Eléctrico do Porto...........vulgo "metro"

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
fmanson
Membro
Mensagens: 153
Registado: segunda mai 26, 2003 2:55 pm
Localização: Quatro dogues, Panda, Lee, Eva e Bjanka
Contacto:

segunda nov 29, 2004 5:57 pm

Sabiam que no eléctico do Porto não se pode viajar com animais fora de uma transportadora? Agora eu pergunto como é que eu vou de eléctrico com uma transportadora com um cão de 75Kg? E a tranportadora? Já viram quanto pesa? Alguém sabe a institucionalidade disto?
nelsonk
Membro Veterano
Mensagens: 853
Registado: domingo nov 30, 2003 7:08 pm

segunda nov 29, 2004 6:34 pm

a institucionalidade ? :?

nelson
CasadeAnaval
Membro Veterano
Mensagens: 8292
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

segunda nov 29, 2004 10:02 pm

A constitucionalidade.

A questão é que existem normas e são para se cumprir.

Quanto a animais de 75 kg é interessante de ver que segundo a sua óptica um elefante de várias toneladas poderia ser transportado no metro de superfície, senão seria inconstitucional.

Subordine-se às normas como o resto de nós mortais... já basta querer que o estalão da raça que "multiplica" seja adaptado aos seu gosto, não ? ;)
Última edição por CasadeAnaval em segunda nov 29, 2004 11:38 pm, editado 1 vez no total.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
anjjazul
Membro Veterano
Mensagens: 6127
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

segunda nov 29, 2004 10:15 pm

mas para que há-de o cão passear de electrico? recomendação médica? só se fôr o amarelo, chamado desejo :p
anjjazul
austra
Membro Veterano
Mensagens: 711
Registado: quarta mar 17, 2004 2:44 pm
Localização: Dom Kovu Abelhão

segunda nov 29, 2004 10:34 pm

Que maus, sempre a ver o lado pior das coisas....

Quando não se tem carro, permanente ou temporariamente, que pode ser o caso, têm que se arranjar alternativas...

Imagine-mos que alguem até tinha que levar o cão ao vet, e que o unico meio seria um transporte publico....

Que fazer ?

Sinceramente eu não conheço as normas, e se alguem as conhecer gostava que me elucidassem, pois fiquei curiosa....

Nunca se sabe, quando um de nós pode precisar....

:D
anjjazul
Membro Veterano
Mensagens: 6127
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

segunda nov 29, 2004 10:45 pm

por mim, não preciso. onde moro, não há electrico. aliás, há um vet mesmo perto de mim. que eu espero nunca precisar de consultar. caso contrário, ou a rapaziada vai de carro, à pata, ou então, tenho de chamar uma ambulância :p já quando o max foi castrado, teve de ficar na clínica até passar o efeito da anestesia. quem levava o mastodontezinho escada acima? até a carlota :D
anjjazul
pedrobaleia
Membro Veterano
Mensagens: 1258
Registado: quinta ago 26, 2004 7:48 am
Localização: boxer (eddie), 11 ovelhas, 5 galinhas, 19 patos, 22 pombos, 3 porcos

terça nov 30, 2004 7:56 am

fmanson
não conheço a lei de forma a poder ajudar, mas compreendo perfeitamente o seu problema, nem todos temos a felicidade de ter carros à disposição nem de termos vets ao pé de casa ou mesmo de ser suficientemente entendidos na matéria, para poder-mos dispensar as tais visitas ao sôtôr!!!
não desanime tente arranjar uma transportadora com rodas ;) ou então um vet que vá ao domicilio!
entretanto pode ser que apareça algum forista que lhe possa dar uma verdadeira ajuda...
PJFS
Membro Veterano
Mensagens: 793
Registado: segunda jul 05, 2004 8:11 am
Localização: 1ª Golden Retrivier chamada Teca

terça nov 30, 2004 9:00 am

Espere uns anos e aí pode ser que ponham a funcionar correctamente a máquina do "queria encolhi os miudos" e aí já pode andar até com um cavalo no electrico :roll:
Biba Portugal :roll:
pedrobaleia
Membro Veterano
Mensagens: 1258
Registado: quinta ago 26, 2004 7:48 am
Localização: boxer (eddie), 11 ovelhas, 5 galinhas, 19 patos, 22 pombos, 3 porcos

terça nov 30, 2004 10:22 am

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
...vá lá...alguem que esclareça o sr...
anavaz
Membro Veterano
Mensagens: 560
Registado: quarta mar 13, 2002 1:56 pm
Localização: Yorkshire

terça nov 30, 2004 11:10 am

Viagens para o Estrangeiro

Em relação ao transporte dos animais deverá considerar em simultâneo o meio de transporte a utilizar e também o destino pois as companhias transportadoras têm regras e procedimentos que é necessário cumprir.

Comboio
As linhas Internacionais à partida de Lisboa permitem o transporte de animais domésticos desde que viagem sempre em cabine fechada – 1ª classe - com o seu dono. O valor a pagar pelo animal será o equivalente a 50% do preço do bilhete do adulto que o acompanha. Lembramos que deverá ter em conta a duração da viagem pois em certos casos poderá ser dificil para o seu animal o não poder «ir à rua».

Avião - Animais Acompanhados
Animais com menos de:

7Kg (incluindo o contentor onde viajam), TAP-Air Portugal
5Kg (incluindo o contentor onde viajam), Portugália
poderão ir na cabina acompanhados pelos donos
Animais com peso superior a 7Kg deverão viajar no porão* dentro de contentor apropriado. O contentor deverá ser suficientemente grande para permitir ao animal estar de pé e dar a volta. Deverá ainda ter um cobertor para que fique mais confortável e alguns pertences seus.

