Porque é que é muito mais fácil dar cachorrinhos de raça?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Lara_
Membro Veterano
Registado: segunda jun 07, 2004 2:18 pm

segunda out 25, 2004 9:15 am

Estou a começar a ficar desesperada. Apesar de todos os apelos, em sites, em Associações e até em estabelecimentos comerciais de pessoas conhecidas, ainda não consegui dar mais cachorrinhos. Não tenho condições para ficar com os sete e eles também não podem continuar aqui muito mais tempo. Fico com o coração partido só de pensar em levá-los para a Associação de animais...
Há três anos apareceu por aqui uma cadela Labradora prenha. Nasceram oito cachorrinhos e o difícil não foi encontrar dono, mas sim escolher os donos porque todos queriam um mesmo sem saber como era o pai. Eu fico abismada com isto! Tenho a certeza que apareceriam muito mais interessados se eu dissesse que a mãe era pastora alemã ou rottweiler. Agora os SRD ficam sempre para trás :(
animalprotector
Membro Júnior
Registado: quinta out 14, 2004 5:25 pm

segunda out 25, 2004 9:41 am

Existem animais de 1ª e de 2ª,3ª etc.
Esta é a realidade. No dia em que desaparecerem as raças, concerteza que todos os animais terão os mesmos direitos.
As raças provocam discriminaçao. Chama-se Xenofobia... e nao existe só em relaçao aos homens. É muito triste, mas muito verdade.
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

segunda out 25, 2004 9:57 am

:o
Jordan
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 2:46 pm

segunda out 25, 2004 10:17 am

animalprotector Escreveu: Existem animais de 1ª e de 2ª,3ª etc.
Esta é a realidade. No dia em que desaparecerem as raças, concerteza que todos os animais terão os mesmos direitos.
As raças provocam discriminaçao. Chama-se Xenofobia... e nao existe só em relaçao aos homens. É muito triste, mas muito verdade.
:?: :idea:

então as raças é que provocam Xenofobia??? Você é brilhante! :idea: :idea:

Você é do mais racista e xenófobo que já apareceu por aqui até hoje!!!! Valha-me Deus! :!:

Lara em resposta acho que é mais simples porque a velha mania do "bom e barato (de graça)" conta muito! É a velha história:
"Pagaste quanto??? Hihi! o meu é um puro xpto e foi de graça!"...

:roll:
Moca32
Membro Veterano
Registado: terça abr 27, 2004 12:27 pm

segunda out 25, 2004 11:15 am

Lara - Bem, na verdade os canitos de raça têm sempre melhor "escoamento", isto deve-se aos seguintes factos:

*São ao preço da Chuva
*um cão de raça está sempre na moda (é triste esta prespectiva mas veridica)
*sempre o podem vender a alguem e ganhar algum guito (tambem muito triste)
*sempre podem cruzar o canito com algum tolinho que apareça a oferecer dinheiro para tal.
*certos canitos passam a ideia de um certo statos social, ora sabendo como o Zé Tuga gosta de aparências...

Enfim, existem outras razões, mas nem me ocorrem agora.

:)
Golden_
Membro Veterano
Registado: domingo ago 01, 2004 5:46 pm
Contacto:

segunda out 25, 2004 11:43 am

...
Última edição por Golden_ em quarta fev 15, 2006 12:56 pm, editado 1 vez no total.
aligra
Membro Veterano
Registado: sexta out 24, 2003 5:01 pm

segunda out 25, 2004 12:15 pm

Lara_ Escreveu: Tenho a certeza que apareceriam muito mais interessados se eu dissesse que a mãe era pastora alemã ou rottweiler. Agora os SRD ficam sempre para trás
Lá vamos nós com mais um debate SRD vs. raças.

