Ajuda a criadores....

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
dogueargentino
Membro
Registado: quinta dez 09, 2004 12:17 pm

segunda dez 20, 2004 2:45 pm

Peço desculpa por vir aqui até à arca falar mais uma vez dum tema que até já a mim me cansa.

Não pude deixar de achar estranho um vendedor de cães ( dogue argentino de TUCUMAN BUCAR ( acho que é assim ) de raça pertencente à anormalidade da lista negra dizer que tem ninhadas disponíveis, mas apenas para pessoas sérias??

Ao fazerem este tipo de avisos, não estarão eles próprios a insinuar que estes cães não são para qualquer um.
Não estão eles próprios a etigmatizar os animais que vendem e que supostamente amam?

Apenas achei estranho pois nunca tinha visto nada semelhante.

Apelo aos criadores experientes e aos utilizadores interessados que me ajudem a perceber o porquê desta situação.

Cumprimentos

Francisco.
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda dez 20, 2004 2:52 pm

Ao fazerem este tipo de avisos, não estarão eles próprios a insinuar que estes cães não são para qualquer um.
Mas você ainda duvida que é mesmo assim? Acha que qualquer pessoa pode ter um cão dominante e que necessita de cuidados especiais de sociabilização e treino? Se pensa assim, acho melhor que reconsidere se deve mesmo ter um cão dessa raça.
Isto não é estigmatizar, é ser responsável e consciente. Eu mesmo, uma das razões porque não faço criação de Rottweiler é precisamente para não correr o risco de colocar um em mãos erradas. É que se você entregar um Labrador a um Simão qualquer e o cão fizer asneiras ninguém sabe de nada, mas se for um Rottweiler sai em todos os noticiários. Sendo dono de um cão de 'raça potencialmente perigosa' pode andar uma vida inteira a fomentar o bom nome da raça, mas basta um exemplar nas mão de um estupido para estragar todo o seu trabalho.
xabita
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 9:17 pm
Contacto:

segunda dez 20, 2004 2:55 pm

Eu penso exactament o contrário.

Acho que é uma medida para que a raça não caía em desgraça,pois se ela pertence á "lista",qualquer incidente que aconteça com um animal destes é logo extrapolado.
Portanto nada mais natural que o criador selecione os cliente para quem vende os cães.

Estamos a falar de uma raça que faz parte da lista abortóide,mas acho que esta medida deve ser usada para todas as raças,pois nem todos os cães servem para todas a pessoas ;)
dogueargentino
Membro

segunda dez 20, 2004 2:59 pm

Ai é que está a minha dúvida.
Não deveriam então todos os criadores escolher os seus clientes.

Assim já nenhuma raça era posta de parte.

Apenas achei esquisito pois nunca tinha visto nenhum criador fazer isto.

Como tambem reparam os criadores se os clientes são amantes de cães ou estupidos que os irão pôr a lutar????

Tambem acho que não é por ai que se vai lá....

Francisco
anafil
Membro Veterano
Registado: segunda jun 09, 2003 5:17 pm

segunda dez 20, 2004 3:42 pm

olá Francisco

mas todos os criadores sérios têm muito cuidado na altura de vender os cachorros, os motivos podem não ser porque a raça é dominante e está na lista negra, mas simplesmente porque querem ter a certeza de que os cães vão ser bem tratados.
em qualquer raça isto acontece, porque o criador sério não quer despachar os cachorros aos dois meses!

mas concordo que nem todas as pessoas têm capacidade para ter um cão dominante, por isso é que há acidentes e problemas, porque os donos são abortóides!!!
dogueargentino
Membro

segunda dez 20, 2004 3:52 pm

Concordo consigo anafil mas acha que á havendo entrevistas ou avisos é que se vai vender a um cliente mais responsavel??

Por mais que se esforcem não vale a pena tentar dizer que só vendem a gente responsavel....

Porque não se vê criadores de caniches e de labradores a dizerem que só vendem a pessoas responsaveis???Supostamente é isso que queremos fazer ver é que todos os cães podem ser perigosos, ams acho que não é assim que se chega lá.

Francisco
cgtorres
Membro Veterano
Registado: terça out 29, 2002 11:39 am

segunda dez 20, 2004 5:47 pm

PauloC Escreveu:
Mas você ainda duvida que é mesmo assim? Acha que qualquer pessoa pode ter um cão dominante e que necessita de cuidados especiais de sociabilização e treino? Se pensa assim, acho melhor que reconsidere se deve mesmo ter um cão dessa raça.
Isto não é estigmatizar, é ser responsável e consciente. Eu mesmo, uma das razões porque não faço criação de Rottweiler é precisamente para não correr o risco de colocar um em mãos erradas. É que se você entregar um Labrador a um Simão qualquer e o cão fizer asneiras ninguém sabe de nada, mas se for um Rottweiler sai em todos os noticiários. Sendo dono de um cão de 'raça potencialmente perigosa' pode andar uma vida inteira a fomentar o bom nome da raça, mas basta um exemplar nas mão de um estupido para estragar todo o seu trabalho.
100% de acordo.
Francisco, eu por mim falo e com experiência de causa. Nunca poderia ser dona de um cão dominante. Foi um rafeiro, mas se fosse um de raça "potencialmente" perigosa era mais um para a lista negra por culpa clara e evidente dos donos. Assim, concordo inteiramente que o dono deve ser muito, muito, muito bem escolhido para bem do cão mas também para seu próprio bem. ;)
dogueargentino
Membro

terça dez 21, 2004 11:04 am

Mas apenas o que me faz confusão são os próprios donos dizerem que não vendem a toda a gente o que para os legisladores parvos é uma excelente desculpa para dizerem:

- Vêem, vêem este cão pode ser mesmo perigoso!!!!!

