A propósito de Açaimes...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

segunda dez 13, 2004 12:46 pm

Se eu andar com o meu cão açaimado e aparecerem uns outros e o atacarem apesar de o meu andar preso e açaimado, como é que o meu se defende??? Meto-me eu no meio??? Claro que estou a falar em cães abandonados ou com dono mas à solta durante o dia sem que o dono esteja presente...

Como é que se resolve uma situação dessas?

Eu pergunto porque estou "proibida" de passear os meus cães durante o dia na minha zona porque os cães da "Casa Pia" que por lá passam o dia são agressivos para os outros que por ali passam, chegando mesmo a atravessar a estrada para ir implicar com outro que passe, e como eles são 3 ou 2 comportam-se como uma matilha... Ninguém os controla ou assume a responsabilidade, mas se chamar-mos a carrinha do canil todos os defendem... (É claro que eu não o faria, mas é só um exemplo de como as coisas funcionam...)

Aguardo respostas.

Obrigado
Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
xabita
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 9:17 pm
Contacto:

segunda dez 13, 2004 12:56 pm

durante o dia na minha zona porque os cães da "Casa Pia" que por lá passam o dia são agressivos para os outros

Espero pelo fim do julgamento.Depois já pode passear á vontade :lol:
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda dez 13, 2004 1:00 pm

Eu já tive o 'desprazer' de passar por situações semelhantes com os cães que são alimentados e 'acarinhados' por umas senhoras da minha rua. Os cães em causa ( eram machos e femeas) vieram a correr em direcção à minha cadela quando nos viram surgir de trás de um carro, aparentemente, com intenções pouco amigáveis. O meu cão, que eles não haviam visto ainda, foi logo a correr em direcção a eles que deram logo meia volta. O meu cão entretanto continuou atrás deles até que encurralou um macho grande que lá havia e ficou parado com o focinho por cima dele e a rosnar (naquela atitude que sabemos é de mera demonstração de dominância). Vocês haviam de ver o histerismo das mulheres que costumam 'tratar' aqueles cães!!!! Eram gritos de "Prenda o Cão", "esse cão é um assassino", "vai matar o não-se-das-quantas", etc. Eu chamei o meu cão e ele veio, e simplesmente ignorei as senhoras.
E agora vocês perguntam: e como é o teu cão foi correr atrás dos outros em plena rua? Não é suposto andares com os cães à trela? Pois.....só que quando vi os outros virem em atitude pouco amigável em direcção a nós, FUI EU MESMO QUE O SOLTEI....e mais...QUE O ATICEI!
Longe vão os tempos em que eu prendia os meus cães até quando estavam a ser mordidos! Se são atacados, sejam vadios ou sejam cães com dono, sou eu mesmo que lhes dou as condições para que se possam defender! Vão com trela, mas se for preciso até lha tiro.
Se forem cães com dono SOLTOS, quero ver ele queixarem-se às autoridades. Se forem cães vadios a atacar, mesmo que tenham protectores, ou ficam caladinhos ou sou eu que me vou queixar deles!
Infelizmente, como o meu cão entretanto já morreu, isto é coisa que poucas vezes mais irá acontecer.

Cumprimentos
Paulo C.
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

segunda dez 13, 2004 1:28 pm

E agora vocês perguntam: e como é o teu cão foi correr atrás dos outros em plena rua? Não é suposto andares com os cães à trela? Pois.....só que quando vi os outros virem em atitude pouco amigável em direcção a nós, FUI EU MESMO QUE O SOLTEI....e mais...QUE O ATICEI!
eu estou farta de ser tentada a fazer o mesmo. por aqui, os cães andam quase todos soltos. ainda por cima, andam em matilha. já me começo a passar. mal consigo sair à rua. quando passo, vêem todos meter-se com os meus cães. ora como se sabe, o max e até a carlota não gostam muito de visitas. porque diabo hei-de eu andar cheia de nódoas negras, com dores no pulso e a apanhar irritações? depois, ainda aparecem aqueles a dizer com todo o desplante - o meu cão não morde, o seu é que é mau :evil: mas afinal o cão lá por ser cão tem de ser incomodado por quem passa?
Infelizmente, como o meu cão entretanto já morreu, isto é coisa que poucas vezes mais irá acontecer

oooh! coitado :cry: que azar :cry:
anjjazul
Moca32
Membro Veterano
Registado: terça abr 27, 2004 12:27 pm

segunda dez 13, 2004 1:40 pm

Paulo C gostei dessa sua postura, fez muito bem em soltar o seu canito, eles que provem um pouco do veneno deles, quye só lhes faz bem.

Por acaso volta e meia vejo o meu Fang a querer ir junto de outros cães, mas é só para cheirar, no entanto o pessoal pensa logo que ele é arruaceiro. :lol:

Mais uma vez lamento que o seu canito já não esteja entre nós, infelizmente, contudo tenho a certeza de que você em breve terá um novo melhor amigo, que lhe dará muitas alegrias.

