Temperamento não é agressividade !

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

pedro_adr
Membro Veterano
Registado: terça out 14, 2003 7:02 pm
Contacto:

terça jan 11, 2005 7:06 pm

Ola,

Alguém sabe da diferença entre um cão agressivo e outro com forte temperamento ? Pelo que sei, essas caracteristicas não são iguais, alias uma é considerada um defeito e outra seria uma qualidade em certas raças (Fila Brasileiro, por exemplo ;) )
Pois o problema é grande e ainda mais quando a FCI considera um forte temperamento como agressividade e não aceita os tais cães que deveriam em relação ao padrão possuir esse temperamento forte. :evil:

Até,
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

terça jan 11, 2005 8:48 pm

pedro_adr Escreveu: Ola,

Alguém sabe da diferença entre um cão agressivo e outro com forte temperamento ? Pelo que sei, essas caracteristicas não são iguais, alias uma é considerada um defeito e outra seria uma qualidade em certas raças (Fila Brasileiro, por exemplo ;) )
Pois o problema é grande e ainda mais quando a FCI considera um forte temperamento como agressividade e não aceita os tais cães que deveriam em relação ao padrão possuir esse temperamento forte. :evil:

Até,
Cão agressivo = animal desiquilibrado que não respeita nem o dono

Temperamento forte = animal equilibrado mas que necessita de algum pulso da parte do dono... no caso do Fila nota-se na devoção que tem aos donos (porque é um cão de família fala-se de donos no plural) e no não gostar de estranhos, o que o torna no melhor cão de guarda do mundo. Não é por acaso que o pior defeito que pode haver no fila é agressividade em relação ao dono...
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
Bullie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 05, 2003 11:07 am
Contacto:

terça jan 11, 2005 11:48 pm

[quote=pedro_adr]

[/quote]

Desculpe mas acho que aqui está a fazer alguma confusão de certeza. Não concordo que o FCI considere temperamento forte = agressividade. Inclusivé, no estalão de certas raças, o temperamento forte é desejável em certas raças, desde que em parâmetros semelhantes aos que o casadiscães lhe explicou.
<p><a href="http://www.bovisromani-bullterrier.blogspot.com"></a></p>
pedro_adr
Membro Veterano
Contacto:

quarta jan 12, 2005 7:50 pm

Bullie então pode explicar porque é que na Europa o "novo padrão do Fila Brasileiro" não aceita qualquer agressividade com o dono e com estranhos e que no Brasil que portante deve aplicar o mesmo padrão, indica claramente e simplesmente nos mesmos defeitos : "agressividade com o dono" :o

Então posso pensar que a FCI não interpreta muito bem o forte temperamento do Fila com estranhos e modificou "ligeiramente" o padrão porque não vê da mesma maneira o temperamento da raça !!

Até,
casadiscaes
Membro Veterano
Contacto:

quarta jan 12, 2005 8:36 pm

TEMPERAMENTO / COMPORTAMIENTO : Posee valentía, determinación y brío notables. Con sus amos y la familia es dócil, obediente y extremadamente tolerante con los niños. Su fidelidad es notoria, pues busca con insistencia la compañía de sus amos. Una de sus características es ser desconfiado con los extraños.

Es de naturaleza tranquila, lo cual revela un seguridad y confianza en sí mismo muy propias de su carácter. Se adapta perfectamente bien a ambientes nuevos y ruidos extraños. Es un extraordinario guardían de las propiedades, y es, por instinto, un perro de pastoreo para el ganado vacuno, así como también un cazador de animales grandes.
Mirada, expresión : Durante el reposo, se muestra calmado, noble y seguro de sí mismo. Nunca muestra una mirada perdida o de aburrimiento. Cuando está atento, su expresión debe mostrar determinación, lo cual se traduce en una mirada fija y penetrante.
O que se fez foi trocar a intolerancia com estranhos (a Ojeriza já não existia na revisão de 1987) pela desconfiança...

Agora basta saber ler... um cão tranquilo e seguro com uma grande auto-confiança e que não gosta de estranhos... só um idiota é que lhe vai fazer festinhas no queixo ou palmadinhas no dorso... o que a FCI pretende é que as pessoas deixem de ter animais incontroláveis e que para terem animais típicos passem pelo menos a sociabilizar os bichos... pelo menos esta é a minha leitura.
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
Bullie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 05, 2003 11:07 am
Contacto:

quinta jan 13, 2005 11:00 am

[quote=casadiscaes]
[... o que a FCI pretende é que as pessoas deixem de ter animais incontroláveis e que para terem animais típicos passem pelo menos a sociabilizar os bichos... pelo menos esta é a minha leitura.
[/quote]

Ora nem mais!
E no seguimento de um outro tópico num outro local algures no ciberespaço ;) acha que isto é alterar ou "corromper" o caracter típico da raça (o sociabilizar, entenda-se)?
<p><a href="http://www.bovisromani-bullterrier.blogspot.com"></a></p>
casadiscaes
Membro Veterano
Contacto:

quinta jan 13, 2005 11:02 am

casadiscaes Escreveu: O que se fez foi trocar a intolerancia com estranhos (a Ojeriza já não existia na revisão de 1987) pela desconfiança...
errata... não é intolerância mas sim aversão a estranhos e estamos a falr da revisão de 1984... :oops:
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
RMarques
Membro Veterano
Registado: segunda abr 21, 2003 3:51 pm

quinta jan 13, 2005 4:12 pm

Confesso que nunca tinha pensado neste assunto, mas parece-me bastante interessante, mas agora ainda fiquei mais confuso.
Sempre ouvi dizer que um cão que fosse desconfiado podia-se tornar perigoso... :roll:
O c&atilde;o &eacute; um cavalheiro, eu espero ir para o c&eacute;u deles, n&atilde;o para o dos homens." (Mark Twain)
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quinta jan 13, 2005 5:31 pm

A questão, parece-me, é que há cães que nós queremos que possam ser perigosos.

