REPORTAGEM TVI - FERAS Á SOLTA?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
CasadeAnaval
Membro Veterano
Mensagens: 8292
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

terça nov 09, 2004 8:25 pm

Caro ou cara Hybrid. A situação é mais complexa do que parece à primeira vista.

Claro que toda a gente tem pena das crianças e claro que existem cães que são maus, mas não são raças, são exemplares de raças. Porque não se fala da criança de dois anos submetida a cirurgia plástica por ser mordida na cara por um caniche ? EStá a ver como um caniche pode ser perigoso ?

O que está em causa é a generlização. EStá em causa não se perguntar como é possivel que uma mãe tenha OS SEUS DOIS FILHOS atacados por cães em ocasiões diferentes... não é esquisito ?

Está em causa não se diferenciar quem cria um cão em condições de quem cria um cão num ghetto a levar pancada desde os dois meses para se tornar agressivo.

Está em causa criar-se uma lei baseada em 5 ou 6 ataques de cães de uma ou duas raças, contra as centenas de ataques de cães pnschers e caniches. As únicas marcas que tenho no corpo são nos braços e mãos, de caniches, pinschers e Yorkshires, cujos donos não os seguraram quando foi pedido... E não fui para a TVI...


Está em causa certas politicas de sensacionalismo que ignoram que jornalismo era suposto relatar de forma desapaixonada e isenta os factos....


E finalmente está em causa que usem pessoas ligadas ao meio para ou através de decepção das mesmas , detrupando as suas ideias ou usando gente com necessidade de fama para dizer o que querem,d ar uma ideia errada do que são os cães.

Porque não dizer que todos os pretos são marginais, que todos os ciganos são ladrões, os ucranianos mafiosos, os brancos boçais ? È que é isso que se está a fazer.

E por favor, as associações que se mantenham fora disto, já bastou Barrancos...

Que podemos fazer ?

Bem, eu não vejo a TVI e deixei de comprar a FOCUS, boicotem...afinal não são grandes marcos comunicativos.

E mandem cartas, mas cartas educadas. frias e objectivas. Façam corer petições, porque não uma petição para pedir a revisão da lei da treta ?
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Jordan
Membro Veterano
Mensagens: 969
Registado: quarta nov 19, 2003 2:46 pm
Localização: Gata, piriquitos, peixes

quarta nov 10, 2004 10:13 am

CasadeAnaval Escreveu: O problema é que muita gente sofre um curto-circuito neuronal quando lhe pedem uma entrevista para a televisão...
Não podem sofrer de algo que não têm (ausência total de neurónios!)! Mas o que estão á espera que passe no canal mais reles que temos a "honra" de possuir???
:?
Jordan
Membro Veterano
Mensagens: 969
Registado: quarta nov 19, 2003 2:46 pm
Localização: Gata, piriquitos, peixes

quarta nov 10, 2004 11:23 am

Eu enviei o seguinte e-mail á TVI:
Exmos Senhores, bom dia!

Esta mensagem tem o único objectivo de sugerir que passem uma reportagem mostrando o reverso da medalha; ou seja que se dêem ao trabalho de pesquisar e investigar a verdadeira origem da "perigosidade" de certos cães.
Não cito raças porque a raça não é o determinante da “perigosidade” do cão, mas sim o que determina o perigo são cães mal manipulados, não ensinados, não treinados pelos respectivos "donos", ou seja o que pode haver de mais perigoso num cão é quem está do outro lado da trela (a figura humana)!
Quem defenderá os cães da “perigosidade” do homem?

Talvez estas imagens ajudem a pensar e "repensar" o assunto!
http://www.deviantart.com/view/11337184/

http://www.deviantart.com/view/11454716/

Grata pela vossa melhor atenção neste respeito!
A cidadã (e ocasional vossa espectadora)
Maria João Gonçalves
Os links foram aqui postados uma vez por um forista, ele que me perdoe o plágio :oops: ; mas esta TVI revolta-me os "fígados"!!

