ansiedade por separação?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

diphy
Membro Veterano
Registado: sexta jan 04, 2002 6:53 pm
Localização: 4 chinchilas, 1 cão da pradaria, 11 canários, 3 periquitos, 1 cocker, peixes...por enquanto!!!;)

segunda out 18, 2004 3:04 pm

Boa tarde a todos.
Hoje de manhã, ao sair de casa, como é costume disse ao meu cão "Tu ficas!". Lá foi ele tristinho para cima do sofá e lá ficou...
Ao chegar à rua vi que estava a chover e voltei ao apartamento para buscar o guarda-chuva. Qual não é o meu espanto quando chego ao andar em que vivo e oiço o cão a uivar!!! Imaginem isto antes das 8h da manhã, o barulho que era!
Lá entrei e ele fez-me a festa do costume, como se não me visse há mais de uma mês. Como sempre não lhe liguei nenhuma. Peguei no guarda-chuva, entretanto ele fugiu-me para o corredor, andei atrás dele um pedaço e quando o fechei outra vez no apartamento ele ficou a chorar, a ladrar e a arranhar a porta...

O normal é ele chorar um bocado, nada de mais (pelo menos era o que eu pensava!!!). Qualquer dia tenho os vizinhos à porta...

Outera coisa é que ele desde há uma semana para cá (mais ou menos) tem "destruído" sempre alguma coisa enquanto estou fora. Já foram os meus sapatos que ficaram todos espalhados pela casa, os rolos de papel higiénico todos destruídos, um saco com lã de fazer o ninho das canárias...

A minha pergunta é:
Pode ser isto considerado ansiedade por separação?
Se sim, o que aconselham?

Muito obrigado!
novata
Membro
Registado: sexta out 03, 2003 8:42 am
Localização: Golden Retriever (falecido) e cadela Rottweiler (falecida) actualmente: Golden Retriever:Gaspar

segunda out 18, 2004 3:14 pm

....se for cahorrinho tudo isso é normalissímo!

E mesmo já crescidos ainda fazem esse tipo de asneiras.....

:)
<strong>Rosita</strong>
diphy
Membro Veterano
Localização: 4 chinchilas, 1 cão da pradaria, 11 canários, 3 periquitos, 1 cocker, peixes...por enquanto!!!;)

segunda out 18, 2004 3:19 pm

Sim, ainda é cachorro, tem 5 meses.
Eu nem me referia tanto às asneiras que ele faz, pois trata-se de uma cachorro.
Referia-me mais ao facto de ele ladrar e uivar quando saio...
Mas obrigado pela resposta
Tham
Membro Júnior
Registado: terça jul 06, 2004 11:57 am

segunda out 18, 2004 3:28 pm

Olha Diphy, quer dizer, primeiro bom dia e como vai?
Eu já passei por isso e ainda passo. Tenho um casal de poodles e eles até hoje choram,arranham a porta...
No começo eu só tinha o macho e aí sim era complicado pois ele também uivava, chegou a fazer ate a fazer coco na minha cama toda. Uma coisa que fiz foi passar a deixar uma peça de roupa velha usada para ele sentir meu cheiro e tantar se acalmar e sempre que eu voltava pra casa eu fazia festa pra ele também, ficava o máximo de tempo possível com ele até acabar a excitação de me ver e dava algum agradinho pra ele, tipo biscoitinhos, doguitos etc. Ele melhorou bem com isso e mais ainda depois que a Dolly chegou, pois um faz companhia ao outro.
Espero que dê certo com você e manda notícias ok.
Tham
Membro Júnior
Registado: terça jul 06, 2004 11:57 am

segunda out 18, 2004 3:30 pm

Ah, outra coisa, eu sempre que posso, procuro deixar também um rádio ou televisão ligada pra eles, também acalma.
Lara_
Membro Veterano
Registado: segunda jun 07, 2004 2:18 pm

segunda out 18, 2004 3:31 pm

A Ivy também tem cinco meses e fica sozinha durante o dia enquanto nós vamos trabalhar. De início gania imenso e chorava quando saiamos, partia-me o coração. Agora está mais calma, mas às vezes quando chego a casa tenho algumas coisas viradas do avesso. ;)
Acho que é normal com esta idade ainda terem pouco juízo...
De início cheguei a deixar a câmara a filmar para ver o que ela fazia e nas duas horas que durou a cassete ela esteve dez minutos a brincar e o resto do tempo a dormir.
Eu penso que com o hábito eles acalmam, mas claro que lhes vai custar sempre estarem sozinhos.
P1TuXk4
Membro Veterano
Registado: quarta ago 11, 2004 7:27 pm

