Problema de obediência

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
snoppy
Membro Veterano
Registado: quinta mar 04, 2004 9:08 am

quinta dez 16, 2004 9:02 am

Bom dia a todos,

Eu tenho duas cadelas, a Kaya ( traçada de pitt bull) de 2 anos e a Shiva ( pitt bull) de 5 meses. Por estranho que pareça o meu problema de obediência é com a Kaya. Quando a chamo ela não obedece, foge sempre :( . Não sei o que fazer já estou farta de a por de castigo, e de lhe dar uns açoites,mas ela volta sempre a fazer o mesmo, apesar de estar agora muito melhor desde que adquiri a outra cadela. O problema é que ela é uma cadela muito energética e tenho que a soltar para ela correr! Não sei o que fassa, para além disso tem uma obcessão fora do normal por gatos .
Agradecia se alguém tivesse umas dicas para me dar, escola de obediência está um pouco fora dos meus alcançes.

Obrigada,

Ana B.
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quinta dez 16, 2004 9:16 am

Castiga-a quando ?

É que se a castigar (chama-a, chama-a e ela ...nada) quando ela finalmente obedece e vêm ter consigo, está a fazer exactamente o contrário do que deve.

Assim ela associa ir ter consigo ao castigo.Sempre que ela obedecer e vier ter consigo deve dar-lhe um biscoito e festinhas de forma a ela pensar que ir ter consigo é uma coisa boa.

Tem de ter paciencia de início mas vai ver que, com o tempo, ela vai ter consigo sempre que a chamar.

Já sabe que pits e outros cães energéticos precisam de grandes passeios ou brincadeiras que os ajudem a esgotar o excesso de energia.
Experimente atirar uma bolinha para ela ir buscar e trazer de volta a si.
É uma forma de ter exercício relativamente intensa para ela sem você se cansar por aí e além.
Sendo uma pit deve gostar também de puxar um corda e você a agarrar...
cgtorres
Membro Veterano
Registado: terça out 29, 2002 11:39 am

quinta dez 16, 2004 9:17 am

A cadelinha ainda está em idade boa para aprender.
Sugiro uma boa escola de treino de obediência. Nada melhor que quem sabe para ajudar ;) Claro que mesmo assim, terá sempre o "trabalho de casa" que será orientado pelo treinador (irá de econtro ao que lhe disse a AISD)
Se morar na zona de Cascais / Oeiras / Sintra posso sugerir qualquer coisa, senão, tente saber por aqui com outros foristas da sua zona onde a pode treinar.

Boa sorte com a sua Kaya! :)
puroacaso
Membro
Registado: segunda mar 15, 2004 11:30 am
Contacto:

quinta dez 16, 2004 9:27 am

Uma vez que uma escola está longe do seu alcançe, compre um livro sobre comportamento canino, ou leia qualquer coisa pela internet!

Mas entretanto, mude totalmente a sua atitude, pois não vale a pena castigo, nem açoites, como disse a aisd!

Vale sim a pena usar uma trela comprida, deixá-la correr e puxar a cadela chamando-a pelo seu nome! Passeá-la todos os dias e correr com ela também, mesmo estando pela trela!

Qualquer cão tem "atracção" por gatos, é uma questão de ensino desde pequeno, mas com a idade que refere, o melhor será ter cuidado para não haver problemas, uma vez que com essa idade já não acho que o vicio pelos gatos possa ser corrigido!

De resto repito o que disse a aisd!
snoppy
Membro Veterano
Registado: quinta mar 04, 2004 9:08 am

quinta dez 16, 2004 1:37 pm

Eu sempre que ela se porta bem, e vem ter comigo quando a chamo fasso-lhe festinhas e digo "linda menina, portou-se muito bem", e dou-lhe biscoitos. Só que a maioria das vezes ela não vem ter comigo sou eu que a apanho!
Ela às vezes responde ao comando " senta e fica" mas são raras as vezes!
Por eu não a conseguir a agarrar ela já chegou a ficar um dia inteiro no miradouro onde a solto!
Em contrapartida a Shiva que fez agora 5 meses eu chamo-a e digo "fica" e ela obedece!
Tb uso muito as bolinhas os paus, mas mal ela vê um gato vai atrás e desaparece! Ela é incrivel e quando vê que a vou apanhar faz-me correr atràs dela, até que a apanhe o que às fezes é impossivel porque ela parece um cão de corrida, desaprece e ninguem mais a vê! E agora apanhou a mania de subir às arvores atrás dos gatos! Esta cadela é mesmo um espetáculo!

Ana B.
Moca32
Membro Veterano
Registado: terça abr 27, 2004 12:27 pm

quinta dez 16, 2004 2:09 pm

Então Snoppy, você disse
a apanhe o que às fezes é impossivel
, não seria vezes. :lol: ;)

Estou só a reinar consigo. :D

Falando sério o meu canito por vezes tambem o chamo e ele fica na sua, a reinar se me aproximo e corre, o malandreco.

Eu tento compensar, dando-lhe uns aperitivos para canitos quando ele obedece, vai andando, ele quando me vê cha,mar com a mão direita fechada já fica de orelha no ar e vem devagarinho, pois já pensa em comidinha. :D

Ainda ssim, se tiver alguma escola de treino por esses lados, força, pois na verdade são o melhor quando de obedi~encia se trata. :)
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quinta dez 16, 2004 2:35 pm

Sabe que a sua cadela é capaz de ver essas fugas-perseguições como brincadeiras...

Ela foge e você vai atrás dela...

Não a persiga.Veja se arranja um sítio mais ou menos protegido e, pelo contrário, vire-lhe as costas e comece a caminhar no sentido contrário.

De vez em quando volte-se, chame-a, mostre-lhe o biscoito, a ver se ela vêm ter consigo.

Não brinque com ela - olhe que ela pensa que é uma brincadeira fixe...
Responder

Voltar para “Cães”