sexta nov 12, 2004 1:12 pm
[quote=Golden_]
Bom dia,
o tópico que colocou tem duas facetas, uma que se refere aos chamados «cães potencialmente perigosos» perante a lei, companhias de seguro e opinião pública em geral. E outra, que para mim é a mais frequente, e que engloba todas as raças em geral, que são os donos potencialmente perigosos.
Deixando a 1ª de parte, pois penso não ser sobre essa que pretende falar, agarrando na 2ª. Um cão, para mim, não é considerado potencialmente perigoso só por morder, eles podem ter várias reacções que podem provocar «estragos».
Um dono tipico, raramente coloca estranguladora no seu cão (coitadinho que se enforca), daí que várias situações podem ocorrer:
- O cão passeia o dono, pois não foi habituado a andar ao seu lado.
- Trelas de esticar, em cães de determinado porte (por exemplo labradores), que se partem e o cão dispara para atravessar a estrada, correndo o risco de ser atropelado ou atropelar alguém.
- Coleiras, que como não são estranguladoras, podem provocar 2 situações: ou ficam largas, e o cão (que não é tonto), aprende a travar de repente, puxar a cabeça e soltar-se. Ou ficam muito apertadas, cortam o pêlo e impedem uma boa circulação, além de que, quando são retiradas, o pêlo do cão no local da coleira está partido e manchado.
- Não se contraria, porque coitadinho tem uns olhinhos tão doces, e no dia em que se quer contrariar, leva-se uma dentada. Desculpem, mas é bem feita, eu se fosse cão fazia o mesmo.
- Algumas vez viram donos a fazer ski no passeio? Também é comum, e como não é uma modalidade, aprovada por nenhuma federação, em nenhum país, pode originar: desde o dono cair e partir uma perna, espetar algo na sola do sapato, pois as nossas ruas são «limpissimas», de novo atropelar alguém, e respectivas consequências.
Coloquei só algumas situações, mas que considero sem dúvida, que existe maior número de «donos potencialmente perigosos», do que «cães potencialmente perigosos».
Cumprimentos,
[/quote]
Concordo plenamente com todos os seus comentários, só tenho é pena é que não se possa fazer nada quando vemos cães de raças consideradas potencialmente perigosas nas mãos das pessoas erradas, e isto tudo deve-se um pouco a certas modas, pois posso dizer infelizmente há pessoas que não sabem o que é ter um cão porque gostam de animais ou mesmo e principalmente porque conhecem a raça e sim porque é moda ter esse cão.
Para muita tristeza minha na minha terra (ilha da Madeira) existe muita gente com essa mentalidade e penso que muito em breve haverão ouvir falar disso pois tenho encontrado muitas pessoas com Pit-bull`s de criações duvidosas e pior ainda nas mãos de pessoas erradas, todos têm um Pit-bull porque é moda e porque impõe respeito e quanto mais agressivos melhor pois impressionam mais e como há muito pouco controle por parte das identidades qualquer um tem sem mesmo haver registos e que os mesmos tenham um seguro.
Ainda há uma semana passei numa zona residência (Bairro social) em que vi 3 pit bulls na rua onde podem ver também muitas crianças a brincar pessoas idosas a passar. Esses cães devem com certeza ser também de moradores desses bairros tais como traficantes ou mesmos consumidores de drogas e que muito provavelmente nem mesmo com a alimentação dos cães se preocupam.
Depois acontecem acidentes e todos falam mas em evita-los ninguém se preocupa, e mesmo quem se preocupa nada pode fazer.
Ai atrevo-me a dizer é que os animais potencialmente perigosos são os animais racionais e não os cães.
Cumprimentos
Catarina Mata