Pronto, acho que já conheço um bocadinho à Lara (nem que seja só do forum) para saber que não vai levar a mal o que vou dizer: a resposta a sua questão está mesmo em você, como está em eu propria ( e já agora, no Moca32 tambem, não vai ficar de fora nisto ;), o Jordan salvou-se porque não tem cães ). Todos nós escolhemos um cão da raça tal ou qual, limos, pesquisamos, pensamos, e pronto, escolhemos. Todos nós gostamos de cães, mas na hora de escolher um cão para ter em casa, escolhemos uma raça. Se olhar para os nossos exemplos (você, o Moca e eu) verá que a escolha foi muito diferente, já seja em termos de tamanho e de temperamento. Isto é o que a mera existencia das raças pode oferecer: uma escolha certa, a inclusão na família dum cão que tenha as características que essa família quer, ou as que o dono gosta, seja por moda ou pelo que for, mas é o que o dono quer.

No caso dum rafeiro é sempre uma incógnita, pode-se supor se vai ficar grande ou pequeno, mas o seu carácter, e mesmo a sua saúde, são sempre uma incógnita, pode-se ter boa sorte como pode-se ter muito azar e sofrimento, e há gente que não gosta de arriscar, como nós proprios evidentemente não gostamos.

Quando morreu o meu cão anterior, passado um tempo em que chorei baba e ranho, podia ter ido ao canil de Loulé a buscar um canito abandonado, mas pensei logo nas minhas filhas: e se o tal cachorro abandonado vem doente? e se acontece qualquer coisa má com ele? se tem qualquer rasgo de carácter ou defeito que nos traga problemas? mais um sofrimento para as meninas após ter perdido ao seu cão? Eu escolhi um cão de raça para ter certeza do seu tamanho, da sua saúde, e sobretudo do seu temperamento (pronto, sou masoquista: eu gosto do temperamento do Dylan :roll: ), visitei o canil, vi os pais do malandro, enfim, tentei assegurar-me de que tudo ía correr (dentro do possível) sem problemas.

Lembro-me ainda de quando a Lara chegou ao forum: apresentou-se, perguntou, pesquisou, leu, e escolheu a raça de que mais gostava. Ainda por cima visitou criadores, falou, pesquisou e voltou a escolher. Porque é que não foi buscar um cãezinho rafeiro num canil? suponho que mais ou menos pelos mesmos motivos que eu: sabia o que queria e quis ter certeza de que estaba a escolher o melhor.

Este tema é sempre motivo de discusões, e ás vezes de agressões e chatices, infelizmente. Mas o número de cachorros vadíos aumenta e aumenta.
Diga lá, Lara: não há posibilidades de esterilizar à cadela? porque esta historia pode-se repetir em cada cio da coitada, e se calhar com menos sorte para os cachorros e para a mãe se a ninhada nasce noutro local.

Já agora, peço desculpas pelo testamento, e espero sinceramente que a Lara não leve a mal estas reflexões sem solucão para o seu problema.

