Problemas com os vizinhos!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Lucifera
Membro Júnior
Mensagens: 32
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: 2 cachorros! Um Cocker Spaniel e um Basset Hound que são os melhores amigos!

terça ago 13, 2002 6:11 pm

Olá...
Eu tenho dois cães, um cocker spaniel e um basset hound, respectivamente com 8 anos e 9 meses.
Moro num apartamento, num prédio onde no total existem 8 casas. A minha fica no 2º andar e, como não há elevador, é pelas escadas (visto que os meus cães não sabem voar) que os levo para irem passear. É claro que vão com as suas devidas trelas!
Acontece, que os meus vizinhos são da pior espécie que há e que parecem ter qualquer repugnância perante animais, nomeadamente cães!
Os problemas que eles levantam prendem-se com os pêlos que ficam na escada, e com alguns cheiros que eles alegam emanar de minha casa.
Em virtude das queixas, a gente até varre a escada (com a vinda das senhoras da limpeza, dá umas duas ou três vezes por semana). Mas, perante um qualquer pêlo na escada (acontece que o chão é em marmore branco e o meu basset, o maior emissor de pêlo, é pretinho!), começam logo a reclamar, a dizer que eu nem devia ter cães num apartamento e que muito menos neste prédio!
Em relação aos cheiros, o cachorro mais novo, ainda faz algumas necessidades em casa, o que limpamos de imediato, ou mal chegamos a casa do trabalho. Não noto qualquer cheiro que possa ser entendido como incomodativo, a não ser em nossa casa e antes de limpar-mos o que ele faz! :?
Ainda não estivemos para nos chatear e, temos deixado as coisas andar para ver se esta gente se começa a adaptar. Mas caso isto não aconteça, terei talvez que tomar alguma providência que me possa defender a mim e aos meus cães. Afinal, não posso mudar de casa, de repente, e a hipótese de me ver livre dos cães (como já foi sugerido) não se põe sequer em qualquer circunstância!

O intuito deste tema é que, caso alguém tenha alguma dica, sugestão ou comentário a fazer para me ajudar, serão muito bem vindas!

Obrigada
Luci
Aragao
Membro Veterano
Mensagens: 574
Registado: quarta abr 10, 2002 12:08 am
Localização: 1 Rottweiler (Acktan) & 1 Gato (Macavity) & 3 Bouvier Bernois (T,A,M)
Contacto:

terça ago 13, 2002 7:08 pm

Bom, eu tenho realmente muita pouca pachorra para vizinhos assim, por isso eu começava mesmo a responder na mesma moeda. Ou seja num dia em que um dos teus vizinhos decidir fazer fritos (o ruído normalmente ouve-se de cozinha a cozinha) batia-lhe à porta a reclamar do cheiro. Se algum deles fumar, é só esperar encontrar um beata nas escadas (se eles não deixarem...invente!) e ir bater à porta a perguntar se está disposto a limpar as escadas... etc, etc, etc....

Só um conselho sobre o meu conselho, com um bocado de sorte alguém dá um conselho mais suave que o meu, é melhor tentar os mais suaves antes do meu! :D
Lucifera
Membro Júnior
Mensagens: 32
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: 2 cachorros! Um Cocker Spaniel e um Basset Hound que são os melhores amigos!

terça ago 13, 2002 7:24 pm

E se tu soubesses aonde vai a minha paciência (já era, coitadinha!) nem me dizias essas coisas!
Mas aqui entre nós, isso até que dá muita vontade de fazer!

Luci
:evil:
anavaz
Membro Veterano
Mensagens: 560
Registado: quarta mar 13, 2002 1:56 pm
Localização: Yorkshire

terça ago 13, 2002 7:39 pm

A melhor atitude é o desprezo!!!
Desde que tenhas a consciencia tranquila e a certeza que os teus cães, não sujam as escadas, a tua casa não emana mau cheiro e os bicharocos não ladram mais do que é "normal" e a horas decentes, o melhor é mesmo deixar os vizinhos a "ladrar" sozinhos.
Eu tive um problema identico quando trouxe para casa o meu Guzzi, até que fiz constar que um dia ele ladrou tanto, tanto, quando sentiu gente estranha nas escadas que de certeza evitou um assalto a uma das casas. Claro que disse isto num dia que sabia que estava sozinha no predio, tambem somos so 6 condominos, resultado agora toda a gente lhe faz festas quando o vê nas escadas.
Rosinha2000
Membro Veterano
Mensagens: 1274
Registado: terça fev 26, 2002 10:48 pm
Localização: 1 caniche, 3 rafeiros, 1 Dogue Alemão, 4 gatos srd, 1 persa, 1 maçarongo, 1 caturra