Isto é, se eu tenho um cão de guarda quero que ele seja "potencialmente perigoso" para qualquer estranho que penetre na minha propriedade.

Isto não é o mesmo que ser agressivo para qualquer pessoa estranha, fora do seu território...

O mesmo se passa com a agressividade de um cão relativamente a alguém cujo comportamento o leve a pensar ser uma ameaça para o seu dono...

Não se quer, contudo, que o cão seja agressivo para qualquer pessoa com que se cruze no passeio diário com o dono.

Penso que é aqui que reside a diferença.
O bom cão de guarda/defesa pessoal tem, pois, de distinguir
1º estar no seu território ou fora dele
2º a atitude ameaçadora do estranho de outra qualquer.

Não sei se é fácil de implantar estas diferenças no raciocínio do cão.
Mas penso ser esta a diferença entre "ter temperamento" ou "ser agressivo".

Por favor, corrijam-me se estiver errada.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
RMarques
Membro Veterano
Registado: segunda abr 21, 2003 3:51 pm

quinta jan 13, 2005 5:35 pm

Pois aisd, também penso que seja isso! ;)
O c&atilde;o &eacute; um cavalheiro, eu espero ir para o c&eacute;u deles, n&atilde;o para o dos homens." (Mark Twain)
casadiscaes
Membro Veterano
Contacto:

quinta jan 13, 2005 5:49 pm

aisd Escreveu:Penso que é aqui que reside a diferença.

É necessário treino e trabalho... ainda me lembro quando era miudo e eu e o meu irmão tivemos que ensinar aos dobermans que um amigo dar-nos uma palmada nas costas não era um agressão...
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
nelsonk
Membro Veterano
Registado: domingo nov 30, 2003 7:08 pm

quinta jan 13, 2005 7:24 pm

aisd Escreveu: Penso que é aqui que reside a diferença.

Por favor, corrijam-me se estiver errada.
pois eu tenho cães que nunca precisaram de ser educados para serem exactamente assim Gonçalo simplesmente já nasceram assim

Nelson

P.S. ( bolas esqueci-me que esses eram larilas ;) )
casadiscaes
Membro Veterano
Contacto:

quinta jan 13, 2005 7:32 pm

nelsonk Escreveu: pois eu tenho cães que nunca precisaram de ser educados para serem exactamente assim Gonçalo simplesmente já nasceram assim

Nelson
P.S. ( bolas esqueci-me que esses eram larilas ;) )
Pois... imagino que nunca tiveste um Doberman antes da raça por cá estar na moda... há uns 27 anitos... eram super-protectores e grandes companheiros de brincadeiras... e sociabilização não lhes faltava... mas e todos eles tiveram que aprender o limite entre o que era agressão e bricadeira... não sem antes ter havido um ou outro arranhão a alguem por um cão demasiado cioso do seu dono...
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
pedro_adr
Membro Veterano
Contacto:

quinta jan 13, 2005 8:13 pm

Gonçalo, isso de ensinar ao cão os limites duma agressão é complicado com certos cães, e meu primo de Guaruja no Brasil teve o caso com o Fila dele: ele estava com ele em pé com as patas de frente em cima dos ombros, quando se aproximou um amigo e deu-lhe uma palamda nas costas, e o cão saltou-se nele dando-lhe uma dentada no peito e isso sem ensino nenhum !!
Isso demostra que ele tem temperamento (não tem medo), mas que não controla bem o temperamento, mas visto por outra pessoa de fora é considerado como agressividade, o que pensa ?

Até,
casadiscaes
Membro Veterano
Contacto:

quinta jan 13, 2005 8:44 pm

pedro_adr Escreveu: Gonçalo, isso de ensinar ao cão os limites duma agressão é complicado com certos cães, e meu primo de Guaruja no Brasil teve o caso com o Fila dele: ele estava com ele em pé com as patas de frente em cima dos ombros, quando se aproximou um amigo e deu-lhe uma palamda nas costas, e o cão saltou-se nele dando-lhe uma dentada no peito e isso sem ensino nenhum !!
Isso demostra que ele tem temperamento (não tem medo), mas que não controla bem o temperamento, mas visto por outra pessoa de fora é considerado como agressividade, o que pensa ?

Até,
O meu primeiro Fila estava sociabilizado em excesso... não fazia mal a uma mosca (desde que não o cahateassem)... um dia um cota (nos seus 50 anos... cota porque eu na altura tinha vinte)...à porta do café dá-lhe uma palmada na garupa ao mesmo tempo que diz "tens a mania que és mau!"... o Porthus pôs-se lentamente de pé... colocou um pata em cada ombro do homem (todo isto em câmara lenta) abriu a boca e meteu a cara dele toda lá dentro... a seguir deixou-se cair par o chão e virou-lhe costas... o fulano estava branco como a cal e sem a mínima beliscadura e eu tive a noção pela primeira vez que os cães podem sentir desprezo... ;)
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
Responder

Voltar para “Cães”