Parto

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
acostalobo
Membro
Registado: sexta jun 25, 2004 12:47 pm
Localização: labrador retiriever - Bolota, Weimarener - Cinza, Setter Irlndês - Sol

quarta dez 01, 2004 2:50 pm

Olá a todos os amigos dos animais

Estou a passar por uma experiencia nova. A minha Bolota (labrador Retriever) está de esperanças. Estão 6 pequenos para nascer na semana do Natal.:lol:
Eu não sei bem o que esperar......Já li alguma informação acerca de partos, etc... :?
Sabem-me dizer se posso "detectar" se estiver perto da altura. Ela mudará de comportamento? Que cuidados tenho que ter com ela antes?

Toda a informação que possam dar, é bem vinda!

Obrigada

Anna

PS - peço já desculpa se estou a repetir algum tópico já falado aqui no forum, só que não encontrei mais nenhuma mensagem com o conteudo parecido.
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quarta dez 01, 2004 3:55 pm

Tem vet assistente ?
É o principal.
Se alguma coisa corre mal ninguém a vai poder ajudar à excepção de um vet.

Se ainda não tem vá ter com um e explique a situação.
Melhor que ninguém ele vai poder aconselhá-la e responder às suas questões.

Tam alimentado bem a cadela ?
As cadelas grávidas precisam de uma ração mais rica que o costume.
Também aqui pode-se aconselhar com o seu vet.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
desert
Membro
Registado: sexta jul 26, 2002 11:45 pm
Contacto:

quarta dez 01, 2004 9:44 pm

Boa noite,

Tal como a Aisd disse, o mais importante é ter um veterinário pronto a ajudar se for necessário. Ele também lhe vai aconselhar sobre os procedimentos a ter antes e durante o parto. O da Storm foi fantástico, eu estava tão preparada para o parto como se fosse eu a mãe :)
Existem alterações a vários níveis: A temperatura diminui 1 grau, salvo erro nas 24h antes do parto, ou seja, a temperatura da cadela passa a ser de +- 37,5º; cerca de 2 horas antes as águas rebentam, parece um xixi enorme; a cadela faz o ninho de uma maneira um pouco desesperada. Estas foram as dicas do veterinário da Storm, e tudo aconteceu como ele previu, ele quase que acertava no dia do parto, errou apenas por um! Uma vez que podem ocorrer problemas, o veterinário deverá aconselhar como deve proceder, até à chegada dele. Para ter uma ideia de como isso é importante, o saco da primeira cria da Storm teve de ser rompido por mim, caso contrário ele teria morrido asfixiado, a partir daí foi a Storm que fez tudo sozinha, eu apenas a acompanhei. Os animais estão parece que nascem ensinados, sabem tudo, ou quase tudo, o que têm de fazer.
Espero que corra tudo bem para a sua bichinha e para os seus "netinhos".
Quanto a serem seis, pode sempre haver surpresas! A Storm ia ter cinco, imagine o nosso espanto quando vimos nascer a 6.ª passadas 13 horas de ter nascido a 1.ª cria!!!
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quarta dez 01, 2004 10:07 pm

Tal como já foi aconselhado antes, é fundamental o contacto do veterinário, que deve obrigatoriamente acompanhar de perto todo o processo.
Para ficar com uma ideia pode ler este texto, que de forma alguma substitui o acompanhamento do veterinário:

http://whippet.no.sapo.pt/procriar.htm

Boa sorte
Golden_
Membro Veterano
Registado: domingo ago 01, 2004 5:46 pm
Contacto:

quinta dez 02, 2004 12:56 am

...
Última edição por Golden_ em quinta fev 16, 2006 10:02 am, editado 1 vez no total.
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quinta dez 02, 2004 8:13 am

Isto de ter muitos clientes é do caraças, hem? E vêm cair aqui todos, que curiosa coincidência ...
"Quando o s&aacute;bio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"&nbsp; (prov&eacute;rbio chin&ecirc;s)
acostalobo
Membro
Registado: sexta jun 25, 2004 12:47 pm
Localização: labrador retiriever - Bolota, Weimarener - Cinza, Setter Irlndês - Sol

quinta dez 02, 2004 11:46 am

Obrigada a todos por a informação que deram.
Anita - especialmente agradeço a visita que fez á minha bebé e ás minhas duvidas acerca do parto.
Estou ansiosa que chegue a altura de ser avó! Espero que corra tudo bem!

