Cadela do Peru sem pêlo

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

quarta nov 03, 2004 2:36 pm

Encontrei este anúncio hoje no JCLE:
TEMOS UMA CADELA ESTERELIZADA DO PERU SEM PELO, A QUEM ESTIVER INTERESSADO...
Alguém me pode dizer de que é que se trata?

Aisd, este é o tal cão sem pêlo de que falou há uns tempos?
aligra
Membro Veterano
Registado: sexta out 24, 2003 5:01 pm

quarta nov 03, 2004 3:07 pm

Cá fica um link para ver o cão sem pêlo de Perú. Eu pessoalmente prefiro ter que passar o aspirador:

http://perroperuano.tripod.com.pe/

Tambem há o cão sem pêlo mexicano:

http://www.mascotamigos.com.ar/perrosSinPeloMex.htm

Mas este último acho que na foto tem cabelo postiço :roll:

São links para sites em castelhano, já que os ditos cães são latinoamericanos, se necessita ajuda com a língua, é só pedir, que son perros sin pelo, hombre!

Alicia
Rainbow
Membro Veterano
Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm

quarta nov 03, 2004 3:18 pm

Taditos dos canitos... :lol:
Deve ser preciso ter imenso cuidado com a pele,não?
<p>Os animais s&atilde;o pessoas como as pessoas s&atilde;o animais</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
Spikke
Membro Júnior
Registado: quinta ago 19, 2004 4:25 pm

quarta nov 03, 2004 3:30 pm

aligra Escreveu: Tambem há o cão sem pêlo mexicano

http//www.mascotamigos.com.ar/perrosSinPeloMex.htm

Mas este último acho que na foto tem cabelo postiço roll

Alicia
Ia confundi-lo com a esfregona! :lol:
MDogster
Membro Veterano

quarta nov 03, 2004 3:33 pm

aligra Escreveu: São links para sites em castelhano, já que os ditos cães são latinoamericanos, se necessita ajuda com a língua, é só pedir, que son perros sin pelo, hombre!
Gracias, guapa! No hay problema, lo entiendo bien. ;)
Rainbow Escreveu: Taditos dos canitos...
Pois é, os "pobrecitos" têm um ar um bocado "desnudo"... :lol: :lol:
aligra
Membro Veterano

quarta nov 03, 2004 4:23 pm

Rainbow Escreveu: Taditos dos canitos... :lol:
Pois isso não faço ideia, mas pelo que tenho lido não é preciso nenhum cuidado em especial, aliás, é um cão muito antigo que tem partilhado a vida de campo com os indígenas americanos, portanto penso que não deve ser muito delicado.

O cão sem pêlo é muito antigo na América do Sul, existem muitíssimas representações destes cães em cerâmicas pre-incaicas, ou seja anteriores ao Império dos Incas, isto é mais ou menos o ano 300 a.C. Tambem há, dessa data, sepulcros destes cães em cemintérios familiares.
Perante a falta de documentos escritos só se pode especular, mas em todas as culturas pre-incaicas existem representações destes cães sempre ao pé do homem.

Há lendas em diversas culturas pre-incaicas que dizem que os cães foram criados pelos deuses para guiar ao homem nas viagens ou desviá-lo dos perigos. A que eu mais goste diz que os cães dos deuses da montanha guiam as almas dos mortos até o céu.

Há muitos mais dados disponíveis da época do Império Inca (sec. XV): os cães sem pêlo eram já comuns em todo o Império, viviam nas casas familiares onde eram utilizados para combater pequenos roedores e para dar aviso da chegada de extranhos. De facto se diz que deram aviso da chegada dos espanhois antes de que qualquer indígena os tivesse visto chegar, mas isso não se sabe se é verdade ou não, é claro.
Há documentos que dizem que era "receitado" este cão para aquecer os membros dos doentes de reumatismo, parece que ainda hoje há camponeses que acreditam nas virtudes curativas do cão sem pêlo.

