" e os vossos filhos são os vossos "Filhos"!

O cão tem de perceber que quando você é que dá por encerrada a brincadeira, e não ele!

Mas de certo mais vozes, mais experientes ressoaram em resposta ás suas dúvidas!
Fique bem! ;)
MilkaLuna
Membro
Registado: quarta out 22, 2003 10:18 am

quinta out 14, 2004 2:22 pm

concordo com o Jordan, eu tive esse problema a uns meses com a milk e com o meu filho q tinha na altura 18 meses.. a cadela ja quase adulta achava se superior ao meu filho.. resultado alguns acoites poseram na no sitio..

Por muito q gostemos dos animais um cao e um cao e n podemos humanizalo.. se n vem dai sarilhos...

felicidades

Milkaluna
Moca32
Membro Veterano
Registado: terça abr 27, 2004 12:27 pm

quinta out 14, 2004 2:47 pm

Austra - Realmente se nõa tomar uma postura algo dura agora, o seu canito pode mesmo vir a morder o seu filhote.

Eu tambem ponho em practica a palmada no focinho e digo "Não" ao Fang quando ele rosna ao meu filhote, já aconteceu algumas vezes, mais quando está a comer.

Existem algumas pessoas que não dão a palmada no focinho mas dão um forte abanão do pescoço e dizem "não", antecedido do nome do canito.

Normalmente isto é pior quando são crianças mais pequenas Até 10 anos) e se estiverem só eles junto do cão, isto porque elas assustam-se e afastam-se do canito, o que só o leva a dar mais credebilidade á sua postura dominante, achando a criança como algum inferior.

Dê inicio a esta práctica hoje mesmo, quanto mais demorar, pior a situação fica e mais vai custar a "dobrar" a personalidade do canito. :)
austra
Membro Veterano

quinta out 14, 2004 2:48 pm

Em relação ao meu filhote ele tem 5 anitos....

Em relação ao cão tenho tentado fazer com que ele não seja "agressivo" para com o menino, mas pelos vistos sem resultado....

Ele a mim/marido obedece muito bem, alias ele é um cão com um temperamento muito docil e muito inteligente....

Obedece a muitas palavras, PARA - NÃO - MAU - QUIETO, e mais umas kuantas k agora não me lembro....

Alias, kuando ele por exemplo rosna ao meu filho eu digo alto "KOVU NÃO" e ele baixa as orelhas e faz aquele ar de cachorro abandonado, ora se ele faz isso é porque sabe que fez maldades.....

Já tem levado uns açoites mas não resolve.....

Já o tenho posto de castigo (tipo - SENTA, NÃO SAI DAI, e ele não sai, sabe que está de castigo porque fez um disparate), mas não resolve....

Dai eu começar a sentir-me impotente perante esta situação....

Sinceramente tenho receio que ele de alguma forma possa magoar o meu filho....

Por isso gostava muito da vossa opinião/sugestão e se possivel situações de experiência própria....
Jordan
Membro Veterano

quinta out 14, 2004 3:19 pm

Não desistas! Tens que ser paciente e insistente! Por vezes são muito teimosos, mas nós somos inteligentes!

Só uma coisa, qd o repreenderes não utilizes o nome dele, só a repreensão e o tom!
Geralmente não se deve associar o nome do cão junto á repreensão pq o podes baralhar e por vezes ao chamar ele pode não vir pq não sabe se "leva" palmada ou festa!

Pois com cinco anitos é difícil o menino se impor com segurança, têm de ser vocês a impôr!
Ele rosna qd come, já experimentaram ensiná-lo a deixar vocês mexerem na comida dele sempre que quiserem?? É muito mal um cão ter essa má relação com a comida, já houve uma vez um tópico aqui sobre esse assunto (era um Rott, por isso não sei se o tópico era aqui ou no próprio fórum)! Tendo á vontade para lhe interromper a refeição, é um sinal que quem manda são vocês e ele que espere!

Não desistam, ele pode teimar, mas vocês são dois e ele é "só" um cão! ;)
austra
Membro Veterano

quinta out 14, 2004 3:41 pm

Jordan Escreveu: 1 -.... Só uma coisa, qd o repreenderes não utilizes o nome dele, só a repreensão e o tom!
Geralmente não se deve associar o nome do cão junto á repreensão pq o podes baralhar e por vezes ao chamar ele pode não vir pq não sabe se "leva" palmada ou festa! ......

