Olá!
Gostava que me pudessem informar sobre este tema. Já não é a primeira vez que vejo e ouço falar de pessoas, que dão maus tratos nos animais em plena via pública.
Presenciei uma vez na rua onde vivo, uma mulher que maltratou o seu cão e até o próprio filho! E como é evidente, não consegui ficar indiferente. Insultei a mulher e ainda avisei que se isso se voltasse a repetir ela ficaria sem o cão e o filho!!!
Esta semana, o meu namorado presenciou uma cena também mt triste de um casal de namorados, cada um com o seu cão, o rapaz passeava com um cão velhinho. O cão lá contrariou a vontade do rapaz em seguir o mesmo caminho e este não tem mais nada, se não lhe enfiar um pontapé! Pelo que o meu namorado disse ouviu-se o pontapé bastante alto...
O meu namorado olhou fixamente nos olhos do rapaz e insultou-o.
Agora a questão que eu vos ponho é esta: o que é que se pode fazer perante estes casos? A justiça está pelo nosso lado?
Gostava de saber bem isso, assim se voltar a ver uma cena do género nem sequer insulto, actuo-o imediatamente!
Maus tratos em animais
Moderador: mcerqueira
Uma vez uma cão entrou em minha escola, um garoto mimado de uns 14 anos deu um chute do cão, eu avizei ele de que o animal tinha sentimentos como ele (o guri debochou da minha cara), o garoto deu outro no que eu me virei pra sair, eu avizei que se ele continuasse o mesmo ocorreria com ele... sem mais... foi eu e o cachorro, acho que nunca fiquei tão feliz em ter deitado um fedelho a patadas no chão, eu por pouco não fui expulsa da escola, o cachorro seguiu o rumo dele (após ter sido separado das pernas do fedelho), pois não deu tempo de pegar o animal já que me levaram direto para a diretoria antes que arrancasse um olho do garoto.
No outro dia a vice diretora da minha escola disse que entendia os motivos para ter atacado o pirralho, ela adotou o cão e disse que se podesse ela mesmo teria dado uma boa surra na garoto.
A mãe do garoto entrou em parafusos ao ver o diabinho querido dela com o nariz pra dentro, ao reclamar dizendo que ia por a escola na justiça a escola ameaçou de dar queixa na sociedade protetora dos animais e prender o filho dela como um marginal (deveria ter prendido) dizendo que quem faz isso com um animal faz pior com uma pessoa.
Eu avizo de que a pessoa está fazendo errado sem insultos, se ela continua eu pego o animal e ameaço tirar ele dela, se ela debocha..bom...dependendo do meu humor....é dar um tiro no escuro.
No outro dia a vice diretora da minha escola disse que entendia os motivos para ter atacado o pirralho, ela adotou o cão e disse que se podesse ela mesmo teria dado uma boa surra na garoto.
A mãe do garoto entrou em parafusos ao ver o diabinho querido dela com o nariz pra dentro, ao reclamar dizendo que ia por a escola na justiça a escola ameaçou de dar queixa na sociedade protetora dos animais e prender o filho dela como um marginal (deveria ter prendido) dizendo que quem faz isso com um animal faz pior com uma pessoa.
Eu avizo de que a pessoa está fazendo errado sem insultos, se ela continua eu pego o animal e ameaço tirar ele dela, se ela debocha..bom...dependendo do meu humor....é dar um tiro no escuro.
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado set 14, 2002 7:47 pm
ainda há horas "salvei" um canito de uns putos, na rua. Ia buscar o meu mano á escola quando vejo um cão super assustado a correr em direcção a mim, a fugir de uns três rapazes com duas bolas de futebol. Tentei chamar o cão, e ele tentou vir ter comigo, mas, mal viu que os rapazes se aproximaram fugiu... Um deles perguntou onde estava o cão e eu perguntei para que é que ele queria o cão! Ele disse que era o amigo que queria, mas não respondeu. O cão desceu a rua (eu tb, porque era o meu caminho) e resmunguei com eles e abanei a cabeça. Ainda fui olhando com o meu "olhar de má" nº3
para trás, mas eles foram-se embora.
Maus tratos a "sério" nunca presenciei, mas nem si o que fazia... Primeiro devia perguntar o que estava a fazer (faço-me sempre de parva :p ) e depois dependia. Se me respondesse mal insultava e se continua-se tirava-lhe o animal da mão e ia com o "monstro" á polícia fazer queixa, mesmo que fosse preciso leva-la amarrada na trela que anda sempre no meu bolso :p
Depende das situações, mas deve-se falar primeiro sem insultar e saber as razões dos maus-tratos. Pode ser apenas ignorância de não saber como treinar o canito (pode parecer estranho, mas é possivel
) e o máximo que podemos fazer é aplicar os nossos poucos conhecimentos e dizer que se treina os cães com mimos e não com pontapés... Sempre com calma e humildade. Se partirem para a agressão, defendam-se e nunca parcam a razão batendo primeiro 