:)
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda dez 13, 2004 2:17 pm

Eu tinha muito controlo sobre ele, e sempre que disse para ele vir, ele veio. Com isto, posso dizer que o meu cão nunca feriu nenhum e só os intimidava pelo tamanho e às vezes com uns encontroes de corpo.

Chateei de passar o tempo a estrangulá-lo com a estranguladora, segurár-lhe a cabeça e vê-lo a ser mordido por outros...e tudo isto enquanto os donos vinham calmamente buscá-los ou nem vinham!! Cheguei a ouvir: "Ahh...que estranho, o meu cão não costuma morder!!! Esse é que é muito grande!!". Pois...e eu a ouvir isto, que o meu cão até por ser grande era culpado de ser mordido, e outras preciosidades do genero, fartei-me!

No inicio, sabia que ele era culpado só por ser da raça que é e preferia vê-lo a ser mordido a deixá-lo revidar. Com isto o que aconteceu é que o meu cão logo que via os atacantes à distância começava a rosnar e em atitudes de um espalhafato que quem via e não sabia da historia dele ser atacado por eles, comentava logo que ele era "agressivo"! Por isso, arrependi-me e passei a preferir deixá-lo defender-se e com isso ganhar o respeito desse atrevidos (reincidentes anteriormente muitas vezes) e também a confiança para os ignorar no futuro.

Cumprimentos
patbarbosa
Membro Veterano
Registado: quarta out 27, 2004 6:56 pm
Localização: 1 tartaruga de faces rosadas; 5piriquitos, 1 cão e 2 cadelas (SRD), 6 rolas brancas e 3 porquinhas-

segunda dez 13, 2004 3:02 pm

Também passei pelo mesmo...

Aqui na rua, os vizinhos abrem simplesmente os portões e deixam os cães à solta para não sujarem os jardins com os cocozitos... Para passear os meus, só de carro e levo-os para outras zonas. Aqui é impossível.

E não é só o problema de atacarem os nossos cães: é o barulho que fazem e que provocam os outros que estão devidamente no jardim. E o mais engraçado é que são esses mesmos vizinhos que chamam a policia porque os meus fazem barulho!

Mais ainda, há aqui um sr que tem a mania de ir para o café com o Pastor Alemão atrás, solto e sem açaime. Pois é, um dia destes estava eu a entrar no café e dou de «focinhos» com o PA todo esticado em frente à porta. Eu que tenho a mania que não tenho medo de cão nenhum, disse para o cão qualquer coisa parva como «então bebe, deixas-me entrar?» e a resposta foi um salto e uma dentada no ombro (porque eu não sou lá muito alta...)

Veio toda a gente a correr cá fora porque o cão não me largava e o dono só disse «isto é muito estranho, ele só costuma morder a crianças»...

Acham normal? Se há cães cujo dono sabe que morde a crianças e não quer saber, não o prende, quanto mais quando o que está em causa são outros cães ...

E nós que somos os conscientes e responsáveis acabamos sempre por sair prejudicados, sem sequer poder sair de casa com os nossos. E às vezes mesmo sem eles tenho problemas, porque aqui as matilhas sentem o cheiro dos meus e não me largam...

Qualquer dia levo mais umas marcas para casa!

Um abraço
Moca32
Membro Veterano
Registado: terça abr 27, 2004 12:27 pm

segunda dez 13, 2004 3:08 pm

Pois, estou a ver, é a velha história, basta olhar e se o canito for de uma eterminada raça ou se for parecido com a mesma, é logo culpado de tudo e mais alguma coisa, é a triste mentalidade de muitos.

Eu ainda no outro dia fiquei parado com o Fang pela trela para ver no que dava um labradusco (SRD com aspecto de labrador) que veio disparado a correr na nossa direcção, o dono na maior do outro lado quase a 100 metros, cheiraram-se e não deu nada, felizmente, mas se desse até chegar o dono, já se estava a "ver o filme".

Eu adoro cães e longe de mim querer magoar algum, mas nesse dia, já estava de biqueira preparada, se o labradusco mostrasse os dentes, levava na certa.

Enfim, donos baldas e depois nós é que temos de estar com atenções redobradas.

:)
texuga
Membro Veterano
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

segunda dez 13, 2004 3:47 pm

Pois, isso é tudo muito bonito mas quando o nosso cão NÃO TEM AÇAIME... com açaime as coisas mudam...

Eu pessoalmente nunca ando com açaime nos meus, aliás nem tenho açaimes... 8)

Também já me vi forçada a soltar o meu cão para que outro se afastasse, não imaginam o que é ter um cão vadio sempre a atazanar o nosso cão, por trás, e nós a segurarmos o nosso para, sendo uma "raça potencialmente perigosa" não dar uma má imagem e desatar a morder ou a mostrar dominância... Mas teve de ser, e foi remédio santo! Mas ao contrário do cão do PauloC o meu morde mesmo :roll: Mas assim que eu o chamo ele vem, e eu só tomei 1 vez essa atitude, espero nunca mais ter de o fazer, mas tb não gosto de ver outros cães a morder o meu e eu a segurar a cabeça para que ele não morda os outros e sujeitar-me a levar umas trincas de cães sabe-se lá com que doenças... :? Enfim...

