Lara_ Escreveu:
Tenho a certeza que apareceriam muito mais interessados se eu dissesse que a mãe era pastora alemã ou rottweiler. Agora os SRD ficam sempre para trás
Lá vamos nós com mais um debate SRD vs. raças.
Pronto, acho que já conheço um bocadinho à Lara (nem que seja só do forum) para saber que não vai levar a mal o que vou dizer: a resposta a sua questão está mesmo em você, como está em eu propria ( e já agora, no Moca32 tambem, não vai ficar de fora nisto

, o Jordan salvou-se porque não tem cães ). Todos nós escolhemos um cão da raça tal ou qual, limos, pesquisamos, pensamos, e pronto, escolhemos. Todos nós gostamos de cães, mas na hora de escolher um cão para ter em casa, escolhemos uma raça. Se olhar para os nossos exemplos (você, o Moca e eu) verá que a escolha foi muito diferente, já seja em termos de tamanho e de temperamento. Isto é o que a mera existencia das raças pode oferecer: uma escolha certa, a inclusão na família dum cão que tenha as características que essa família quer, ou as que o dono gosta, seja por moda ou pelo que for, mas é o que o dono quer.
No caso dum rafeiro é sempre uma incógnita, pode-se supor se vai ficar grande ou pequeno, mas o seu carácter, e mesmo a sua saúde, são sempre uma incógnita, pode-se ter boa sorte como pode-se ter muito azar e sofrimento, e há gente que não gosta de arriscar, como nós proprios evidentemente não gostamos.
Quando morreu o meu cão anterior, passado um tempo em que chorei baba e ranho, podia ter ido ao canil de Loulé a buscar um canito abandonado, mas pensei logo nas minhas filhas: e se o tal cachorro abandonado vem doente? e se acontece qualquer coisa má com ele? se tem qualquer rasgo de carácter ou defeito que nos traga problemas? mais um sofrimento para as meninas após ter perdido ao seu cão? Eu escolhi um cão de raça para ter certeza do seu tamanho, da sua saúde, e sobretudo do seu temperamento (pronto, sou masoquista: eu gosto do temperamento do Dylan

), visitei o canil, vi os pais do malandro, enfim, tentei assegurar-me de que tudo ía correr (dentro do possível) sem problemas.
Lembro-me ainda de quando a Lara chegou ao forum: apresentou-se, perguntou, pesquisou, leu, e escolheu a raça de que mais gostava. Ainda por cima visitou criadores, falou, pesquisou e voltou a escolher. Porque é que não foi buscar um cãezinho rafeiro num canil? suponho que mais ou menos pelos mesmos motivos que eu: sabia o que queria e quis ter certeza de que estaba a escolher o melhor.
Este tema é sempre motivo de discusões, e ás vezes de agressões e chatices, infelizmente. Mas o número de cachorros vadíos aumenta e aumenta.
Diga lá, Lara: não há posibilidades de esterilizar à cadela? porque esta historia pode-se repetir em cada cio da coitada, e se calhar com menos sorte para os cachorros e para a mãe se a ninhada nasce noutro local.
Já agora, peço desculpas pelo testamento, e espero sinceramente que a Lara não leve a mal estas reflexões sem solucão para o seu problema.
Alicia