Dogue argentino em exposições

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

dogueargentino
Membro
Registado: quinta dez 09, 2004 12:17 pm

terça dez 14, 2004 9:57 am

Participei num forum de discussão que levantou alguma polémica na arca e gostaria que me ajudassem numa duvida

Como é que um juiz pode comparar um exemplar de dogue argentino com orelhas cortadas, contra um que as tenha inteiras?

Já li em alguns sites menos actualizados que só dogues com orelhas cortadas podem ser alvo de apreciação por parte dum juiz, mas neste momento aparentemente derivado ao facto de ser proibido o corte de orelhas isso já não funciona bem assim

Como fará então o juiz para decidir pelo melhor animal se têm estéticas e estalões diferentes???
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

terça dez 14, 2004 11:37 am

2x
Última edição por CindelP em terça dez 14, 2004 11:53 am, editado 1 vez no total.
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

terça dez 14, 2004 11:38 am

Para mim é uma falsa questão, uma ves que o estalão prevê as duas situações:

Orejas : De inserción lateral y alta con buena separación entre ambas, dada por el ancho del cráneo. Funcionalmente, deberán presentarse cortadas y erectas, en forma triangular y de un largo que no supere el 50% del borde anterior del pabellón de la oreja natural. Sin amputar, son de mediana longitud, anchas, gruesas, planas y redondeadas en su ápice. De pelaje liso y algo más corto que en el resto del cuerpo y donde pueden aparecer pequeñas manchas, no penalizables. Llevadas naturalmente colgantes, cubriendo la región posterior de las mejillas. En alerta, tienen capacidad de semi-ereción.

http://www.fci.be/uploaded_files/292_es.doc

Nanci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
dogueargentino
Membro

terça dez 14, 2004 11:41 am

Então diga-me como comparar dois cães se cada um tem as orelhas à sua maneira.

É como comparar um homem e mulher.

Como ver qual o mais bonito se nao sao iguais?
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

terça dez 14, 2004 11:51 am

dogueargentino Escreveu: Então diga-me como comparar dois cães se cada um tem as orelhas à sua maneira.

É como comparar um homem e mulher.

Como ver qual o mais bonito se nao sao iguais?
E nas raças em que existem diversas colorações?
Moca32
Membro Veterano
Registado: terça abr 27, 2004 12:27 pm

terça dez 14, 2004 12:29 pm

Eu por acaso tambem tinha duvidas nesta questão, mas agora percebo melhor. :)
dogueargentino
Membro

terça dez 14, 2004 2:46 pm

Cindel diga-me uma coisa

Alem de ser entusiasta de cães tambem o sou pelas aves e costumo ir muitas exposições.

Em relação às aves cada coloração ou sub-espécie é avaliada à parte.

Quando se efectua uma inscrição eles pedem a especie mas tambem subespecie e coloração para poderem diferenciar.

Se calhar você até tem razão e por não saber muito destas coisas é que criei o forum.

Cumprimentos

Francisco
anafil
Membro Veterano
Registado: segunda jun 09, 2003 5:17 pm

terça dez 14, 2004 2:52 pm

que raio de perguntas...

como é que se avalia um boxer com a orelha cortada e um com a orelha inteira?

pode aplicar esta dúvida a todas as raças onde o estalão permitir as duas hipóteses. já agora, sabe o que é o estalão?

cá para mim está demasiado interessado em arranjar argumentos que possam validar o criador misterioso que contestou, cobardemente na minha opinião, a avaliação dos dogue argentinos lá na Batalha.

mas continue, não se esqueça de também tentar argumentar a avaliação do juiz, que por mais estranha que possa ter parecido, é uma opinião certificada pelo cpc e fci.
dogueargentino
Membro

terça dez 14, 2004 2:57 pm

anafil está armada em .... ou cheira-lhe à palha???

Este forum nada tem a ver com a minha opinião acerca de Batalha, pois tanto o cão que ganhou como o que perdeu estavam em circunstancias iguais ( tinha ambos as orelhas cortadas )

Isso já é passado.

Apens criei este forum para tentar perceber um pouco mais acerca da canicultura.