Alicia
Lara_
Membro Veterano

segunda out 25, 2004 12:34 pm

aligra Escreveu: Pronto, acho que já conheço um bocadinho à Lara (nem que seja só do forum) para saber que não vai levar a mal o que vou dizer: a resposta a sua questão está mesmo em você, como está em eu propria ( e já agora, no Moca32 tambem, não vai ficar de fora nisto ;), o Jordan salvou-se porque não tem cães ).
Tem razão Alicia. Eu já esperava que alguém comentasse o mesmo.
Quando morava com os meus pais recolhi vários cães da rua e levei-os para casa até eles dizerem 'já chega'. Neste momento têm cinco (uma morreu há pouco tempo) e quatro deles foram para novos donos, conhecidos nossos.
Sempre tive este coração de manteiga em relação aos animais e sempre disse que quando fosse grande ( ;) ) ia comprar uma quinta enorme e ia levar para lá todos os animais abandonados que encontrasse na rua. Continuo com a mesma vontade, só que infelizmente a realidade é bem mais dura.
No caso dum rafeiro é sempre uma incógnita, pode-se supor se vai ficar grande ou pequeno, mas o seu carácter, e mesmo a sua saúde, são sempre uma incógnita, pode-se ter boa sorte como pode-se ter muito azar e sofrimento, e há gente que não gosta de arriscar, como nós proprios evidentemente não gostamos.
Tem razão, mais uma vez. Quando pensei em adquirir um cão de raça fiquei com sentimentos de culpa por haver tantos SRDs por aí sem dono e em sofrimento, mas como a minha situação era diferente eu queria um cão que não fosse uma incógnita, como diz a Alicia, que eu soubesse que ia crescer mais ou menos x e que ia ter mais ou menos o temperamento y.
A diferença é que nós optamos por um cão de raça pela incerteza que seria adquirirmos um SRD, mas a maior parte das pessoas quer um cão de raça porque é 'chique' ter um cão de raça x ou y. É isso que me irrita. É o tal problema dos cães da moda. Não tivemos problema em dar os cachorrinhos filhos da Labradora porque é uma raça que ainda está na moda. Ainda me lembro que alguns cachorrinhos não eram completamente pretos (tinham manchas brancas nas patas) e a maior parte das pessoas disse logo 'quero um todo preto' que era para ser o mais facilmente possível confundido com Labrador puro. Os das patas brancas levei-os para casa dos meus pais.
Diga lá, Lara: não há posibilidades de esterilizar à cadela? porque esta historia pode-se repetir em cada cio da coitada, e se calhar com menos sorte para os cachorros e para a mãe se a ninhada nasce noutro local.
Já fui pesquisar preços de esterilizações e vou, assim que ela possa, levar a cadela ao vet para esterilizar. Tenho é outro problema, a cadela é super medrosa e quase não nos deixa chegar perto. Não sei como é que a vamos conseguir agarrar. Bem, mas isso é outro problema.
Já agora, peço desculpas pelo testamento, e espero sinceramente que a Lara não leve a mal estas reflexões sem solucão para o seu problema.
Claro que não levo a mal! ;)
Moca32
Membro Veterano
Registado: terça abr 27, 2004 12:27 pm

segunda out 25, 2004 1:05 pm

Golden - Realmente falhou-me a questão do temperamento, que sendo o canito de raça já se sabe qual será e o tamanho tambem, dado que num SRD nunca se sabe bem, quando aparenta ser médio pode acabar por ser grande e... :roll:

Lara - Boa sorte para os canitos. :)
Rainbow
Membro Veterano
Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm

segunda out 25, 2004 3:17 pm

Em relação às preferências de adopção pelos cães com raça em vez de rafeiros,já foi tudo dito. ;)
Eu tenho um cão rafeiro e não estou minimamente arrependida.Conhecia a mãe do meu cão,e por isso sabia que não iria crescer muito.
Quanto ao temperamento,eu fui buscá-lo ainda bebé e no fundo eu"moldei-o".Claro que ele tem o seu próprio temperamento ,mas é mais fácil trazer um "bebé" para casa do que um cão adulto.Um adulto pode ter traços comportamentais indesejados,e muitas das vezes não sabemos o que motivou tais comportamentos.
Quanto a doenças,a não ser as genéticas,um cão com raça também as pode ter.No fundo é uma sorte.O meu cão tem uma doença,mas não é genética.A doença que ele tem poderia ter um cão com raça comprado num criador.
Resumindo,e esta é só a minha opinião,se um dia tiver outro cão será um rafeiro na mesma.
Não estou com isto a criticar quem compra ou adopta um cão de raça,cada um tem o direito de escolher o cão que quer.É uma questão de gostos. ;)
Maria José
<p>Os animais s&atilde;o pessoas como as pessoas s&atilde;o animais</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
Moody_Blue
Membro
Registado: segunda out 18, 2004 11:22 pm

segunda out 25, 2004 7:33 pm

Lara, talvez os SRD tenham mais sorte em certos bairros, aqui onde moro (Qta da Luz, Lisboa) a relação SRD / raça deve ser de 50/50. Aqui nunca foi problema dar cachorrinhos SRD, casos houve que se fizeram casotas no jardim para as cadelas parirem...

