AVISO: NÃO LEVEM OS VOSSOS CÃES À PRAIA NOS PRÓXIMOS DIAS

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Guida__F
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 7:14 pm

domingo dez 26, 2004 2:42 pm

Segundo um cientista, entrevistado na SIC, haverá a possibilidade de que os efeitos do maremoto que afectou a Ásia cheguem à Costa Portuguesa nos próximos dias.
Não será especificamente um maremoto mas, poderão surgir vagas de até quatro metros no meio do mar calmo.

Se os levarem à praia certifiquem-se que ficam bem longe do mar, o qual deve ser continuamente vigiado.
FAbarm
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 3:56 pm

domingo dez 26, 2004 2:51 pm

E as pessoas podem ir?

Tiago
A forma é a imagem plástica da função
Bloodberry
Membro Veterano
Registado: segunda abr 15, 2002 12:08 am

domingo dez 26, 2004 2:54 pm

obrigada pelo aviso ;)
São precisos muitos animais para se fazer um casaco de peles, mas só um para o usar...
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

domingo dez 26, 2004 2:58 pm

Excepto se forem surfistas, que essas ondas devem ser muita cool. :p

Isabel
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

domingo dez 26, 2004 3:18 pm

Que fixe...vou já buscar a prancha..
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

terça dez 28, 2004 8:07 am

E eu? posso ir também?
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
xanda
Membro Veterano
Registado: sexta fev 22, 2002 6:32 pm

terça dez 28, 2004 11:12 am

Olá!

Voces já viram onde foi o sismo??? acham que chega aqui alguma coisa??? a SIC realmente... acho que anda tudo marado :o deve ser do frio!!!!

Bjs Alex
Guida__F
Membro Veterano

terça dez 28, 2004 11:34 am

Segundo o que acabei de ouvir na televisão, as ondas provocadas pelo sismo já deram a volta ao planeta, mas sempre pelo emisfério sul e foram atingir, pelo lado contrário a Antartida e a Nova Zelândia, sem no entanto causas estragos (pelo menos que eu saiba).
Isto deu numa das estações do Cabo acho que foi a Sky News.

Assim penso que não subirá para o emisfério norte... mas atenção que eu não percebo nada disto :oops: :oops: :oops:
Moca32
Membro Veterano
Registado: terça abr 27, 2004 12:27 pm

terça dez 28, 2004 11:36 am

Bem, estava previsto mau tempo aqui na ilha, muito vento para hoje e ondas que poderiam oscilar entre 4 a 5 metros, pelo menos foi o que foi dito. A protecção civil efectivamente deu o alerta. :roll:

Espero que não seja nada de grave, é que isto depois das imagens horriveis qe passaram na TV, um tipo fica logo em alerta.

:)
Guida__F
Membro Veterano

terça dez 28, 2004 2:26 pm

Agora imagina o meu caso, que estou numa cidade que ficou completamente coberta pela água no maremoto que se seguiu ao terramoto de 1755.

Mas não te preocupes, que as ondas de 4/5 que estão previstas para ai, são normais e qualquer coisa que venha será mais no estilo das vagas que costumam aparecer no norte do continente e que ás vezes arrastam pescadores que estavam nas praias ou nas rochas para o mar. E como aí está mau tempo, se vier alguma coisa ninguém vai reparar.

O que tu te deves preocupar é com vulcão que existe nas Canárias e que se entrar em errupção pode provocar um grande maremoto que pode atingir a Europa e os Estados Unidos no outro lado do Oceano....

.... e nesse caso... todos os que vivemos junto ao mar podemos estar em grandes sarilhos.
RMarques
Membro Veterano
Registado: segunda abr 21, 2003 3:51 pm

terça dez 28, 2004 3:02 pm

Por muito credível que fosse o senhor da SIC parece-me ser um bocado exagerado a existência de vagas grandes a chegar á praia.