Cumprimentos
anafil
Membro Veterano

terça dez 14, 2004 3:11 pm

normalmente não costumo responder a gente mal educada mas como sei que a estupidez está quase sempre associada à ignorância vou dar-lhe um desconto.

desculpe qualquer coisinha

mas a pergunta que fez é demasiado ingénua, a orelha está inserida numa cabeça, logo, a conjunção das duas, cabeça e orelha, e a beleza que o conjunto apresenta é que interessa. não há dúvida nenhuma sobre isto. nem sei o porquê da dúvida! se calhar sou eu que me armo em esperta, pode ser.

como é que o sr avalia uma mulher de cabelo comprido e uma de cabelo curto? há alguma penalização nos dois tipos de cabelos? não é tudo uma questão de harmonia e de gosto pessoal? e uma morena e outra loura?

não me diga que a questão das expos já não interessa, porque a pergunta que fez refere a escolha do juiz entre um cão com ou sem orelha inteira.
dogueargentino
Membro

terça dez 14, 2004 3:41 pm

anafil
normalmente não costumo responder a gente mal educada mas como sei que a estupidez está quase sempre associada à ignorância vou dar-lhe um desconto.

Eu tambem não por isso e porque estamos numa época de Natal aqui vai para si um decontão de 100%.

Fale acerca do tópico e se nada tiver a dizer alem de baboseiras não diga.

Faça como os outros utilizadores que tentam expor as suas ideias e apesar de poder não concordar até respeito agora não seja assim...
anafil
Membro Veterano

terça dez 14, 2004 3:54 pm

ok não digo mais baboseiras :o :?:

eu respondi ao tópico, não sei se reparou!

o conjunto da cabeça e orelhas é que conta, não o corte ou a falta dele. o cão pode ter a orelha cortada, mas ter um conjunto de cabeça feio, e vice versa.

aí é que o juiz avalia.

com os boxers também se passa o mesmo. nas expos em outros países os cães não são penalizados por terem a orelha ou o rabo amputado, desde que no país de origem do cão isso seja permitido. na alemanha não o é. mas se lá for com um cão amputado ninguém o recrimina ou desclassifica.
dogueargentino
Membro

terça dez 14, 2004 4:22 pm

anafil até que enfim que nos entendemos.

Era isso mesmo que eu precisava de ouvir ( neste caso ler ) porque eu apenas estava curioso em saber como se diferencia os dois casos,

Nunca vi em nenhuma exposição dogues com orelhas inteiras. Apenas gostaria de saber era como se processava quando isso acontecia.

Muito Obrigado agora pela sua ajuda

Cumprimentos
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

terça dez 14, 2004 7:05 pm

dogueargentino Escreveu: Cindel diga-me uma coisa

Alem de ser entusiasta de cães tambem o sou pelas aves e costumo ir muitas exposições.

Se calhar você até tem razão e por não saber muito destas coisas é que criei o forum.

Cumprimentos

Francisco
Boas Francisco,

O estalão contempla os dois tipos de orelhas : cortada e inteira e define como cada um deve ser.

Assim sendo, qualquer dogo que se submeta a julgamente será julgado perante o estalão, sendo as orelhas igualmente julgadas - já que o estalão define como cada tipo de orelhas deva ser.

Nanci
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

terça dez 14, 2004 10:21 pm

Parece-me que estão a cair num erro básico... ou seja, que um cão é comparado com outro... o cão é comparado com o estalão, por isso é que são divididos em classes... o que o juiz avalia é qual, na sua interpretação, se aproxima mais do mesmo... como não há cães sem defeitos ele soma as qualidades de cada um (um método que tenho observado em vários juizes estrangeiros é que têm uma pequena tabela onde vão pondo uns + e uns - antes de darem a clasificação final)para decidir a ordem de aproximação ao estalão: 1º - mais proximo, 2º a seguir e assim por diante.

Dizer que um cão ganhou a outro é um erro... o ideal é dizer que um cão se aproxima mais do estalão que outros... por isso é que um cão pode estar sozinho em ringue e perder...
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
Responder

Voltar para “Cães”