Cocker

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

lsfonte
Registado: quinta out 21, 2004 9:49 pm

segunda nov 08, 2004 9:00 pm

Olá a todos. Tenho um cocker com 1 ano e 2 meses. Vivo num andar e está a ser difícil ter o cão cá em casa visto ele de vez em quando virar-se a algumas pessoas. Não queremos abandonar o animal mas não sabemos o que fazer. Se alguém quiser dámos o animal ou então ajudem-me e digam-me o que hei-de fazer :| Ele não deixa dar banho não deixa meter o açaime...Ajudem-me...

lsfonte
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

segunda nov 08, 2004 9:40 pm

lsfonte Escreveu: Olá a todos. Tenho um cocker com 1 ano e 2 meses. Vivo num andar e está a ser difícil ter o cão cá em casa visto ele de vez em quando virar-se a algumas pessoas. Não queremos abandonar o animal mas não sabemos o que fazer. Se alguém quiser dámos o animal ou então ajudem-me e digam-me o que hei-de fazer | Ele não deixa dar banho não deixa meter o açaime...Ajudem-me...

lsfonte
Antes de mais fale com um médico-veterinário. SEM DEMORA.

Depois diga qualquer coisa.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
lsfonte
Registado: quinta out 21, 2004 9:49 pm

segunda nov 08, 2004 10:00 pm

Falámos com o veterinário mas ele disse que é a maneira de ser do animal mas assim não podemos continuar pois ele já mordeu várias vezes cá em casa...
diphy
Membro Veterano
Registado: sexta jan 04, 2002 6:53 pm
Localização: 4 chinchilas, 1 cão da pradaria, 11 canários, 3 periquitos, 1 cocker, peixes...por enquanto!!!;)

segunda nov 08, 2004 10:04 pm

E que tal um aescola de treino?
O problema do cão é a educação que não recebeu...
Rainbow
Membro Veterano
Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm

segunda nov 08, 2004 10:06 pm

lsfonte Escreveu: Falámos com o veterinário mas ele disse que é a maneira de ser do animal mas assim não podemos continuar pois ele já mordeu várias vezes cá em casa...
:o :o :o
Um conselho:
Troque de Vet, e reveja o treino básico(Se é que o fez...).
Aconselho também o livro "A encantadora de cães".
Não me leve a mal,mas mentalize-se de uma coisa:
Se o cão está assim,a culpa é sua...Se o deixou chegar a este ponto,então alguma coisa fez de errado...
Se o caso for assim tão complicado,procure a ajuda de um treinador.
<p>Os animais s&atilde;o pessoas como as pessoas s&atilde;o animais</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
IsabelNobre_
Membro Veterano
Registado: sexta set 17, 2004 9:44 pm
segunda nov 08, 2004 10:31 pm

Isto é um caso bicudo. No entanto não sei se será sorte se será o quê mas nunca tive um cão agressivo para pessoas. Cá em casa nem sabem q a boca também serve para morder.

Acho que dar o cão está fora de questão, porque n me cabe na cabeça passar uma batata quente dessas para as mãos de uma outra pessoa que não teve culpa nenhuma da má educação do cão. Desculpe mas é o que penso. Isso de ser o feitio do cão é uma grande treta, cão não tem de morder a pessoas e ponto final. Uma coisa é defender um território q é dele, outra coisa é achar-se dono do território.

Acho q das duas uma ou procura ajuda de um treinador, mas tem de seguir exactamente aquilo que lhe dizem para fazer se não é jogar dinheiro fora, ou então aguentar-se com aquilo q tem em casa.

Abandonar e dar, para mim não tem o minimo cabimento.
http://anothergroomingday.blogspot.com/
Workshops para donos
Isabel
Moody_Blue
Membro
Registado: segunda out 18, 2004 11:22 pm

segunda nov 08, 2004 10:36 pm

O principal problema é o cão morder a pessoas aí em casa ? Se sim, tenderia a pensar que ele está a querer defender o território. Existem alguns pequenos truques que comigo deram resultado:

1) Ir buscar as visitas à rua levando o cão comigo, e obrigando-o a entrar depois das pessoas
2) Ameaçar o cão (a palavra "apanhas" tornou-se mágica) se ele rosnar
3) Sentar-me com o cão ao lado e fazer-lhe festas até que se acalme

Mas o mais importante é o cão sentir de onde vem a autoridade. Sem isso, "nickles".