Este foi o mail mais soft que consegui escrever face á irritação que me encontrava na 2ª feira. Pena não ter net em casa e logo no domingo caía-lhes encima! Mas que porcaria de reportagem é aquela que só aparecem cães no treino de ataque e a babarem-se todos (mesmo para dar ar de maus...)?? É por essas e por outras que salto do 3 para 5 porque o 4 deixa de figurar de vez no meu zapping!
Poças sempre que caio no erro de ir lá parar é só tretas e lixo que vejo... Valha-nos Deus, que estamos mesmo entregues á "bicharada"! :x

Fiquem bem
nynf
Membro Veterano
Mensagens: 3030
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Gatos e Rottweilers
Contacto:

quarta nov 10, 2004 11:37 am

...
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
Moca32
Membro Veterano
Mensagens: 1026
Registado: terça abr 27, 2004 12:27 pm

quarta nov 10, 2004 12:06 pm

Austra - Então e o tio Bagão, não se podia adicionar tambem. :lol: ;)

AlexFaria - Hehe, essa da protese foi das melhores destes ultimos dias, ainda me estou a rir. :lol: :D

Jordan- Ainda bem que receberam esse mail, para ver se "abrem a pestana" como se costuma dizer.

Ainda que vá ficar tudo na mesma, pois estes senhores querem é subidas de audiências. :(


:)
Nanico
Membro Veterano
Mensagens: 1159
Registado: quinta jan 02, 2003 1:50 pm
Localização: 3 caes

quarta nov 10, 2004 12:27 pm

Neste topico, fala-se que a eutanasia do Pit em questao sera transmitida pela TVI.
Nao sei se estavam a ironizar (eu quero acreditar que e so ironia), mas a ser verade e gravissimo.
Alguem pode confirmar a veracidade ou nao deste abate a ser transmitido pela TVI?
anavaz
Membro Veterano
Mensagens: 560
Registado: quarta mar 13, 2002 1:56 pm
Localização: Yorkshire

quarta nov 10, 2004 1:41 pm

Nanico,
Claro que foi humor negro da minha parte, só quis alertar para o tipo de reportagens que a TVI gosta de passar e que infelizmente agrada ao lado morbido dos Tugas que se pelam por um choradinho.
Budgerigar
Membro Veterano
Mensagens: 365
Registado: sábado set 11, 2004 1:47 pm

quarta nov 10, 2004 1:49 pm

Bom, continua-se a "bater" na tecla TVI, quanto a mim erradamente.

Atenção que não sou advogado da TVI, mas o certo é que esta canal diverte-me, pois eu tenho de ter algo que me faça rir.

Voltando ao assunto

A TVI não é mais do que uma empresa privada, que a par da SIC, vivem unica e exclusivamente de audiências, pois é daí que advêm os lucros da publicidade, ao contrário da RTP que vive do nosso dinheirinho, enquanto cidadãos que pagamos impostos.

No entanto a RTP e a SIC também elas já mostraram reportagens sobre o ataque de cães e nenhuma foi mais isenta do que a TVI.

A verdade é que, qualquer canal televisivo mostra aquilo que lhe derem para mostrar, sendo que na ultima reportagem alguém deu a esta estação algo que não beneficiou em nada as raças tidas como perigosas ou potencialmente perigosas.

Como já foi dito, a repórter, não se informou de quem era o canito que estava ali preso a uma corrente, nem se interessou por saber que raio de coincidência faz com que uma mãe tenha 2 filhos de tenra idade e que ambos já foram atacados por cães e também ninguém tentou saber os contornos que rodearam este ataque ao jovem que se encontra ou encontrava hospitalizado.

Só contaram os factos que lhes interessava e esses eram:

Facto: O Pit Bull atacou uma criança;
Facto: A criança estava hospitalizada;

FACTO: O treinador veio confirmar a teoria da conspiração em redor destas raças

FACTO: O treinador permitiu que fossem efectuadas filmagens que causam na opinião publica a sensação de que estes animais são realmente perigosos.

Meus amigos e contra factos, não HOUVE argumentos.

Portanto se a TVI de alguma forma apresentou uma reportagem sensacionalista, graves foram as declarações daqueles que, conhecendo a realidade da situação, contribuiram para denegrir uma vez mais as raças em questão.

Depois temos a outra parte da história, que é a impunidade como se abordam estes temas, sendo que esta impunidade é fruto da forma como algumas (quase todas) associações de defesa dos animais se comportam de forma histérica, perdendo por completo a credibilidade face a estas e a outras situações.

Um amigo meu, jornalista, há tempos atrás dizia-me que não concordava minimamente com a atitude destas associações, nem destas nem de qualquer movimento que, para fazer valer os seus direitos se expônha ao ridiculo, transmitindo a sensação de que não passam de um bandozito de desordeiros sem nada para fazer.

