Abandono - um triste fim......

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
fang
Membro Veterano
Mensagens: 5519
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

terça jan 08, 2002 2:26 pm

Ontem, quando entro na Nacional 1 / IC2 em Rio Maior, deparo com 1 cão atropelado. Resolvi então fazer o seguinte exercicio: contar todos os animais atropelados que ia encontrando pelo caminho. Assim, num troço de aprox. 20 Km, para alem de alguma fauna selvagem ( 1 raposa e 1 geneta), contei 18 cães e 6 gatos atropelados, alguns completamente "espalmados". Só nos cães, quase que dá 1 por Km.
Tenho vindo a notar que estes "surtos" se dão precisamente quando termina a época venatória geral. Para reforçar, pude constatar que a maioria dos cães tinha marcadamente traços de podengo.
Já para aí´há uns 10 anos que ouço falar de propostas para a obrigatoriedade de colocação de chip nos cães de caça para a obtenção da sua licença. Pelos vistos pouco ou nada deve ter sido feito nessa matéria, e o resultado é : cães que serviram o dono durante uma época inteira de caça, terem este triste fim! Não passam de objectos descartáveis!!.... para já não falar da segurança nas estradas.
Visto que grande percentagem dos cães abandonados, quase de certeza, provem de caçadores sem escrupulos, o chip obrigatório decerto iria minimizar o problema. Não estou a ver descartarem um cão com chip, sabendo que o dono seria detectado.

Ás vezes parece-me que vivo num país irreal !!
:o
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
pagavida
Membro
Mensagens: 113
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Cão Rottweiler e tartaruga de agua

terça jan 08, 2002 2:51 pm

Aí está um assunto ao qual eu não consigo ficar indiferente.
cada vez que na estrada está um animal morto o meu coração chora.
Pobres animais :cry:
E o pior é quando ,sem escrupulos ,são deixados á mercê de outros carros que passam :evil:
kikocas
Membro Júnior
Mensagens: 21
Registado: quarta dez 26, 2001 2:04 pm
Localização: Grand Danois, Cocker Spaniel, Pastor Alemão

terça jan 08, 2002 3:34 pm

Pois é fang, infelizmente é o que acontece á maioria dos cães de "supostos" caçadores.
Onde vivo, zona bastante frequentada por caçadores, na época de caça é o que acontece, para não dizer mais: além de abandono dos animais, maltratam e matam mesmo, os que se atravessarem no seu caminho. Digo isto pelo que me aconteceu há 5 anos atrás:
Vivia numa quinta e por ela passava toda a espécie de caçadores. Se bem que protegidos, tinha na altura um Grand Danois e um Pastor Alemão, andavam á solta pelo jardim fronteiriço á entrada de casa. Eram a paixão dos meus filhos e a minha.
5 dias antes do Natal, a Pastor Alemã começou a vomitar e a ficar muito mal. Levei-a de imediato ao verterinário e qual o meu estapanto e me disse que a cadela tinhasido envenenada e nada podia fazer para a salvar. Disse que era veneno utilizado por caçadores.
Nada mais pude fazer por ela, senão ficar 4 noites com ela ao meu colo, tentando minimizar o seu sofrimento, e o meu próprio, fazendo tudo o que podia, como carinho e mostrar que estava com ela.
Acabou por morrer mesmo na véspera de natal.
sto é um mero desabafo, pois era uma cadela muito especial para nós todos. Não a conseguimos esquecer.
Peço desculpa, mas sou muito sncera, e se algum caçador ler esta menssagem, peço desculpa: odeio caçadores que ficam impunes a este tipo de acções, não sejam cobardes.
Kurika_
Membro Veterano
Mensagens: 302
Registado: quarta dez 12, 2001 10:11 am
Localização: Boxer (Duda), 3 Tartarugas

terça jan 08, 2002 5:20 pm

Também acho que a fiscalização deveria ser maior, não só na caça, mas também a todos os outros cães em geral, em que se conseguisse provar pertencer a alguém. Assim tipo "Operação Stop" aos cães que viessem acompanhados por pessoas. No que toca à caça, não sei se o chip resolveria o problema, já que, por exemplo na minha cadela, eu consigo identificar perfeitamente onde está o chip, por baixo da pele. Uma pessoa que assim tão fácilmente se descarta de um cão, se calhar com a mesma facilidade agarra numa faca e retira o chip. Mas sem dúvida que um aperto na fiscalização já seria um bom passo em frente.
wreckless
Membro Veterano
Mensagens: 307
Registado: quinta dez 13, 2001 10:19 am
Localização: Cão , Welsh Corgi

terça jan 08, 2002 9:16 pm

Eu axo ke a maior parte dos animais mortos a meio da estrada e por:
.Caes Fugirem
.Abandonados
.Donos nao sabem como cuidar deles
Quando uma pessoa entra para miraflores pela a cril eu via sempre la um gato espalmado no chao e ficou la 4 meses sem a CM fazer nada
Nas autarquicas ai tiraram...
fang
Membro Veterano
Mensagens: 5519
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

