No forum do Bruno Tausz perguntei-lhe o que ele pensava do Fila Brasileiro, e aqui vai a sua resposta surpreendente :
Amigo Pedro,
Eu sou um fã incondicional da raça fila brasileiro.
Estudei a fundo a raça, completamente isento de paixão por não ser criador e nem manejar exemplares.
Utilizei um excelente exemplar da raça para explicar o passo de camelo, no vídeo de movimentação que produzi para a CBKC.
Já treinei cerca de 30 exemplares com resultados espetaculares e quebrei aquele tabu, entre os treinadores, de que o fila era burro e intreinável. Um desses exemplares, conduzido por um menino de 13 anos, foi monitor da turma.
As pessoas tomaram pavor da raça fila brasileiro por causa da mídia, por causa de criadores mal informados a respeito do que se deve considerar bom temperamento e por causa da moda, na época em que o fila estava no seu auge, com exposições especializadas de até 90 exemplares.
Eu mesmo julguei algumas. Já fui mordido por um fila, numa exposição, pelas costas, lançado pelo proprietário, que não queria mostrar a dentadura.
O caráter da raça é moldado pela combinação do temperamento com a educação dada pelos proprietários.
Com a modificação do padrão da raça no que se refere ao temperamento, começo a acreditar no retorno da raça.
Como você sabe, é o padrão da raça que orienta os criadores sobre o que buscar como ideal.
Não sei como ficará o texto do padrão modificado, mas a minha opinião sobre o temperamento é a seguinte:
Um cão de guarda deve ser principalmente corajoso e autoconfiante, com isso ele não precisa ser agressivo porque "se garante" Precisa ser tranqüilo para conseguir resolver as situações de perigo com muita calma para não fazer bobagem e, finalmente, precisa ser dócil e amável com todos, inclusive e principalmente estranhos. Com isso ele terá a chance de aprender a conhecer bem o comportamento e as intenções seu possível inimigo. Assim, uma pessoa amiga, muito amiga, que já rolou com ele na grama, mas que por algum motivo deixou de ser amiga e quer agredir seu dono, o fila de bom temperamento deve agir instantaneamente e defender seu dono.
Para finalizar, eu adoro o fila brasileiro porque sua estrutura é, no meu conceito, a mais perfeita para um molosso. O andar felino é sua maior qualidade pois os felinos são os animais mais ágeis e rápidos de todos os quadrúpedes e nenhum felino tem a linha superior nivelada.
Rio de Janeiro, 18 de novembro de 2004
Bruno Tausz
Acabo por dar este link do video da Mundial 2004 no rio de janeiro que esta disponivel na minha pagina : http://perso.wanadoo.fr/fileiro/video.wmv
Fileiro é para sempre !!!!

Abraços,