2 - .....Ele rosna qd come, já experimentaram ensiná-lo a deixar vocês mexerem na comida dele sempre que quiserem??....
Kuanto ao ponto 1, nunca tinha pensado nisso... mas realmente tem a sua lógica, vou deixar de chamar pelo nome kd o repreendo....

Em relação ao ponto 2, eu até lhe consigo abrir a boca e tirar o comer de dentro dela, ele a mim nunca me rosnou.....
lecas
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quinta out 14, 2004 3:59 pm

Olá

Eu tenho uma filha c/ 7 anos e uma cadela de pequeno porte c/ a mesma idade e às vezes quando brincavam c/ um boneco c/ a miúda atirar e a cadela apanhar reparei que a partir de certa altura se a miúda não lhe desse o boneco logo que ela queria e sobretudo se estivesse baixada ela começava a rosnar. Ensinei à minha filha (c/ a minha supervisão) que sempre que ela rosnasse lhe desse uma palmada e guardasse o brinquedo. Depois de lhe ter feito isto umas vezes ela parou.
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

quinta out 14, 2004 4:13 pm

Como já foi dito, o cão acha que, na hierarquia da "matilha", está acima do seu filho. Palmadas e "nãos" não são suficientes. O seu filhote deve tomar atitudes que façam ver ao cão que é superior. O cão deve ser o último da hierarquia. Logo, como depois do seu filho, recebe festas depois do seu filho, passa pelas portas depois dele. O pequeno deve começar a dar a comida ao cão, mexendo nela antes (fingindo ue a come até. Como os adultos fazem quando querem reforçar a sua posição de alfa), tirar brinquedos ao cão e outras coisas simples. Tudo isto sobre a supervisão de um adulto, como é lógico.
O cão tem de entender que, naquela casa, tudo o que existe é superior a ele. Logo, tem de se submeter a todos os membros da família.
Jordan
Membro Veterano

quinta out 14, 2004 4:19 pm

Pois a Lecas agiu bem!

Mas a austra com um filho de 5 anos e um Labrador de 11 meses, isso não dá!
Se até lhe podes tirar o comer da boca... não vai haver grande dificuldade! Mas o Labrador aprende rápido, só está mesmo a ser teimoso, e tentar marcar posição na hierarquia com tempo e paciência ela consegue pô-lo no lugar!
O mais importante é realmente calma, para a criança não ganhar medo ao cão. Se for um miúdo mais espevitado, não tenho a menor dúvida que se o cão tentar ou mesmo morder que o miúdo não lhe arreie uns tabefes, mas se for uma criança mais sossegada ganhará medo ao cão e depois é uma chatice (como já foi referido atrás por outro participante)!

Experimenta fazer umas sessões de treino com o menino e o cão:
pões-te atrás/lado do teu filho e ensinas-lhe os comandos básicos para dar ao cão (aqui, senta, deita, quieto...) e o menino vai dando as ordens ao cão e se ele resistir tu dás uma ajuda;
Ex. o menino diz "Senta!" e o cão não obedece, tu apoias a mão no lombo do cão e empurras para ele sentar enquanto o menino repete a ordem, e assim por diante...
Dá trabalho eu sei, e hoje em dia é difícil termos tempo para tudo, mas experimenta dividir a tarefa com o teu marido e até mesmo a tua filha (que não tem dificuldades com o cão)... vais ver que daqui a uns tempos o cão está "na linha"! ;) ;)

Fica bem! 8)
Rainbow
Membro Veterano
Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm

quinta out 14, 2004 4:20 pm

Concordo com o que llhe foi dito.O cão tem que entender qual o lugar dele na matilha.Acho aquele conselho que a Lecas lhe deu muito bom,ser o seu filho a dar-lhe uma palmadita(sob sua supervisão,claro).
Um pouco de paciência e vai ver que tudo se resolve. ;)
<p>Os animais s&atilde;o pessoas como as pessoas s&atilde;o animais</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
lecas
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quinta out 14, 2004 4:38 pm

Olá

A situação que relatei ja tem +- 1 ano a minha filha tinha por volta de 6
mas realmente a minha cadela é bastante mais pequena que um labrador.

No meu caso achei estranho porque a cadela cresceu c/ a menina e nunca houve o menor problema mas naquela altura não sei bem porque achou que era superio a ela.
Responder

Voltar para “Cães”