segunda out 18, 2004 3:33 pm

É assim, tal como os humanos levam um canito para casa, para terem companhia quando chegam a casa, também o canito deve sentir-se sozinho o dia todo em casa fechado.
Quem sabe um amiguinho canito lhe fizesse bem????
Sempre tinha com quem brincar... ;)
diphy
Membro Veterano

segunda out 18, 2004 3:36 pm

Pois, eu gostava muito de ter outro cão para lhe fazer companhia, já penso nisso há algum tempo!
Mas vejam bem os animais que eu já tenho!!! :D
Mesmo assim, ainda não está fora de questão! ;)

Eu também lhe deixo a televisão ligada sempre que saio. Vou deixar também alguma peça de roupa, a ver se resulta. Já agora vou experimentar também filmá-lo 8)

Obrigado!
Mais sugestões é só dizer!!!
Rainbow
Membro Veterano
Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm

segunda out 18, 2004 4:37 pm

O meu já fez 1 ano, acalmou um pouco,mas ainda continua a fazer a sua "asneirita" de vez em quando.
Ainda ontem quando cheguei a casa, tinha metade de um livro desfeito em pedacinhos. :evil:
Acho que os conselhos que lhe deram são bons,no fundo é o que todos nós fazemos.
Na minha opinião acho que eles melhoram um pouco,mas de vez em quando lá se "passam". :roll:
<p>Os animais s&atilde;o pessoas como as pessoas s&atilde;o animais</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
sojo
Membro Veterano
Registado: quarta abr 24, 2002 5:10 pm

segunda out 18, 2004 4:51 pm

Melhoram Maria José :roll: :roll: :roll: A daysie já tem 21 meses e não lhe vejo melhoras nenhumas :evil: :evil: É todo o santo dia uma coisa estragada :evil: :evil:
Rainbow
Membro Veterano
Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm

segunda out 18, 2004 4:54 pm

sojo Escreveu: Melhoram Maria José roll roll roll A daysie já tem 21 meses e não lhe vejo melhoras nenhumas evil evil É todo o santo dia uma coisa estragada evil evil
:lol: :lol: :lol:
É,às vezes passam-se mesmo...
<p>Os animais s&atilde;o pessoas como as pessoas s&atilde;o animais</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

segunda out 18, 2004 6:59 pm

Isto da ansiedade de separação, muitas vezes, começa a ser tratado com exagero. é como aqueles pais que, quando as criancinhas se movem um pouco mais que o previsto, as levam logo a um psicólogo, porque são hiperactivas!
Até ao ano e picos, o cão aind aé uma criança. Com 5 meses é pouco mais que um bebé. Sente-se só, provavelmente pensa que os seus donos nunca mais vão voltar e que vai ficar sozinho para sempre. Assim, faça o que tem feito: ignorá-lo quando ele faz uma grande festa, deixar-lhe a tv ligada... Deixe também uma peça de roupa velha com o seu cheiro. Tente fazer exercícios, como entrar e sair de casa durante 5 minutos de cada vez, prolongando o tempo. Assim o cão chegará à conclusão que o dono regressa sempre, mesmo que demore muito tempo. Deixe-lhe brinquedos com que se entreter (não muitos: os cães são como as crianças pequenas. Se têm muitos brinquedos fartam-se deles e decidem brincar com coisas menos ortodoxas).
Boa sorte.
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

segunda out 18, 2004 7:23 pm

Siga os conselhos da Ladyzeus.

O que não deve fazer : quando chegar a casa NÃO faça uma grande festa, pelo contrário, deve agir com alguma indiferença - dê tempo ao cão para ele se acalmar e, quando ele estiver calminho então dê festas.
Proceda como se fosse banal e vulgar,entrar e sair de casa.

De resto ele ainda é muito novinho.
Vai ver que se habiyua. como disse a Ladyzeus.
Aragao
Membro Veterano
Registado: quarta abr 10, 2002 12:08 am
Localização: 1 Rottweiler (Acktan) & 1 Gato (Macavity) & 3 Bouvier Bernois (T,A,M)
Contacto:

segunda out 18, 2004 7:24 pm

diphy Escreveu: Boa tarde a todos.
Hoje de manhã, ao sair de casa, como é costume disse ao meu cão "Tu ficas!". Lá foi ele tristinho para cima do sofá e lá ficou...
Ao chegar à rua vi que estava a chover e voltei ao apartamento para buscar o guarda-chuva. Qual não é o meu espanto quando chego ao andar em que vivo e oiço o cão a uivar!!! Imaginem isto antes das 8h da manhã, o barulho que era!
Lá entrei e ele fez-me a festa do costume, como se não me visse há mais de uma mês. Como sempre não lhe liguei nenhuma. Peguei no guarda-chuva, entretanto ele fugiu-me para o corredor, andei atrás dele um pedaço e quando o fechei outra vez no apartamento ele ficou a chorar, a ladrar e a arranhar a porta...

