"Esfregar-se"...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Ladybird
Membro Veterano
Registado: quarta jul 31, 2002 8:41 am
Localização: Igor (P.P.); Sushi, Bia & Juca (Filas Brasileiros); Maria (Papagaia)

quarta ago 21, 2002 8:24 am

Olá bom dia,

gostava que me dessem uma ajudinha, se possível. Ontem à noite o meu cachorro, o Igor, começou a agarrar-se ao meu braço, como se quisesse "acasalar" :oops: !!! Não é que eu já não estivesse à espera que isto viesse a acontecer, o que eu estranho é o facto de ele ainda só ter 4 meses... Será efectivamente normal :?:

Agradeço qualquer indicação,
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

quarta ago 21, 2002 9:53 am

É normal, está a demonstrar os primeiros ensaios de dominância... esse comportamento não deve ser tolerado, ou corre o risco de passar a ser o cão quem manda.
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
Ladybird
Membro Veterano
Localização: Igor (P.P.); Sushi, Bia & Juca (Filas Brasileiros); Maria (Papagaia)

quarta ago 21, 2002 3:45 pm

Obrigado pela resposta Gonçalo!

De qualquer das formas ele sempre teve "tendências dominantes", principalmente com a comida. Inclusive, ao princípio, quando lhe tentávamos mexer na comida ele rosnava. Com alguma paciência conseguimos mudar esta situação e ele agora, antes de comer, senta-se ao nosso comando e só come após nossa autorização. Agora relativamente ao "esfreganço" :lol: pensava que fosse mais uma questão "fisiológica" que outra coisa. Já agora, e tendo sido a única pessoa que teve a amabilidade de me responder, esclareça-me se possível, o porquê de ele estar constantemente a morder-nos (principalmente as mãos). Já lhe caíram os dentes todos, e os de trá (molares :?: ) também já estão a romper. Também devemos repreendê-lo?

Mais uma vez muito obrigado,
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

quarta ago 21, 2002 3:53 pm

O cão não tem mãos, tem boca... todas as suas relações sociais estão pendentes da boca, as carícias, os castigos, etc (entre cães)... não é que ele mordiscar (desafio para a brincadeira) seja pernicioso, mas deve ser controlado... sobretudo num cachorro que demonstra tendências dominantes... mas vá com calma... ele só tem que aprender a dosear a força ;)
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
Ladybird
Membro Veterano

quarta ago 21, 2002 4:29 pm

Gonçalo,

eu sei disso até porque já tive mais cães. No entanto, e como é óbvio, todos são diferentes, principalmente o Igor. Quando eu digo que ele está sempre a morder, é mesmo SEMPRE. A tal ponto que eu ao Igor só consigo fazer festas se ele estiver a dormir, porque se não, assim que lhe toco, lá está ele a morder. Eu sei que não é com intenção de magoar nem agredir, no entanto às vezes magoa mesmo. E não são só as mãos (de vez em quando lá vai uma trinca nas perninhas ou nos dedinhos dos pés, isto quando não é no nariz)... O problema é que ele está cada vez maior, e é muito bruto, além de ter imensa energia, e se não tenho mão nele agora... mais tarde será pior ;)
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

quarta ago 21, 2002 9:30 pm

Oi Ladybird:

O meu cão, quando era bebé, também se tornava bastante aborrecido com essa história de mordiscar as mãos, mas o que é certo, é que com o tempo ele foi-se habituando a fazer isso só quando eu permitia a brincadeira e foi-se controlando mais, dando só as dentadinhas de uma forma carinhosa e lambendo-me as mãos ( um dos sinais de submissão).
Hoje, já tem 3 anos e raramente tenta mordiscar. Há cães que perdem este tipo de manias mais cedo do q outros.
Relativamente àquele caso do "esfreganço" na perna, uma maneira boa de acabar com esse vício, é arranjar uma bisnaga de água ou borrifador e quando o seu cão tentar montar a perna, atira-lhe uma borrifadela.
Ao associar o "esfreganço", ao jacto de água que não será agradável, o seu cão irá, em princípio acabar com essa mania.
Boa sorte e bons treinos!
Ladybird
Membro Veterano

quinta ago 22, 2002 8:08 am

Olá mais uma vez,

essa do borrifador é capaz de ser boa ideia (o Igor destesa chuva) :lol:

Muito obrigado pelas vossas ajudas!
ruines
Membro
Registado: sexta mar 22, 2002 4:06 pm
Contacto:

quinta ago 22, 2002 12:22 pm

Sem querer ofender, mas quando o cão se puzer a esfregar, coloqu-se em cima dele numa posição dominadora com as mãos no seu dorço.
Vai ver que resulta, ele poderá debaterse mas tente controlalo so o seu dominio.~
Há vet's que me disseram para fingir que lhe faça o mesmo que ele lhe fez a si, mas talvez o Gonçalo da casa dos cães possa explicar melhor, ja que tem vários cães dominantes e de raças muito dominantes,.
No meu caso, o meu pit quando faz algo parecido dou-lhe um tabefe com mais força e de se sentarque, que resolve.
Boa sorte.
Nuno Silva
ruines
Membro
Registado: sexta mar 22, 2002 4:06 pm
Contacto:

quinta ago 22, 2002 12:25 pm

onde se le :No meu caso, o meu pit quando faz algo parecido dou-lhe um tabefe com mais força e de se sentarque, que resolve.
Boa sorte.
Nuno Silva

deve-se ler:

No meu caso, o meu pit quando faz algo parecido dou-lhe um tabefe com mais força e mando-o sentar-se, eu resolvo assim a situação.
Boa sorte.
Nuno Silva
Ladybird
Membro Veterano

quinta ago 22, 2002 1:56 pm

Olá Nuno,

Obrigadinho pela sugestão... também não custa nada tentar ;)
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

quinta ago 22, 2002 7:19 pm

Antes de recorrer a esse castigos coloque a pergunta a Bruno Tausz no seu forum chamado justamente NOSSO FORUM . Etólogo emérito brasileiro com muitos anos de experiência em treino sem castigo

http://www.brunotausz.com.br/
RitaAlex
Membro Júnior
Registado: quinta ago 15, 2002 12:01 pm

quinta ago 22, 2002 9:01 pm

Eu tenho uma cadelinha que está agora com 14 meses, mas deste que a tenho (tinha ela 3 meses) que sempre que pego num cobertor ou num lençol para me tapar ela tem essa reacção com se fosse um cão a acasalar. E notem bem ELA é uma CADELINHA. Já aqui referiram que pode ser uma questão de dominancia, mas ela de dominante não tem nada, pelo contrário tem medo de tudo e de todos. Será algum tipo de disfunção? Não a compreendo!

Quando a morder as mãos ela também o faz, muito devagarinho e com umas lambidelas à mistura. Mas cada vez faz menos.

Muito obrigada
jcachorro
Membro Veterano
Contacto:

quinta ago 22, 2002 9:28 pm

Oi RitaAlex!

Realmente o acto de montar as pernas, que é vulgar em algumas cadelas, mostra indícios de dominância.
Penso que talvez pelo facto de ela ser medrosa, como referiu, impede-a se calhar de estabelecer uma relação dominante com outros cães, daí fazê-lo com as pernas dos donos, sentindo-se mais confiante e segura de si.
RitaAlex
Membro Júnior
Registado: quinta ago 15, 2002 12:01 pm

quinta ago 22, 2002 9:43 pm

Obrigado jcachorro, mas só mais uma pergunta. A minha cadelinha não monta as pernas, mas sim os cobertores e os lençois, sempre que alguém pega neles para se tapar. Ah e lembrei-me agora, quando era bebé tinha um peluche do tamanho dela que era um ursinho e também para ele tinha a mesma reacção.
Será tudo isto o mesmo que montar as pernas ou não, visto que o que ela faz não tem um contacto directo conosco.

Obrigada
jcachorro
Membro Veterano
Contacto:

quinta ago 22, 2002 9:52 pm

Uppsss!!!

Desculpe o meu equívoco RitaAlex! :)

Já agora, transcrevo-lhe um pequeno excerto de um livro que fala deste assunto:

«... se o cão/cadela foi frustrado na sua tentativa de montar outros cães ou pessoas, poderá virar-se para brinquedos peludos, almofadas ou tapetes. O comportamento é perfeitamente normal, mas pode estragar esses artigos...»

Cumprimentos!
Responder

Voltar para “Cães”