Porque não dizem os vendedores de labradores tambem que só vendem a gente séria???

Apenas acho que assim são os próprios donos que estigmatizam os cães dando a sensação que os cães podem ser perigosos, coisa com a qual não concordo.

Acho bem que se diga que os cães só serão vendidos a pessoas sérias, mas então deveria haver uma legislação ( mais uma parvoice ) que dissesse que todos os anuncios de cães de todas as raças deveriam conter esse aviso e não só nas raças estigmatizadas.

Percebem onde quero chegar?

Como é que uma enteevista ou uma conversa chegam para ver se o cão será bem ou mal tratado??

Francisco
portugabox
Membro Júnior
Registado: quinta dez 02, 2004 12:44 pm

terça dez 21, 2004 11:13 am

Dogueargentino :

vc coloca cada post...... :o

já toda a gente sabe q vai comprar um dogue dos Makuas....para si os melhores do mundo....

mas não precisa lançar a confusão sobre os outros criadores de dogues nem sobre a forma de actuar dos mesmos.

volto a repetir...não provoque para nao ser provocado...

Além disso tem a certeza q tem capacidade para ter um dogue argentino ?

cps

paula
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

terça dez 21, 2004 11:15 am

Tem piada que eu já vi anúncios, ou melhor, entrevistas a criadores de Goldens a dizer que não vendem a toda a gente.. Primeiro exigem conhecer a pessoa e as condições que esta terá para criar o cão, dissimuladamente eles até querem quase saber quanto é que a pessoa tem na conta bancária, através do emprego da mesma e das condições que ela poderá oferecer ao cão..

O mesmo acontece com criadores de S. Bernardos...

Eu sei que muitas vezes tem a ver com o punho do dono para educar um cão com uma personalidade mais forte, mas tem de ser mesmo assim, há cães com uma personalidade muito forte e se uma pessoa não tiver tempo ou algum conhecimento da raça o cão torna-se no chefe da matilha e depois é que são elas...

Mas não me refiro só aos "perigosos", há muitas raças assim, mais do que possam imaginar!!!

Cumprimentos
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
anafil
Membro Veterano

terça dez 21, 2004 11:16 am

Não é uma questão de estigamtizar, mas sim de ser consciente e responsável!!

não significa que o criador do anúncio seja responsável, mas os criadores honestos e sérios fazem sempre selecção dos donos das suas ninhadas, mesmo que o comprador não se aperceba. os cães não são vendidos a qualquer um, a pessoa passa uma espécie de exame quando está a conversar com o criador, que através da conversa tira as suas dúvidas, se a pessoa tem condições financeiras para manter um nível de vida ao cão com qualidade, se a pessoa realmente gosta do cão, se o vai comprar num acto responsável ou de impulso!

nenhum criador gostaria de saber que os cães da sua criação são maltratados ou utilizados para fins ilegais e desumanos!

quando for buscar o seu dogue argentino fale sobre isso com o criador, ele vai concerteza concordar que os cães que cria não são para qualquer um!
vets
Membro Veterano
Registado: quinta jul 15, 2004 10:43 am

terça dez 21, 2004 11:19 am

portugabox Escreveu:
já toda a gente sabe q vai comprar um dogue dos Makuas....para si os melhores do mundo....
volto a repetir...não provoque para nao ser provocado...

Além disso tem a certeza q tem capacidade para ter um dogue argentino ?
:D :D :D :D :D
anafil
Membro Veterano

terça dez 21, 2004 11:19 am

outra coisa, há muitos criadores que gostam de manter contacto com os compradores das suas ninhadas, e normalmente as pessoas encontram-se em expos ou convívios!

e uma entrevista dá para saber muita coisa, sim!

os donos também não cortam relações com o criador porque têm muitas dúvidas e ele, se for sério e competente põe-se disponível para ajudar!
FAbarm
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 3:56 pm

terça dez 21, 2004 11:20 am

Curiosamente sempre me lembro de ver nos anuncios de esse canil essa frase. Muito antes de se falar em raças não sei o quê.

Tiago
A forma &eacute; a imagem pl&aacute;stica da fun&ccedil;&atilde;o
dogueargentino
Membro

terça dez 21, 2004 11:28 am

Por aquilo que tenho aqui lido ( e desde já agradeço a ajuda dos participantes ) podem-se tirar duas conclusões

- Ou este criador é mais conscencioso que os outros ( e neste caso ele é que está certo )

- Ou está na minha opinião a fazer mais uma possivel estigmatização ( o que estaria completamente errado )

Que acham caros amigos??

Francisco
Responder

Voltar para “Cães”