terça ago 13, 2002 7:51 pm

Bem Lucifera, sei tão bem o que é isso, um dia destes o meu namorado chegou a casa ( deviam ser umas 18horas e qualquer coisa )e tinha um bilhete na porta que dizia « Vejam lá se resolvem o problema do cão porque ele ladra, uiva e incomoda », por outras palavras, este vizinho queria que nós entregassemos a cadela num canil ou coisa do tipo. O meu namorado optou por tentar conversar com o Sr, mas como nao deu para conversar, partiu para a ignorancia e esqueceu toda a educação que a mãe lhe deu, o que é certo é que o Sr nunca mais disse nada, nem me parece que diga. Um conselho: Ignore. É a melhor maneira de lidar com pessoas estupidas e ignorantes.
Lucifera
Membro Júnior
Mensagens: 32
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: 2 cachorros! Um Cocker Spaniel e um Basset Hound que são os melhores amigos!

terça ago 13, 2002 8:33 pm

Bem Rosinha, a ti foi o bilhete, pois olha que a mim já foram duas cartas postas na caixa do correio, mais um bilhete colado na parede do átrio da entrada e uma série de comentários na escada onde me chamavam de porca para baixo!
Também a mim me sugeriram que eu me desfizesse dos cães, como se eles não significassem nada e fossem algo que se pode deitar fora quando nos incomoda!
O mais triste é que nós arranjámos o segundo cão, para fazer companhia ao primeiro, que se fartava de chorar quando estava sózinho! E não é que deu certo?! Como deixaram de ter o motivo "uivos e ladradelas", atacaram com os pêlos!
E o pior é que dantes ainda faziam festas aos meus cães! O que mais me irrita é o cinismo! Desejando de os ver daqui para fora e a fingir que eram amigos deles!

Luci
corresponde
Membro Veterano
Mensagens: 318
Registado: sexta mai 31, 2002 4:11 pm
Contacto:

quarta ago 14, 2002 9:35 am

Desde que estejas dentro da lei sugeria ignorares o que te dizem ou te escrevem e sempre que fosses passear os caes levasses uma tshirt a dizer "Quem está mal que se mude".
Lucifera
Membro Júnior
Mensagens: 32
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: 2 cachorros! Um Cocker Spaniel e um Basset Hound que são os melhores amigos!

quarta ago 14, 2002 10:44 am

:D
Adorei a sugestão da T-shirt! Vou já comprar uns marcadores para escrever em tecido e umas t-shirts mais rascas!

Agora... o que é exactamente estar dentro da lei?! Essa é a minha dúvida principal! :oops:

Se me pudesses dar umas dicas nesse campo, agradecia!

Obrigada!!!
Luci
Lucifera
Membro Júnior
Mensagens: 32
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: 2 cachorros! Um Cocker Spaniel e um Basset Hound que são os melhores amigos!

quarta ago 14, 2002 10:45 am

:D
Adorei a sugestão da T-shirt! Vou já comprar uns marcadores para escrever em tecido e umas t-shirts mais rascas!

Agora... o que é exactamente estar dentro da lei?! Essa é a minha dúvida principal! :oops:

Se me pudesses dar umas dicas nesse campo, agradecia!

Obrigada!!!
Luci
Pajo
Membro
Mensagens: 186
Registado: terça jan 15, 2002 2:10 pm
Localização: Rottweiler

quarta ago 14, 2002 10:56 am

tambem tenho no prédio vizinhos que são da mesma laia dos seus...o meu problema foi dar muita confiança ao principio, agora cortei a confiança, as vezes nem é bom dia nem boa tarde...

Por lei podemos ter um animal dentro de casa, e é obvio que um animal para ir para a sua fracção tem que passar nas partes comuns...a lei diz que o animal nas partes comuns tem que ir à trela.

se o animal faz barulho, existe um hora de silêncio a respeitar, o cão tem que tentar respeitar a hora de silêncio embora não seja punido se esporadicamente fizer barulho.

Pelos nas escadas? Qual o motivo que se paga a alguem paea fazer limpeza??é porque está sujo, seja pó , lama, piriscas, cinza, pelos, tem é que ser limpo, e duvido que sejam toneladas de pelos...

Temos que ter calma,

Paulo Carvalho
monicalagoa
Membro
Mensagens: 150
Registado: terça jun 25, 2002 3:43 pm
Localização: 3 gatos (Pulgas, Gaspar e Migas) e 1 gata (Dalila)

quarta ago 14, 2002 11:01 am

Olá Lucifera,
realmente a questão dos vizinhos é uma situação complexa e que dá muitas dores de cabeça. Eu no teu lugar fazia por lhes tirar todo e qualquer argumento, do género: se eles se queixam do cheiro que vem da tua casa põe uns ambientadores daqueles super activos (de preferência da loja dos 300) na escada do prédio à porta da tua casa (mas só quando não estiveres em casa); se eles se queixam dos pelos dos cães nas escadas limpa-os, mas começa a refilar com os cabelos que encontras ao longo da escada porque "algumas pessoas andam com problemas capilares", etc.