Maus tratos a "sério" nunca presenciei, mas nem si o que fazia... Primeiro devia perguntar o que estava a fazer (faço-me sempre de parva :p ) e depois dependia. Se me respondesse mal insultava e se continua-se tirava-lhe o animal da mão e ia com o "monstro" á polícia fazer queixa, mesmo que fosse preciso leva-la amarrada na trela que anda sempre no meu bolso :p

Depende das situações, mas deve-se falar primeiro sem insultar e saber as razões dos maus-tratos. Pode ser apenas ignorância de não saber como treinar o canito (pode parecer estranho, mas é possivel

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda abr 15, 2002 12:08 am
pois a mim já aconteceu mas foi ao contrário... eu era a má
mas eu explico. já foi há alguns anos. o meu canito Neru (srd) resmunga muito
e desatou a ladrar sem mais nem menos para um homem lá da minha rua. eu tentei fazer com que ele se calasse e ele nada e dei-lhe uma palmada. o homem desatou a refilar e quando virou as costas eu segui o meu caminho e disse assim para o meu cao "feio Neru! Feio!" e dei-lhe com o meu pé na sua perna, mas sem força, juro, é que estava com o saco do cocó numa mao e a trela na outra. Nisto o homem viu e pensou que eu tinha dado com força e começou a dizer que eu era má para o cao e por isso é que ele era mau também... fiquei tao envergonhada e o homem nem me deixou explicar. Nunca mais fiz isso
Nao o magoei mas servi-me de liçao 

São precisos muitos animais para se fazer um casaco de peles, mas só um para o usar...
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta ago 26, 2004 7:48 am
- Localização: boxer (eddie), 11 ovelhas, 5 galinhas, 19 patos, 22 pombos, 3 porcos
Eu a pouco tempo tb dei uns bons murros num pekeno pk estava a a bater numa gatinha que apareceu lá na escola tadinha era tao meiguinha ela agora esta minha casa pk n consegui deixala abandonada eu tb fui para o conselho directivo pk dei uma boa sova no gajo 

-
- Membro Veterano
- Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
- Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)
Na minha presença só ocorreram duas demonstrações de maus tratos: numa foi um miúdo pequeno quew decidiu ser giro levar umatartaruga para a escola e deixá-la debaixo de uma das pedras do aquário, sem água e ao sol. Tirei a pedra de cima da tartaruga e quando ele veio ter coimigo, ergui-me nas minhas pernas violeta e perguntei-lhe se gostava de estar sem água, debaixo de uma pedra e ao Sol, se fosse uma tartaruga. O puto foi-se embora a chorar, deixando o bicho na mesma situação.
outra vez tinha ido comprar um passe quando vejo um bando de gajos pouco mais velhos que eu a levar três pitbulls todos cicatrizados, com orelhas mal cortadas, presos com correntes (daquelas grossas) ao pescoço. quando o cão ficava para trás apoanhava um pontapé e seguia. Aí não podia fazer nada, ainda me acontecia alguma desgraça e eu não sou o Miguel Moutinho (que arrisca a vida pela zona J de Chelas para salvar um cão, perseguido por meia centena de bandidos com metrelhadoras, sem nos esquecermos dos ninjas e dos extraterrestres que apareceram entretanto para o perseguir també, na sua heróica salvação do cão magoado).
outra vez tinha ido comprar um passe quando vejo um bando de gajos pouco mais velhos que eu a levar três pitbulls todos cicatrizados, com orelhas mal cortadas, presos com correntes (daquelas grossas) ao pescoço. quando o cão ficava para trás apoanhava um pontapé e seguia. Aí não podia fazer nada, ainda me acontecia alguma desgraça e eu não sou o Miguel Moutinho (que arrisca a vida pela zona J de Chelas para salvar um cão, perseguido por meia centena de bandidos com metrelhadoras, sem nos esquecermos dos ninjas e dos extraterrestres que apareceram entretanto para o perseguir també, na sua heróica salvação do cão magoado).
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO
Peço desculpa por só responder agora.
Quanto a este assunto de maus tratos a animais, existe a seguinte lei :
Penso que o que presenciou se insere logo no primeiro ponto, dentro da noção de "violências injustificadas contra animais" e "graves lesões a um
animal.", embora seja um pouco forçado.
Na minha opinião pode-se usar esta lei para chamar a polícia e isso deve bastar para por o dono "na ordem", embora na realidade não leve a lado nenhum pois difícilmente se vão considerar uns poucos pontapés como susceptíveis de criar graves lesões.
Mas enfim...é o que há.
Quanto a este assunto de maus tratos a animais, existe a seguinte lei :
penso que esta informação é útil em diversas circunstâncias e por isso a coloco aqui.A Assembleia da República decreta, nos termos dos artigos 164.º, alínea d),
e 169.º, n.º 3, da Constituição, o seguinte:
CAPÍTULO I
Princípios gerais
Artigo 1.º
Medidas gerais de protecção
1 - São proibidas todas as violências injustificadas contra animais,
considerando-se como tais os actos consistentes, sem necessidade, se
infligir a morte, o sofrimento cruel e prolongado ou graves lesões a um
animal.
2 - Os animais doentes, feridos ou em perigo devem, na medida do possível,
ser socorridos.
3 - São também proibidos os actos consistentes em:
a) Exigir a um animal, em casos que não sejam de emergência, esforços ou
actuações que, em virtude da sua condição, ele seja obviamente incapaz de
realizar ou que estejam obviamente para além das suas possibilidades;
b) Utilizar chicotes com nós, aguilhões com mais de 5 mm, ou outros
instrumentos perfurantes, na condução de animais, com excepção dos usados na
arte equestre e nas touradas autorizadas por lei;
c) Adquirir ou dispor de um animal enfraquecido, doente, gasto ou idoso, que
tenha vivido num ambiente doméstico, numa instalação comercial ou industrial
ou outra, sob protecção e cuidados humanos, para qualquer fim que não seja o
do seu tratamento e recuperação ou, no caso disso, a administração de uma
morte imediata e condigna;
d) Abandonar intencionalmente na via pública animais que tenham sido
mantidos sob cuidado e protecção humanas, num ambiente doméstico ou numa
instalação comercial ou industrial;
e) Utilizar animais para fins didácticos, de treino, filmagens, exibições,
publicidade ou actividades semelhantes, na medida em que daí resultem para
eles dor ou sofrimentos consideráveis, salvo experiência científica de
comprovada necessidade;
f) Utilizar animais em treinos particularmente difíceis ou em experiências
ou divertimentos consistentes em confrontar mortalmente animais uns contra
os outros, salvo na prática da caça.
4 - As espécies de animais em perigo de extinção serão objecto de medidas de
protecção, nomeadamente para preservação dos ecossistemas em que se
enquadram.
Penso que o que presenciou se insere logo no primeiro ponto, dentro da noção de "violências injustificadas contra animais" e "graves lesões a um
animal.", embora seja um pouco forçado.
Na minha opinião pode-se usar esta lei para chamar a polícia e isso deve bastar para por o dono "na ordem", embora na realidade não leve a lado nenhum pois difícilmente se vão considerar uns poucos pontapés como susceptíveis de criar graves lesões.
Mas enfim...é o que há.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Cuidado que há pontapés e pontapés...aisd Escreveu: Na minha opinião pode-se usar esta lei para chamar a polícia e isso deve bastar para por o dono "na ordem", embora na realidade não leve a lado nenhum pois difícilmente se vão considerar uns poucos pontapés como susceptíveis de criar graves lesões.
Mas enfim...é o que há.