Os cafés, sobretudo as esplanadas, são quase sempre um bom sítio para fazer algum "marketing" dos SRD. Com o argumento de que "os de raça toda a gente quer, mas os outros merecem não ser abandonados" vai ver que consegue. Procure sobretudo junto de pessoas com 40 ou mais anos.

Desmistifique o incógnito e vá pela ternura, que os SRD's são capazes de dar em doses muitas vezes maiores que os de raça.

Enfim, foi assim que me levaram a adoptar a minha cadela, já lá vão quase 6 anos. Não estou nada arrependido. E depois de ter o primeiro SRD já vou no segundo, como se vê na foto ao lado (o branquinho), embora este já tenha vindo para cá adulto.
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda out 25, 2004 7:38 pm

Por favor releia o que escreveu e pense bem no significado de 'Xenofobia' ;)
Você advoga a extinção da raças, certo? Então nos humanos como é? Para não haver racismo, extinguem-se os Brancos, Os Pretos, os Asiáticos, etc.?

Cumprimentos
Paulo C.
austra
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:44 pm

segunda out 25, 2004 8:51 pm

XENOFOBIA=Desconfiança, temor ou antipatia por pessoas estranhas ao meio daquele que as ajuiza, ou pelo que é incomum ou vem de fora do país..... :roll:
Lara_
Membro Veterano

terça out 26, 2004 8:31 am

Moody_Blue Escreveu: Os cafés, sobretudo as esplanadas, são quase sempre um bom sítio para fazer algum "marketing" dos SRD. Com o argumento de que "os de raça toda a gente quer, mas os outros merecem não ser abandonados" vai ver que consegue. Procure sobretudo junto de pessoas com 40 ou mais anos.
Desmistifique o incógnito e vá pela ternura, que os SRD's são capazes de dar em doses muitas vezes maiores que os de raça.
O problema é que eu não quero impingir os cachorrinhos às pessoas. Eu quero encontrar donos, mas quero que sejam donos que os tratem bem e que não os abandonem um dia destes quando eles derem muito trabalho. É lógico que eu não adivinho os pensamentos das pessoas, mas há casos em que se percebe logo.
É incrível a quantidade de pessoas que têm cães e não sabem nada sobre eles, nem como cuidar deles, nem como eles reagem a certas coisas.
Por exemplo, estava eu a explicar a uma senhora que queria um cachorrinho que é preciso levá-lo ao vet para tomar as vacinas, que se tem gastos com o cão, que tem que se dar uma boa ração, etc. e tal e a senhora responde 'isso tudo?'. Bem, eu nem sei o que diga. O incrível é que muitas destas pessoas gostam mesmo dos cães mas nunca procuraram ou não têm acesso a mais informação. Acredito que grande parte das pessoas não leva o cão ao vet para tomar as primeiras doses de vacinas e se calhar nem para desparasitar.
Eu também era um bocado leiga nestas coisas apesar de adorar animais, e confesso que aprendi imenso aqui no fórum. O problema é que sempre que tento transmitir alguma coisa às pessoas normalmente elas acham que sou doida! Um cão não comer carne? Está doida! Não sair de casa nos primeiros quatro meses? Passou-se...
:? Ando mesmo desmoralizada!
Siioux
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 8:51 pm
Localização: Micas, Lia, João, Ciro, Quim, Ri-te, Simão, Perdida, Margarida, Preta, Formiga, Náná, Doce, + 24
Contacto:

terça out 26, 2004 8:40 am

Olá Lara

Essa é fácil , até eu sei ;) ...............ora a resposta certa é :
Porque as aparências iludem :roll:

E qto a isto Lara não há nada a fazer mas não deixe de lutar pelos rafas eles merecem todo o nosso carinho e apoio.

Fique bem

Sandra Albuquerque
<p><strong>Sandra de Albuquerque</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Cães”