Não desista do seu cão. Ele precisa de si. Há aqui muito boa gente que lhe dará melhores conselhos do que eu. Se eu lhe disser que, com base nos seus (delas) bons conselhos consegui "domar" um rafeirito macho que apanhei na rua há mês e meio... não é para me gabar, é para lhe dar esperança !
Martasa
Membro
Registado: quarta abr 07, 2004 2:04 pm

segunda nov 08, 2004 10:49 pm

olá!
eu tb tenho um cocker um pouco mais novo com 11meses e já tarde percebi que cada um tem de ter o seu lugar e que quem manda lá em casa é o dono.
contudo acho que nunca é tarde para o fazer, há sempre solução para os malandrinhos.
eu sei que não é facil ignorarmos os olhinhos meigos, aquela bolinha de pelo fofa que nos diverte e acarinha imenso, mas qd tem de ser tem de ser.
não se esqueça q eles têm um sem numero de truques para nos derreter e fazer esquecer o sermão.
eu sei que não é facil.
têm uma tendência enorme para defender o dono e a casa e para eles não é facil receber de braços abertos um desconhecido.
o conselho é ter muita paciência e rigidez na sua futura educação. mas não esqueça o mimo na altura certa, eles adoram.

boa sorte
patbarbosa
Membro Veterano
Registado: quarta out 27, 2004 6:56 pm
Localização: 1 tartaruga de faces rosadas; 5piriquitos, 1 cão e 2 cadelas (SRD), 6 rolas brancas e 3 porquinhas-

segunda nov 08, 2004 10:52 pm

Um familiar meu também tem uma cocker novinha que tem a mania que é dona de tudo. Ele vem cá a casa e trá-la sempre desde muito bebezinha. Eu tenho cá 3 cães (1 deles 3 vezes maior que ela) mas a menina cha sempre que é superior e rosna para os outros não sairem da casota, tenta impedi-los de comer, enfim.... é extremamente mimada e sempre fez o que quis e como é óbvio, agora não fazem nada dela.

Sabe qual foi a solução? Deixá-la cá em casa durante uns tempos ao meu cuidado.... Aproveitei as férias do meu tio e fiquei a tomar conta dela. Os meus cães eram sempre os primeiros a comer e a levar as festinhas e ela só tinha atenção se se portasse bem. No principio ainda tentou morder a minha pequenina, mas levou uma dentada do Lorde e à segunda vez ele já só precisou de rosnar.

Quando o meu tio voltou ela até já gania e deitava-se no chão a pedir os meus mimos. Nunca lhe bati para impor respeito: bastava olhar para ela sem demonstrar medo ou desespero e quando a situação piorava, pegar no jornal e levantá-lo no ar, era suficiente.

Como vê, os cães são tal e qual as crianças: quando são pequeninos é tudo muito engraçado e todos os disparates têm piada. Depois crescem e como não conseguimos dominá-los, entramos em desespero.

Agora uma pergunta: Se por acaso tivesse um filho assim mimado também perguntava a alguém se o queria, ou tentava fazê-lo mudar? Não leve a mal, mas para mim os meus cães são da familia!
vets
Membro Veterano
Registado: quinta jul 15, 2004 10:43 am

terça nov 09, 2004 11:20 am

lsfonte Escreveu: Olá a todos. Tenho um cocker com 1 ano e 2 meses. Vivo num andar e está a ser difícil ter o cão cá em casa visto ele de vez em quando virar-se a algumas pessoas. Não queremos abandonar o animal mas não sabemos o que fazer. Se alguém quiser dámos o animal ou então ajudem-me e digam-me o que hei-de fazer | Ele não deixa dar banho não deixa meter o açaime...Ajudem-me...

lsfonte
Conclusão, tem um cão POTENCIALMENTE PERIGOSO em casa.... :D
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

terça nov 09, 2004 11:27 am

Esse já passou a fase do "potencialmente"! É uma fera à solta! :roll:

:lol:
Nanico
Membro Veterano
Registado: quinta jan 02, 2003 1:50 pm

terça nov 09, 2004 11:43 am

E evidente que uma escola vai ajudar muito. Mas a ajuda nao vai valer de nada se as coisas nao comecarem a mudar IMEDIATAMENTE em casa.
Os cockers sao muito agarrados aos donos, autenticas sombras. Caso o dono nao lhe mostre de forma firme e consistente que manda em casa, o cao vai pensar que tem de mandar ele... E olhe que os cockers sao uns diabozinhos dominantes e teimosos.
O meu conselho e que comecem a tratar o cao como cao e nao como "menino". Custa muito e parece mal, mas ao fim o cao ate se sente mais confortavel e calmo.
Recomendo muito o livro "A Encantadora de Caes". Foi um metodo que que ajudou muito e ao Oscar.
O meu Oscar (cocker spaniel dourado) foi encontrado na rua ha alguns anos. Ao principio, foi dificil para mim e para ele. Eu era a dona que lhe queria dar tudo. Ele era o cao que nao compreendia que eu lhe dava tanto espaco e liberdade por ter pena daquilo porque ele passou antes de vir para mim. Evidentemente que deu asneira...
Nestes ultimos anos aprendi muito, e o Oscar e neste momento um cao submisso, calmo, obediente e que sabe qual e o seu lugar na nossa casa.