Nestes casos o animal é entregue no balcão do check-in, quer vá na cabine quer vá para o porão.

O preço será sempre calculado como se se tratasse de excesso de bagagem, ainda que a pessoa que acompanha o cão não tenha excedido o peso que lhe é permitido transportar.

Avião - Animais Desacompanhados
Quando se trate de animais que viajam sós poderá consultar a companhia aérea para que o transporte do animal seja tratado como “carga” . A diferença nestes casos é que entregará o seu animal no local da carga e não no balcão de Check-in, e aqui o preço final não será calculado como excesso de bagagem mas considerando o peso do animal e as dimensões do contentor onde viaja.

Se o animal em questão for de raça grande, quer viaje acompanhado ou desacompanhado, poderá consultar a companhia transportadora para comparar preços. Mesmo que o seu animal viaje acompanhado, no caso de ser grande ou “gordo”, se for como “carga”, poderá ter, dependendo do peso, alguma vantagem no que diz respeito ao preço final a pagar. Em qualquer das situações escolhidas o seu animal viajará num compartimento climatizado e pressurizado.

*Excepção para alguns vôos da Portugália que utilizam aviões mais pequenos – Embraer – que não têm o porão climatizado não podendo assim transportar animais. Nestes vôos só os animais com peso inferior a 5Kg poderão embarcar pois irão na cabine.
Os documentos a apresentar variam dependendo das exigências dos países para onde se efectua o transporte


Esta é a regulamentação em vigor a 14 de Setembro. Aconselhamos, no entanto, que consultem a Direcção Geral de Veterinária ( para quem vive for a de Lisboa o Departamento do Ministério da Agricultura da área onde habita) e a companhia transportadora sempre que houver necessidade de viajar com um animal doméstico.

Certificado Internacional Sanitário ou Certificado Zoo Sanitário
Este certificado é passado pela Direcção Geral de Veterinária e tem apenas 10 dias de validade:

Ed. da Alfândega
Alcântara Norte – Lisboa
Tel: 213976518
Horário – dias úteis - 09h00-12h00/14h00-16h30
Passageiros que vivam fora de Lisboa deverão contactar o Departamento do Ministério da Agricultura da sua área.

--------------------------------------------------------------------------------
Autor/Fonte: Penaguião, Portugal
Data: 2001-09-16
PauloC
Membro Veterano
Mensagens: 4980
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Caes, peixes e passaros
Contacto:

terça nov 30, 2004 12:29 pm

Olá ana,
O seu texto é muito interessante...mas diga-me lá o que é que tem a ver com as viagens no metro do Porto?

Quanto ao assunto do tópico, eu desconheço quais são as normas desta empresa, mas creio que poderá contactar directamente a empresa que gere esses transportes e perguntar-lhes.
Achei engraçado a comparação com um elefante ;), porque realmente um cão de 75 Kilos não será muito fácil de transportar de forma a não incomodar os restantes passageiros (mesmo numa caixa de transporte!).
Algumas argumentações apresentadas não deixam de ter a sua piada! É que antes de termos um animal é muito importante que se pondere se temos condições para o ter. Condições de transporte é uma dessas coisas a serem ponderadas.
Parece que há muita facilidade de falar em 'Direitos', mas os 'Deveres' são muitas vezes esquecidos. Estou certo que muita gente gostava de ter cavalos, e estão no seu direito, mas não é isso que lhes dá a possibilidade de colocar uma manada de cavalos Lusitanos dentro de um apartamento T3!
anavaz
Membro Veterano
Mensagens: 560
Registado: quarta mar 13, 2002 1:56 pm
Localização: Yorkshire

terça nov 30, 2004 1:38 pm

Olá ana,
O seu texto é muito interessante...mas diga-me lá o que é que tem a ver com as viagens no metro do Porto?
Realmente não ajudei muito, mas o intuito foi generalizar acerca do modo de transportar os animais mas a ideia foi alertar para a possibilidade de contactar o dep. do Min. Agricultura da zona.

Quanto aos Lusitanos tendo em conta que uma box de 3x3 já é muito bom, a dificuldade está mesmo é em mete-los no elevador

;)
MDogster
Membro Veterano
Mensagens: 2813
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am
Localização: Toby (Old English Sheepdog), Ralph (Whippet-like)

terça nov 30, 2004 1:46 pm

Lusitanos ainda vá que não vá, agora se fossem Clydesdales.... :roll:
Moca32
Membro Veterano
Mensagens: 1026
Registado: terça abr 27, 2004 12:27 pm

terça nov 30, 2004 2:07 pm

Hehe, então e se fosse um Rott dos especiais, falo de um tipo que apareceu no animais.jcle.pt que dizia ter para venda uns que tinham 100 kilogramas. :lol: ;)

Pessoalmente ainda hoje acredito que o homem tinha era bois em casa e não sabia fazer a respectiva destinção. ;) :lol: :D :)
PauloC
Membro Veterano
Mensagens: 4980
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Caes, peixes e passaros
Contacto:

terça nov 30, 2004 3:43 pm

Ó Moca, mais de 100 Kilos pesava o meu......aos olhos de muita gente! Mas na verdade o máximo que lhe vi pesar foram 61 Kilos. É comum os cães pesarem "toneladas" a olho, mas depois de pesados na balança serem bem mais 'leves' ;)
Um Rottweiler com 100 kilos só poderá ser um animal completamente desporprocionado e com uma estrutura completamente amorfa! Nunca vi nenhum, mas imagino um barril com pernas e uma cabeça que mal se vê escondida entre as banhas....hehehehe!
Responder

Voltar para “Cães”