De pescador a vedeta nos concursos de beleza - CÃO DE ÁGUA
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: terça mar 02, 2004 5:18 pm
- Localização: Oskar ( Serra de Aires) por enquanto.... vem aí uma mana a caminho....
FYI
Levar mensagens entre barcos, recuperar objectos que caiam à água e guardar as embarcações foram atributos que, no passado, fizeram do cão de água um grande aliado dos pescadores. Pela convivência e habituação ao meio humano, tornou-se um animal familiar e de companhia. Meigo, inteligente, dono de uma percepção fantástica, adapta-se com facilidade a pequenos espaços, incluindo apartamentos.
A crónica de um monge, do longínquo ano de 1270, que relata o salvamento de um pescador por um cão, permitiu a Luís Ramalhete, da Associação para a Protecção do Cão de Água, concluir que se tratava de um animal da raça portuguesa. Raul Brandão, no seu livro "Os Pescadores", faz referência à pesca em Olhão, pelos cuicos (homens do mar): num barco, 25 homens e dois cães tinham os mesmos direitos sobre a pescaria.
Tendo como solar o Algarve, o cão de água é uma das oito raças portuguesas reconhecidas e registadas. Países como os Estados Unidos, Finlândia, Suécia e Noruega são possuidores de grandes efectivos da raça.
O registo de criadores tem vindo a baixar nos últimos tempos. "Há dois anos que se tem vindo a fazer um grande esforço tendente a melhorar a raça", revelou ao JN Luís Ramalhete, também criador do cão de água, residente em Portimão.
O Alentejo pode tornar-se numa das regiões por excelência para a criação deste cão, tendo em conta a realidade que é Alqueva. "As muitas aldeias ribeirinhas podem fomentar o aparecimento de novos criadores", confessou Luís Ramalhete. Também ao nível das competições, a região, que já recebe algumas provas em barragens, poderá ser um forte suporte para que o cão de água ganhe uma zona de água doce por excelência.
O cão de água é um animal que não muda o pêlo (que é de crescimento contínuo), o que transmite um forte sentimento de beleza e de higiene. No caso dos criadores algarvios, o facto de os animais terem muito contacto com a água salgada obriga a maiores cuidados com o pêlo, lavagem com água doce e penteados com maior frequência.
Com o correr dos tempos, até os métodos de tosquia foram alterados. Dantes tosquiavam-se da frente para trás, só ficando a cabeça e o peito, hoje tosquiam-se os quartos traseiros, apresentando o cão um ar mais robusto.
Objectivos que norteiam os criadores da raça: concursos, beleza ou companhia, que fazem variar entre os 400 e os 500 euros o preço de um cão de água. Enquanto criador, Luís Ramalhete tem como principal preocupação "melhorar os aspectos funcionais do cão, e não só a sua beleza, como forma de o tornar mais resistente".
Levar mensagens entre barcos, recuperar objectos que caiam à água e guardar as embarcações foram atributos que, no passado, fizeram do cão de água um grande aliado dos pescadores. Pela convivência e habituação ao meio humano, tornou-se um animal familiar e de companhia. Meigo, inteligente, dono de uma percepção fantástica, adapta-se com facilidade a pequenos espaços, incluindo apartamentos.
A crónica de um monge, do longínquo ano de 1270, que relata o salvamento de um pescador por um cão, permitiu a Luís Ramalhete, da Associação para a Protecção do Cão de Água, concluir que se tratava de um animal da raça portuguesa. Raul Brandão, no seu livro "Os Pescadores", faz referência à pesca em Olhão, pelos cuicos (homens do mar): num barco, 25 homens e dois cães tinham os mesmos direitos sobre a pescaria.
Tendo como solar o Algarve, o cão de água é uma das oito raças portuguesas reconhecidas e registadas. Países como os Estados Unidos, Finlândia, Suécia e Noruega são possuidores de grandes efectivos da raça.
O registo de criadores tem vindo a baixar nos últimos tempos. "Há dois anos que se tem vindo a fazer um grande esforço tendente a melhorar a raça", revelou ao JN Luís Ramalhete, também criador do cão de água, residente em Portimão.
O Alentejo pode tornar-se numa das regiões por excelência para a criação deste cão, tendo em conta a realidade que é Alqueva. "As muitas aldeias ribeirinhas podem fomentar o aparecimento de novos criadores", confessou Luís Ramalhete. Também ao nível das competições, a região, que já recebe algumas provas em barragens, poderá ser um forte suporte para que o cão de água ganhe uma zona de água doce por excelência.
O cão de água é um animal que não muda o pêlo (que é de crescimento contínuo), o que transmite um forte sentimento de beleza e de higiene. No caso dos criadores algarvios, o facto de os animais terem muito contacto com a água salgada obriga a maiores cuidados com o pêlo, lavagem com água doce e penteados com maior frequência.
Com o correr dos tempos, até os métodos de tosquia foram alterados. Dantes tosquiavam-se da frente para trás, só ficando a cabeça e o peito, hoje tosquiam-se os quartos traseiros, apresentando o cão um ar mais robusto.
Objectivos que norteiam os criadores da raça: concursos, beleza ou companhia, que fazem variar entre os 400 e os 500 euros o preço de um cão de água. Enquanto criador, Luís Ramalhete tem como principal preocupação "melhorar os aspectos funcionais do cão, e não só a sua beleza, como forma de o tornar mais resistente".
Não so mas tbOskarina Escreveu: Objectivos que norteiam os criadores da raça: concursos, beleza ou companhia,
http://waterdog.planetaclix.pt/2004_cascais.htm
http://waterdog.planetaclix.pt/2004_costa.htm
http://waterdog.planetaclix.pt/cascais_2003.htm
http://apcap.planetaclix.pt/calendario_2004.htm
Cumprimentos
A forma é a imagem plástica da função
-
- Membro Veterano
- Localização: Oskar ( Serra de Aires) por enquanto.... vem aí uma mana a caminho....
FAbarm Escreveu:Não so mas tbOskarina Escreveu: Objectivos que norteiam os criadores da raça: concursos, beleza ou companhia,
http://waterdog.planetaclix.pt/2004_cascais.htm
http://waterdog.planetaclix.pt/2004_costa.htm
http://waterdog.planetaclix.pt/cascais_2003.htm
http://apcap.planetaclix.pt/calendario_2004.htm
Cumprimentos
Era um artigo do Jornal de Noticias de 12/10/2004, o qual achei interessante.
Há que dar a devida importância ás raças portuguesas.
O seu porblema é mesmo qual? DSer desocupado??MDogster Escreveu:
Isto aqui não são os class... aarmm... never mind...
Isso tem solução, não espere é que seja eu a resolver
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am
Obrigado pelo interesse mas não tenho nenhum problema de maior.FAbarm Escreveu: O seu porblema é mesmo qual? DSer desocupado??
No seu caso, um bocadinho mais de sentido de humor, era, por certo, bem vindo...
Pois, mas tem que perceber que há coisas com as quais não se brinca.MDogster Escreveu:Obrigado pelo interesse mas não tenho nenhum problema de maior.FAbarm Escreveu: O seu porblema é mesmo qual? DSer desocupado??
No seu caso, um bocadinho mais de sentido de humor, era, por certo, bem vindo...
-
- Membro Veterano
Meu caro amigo, por mim pode brincar-se com tudo menos com os sentimentos dos outros.FAbarm Escreveu: Pois, mas tem que perceber que há coisas com as quais não se brinca.
Se há pessoas que se ofendem facilmente e não têm poder de encaixe para uma piada, as maiores prejudicadas são elas, porque transformam em tensão e irritação aquilo que para os outros foi um momento leve de boa disposição.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 10, 2002 12:08 am
- Localização: 1 Rottweiler (Acktan) & 1 Gato (Macavity) & 3 Bouvier Bernois (T,A,M)
- Contacto:
Por MDogster, eu até percebi a brincadeira, mas realmente foi despropositada. Talvez te interesse saber que o FAbarm não cria cães de água, mas sim Perdigueiros (a menos que tenha mudadoMDogster Escreveu:Obrigado pelo interesse mas não tenho nenhum problema de maior.FAbarm Escreveu: O seu porblema é mesmo qual? DSer desocupado??