terça jan 08, 2002 11:54 pm

Cães atropelados observam-se um pouco por todo o lado ao longo do ano.
Agora, tenho observado que este numero aumenta drasticamente e em numero explosivo após a época venatória. Creio firmemente que este numero exponencial tem ligações directas com a actividade cinegética.
Para um grande nº de caçadores um cão que não dá o seu melhor durante a época venatória é para descartar. Disso não tenho dúvidas! Descartam 1 para logo a seguir arranjar outro que dê melhores resultados e se este não der, será tambem descartado. É tipo pescadinha de rabo na boca. E, acreditem que mais de 50% dos cães SRD ( sem raça defenida) existentes no país são de caçadores.
Um cão de caça para ter licença basta levar a vacina anti-rábica e ser apresentada a carta de caçador do proprietário. Estou convencido que se fosse exigido outro tipo de identificação do animal ( chip ou tatuagem) esta situação seria pelo menos minimizada. Não estou a ver todos os proprietários de cães de caça terem sangue frio para rasgar a pele do cão para sacar o microchip ou tirar a tatuagem. Decerto engendrariam outro esquema para se livrarem do bicho, nem que fosse eutanásia. No entanto, seriam eles proprios a assumir essa responsabilidade e não os carros que passam na estrada. Ver uma mortandade em larga escala ao longo de um troço de 20 Km, é deveras degradante e deixa qualquer um mal disposto.
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
Florinda
Membro Veterano
Mensagens: 764
Registado: quarta dez 12, 2001 3:35 am
Localização: gatos (16); aves

quarta jan 09, 2002 3:54 am

Olá

A propósito de cães atropelados, souberam que o cão do Bill Clinton foi atropelado? A família ficou muito desgostosa, claro. Só é estranho é que o anterior cão que tiveram também morreu atropelado. :evil: Pelos vistos, são do tipo de pessoas que não aprendem com os erros. Se calhar, agora vão arranjar outro...

Fiquem bem

Florinda Lopes
Sandrara
Membro Veterano
Mensagens: 635
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Cães e gatos

quarta jan 09, 2002 8:03 am

Olá a todos


Este é o tipo de situação que me deixa revoltada, estou a falar de animais atropelados e que na grande maioria dos casos são animais
abandonados. Não passa um dia que não veja um animal morto na estrada, mas sabem o que é que eu penso automáticamente?? Desculpem-me a sinceridade e talvez a frieza, mas digo : " ainda bem pelo menos acabou para ele uma vida de sofrimento". Por muito que um de vocês me possa criticar, digo entre vê-los vivos e em sofrimento e mortos seja em que estrada for, eu opto pela morte.
Não é um caso de preferência porque nesse caso eu preferia ter todos comigo, mas isso é humanamente impossivel.
Eu não gosto de nenhum tipo de caçador, poisz sempre pensei se eram capazes de dar um tiro num coelho também seriam capazes de dar no cão, afinal para eles qual é a diferença??
O que me custa é ver, e já que se podem contar situações eu não vou escapar à regra, estava a dizer que o que me custa é ver o cão que vi no sábado passado. estou a falar de um caniche que vi nas vésperas de Natal e que só não o levei comigo porque levava comigo a minha voz da consciência ( minha mãe), sabem o que é um cão que aparentemente é um caniche mas que não se sabe ao certo tal é o estado miserável em que se encontrava e ainda encontra. Procurei-o nos dias seguintes mas sem sucesso e sem a voz da consciência. qual não foi o meu espanto quando o vi entrar na clinica no sábado à tarde , trazido por uma senhora da Costa da Caparica. Posso dizer-vos epara quem me conheçe que raramente usei uvas para pegar ou tratar de um animal, até digo mais , acho que nunca o tinha feito até sábado. Tive que o tosquiar com lâmina cirurgica pois o estado do pouco pêlo que trazia não tinha qualquer tipo de solução, é pele e osso, a pele dele abre com a maior das facilidades pois está num estado tal avançado de sarna que mais parece que foi queimado vivo. Agora espantem-se os cãozito tem dono e só com a presença da policia foi possivel levar o animal para o veterinário.
Depois de isto e de muitas outras situações que tenho conhecimento, é que digo o que disse inicialmente, antes a morte seja ela qual for, mas Não ao sofrimento.

Um bem haja para todos
joaninha11
Mensagens: 2
Registado: domingo dez 16, 2018 2:12 am

domingo dez 16, 2018 2:13 am

Aqui em braga tambem ainda existe muito abandono.













<div style="position: absolute; left: =22680;">
<p><a href="https://sexshoportugal.com">sex shop</a></p>
joaninha11
Mensagens: 2
Registado: domingo dez 16, 2018 2:12 am

domingo dez 16, 2018 2:14 am

Mas agora neste ano tem vindo a diminuir.















































































https://sexshoportugal.com
Responder

Voltar para “Cães”