Infelizmente não há maneira de evitar a leishmaniose (que eu conhecia como "kalazar") a 100%...

Mas acaba por ser como tudo na vidam«, certo? È verdade que existem tratamentos que permitem a sobrevivência do bobita e uma vida de qualidade, mas há alguns senãos...infelizmente...o bobita fica portador do agente infeccioso para o retso da vida...e esse agente é passível de ser transmitido a outros cães e a seres humanos, se o mosquito o picar e em seguida picar outro cão ou um ser humano...
Digo isto porque o meu primeiro melhor amigo, o Júpiter, contraíu Leismaniose e não pode ser tratado por minha causa e da minha irmã...

. Acontece que éramos pequenitas (8 e 11 anos) e que não nos podíamos arriscar a contrair a doença que, nas crianças, só é tratável mediante um tratamento muito agressivo a que as crianças geralmente não conseguem resistir...

Como ninguém queria ficar com um bobita com leishmaniose foi com muita dor que o meu bichinho teve de ser eutanasiado. Além de que já sofria imenso qd foi detectada a doença.
É possível manter a qualidade de vida de um bobita com leishmaniose, mas também é necessário cuidados extra para que não haja transmissão do agente infeccioso para outros cães ou crianças.
Fico contente por saber da existência de uma vacina em testes!

Como diz o outro, mais vale prevenir do que remediar...esperemos que a profilaxia aumente e nos permita afastar esse kalazar dos nossos bobitas...