Eu tenho em casa o diário da republica sobre os animais. A lei é um pouco vaga nessa área, ou seja, diz algo parecido com: "podes ter o animal em casa desde que isso não traga problemas de higiéne e segurança para os restantes condóminos ou que os animais não incomodem os vizinhos".

Boa sorte.

Mónica
aisd
Membro Veterano
Mensagens: 7062
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
Localização: labradora retriever ZORRA
periquito FALCANITO

quarta ago 14, 2002 11:03 am

Não sei onde vive,nem se a sua casa é alugada ou é casa própria, mas já vários foristas disseram aqui que a lei permite até 4 animais em cada apartamento, salvo quando o regulamento do condomínio establece outros limites.
Se eu fosse a si mandava os vizinhos fazerem queixa.
Falava com os outros para saber que impressão é que eles tem do assunto.
E borrifava-me no assunto.
Excepto se tiver por onde pegar nos seus vizinhos.Nesse caso aproveitava para os ameaçar com queixa em resposta.
Lucifera
Membro Júnior
Mensagens: 32
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: 2 cachorros! Um Cocker Spaniel e um Basset Hound que são os melhores amigos!

quarta ago 14, 2002 11:15 am

Obrigada pelas dicas!
:lol:
A minha casa é própria. E não existia nada no Regulamento do Condomínio que impedisse que houvessem cães no prédio, até mesmo porque o prédio não possuí esse Regulamento! Pura e simplesmente as pessoas de lá não têm animais, e quando a gente foi para lá morar, eles mostraram-se logo muito desagradados pelo facto de termos cães! O que acontece é que a pessoa que me vendeu a casa sabia que tinhamos um cão e nunca nos disse nada sobre eventuais problemas com isso!

A ideia do "cheirinho" foi óptima! Ontém já comprei um, e só o abro quando não estou em casa (pois eu odeio esses cheiros) mas o que dá vontade é de comprar daqueles tipo árvore para meter no espelho do carro e pendurá-los em volta da minha porta! Mas do lado de fora!!!!!

:p

Obrigada
Luci
PauloC
Membro Veterano
Mensagens: 4980
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Caes, peixes e passaros
Contacto:

quarta ago 14, 2002 11:41 am

Olá,
Existem muitas Leis de Vários âmbitos que podem importar para este assunto. Estas Leis vão desde a propria legislação especifica que regulamenta a posse e detenção de cães e gatos (Portaria 1427/2001, que pode ver na integra se for a www.rottpt.net e vir o tópico legislação), às Leis que regulam os Condominios, a regulamentos Municipais, à Lei sobre o ruído, etc.... É por isso um conjunto muito vasto.
Mas o que importa reter é o seguinte:
- Os Condóminos podem alegar que, seja pelo cheiro ou pelos pêlos, não existem condições de higiene e pedir à Câmara que lhe retire os cães;
- Os Condóminos podem alegar que os cães incomodam com o rúido que fazem quando ladram, quando brincam dentro de casa, etc.
- Os Condóminos PODEM, em determinadas condições, vir a estabelecer um regulamento em que proiba animais no prédio.

Claro que estas coisas não são fáceis, demoram tempo e, certamente, culminariam numa batalha judicial! Mas são de evitar ( até porque nalguns casos poderiam obrigar a retirar-lhe os cães até à decisão final).

Por isso, como já alguém disse, tente não entrar em conflitos. Para o efeito, faça um esforço suplementar para eliminar todas as razões possíveis e imaginárias para que possam implicar consigo, ignore discretamente eventuais provocações e.....não provoque! ( a ideia da T-Shirt é gira, mas só irá gerar mais mau estar).

Boa sorte
Paulo C.

P.S. - Não se esqueça também que há pessoas más...especialmente se os seus cães são gulosos!
Pajo
Membro
Mensagens: 186
Registado: terça jan 15, 2002 2:10 pm
Localização: Rottweiler

quarta ago 14, 2002 3:21 pm

Desculpe Paulo mas não concordo consigo...

Tudo o que seja contra a lei os condominos não podem fazer, ou seja se os meus vizinhos querem proibir a entrada de animais no prédio e eu não quero isso, judicialmente eles não conseguirão.

Eu dou um exemplo, quando comprei casa, havia um regulamento do condominio assinado pelos condóminos de então, em que só era permitida a entrada a animais de pequeno porte, e esses animais teriam que ser transportados ao colo nas partes comuns, ora quando fui para lá era o q estava em vigor, eu não sou obrigado a respeitar isso (e não respeito), não fui eu que assinei isso, e se eles me disserem alguma coisa, eu peço a alteração do regulamento interno que a lei deixa.

Paulo Carvalho
Responder

Voltar para “Cães”