Aqui ficam algumas dicas que nos podem parecer obvias, mas que necessitam de muita disciplina da parte dos donos:

- O cao come apenas duas vezes por dia e sempre depois dos donos.
- Se o cao nao termina a refeicao, retira-se a comida e volta a servir-se a hora da proxima refeicao.
- Quando os donos voltam apos uma ausencia, o cao e o ultimo a ser cumprimentado;
- O dono esta sempre sereno e nao perde o controlo em frente do cao.
- O cao que exige atencao (ladrando, pulando e fazendo macacadas) e ignorado e so leva uma festa quando sossega;
- O cao nao entra no quarto dos donos;
- Ningem berra ao cao sem razao, ou o castiga. Um berro bem dado na altura da asneira e muito eficente. Se passam a vida a berrar-lhe perdem a autoridade e tornam-se barulho de fundo.
- O cao nao sobe para a mobilia.
- Todos os dias os donos perdem pelo menos meia hora a ensinar truques ao cao e recompensam-no quando se porta bem.
- O cao sai sempre de trela.
- O cocker e escovado todos os dias, quer queira, quer nao queira.
- O cao vai a escola canina, porque isso nao sao mariquices. E indispensavel.
- Se o cao morde ou rosna, e imediatamente castigado. Isso nunca se aceita.

Podem parecer medidas draconianas, mas se aplicadas de maneira calma e muito consistente por todos os membros da familia, o cao tornar-se-a um bom e afavel companheiro. Na matilha humana, um cao de companhia tem sempre o nivel mais baixo da hierarquia. O cao nao sofre por isso... muito pelo contrario
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

terça nov 09, 2004 3:08 pm

A situação tem de começar a mudar desde já. O cão está mal educado: é um mimalho sem educação, que fará tudo o que quiser se não for metido na ordem.
Siga os conselhos que lhe deram acima, procure outra opinião veterinária (feitio do cão...), leve o cão a uma escola. Se as coisas se prolongarem o cão torna-se o dono da casa.
Coisas que deve começar a fazer:
- Se o cão rosnar castigue-o (não coisas como deixá-lo isolado ou não lhe dar comida. Entenda-se por castigo uma palmada, um berro ou o desprezo).
- Despreze o cão quando chegar a casa ou quando ele pedir festas. Quem decide a altura melhor para brinacar é o dono.
- Coma primeiro que o cão. Prenda-o num sítio onde ele o possa ver ou peça a alguém que o segure enquanto lhe coloca a comida e mexe nela. Finja que coma do prato dele. (na matilha, os cães-alfa comem primeiro)
- Você e restante família passam primeiro nas portas.
- Cão não vai para onde os donos estão sem autorização (se, por exemplo, o cão subir para um sofá não o retire delicadamente. Enxote-o).

Isto são tópicos para "recomeçar". Se sentir que não consegue lidar com a situação inscreva-se (você mais o cão) numa escola de treino, onde terá mapoio de treinadores experientes.

Dar o cão não deveria ser uma hipótese, abandoná-lo muito menos. Educar o cão dá mais trabalho mas, no fim, acaba por dar mais frutos.
diphy
Membro Veterano
Registado: sexta jan 04, 2002 6:53 pm
Localização: 4 chinchilas, 1 cão da pradaria, 11 canários, 3 periquitos, 1 cocker, peixes...por enquanto!!!;)

terça nov 09, 2004 4:08 pm

O meu cocker (quase 6 meses) era assim... mas quando tinha uns 3 meses!!!
Depois de vir aqui expôr o problema, depois de ler esse livro que já lhe aconselharam, o cachorro melhorou o comportamento a olhos vistos.
É meigo e obediente, mas teimoso como uma burra!!!
Mesmo assim, estou a considerar a hipótese de leva-lo a uma escola de treinos, que acho que deveria fazer também.

Um episódio aparte, mas que contraria o que disse até agora! Ele só come ração. Ocasionalmente come fruta e queijo. No outro dia conseguiu ir ao caixote do lixo e apanhou um osso. Mal me aproximei dele rosnou-me. Vem a minha irmã (é mais nova do que eu, tem 18, mas para estas coisas... ;) ) i tira-lhe o osso. Ocão virou-se a ela a morder (parecia daqueles cães completamente tresloucados!) e ainda lhe mordeu num dedo. Levou chineladas valentes... mas desconfio que se hoje apanhasse outro osso fazia a mesma coisa. Foi a segunda vez que aconteceu... mas desconfio que se apanhasse outro osso ia fazer a mesma coisa... É a única situação em que se vira para nós.
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

terça nov 09, 2004 4:30 pm

Já vi que tenho muita sorte com a minha golden... Até lhe posso tirar a comida da boca que ela não protesta!
Responder

Voltar para “Cães”