Embora o fundo maritimo da nossa costa seja relativamente plano, isso pode ser que ajuda a uma ondas um pouco maiores, mas se elas se sentirem será em alto mar e quando chegarem á costa devem vir já muito "diluídas"

Se este fenómeno fosse cá é que era o "caraças" enquanto eles lá têm um fundo marítimo bastante acidentado "montanhas" o nosso cá é lisinho e isso seria o fim de muita cidade costeira!

Espero que isto nunca aconteça, rezem para que isto vá abanando aos poucos, pois a tensão será libertada suavemente, se a nossa falha que até é muito activa, mas que se mexe aos poucos, se ela porventura um dia der um abanão valente deus nos valha e todos os santos, incluindo a N.S. de Fátima!
O c&atilde;o &eacute; um cavalheiro, eu espero ir para o c&eacute;u deles, n&atilde;o para o dos homens." (Mark Twain)
Moca32
Membro Veterano
Registado: terça abr 27, 2004 12:27 pm

terça dez 28, 2004 3:19 pm

Pois, talvez, mas como eu se estabelecer uma linha recta de casa para o mar fico a 200metros dele, enfim, preocupo-me bastante. :roll:

Agora claro, tambem me recordo das imagens da Avenida do Mar que passaram na TV faz uns bons anos, em que estava tudo cheio de lama por todo o lado e claro, aquilo foi uma mera amostra do que poderia ter sido, portanto...

SoniaWild
Membro
Registado: quarta jun 19, 2002 12:45 pm
Contacto:

terça dez 28, 2004 3:49 pm

Guida__F Escreveu: Segundo um cientista, entrevistado na SIC, haverá a possibilidade de que os efeitos do maremoto que afectou a Ásia cheguem à Costa Portuguesa nos próximos dias.
Não será especificamente um maremoto mas, poderão surgir vagas de até quatro metros no meio do mar calmo.

Se os levarem à praia certifiquem-se que ficam bem longe do mar, o qual deve ser continuamente vigiado.
Deveriam de olhar para o mapa primeiro e ver tudo o que há para percorrer até cá!
Uma coisa são ondas sismicas que se propagam e por sua vez podem criar deslocações de massas de água, outra coisa é o estado do tempo como vento, chuva, sol ...
Penso que as pessoas estão a misturar toda esta informação.
Para chegar cá e fazer "estragos" de modo a alarmar as pessoas, essas ondas sismicas que provocam estas deslocações de massas de água teriam de andar de um lado para o outro tipo bola de bilhar, efectivamente isso acontece mas também se dissipam, por isso acho que vou ficar a lareira para me aquecer!
Mostra-me o teu c&atilde;o e saberei quem &eacute;s. (Henri de Montherlant.)
Guida__F
Membro Veterano

terça dez 28, 2004 10:43 pm

Moca32 Escreveu: Pois, talvez, mas como eu se estabelecer uma linha recta de casa para o mar fico a 200metros dele, enfim, preocupo-me bastante. :roll:

Estou mais longe que isso e num ponto relativamente alto em relação mar. Mas segundo reza a história, em 1755 esta zona (que na altura não era habitada) tambem foi apanhada, pois sabe-se qual foi o lugar onde as águas pararam.

Mas olha esses 200 metros são directos, ou o mar tem de subir alguma falásia?
É que conta onde estás, mas também conta a altitude.

Em relação ao facto de haver um sismo aqui...
... que tal irem controlando a actividade sismica:

http://www.meteo.pt/sismologia/sismos.html

Por outro lado segundo o que disseram na televisão, o risco existe, mas é menos agora que o sismo da Ásia permitiu à placa onde estamos libertar pressão acomulada.

Aliás quando olharem para o mapa do site é melhor que vejam muitas bolinhas vermelhas pois quer dizer que a pressão está continuamente a ser libertada. Enquanto se não existirem quer dizer que a pressão está a acumular-se e preparando-se para explodir num sismo maior.

Se quiserem ter acesso às fontes que as televisões andam a utilizar:

http://www.usgs.gov/

As televisões andam a consultar esta página deste site:

http://wwwneic.cr.usgs.gov/neis/bulletin/bulletin.html
Responder

Voltar para “Cães”