Esta situação é inegávelmente uma realidade e eu assisti na primeira pessoa, a este tipo de atitudes, numa manifestação realizada pela altura das festas de Barrancos, foi pura e simplesmente vergonhoso.

Conclusão

Na minha opinião pessoal, o treinador que apareceu e fez os comentários que quem assistiu ouviu é o PRIMEIRO e PRINCIPAL responsável por um empolamento da situação.

Quanto á TVI, vai continuar com a Quinta das Celebridades, com as reportagens do Pit e do Rott, pois enquanto não existir uma tomada de posição em tom sério e com os pés bem assentes na terra, vamos continuar a ser olhados, primeiro como donos de cães perigosos, depois como histéricos defensores dos animais.

Meus amigos, nem eu sou dono de nenhuma raça perigosa, nem sou um histérico desordeiro e creio que grande parte de vocês também não o são
<strong>Paulo Santos</strong><strong> </strong>
Labor
Membro Júnior
Mensagens: 24
Registado: sexta jul 02, 2004 12:50 pm

quarta nov 10, 2004 1:53 pm

Penso que é para todo evidentes que como há raças de cães com maiores aptidões para busca e salvamento, Mondiorring, RCI, guias, guardas,etc... há também aquelas cuja agressividade é maior ou menor. Por isso quando se escolhe um cão de raça, escolhe-se pelo sua beleza e assima de tudo pelo temperamento. Agora, na minha opinião a reportagem foi mal conduzida já que o que faz com que um cão "se passe" é acima de tudo a (má) educação e o (mau) treino, se é que assim se pode chamar. Dever-se-ia falar acima de tudo nas condições em que têm os pobres dos animais e do tratamento que recebe. O cão por vezes faz o que sabe que é do agrado do dono. Por vezes (ou sempre) esta agressividade é fumentada todos os dias. Tenho um Labrador que já brincou com rots, dogues, etc... sem qualquer problema. Concordo com todos os que defendem em falarmos dos donos mais que dos cães quando as coisas correm mal e já agora falarmos de tudo o que os cães trazem de positivo à nossa sociedade. Não devemos incutir na sociedade medo pelos animais, mas sim incutir a todos responsabilidades para que estes casos não aconteçam e sabermos que quando acontecem a culpa é em grande parte das vezes dos donos. Esperamos que das próximas vezes as reportagens não sejam truncadas omitindo sempre a parte que "não convém ser ouvida" e mostrando as imagens que vendem.
Jordan
Membro Veterano
Mensagens: 969
Registado: quarta nov 19, 2003 2:46 pm
Localização: Gata, piriquitos, peixes

quarta nov 10, 2004 1:55 pm

Já recebi dois e-mails da TVI:
o 1º de resposta automática (chapa) acusando/agradecendo ao meu e:mail;
o 2º da relações públicas da TVI (que tb me cheira a resposta automática pq tratam-me por Exmo. Senhor, qd me identifiquei bem como Exma. Senhora...)

FW: cães \"perigosos\"?

Exmo. Senhor



Acusamos a recepção do seu e-mail.



Agradecemos desde já a sua crítica construtiva, a qual será entregue à Direcção de Informação.



Com os melhores cumprimentos.



Maria Duarte


Dep. Relações Públicas
Até pode cair em saco roto, mas já houve uma vez que fiz um email á SIC reclamando duma mudança na grelha de programação deles sem sentido nenhum) que me impedia de ver um programa que já acompanhava á algum tempo e para surpresa minha uma semana depois repuseram o programa no antigo horário :!: Com certeza não devo de ter sido a única a reclamar, deve ter havido mais e eles lá perceberam que seria melhor agradar os telespectadores! :) Neste mail á SIC disse-lhes mesmo que deixava de ver qualquer programa no canal 3 e realmente nessa semana não vi nada, se todos os outros tomaram as mesma postura... sabem que pela guerra de audiências os gajos fazem de tudo!
Com a TVI não parece adiantar o boicote visto a "populaça" gostar daquela porcaria de programas e qd há maioria... a minoria se lixa! Euzinha aos anos que não vejo aquela porcaria de programa (ocasionalmente vi alguns episódios dos 3 BB; e algum filme que me interesse, mas acabo sempre por não conseguir ver o filme todo pq eles dão muito tarde e os intervalos são tão grandes que acabo por adormecer e qd acordo já acabou o filme e estou com um torcicolo :? :p )

ah :!: desculpem já fugi do contexto :oops: :oops:

Fiquem bem :!: 8) :|
austra
Membro Veterano
Mensagens: 711
Registado: quarta mar 17, 2004 2:44 pm
Localização: Dom Kovu Abelhão

quarta nov 10, 2004 3:59 pm

E se se enviasse o link deste tópico à TVI ? 8)
JUMP
Membro Veterano
Mensagens: 611
Registado: quarta out 01, 2003 1:09 pm

quarta nov 10, 2004 4:14 pm

recebi uns mails iguais....

enfim, os danos estão feitos, e o q é certo é que quem tem um bicho desses passa a ser estigmatizado e mais nada.

desses e de outros, q eu quando estou com o meu é só pessoal a olhar de lado.

o q é certo é que as ass. pretensamente defensoras andam prá i ás couves com os barranquenhos e com as gaivotas e com as cobras e mais nada.

mas meus caros, se a luta não for pelo lado de alterar o dec. também não adianta pensar q sensibilizamos os média ou a populaça.

se calhar uma luta bem mais "glória" do q andar prá i a tentar arranjar dono a animais que estão a apodrecer em canis e a oferecer ninhadas que já foram dadas, sei q não tem nada a ver com este post, mas se o tempo e empenho fosse melhor aproveitado, talvez, digo talvez se tivesse algum registo.
Petsss
Membro Veterano
Mensagens: 391
Registado: quarta set 22, 2004 2:08 pm

quarta nov 10, 2004 4:27 pm

A TVI pertence a um grupo detentor de vários títulos, como por ex. "O Independente".
Os principios pelos quais os srs. que trabalham as várias marcas que o grupo detem são muito peculiares, e não estou a especular.
O grande e grave problema é que a telenovela mexicana dobrada em português do Brasil, aliás, o Jornal Nacional, tem uma audiência fantástica, facto que não é de estranhar, basta para isso sabermos que a Maria é a revista mais vendida em Portugal.
É francamente triste que as pessoas, na sua generalidade, acreditem cegamente em tudo o que vêem...é sobretudo triste que os animais continuem a pagar a factura pesada da luta dos media pelas audiências = maior investimento publicitário = mais dinheiro.
AlexFaria
Membro Veterano
Mensagens: 656
Registado: domingo ago 15, 2004 5:51 pm
Contacto:

quarta nov 10, 2004 6:08 pm

Jordan Escreveu: Já recebi dois e-mails da TVI:
o 1º de resposta automática (chapa) acusando/agradecendo ao meu e:mail;
o 2º da relações públicas da TVI (que tb me cheira a resposta automática pq tratam-me por Exmo. Senhor, qd me identifiquei bem como Exma. Senhora...)

FW: cães "perigosos"?

Exmo. Senhor



Acusamos a recepção do seu e-mail.



Agradecemos desde já a sua crítica construtiva, a qual será entregue à Direcção de Informação.



Com os melhores cumprimentos.



Maria Duarte


Dep. Relações Públicas
Infelizmente esse mail é uma resposta automatica ... :(
rutefcamacho
Membro Veterano
Mensagens: 497
Registado: terça jul 23, 2002 12:18 pm
Localização: Golden Retriever

quarta nov 10, 2004 6:57 pm

Boa Tarde,

Também vi a reportagem. No mínimo, mais um rico exemplo do pobre jornalismo com que a TVI insiste em nos brindar. Mais um exemplo de desinformação.

Já chamaram aqui a atenção para vários exemplos disso.

Como aqui alguém já disse, como é possível não questionar o facto de ambos os filhos da senhora terem sido mordidos em tão pouco espaço de tempo". Se alguem duvida da eficácia das Leis de Murphy.... :?

Tanto neste caso, como no da criança que quase perdeu a orelha, a "senhora jornalista" afirmou que eram cães que as crianças conheciam... então? Não seria de investigar também aqui um pouco mais...

E depois temos pérolas deste tipo:
site da TVI Escreveu:Em Portugal não há estudos que revelem o número de ataques de cães considerados perigosos. A única certeza, é que as crianças são as principais vítimas.
Será impressão minha, ou há aqui uma contradição?

Já para não falar do facto de se referirem á "lei dos cães perigosos", esquecendo-se convenientemente do "potencialmente", que, na minha opinião, constitui a palavra-chave nesta questão.

Deixei um comentário sobre a reportagem no site da TVI, mas imagino que terá o mesmo impacto das cartas da Jordan....
:evil:
Responder

Voltar para “Cães”