Beijos

Anna
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

quinta dez 02, 2004 12:15 pm

SeaLords Escreveu: Isto de ter muitos clientes é do caraças, hem? E vêm cair aqui todos, que curiosa coincidência ...
E todos com ninhadas :?
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

quinta dez 02, 2004 12:38 pm

Estão 6 pequenos para nascer na semana do Natal
O facto de saber que são exactamente 6, faz-me pressupor que fez uma ecografia à Bolota, e por isso deduzo também que esteja a ter acompanhamento veterinário. Assim sendo, ninguém melhor do que ele para responder a todas as suas questões! Se além disso, está também em contacto com a Golden_, então ainda percebo menos a sua necessidade de receber 'conselhos' aqui!!
Se era "só" para nos dizer que vai ter cachorros para nascer em breve, então podia ter escrito exactamente isso, que ninguém ia dizer que estava a fazer publicidade encapotada......que quem aqui fazia isso foi "afastada"! :lol:
Última edição por PauloC em quinta dez 02, 2004 12:43 pm, editado 1 vez no total.
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

quinta dez 02, 2004 12:40 pm

CindelP Escreveu:
SeaLords Escreveu: Isto de ter muitos clientes é do caraças, hem? E vêm cair aqui todos, que curiosa coincidência ...
... e pelo Natal. :?
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
P1TuXk4
Membro Veterano
Registado: quarta ago 11, 2004 7:27 pm

quinta dez 02, 2004 1:38 pm

CindelP Escreveu:
PauloC Escreveu: que ninguém ia dizer que estava a fazer publicidade encapotada......que quem aqui fazia isso foi "afastada"! :lol:
fang Escreveu:
CindelP Escreveu:
... e pelo Natal. :?
COm tantos foristas a puxar pelo tópico, presumo que sejam bem amigos do(a) suposto(a) Criador(a)....
De certeza que ele(a) agradece o apoio.

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

quinta dez 02, 2004 1:44 pm

P1TuXk4 Escreveu:
COm tantos foristas a puxar pelo tópico, presumo que sejam bem amigos do(a) suposto(a) Criador(a)....
De certeza que ele(a) agradece o apoio.
Criador? Mas quem é o criador?

Querem ver q já sabem mais que eu ...

Ou será que advinham quem será por causa da balela ... historia quero dizer 8)
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
Golden_
Membro Veterano
Registado: domingo ago 01, 2004 5:46 pm
Contacto:

quinta dez 02, 2004 2:01 pm

...
Última edição por Golden_ em quinta fev 16, 2006 10:06 am, editado 1 vez no total.
P1TuXk4
Membro Veterano
Registado: quarta ago 11, 2004 7:27 pm

quinta dez 02, 2004 2:05 pm

Golden, não ligue.....

A dor de cotovelo, faz certos forista porem a lingua de fora...mas alguns depois trincam a própria lingua....

Golden, keep the good work!!!
Aninhas, boa sorte pos canitos!!!
SeaLords
Membro Veterano

quinta dez 02, 2004 2:10 pm

Já agora, Aninhas, Anitas, Anhocas, sub-desenvolvido é quem deixa uma cadela ter uma ninhada de rafeiros. E o que vale é que o srd entrou na Quinta, se fosse na Sexta é que era um caso sério :D .

Beijoquitas (não precisa de agradecer a publicidade, afinal, se há gente que gosta de ir em cantigas quem somos nós para contrariar).
"Quando o s&aacute;bio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"&nbsp; (prov&eacute;rbio chin&ecirc;s)
Responder

Voltar para “Cães”