Foi levado a Espanha pelos conquistadores como curiosidade, mas suponho eu que não foi muito aceite na península.
Na América do Sul está bastante difundido por toda a Cordilheira dos Andes, até no norte do meu país (Argentina), onde se conhece esta raça por um nome que eu nem penso repetir porque cã em Portugal é uma grossería. Ok, ok, se você insiste vou dar uma pista: o nome é "perro pilha", só que da segunda palavra tem que tirar a "h" :oops: :oops: :oops: Posso garantir que no meu país é uma palavra inocente como qualquer outra, não tem nada a ver com o seu significado português :oops: :oops: :oops:

Alicia
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quarta nov 03, 2004 4:33 pm

Última edição por SeaLords em quarta nov 26, 2008 12:11 pm, editado 1 vez no total.
MDogster
Membro Veterano

quarta nov 03, 2004 4:34 pm

Alicia, é sempre um momento revestido de algum humor quando um espanhol, ou outro indivíduo de língua castelhana, pretende comprar pilhas em Portugal. :lol: :lol: :lol:
Rainbow
Membro Veterano
Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm

quarta nov 03, 2004 7:28 pm

Alicia,obrigada pela informação que deu da raça,realmente não conhecia e estava a confundir com o tal cão chinês que a Sealords falou.
Li algures de um cão sem pêlo que requeria cuidados com a pele,afinal era o chinês. ;)
<p>Os animais s&atilde;o pessoas como as pessoas s&atilde;o animais</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
aligra
Membro Veterano

quarta nov 03, 2004 7:52 pm

SeaLords Escreveu: Duas vantagens: não têm pulgas (porque a temperatura da pele é mais elevada que nos outros cães) e diz-se que fazem bem aos asmáticos.
Mas será que isso de que fazem bem aos asmáticos (que no norte do meu país é tido como uma verdade sem discusão) terá qualquer explicação científica?
No site do link diz que o cão sem pêlo tem genéticamente um "síndrome de hipoplasia ectodérmica" e por este motivo tem uma pele cálida e sensível que ao entrar em contacto com a pele humana a pode aquecer. Sei lá o que é isso :oops: mas que era usado para aquecer aos reumáticos isso está em todos os livros sobre a história incaica.
Já a minha avó, para os mesmos efeitos, usava um gato ;)

Alicia
aligra
Membro Veterano

quarta nov 03, 2004 7:59 pm

MDogster Escreveu: Alicia, é sempre um momento revestido de algum humor quando um espanhol, ou outro indivíduo de língua castelhana, pretende comprar pilhas em Portugal. :lol: :lol: :lol:
:lol: :lol: :lol:
Pois os portugueses lá na Argentina têm tido tambem os seus problemas, por exemplo quando algum deles diz "quando eu era puto": no meu país essa palavra é a forma mais reles de chamar aos maricas :oops:

Alicia
rutefcamacho
Membro Veterano
Registado: terça jul 23, 2002 12:18 pm

quinta nov 04, 2004 1:13 pm

Aligra,

um pouco off-topic, mas na sequência das tradições argentinas.... posso estar a fazer confusão, mas porque é que chamam "che" aos argentinos? :oops:
aligra
Membro Veterano

quinta nov 04, 2004 2:09 pm

rutefcamacho Escreveu: Aligra,

um pouco off-topic, mas na sequência das tradições argentinas.... posso estar a fazer confusão, mas porque é que chamam "che" aos argentinos? :oops:
Bom, é uma palavra que os argentinos usamos (e abusamos) para nos dirigirmos uns aos outros na linguagem corrente, mais ou menos como cá em Portugal usam o "pá". É usada tanto pelas classes baixas como pelas altas, e tem-se mantido a través do tempo desde os seus orígens, quando com as primeiras ocupações espanholas se começou a deformar o castelhano misturando-o com as linguas nativas.
"Che" é uma palavra mapuche (indígenas da Patagónia) e quer dizer "gente": mapu-che significava "gente da terra".
Mas acho que só ficou conhecida no resto do mundo por causa do Che Guevara, a quem lhe pusseram a alcunha justamente porque repetia essa palavra a torto e a direito. ;)

Alicia
rutefcamacho
Membro Veterano
Registado: terça jul 23, 2002 12:18 pm

quinta nov 04, 2004 2:27 pm

aligra Escreveu:"Che" é uma palavra mapuche (indígenas da Patagónia) e quer dizer "gente": mapu-che significava "gente da terra".
Mas acho que só ficou conhecida no resto do mundo por causa do Che Guevara, a quem lhe pusseram a alcunha justamente porque repetia essa palavra a torto e a direito. ;)

Alicia
Obrigada pelo esclarecimento. Eu pensava que Che era diminutivo de Ernesto ( :oops: ). Só quando vi o filme "Diários...." é que percebi que a alcunha vinha do facto de ele ser Argentino, mas não percebi porquê. Agora fez-se luz. :lol:

Voltando ao tópico:

Sealords,

Pode colocar aqui imagens desse cão chinês? Fiz uma busca (confesso que não muito apurada) e não encontrei...
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quinta nov 04, 2004 3:14 pm

Última edição por SeaLords em quarta nov 26, 2008 12:13 pm, editado 3 vezes no total.
Responder

Voltar para “Cães”