De qualquer forma o teu comentário (tal como o meu) não tem nada haver com o tópico e só serve para ajudar a descambar mais um tópico. Disto isto, peço desculpas pelo meu off-topic e não volto a tocar no assunto.
-
- Membro Veterano
Aragão, eu vi no perfil do FAbarm que a raça dele era perdigueiro (nem sabia que criava...), o que é mais uma razão para ele perceber que eu estava a brincar e não explodir daquela maneira (que só faz é mal à tensão...).
Ontem, como deves ter reparado, ouve uma verdadeira epidemia de "isto aqui não são os classificados"...
Ontem, como deves ter reparado, ouve uma verdadeira epidemia de "isto aqui não são os classificados"...
-
- Membro Veterano
MDogster Escreveu: Aragão, eu vi no perfil do FAbarm que a raça dele era perdigueiro (nem sabia que criava...), o que é mais uma razão para ele perceber que eu estava a brincar e não explodir daquela maneira (que só faz é mal à tensão...).
Você é tramado

Mas o intuito deste tópico era referir a raça ( tb não há aqui nehum forum para esta raça, nem para muitas outras

-
- Membro Veterano
- Registado: domingo abr 18, 2004 10:59 pm
Olá a todos
E cá continua a arca no seu melhor............
Obrigada à Oskarina e ao Fabarm.
Não são simplesmente lindos ? e inteligentes ? e adoráveis ? e tudo o que há de melhor ? (sem ofensa para quem prefere outras raças).
Eu falo pela minha preferida.
Vivam os Cães d'Água Portugueses e os bons criadores/as.
Bom fim de semana
Ana
E cá continua a arca no seu melhor............
Obrigada à Oskarina e ao Fabarm.
Não são simplesmente lindos ? e inteligentes ? e adoráveis ? e tudo o que há de melhor ? (sem ofensa para quem prefere outras raças).
Eu falo pela minha preferida.
Vivam os Cães d'Água Portugueses e os bons criadores/as.

Bom fim de semana
Ana
Meu amigo Aragão, por acaso o "gajo " que teve o trabalho de as colocar no site, é o Senhor meu marido, que posso garantir-lhe não ser um "gajo" qualquer.Aragao Escreveu: [Se elas estão num site de um criador, chatisse para nós, óptimo para o gajo que teve o trabalho de as lá colocar. Quantas vezes nem sequer existem as fotos em mais parte alguma.
Em segundo lugar, colocar umas fotos num site não dá trabalho algum, o que dá é treinar os cães para fazer o tal trabalho.
Em terceiro lugar, tenho reparado que sempre se coloca aqui um link para o meu site, há sempre alguém com a mania da publicidade gratuita, mania essa que não se aplica a outros membros. Porque será? Não sei, mas sinceramente também não me interessa muito. Não vendo cães pela internet e também não tenho cães para vender, nem agora, nem por muito tempo. Espero que fiquem esclarecidos.
Os meu cumprimentos,
Isabel