Já agora PauloC, o seu cão morreu quando???? Estou muito espantada, pela negativa claro, era o único? Lamento muito :cry:

Obrigado

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
texuga
Membro Veterano

segunda dez 13, 2004 3:51 pm

xabita Escreveu:
durante o dia na minha zona porque os cães da "Casa Pia" que por lá passam o dia são agressivos para os outros

Espero pelo fim do julgamento.Depois já pode passear á vontade :lol:
A sério, eu moro ao pé, e leia-se ao pé não dentro 8) da Casa Pia e estes cães são os "vadios" de lá!!!

Quanto ao julgamento, não sei se os senhores arguidos tb cometeram "caninofilia" 8) 8) 8) 8)
eupegasus
Membro Júnior
Registado: segunda set 06, 2004 5:48 pm

segunda dez 13, 2004 4:06 pm

nao uso acaime na minha cadela por dois motivos o 1º porque ela é muito docil e numca tive problemas com ela, 2º julgo que se colocar o acaime as pessoas nem se chegam perto, porque julgam que é um cao muito perigoso e criava um ambiente um pouco pesado
Tchinho
Membro Veterano
Registado: sexta jun 20, 2003 2:35 pm

segunda dez 13, 2004 4:36 pm

Pois na minha rua é como na sua, Patbarbosa, os donos abrem os portões e os cães vão todos passear sozinhos, mas o dono vai atrás. Há um vizinho que faz o favor aos outros vizinhos e leva os cães dos outros também :evil: ... já lhe contei 5.... e depois eu que vou com o meu solto é que tenho que andar a fugir dos outros soltos e a passear por ruas onde os outros não andam :x
CTR
Membro
Registado: quinta ago 14, 2003 4:26 pm

segunda dez 13, 2004 9:16 pm

Os meus dois andam sempre soltos..tenho uma boxer adulta com 2 anos e um Bull Terrier com 4 mesitos e andam sempre soltos..assim se algum os tenta morder eles podem-se defender..e como não fazem mal a ninguem ate hoje nunca tive problemas :D
Ançaime nos meus NUNCA :o
Budgerigar
Membro Veterano
Registado: sábado set 11, 2004 1:47 pm

segunda dez 13, 2004 9:45 pm

PauloC Escreveu: Pois.....só que quando vi os outros virem em atitude pouco amigável em direcção a nós, FUI EU MESMO QUE O SOLTEI....e mais...QUE O ATICEI!
Embora eu ache que esta situação não seja a mais correcta, por vezes é a única possivel, face à passividade com que certos donos que se passeiam com os cães soltos, assistem aos "ataques" desses cães, normalmente de menor porte e ainda dizem que o bicho é uma fera e não se deixa intimidar por nenhum cão maior que ele.

Eu já passei pela caricata situação de ter o meu Boxer ao colo e 2 caniches a tentarem mordê-lo. Os donos, dentro do café assistiam à situação sem a mínima preocupação. A dada altura, coloquei o meu cão no chão e este "pisou" um dos caniches que gania como se o tivessem a matar.

Então, aí sim, os donos lá resolveram sair do café só para me xingar a cabeça. Depois de uns abanões ao dono dos canitos, jurei para nunca mais passar por situação idêntica e hoje, sempre que algo parecido acontece, pura e simplesmente, largo e cão e.... azarito.

Quanto à questão do açaime, utilizo-o, por força da lei actual, no entanto em caso de necessidade, retiro-o.

Acho que o açaime, além de limitar a defesa do animal em situações como as que foram descritas, criam também nos outros a sensação de que o cão é realmente perigoso, o que não corresponde à verdade.
<strong>Paulo Santos</strong><strong> </strong>
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm

segunda dez 13, 2004 10:53 pm

Quando vou passear com o meu cão, quem precisa de açaime sou eu!!
Por duas vezes dei um pontape nos ditos cujos dum fulano e por sinal o mesmo!
Onde moro a uns bairros e claro,os mauzões com os pit bull, não é que o estupido atiçou o cão dele pa morder no meu...!!
Passei-me, diga-se que eu sou daquelas pessoas que ferve em agua branda e o meu cão é sagrado.
Ameaçei-o, disse se o seu cão morder no meu em seguida mordo-lhe eu a si!
Teimou em soltar o cão por acaso apareceu 1vadio que entreteve o pit senao vinha morder no meu, so que nao ia sujar os meus dentinhos naquele anormal por isso pimba, pontape nos ditos cujos!
Remedio santo, assim que me vé, diz logo ao cão que se chama Bruce Lee, cuidado que vai ali a karateca!
Eu sou contra a violencia, mas em certos casos nao resisto, a violencia traz resultados quase imediato, ja as palavras, leva-as o vento!

Mas nao sigam o meu exemplo!!

Voltar para “Cães”