Tudo depende da força com que foi dado...depende do corpo do animal... se é um cão que aguente a força do dito...ou se é um cão pequeno em que um pontapé que até parece ser leve e no fim causou uma lesão interna, grave!
Um cachorrinho que dei através deste forum, não sei se a Aisd se lembra... eram daquela ninhada de Évora, em que um deles coxeava um pouco da patinha traseira por ter levado um pontapé dum homem, esse cachorrinho veio a morrer, mais tarde, duma lesão interna.

Portanto... um pontapé pode vir a ser mortífero para um animal.
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda set 06, 2004 12:42 pm
Concordo plenamente consigo leonilde, e até acho que os pontapés nunca deviram ser utilizados, mesmo quando achamos que é devagar e que não doi nada..leonildecarvalho Escreveu:Cuidado que há pontapés e pontapés...aisd Escreveu: Na minha opinião pode-se usar esta lei para chamar a polícia e isso deve bastar para por o dono "na ordem", embora na realidade não leve a lado nenhum pois difícilmente se vão considerar uns poucos pontapés como susceptíveis de criar graves lesões.
Mas enfim...é o que há..
Tudo depende da força com que foi dado...depende do corpo do animal... se é um cão que aguente a força do dito...ou se é um cão pequeno em que um pontapé que até parece ser leve e no fim causou uma lesão interna, grave!
Um cachorrinho que dei através deste forum, não sei se a Aisd se lembra... eram daquela ninhada de Évora, em que um deles coxeava um pouco da patinha traseira por ter levado um pontapé dum homem, esse cachorrinho veio a morrer, mais tarde, duma lesão interna.![]()
Portanto... um pontapé pode vir a ser mortífero para um animal.
Leo
A tipica chapadita no rabo é a que normalmente utilizo com as minhas, se bem que tambem não poderia utilizar outra técnica..

Infelismente tambem já assisti a vários casos de violencia com os animais a que mais me marcou, foi uma das vezes em que não pude fazer nada para ajudar uma cadelita de apanhar uma sova..
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
aisd Escreveu: Têm razão, Leonilde.
Que posso dizer ?
Bem visto e bem argumentado.

Por incrível que pareça, a Lei sobre a protecção Animal já existe há muuuuuuuuuuuuuuuuuitos Anos, só que infelizmente as leis são feitas para ficarem na " gaveta "

Leo
http://www.aultimaarcadenoe.com/dacomparado.htm
Portugal
- 1886: promulgação da primeira lei protetiva dos animais, incorporando aos artigos 478-481 do Código Penal português a proteção contra o envenenamento, abuso do animal de carga e dos maus-tratos ao animal de consumo, além de tipificar como crime matar e ferir animais;
- 1919: é assinado decreto referindo-se aos trabalhos excessivos impostos aos animais, impondo-se limites aos abusos.
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>