O normal é ele chorar um bocado, nada de mais (pelo menos era o que eu pensava!!!). Qualquer dia tenho os vizinhos à porta...

Outera coisa é que ele desde há uma semana para cá (mais ou menos) tem "destruído" sempre alguma coisa enquanto estou fora. Já foram os meus sapatos que ficaram todos espalhados pela casa, os rolos de papel higiénico todos destruídos, um saco com lã de fazer o ninho das canárias...

A minha pergunta é

Muito obrigado!
Diphy, das coisas que mais aumenta a ansiedade da separação é tu dizeres “Tu ficas!” a tua saída deve ser discreta e como se nada fosse. Quando eu saio mal olho para os meus cães. O cão rapidamente aprende que essa tua frase é um castigo para ele e que vai ficar sozinho e fica de imediato “deprimido”.
Outra coisa, os cães não têm o mesmo sentido de tempo que nós, um cão é incapaz de distinguir entre 1 hora e 8 horas (excepto pelo aumento da pressão da bexiga :) ), por tal os cães fazem sempre uma grande festa quando voltamos, quer seja alguns minutos ou um dia inteiro.

Para tentares diminuir a ansiedade deves: simular saídas (i.e. sai vai ao café e volta) em todas as saídas deves ignorar o cão à saída e à entrada, repetir até que o cão ache perfeitamente normal as tuas saídas (dá-lhe um ano…).
Deixar um ou dois brinquedos com ele (nada de o encher de brinquedos, isso faz o efeito oposto), mais, um desses brinquedos apenas deve estar disponível a ele quando saís.

Diphy, peço desculpas pela brevidade da minha resposta, se precisares de mais esclarecimentos diz.
novata
Membro
Registado: sexta out 03, 2003 8:42 am
Localização: Golden Retriever (falecido) e cadela Rottweiler (falecida) actualmente: Golden Retriever:Gaspar

terça out 19, 2004 10:55 am

Aragao Escreveu:
diphy Escreveu: Boa tarde a todos.

A minha pergunta é

Muito obrigado!
Diphy, das coisas que mais aumenta a ansiedade da separação é tu dizeres “Tu ficas!” a tua saída deve ser discreta e como se nada fosse. Quando eu saio mal olho para os meus cães. O cão rapidamente aprende que essa tua frase é um castigo para ele e que vai ficar sozinho e fica de imediato “deprimido”.
Outra coisa, os cães não têm o mesmo sentido de tempo que nós, um cão é incapaz de distinguir entre 1 hora e 8 horas (excepto pelo aumento da pressão da bexiga :) ), por tal os cães fazem sempre uma grande festa quando voltamos, quer seja alguns minutos ou um dia inteiro.

Para tentares diminuir a ansiedade deves: simular saídas (i.e. sai vai ao café e volta) em todas as saídas deves ignorar o cão à saída e à entrada, repetir até que o cão ache perfeitamente normal as tuas saídas (dá-lhe um ano…).
Deixar um ou dois brinquedos com ele (nada de o encher de brinquedos, isso faz o efeito oposto), mais, um desses brinquedos apenas deve estar disponível a ele quando saís.

Diphy, peço desculpas pela brevidade da minha resposta, se precisares de mais esclarecimentos diz.
Bem......também já aprendi mais qualquer coisinha.

A partir de agora vou experimentar essa técnica de simular as entradas e saidas em casa, é que a Pacha também faz um reboliço dos diabos quando nós chegamos a casa....dá saltos enormes, atira-se aos nossos braços, ás vezes até se urina.....também só tem 5 meses, ainda é uma bébé, pesa 18 Kgs mas quando pesar 35 ou 40 vai ser uma chatice....

O pior é com a minha filhota, tenho de estar sempre muito atenta, pois ela fica de tal maneira eufórica que por vezes quase que a derruba, claro que não é por mal, mas pode magoar.
<strong>Rosita</strong>
Responder

Voltar para “Cães”