Trabalho de criador :o

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

O meu trabalho como criador, tem melhorado a raça que crio??

Sim. Sem dúvida.
2
22%
Sim, mas não tanto quanto queria.
6
67%
Não. Eu quero é uma linhagem minha e não melhorar a raça.
1
11%

Total de votos: 9
P1TuXk4
Membro Veterano
Registado: quarta ago 11, 2004 7:27 pm

quinta jan 13, 2005 9:03 am

Fala-se muito na melhoria da raça, cruzamentos cuidados, trabalho em prol da raça...
O que proponho, é que cada criador(e gostava que se limitasse as respostas aos criadores) dissesse se acha que tem trabalhado em prol da raça que cria e em que medida é que a raça tem melhorado com o seu trabalho, nomeadamente o que tem tentado melhorar na raça que cria.
Última edição por P1TuXk4 em quinta jan 13, 2005 11:33 pm, editado 4 vezes no total.
mfcff
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2004 10:40 am

quinta jan 13, 2005 10:10 am

Peço desculpa por me intrometer neste forum, mas aqui há uns tempos criei um tópico onde disse que se calhar deveriam haver tópicos apenas para alguns membros e todos me disseram que isso era uma má política, mas agora parece que sempre foram na minha ideia.

Cumprimentos
Bullie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 05, 2003 11:07 am
Contacto:

quinta jan 13, 2005 10:54 am

Olá,

Começo por dizer que não sou criador, daí não ter votado. A razão pela qual escrevo este post é de a alertar para uma incorrecção na sua sondagem.
Penso que a esmagadora maioria dos criadores "sonha" em criar uma linha própria sem que isso seja forçosamente sinónimo de não melhorar a raça. Quase todos os grandes criadores que fizeram história nas suas raças tem linhas de sangue próprias, mais ou menos facilmente identificáveis, que contribuiram em muito para o melhoramento da raça em questão a médio/longo prazo.
<p><a href="http://www.bovisromani-bullterrier.blogspot.com"></a></p>
pedrobaleia
Membro Veterano
Registado: quinta ago 26, 2004 7:48 am
Localização: boxer (eddie), 11 ovelhas, 5 galinhas, 19 patos, 22 pombos, 3 porcos

quinta jan 13, 2005 10:57 am

não sou criador...logo não votei!

mas

o criador do meu eddie, (é o que conheço melhor) faz um estudo exaustivo do "pedigree" dos machos que utiliza para cobrição das suas cadelas, e sei que está neste momento com dois objectivos, parte das cadelas que tem, continuar a melhorar a linha de sangue, escolhendo os melhores machos fora da linha de familia (ou será de nome... :oops: ), com as outras cadela pretende arranjar cães da sua criação (que não descendentes das referidas cadelas, para evitar os problemas da consanguinidade), para as cobrirem, unindo assim a linha de sangue com a de familia/nome, para que vá aperfeiçoando a raça com o tal objectivo do "cão perfeito".
P1TuXk4
Membro Veterano

quinta jan 13, 2005 4:04 pm

Removido
Última edição por P1TuXk4 em sábado jan 15, 2005 11:12 pm, editado 1 vez no total.
cucculain
Membro
Registado: quarta jun 23, 2004 6:44 pm

quinta jan 13, 2005 4:50 pm

Estão todos com medo de ti. :roll:
Muito, muito mesmo, tem feito o criador do teu cão, tem feito muito dinheirinho à conta de enganar otários. :lol:
Cego é aquele que não quer ver.
P1TuXk4
Membro Veterano

quinta jan 13, 2005 6:52 pm

Removido
Última edição por P1TuXk4 em sábado jan 15, 2005 11:13 pm, editado 1 vez no total.
CinhaFloresta
Registado: domingo out 10, 2004 9:53 am

sexta jan 14, 2005 10:27 am

Apesar de não fazer criação, acho que o que mais se vê são pessoas interessadas em ter linhagens e não própriamente a cuidar da raça....
testio
Membro
Registado: sexta out 29, 2004 10:20 pm

sexta jan 14, 2005 10:47 am

"Apesar de não fazer criação, acho que o que mais se vê são pessoas interessadas em ter linhagens e não própriamente a cuidar da raça...."

por outras palavras ... tentar ter os melhores "produtos" para encher os cofres
CinhaFloresta
Registado: domingo out 10, 2004 9:53 am

sexta jan 14, 2005 11:02 am

nem eu diria melhor....
cucculain
Membro
Registado: quarta jun 23, 2004 6:44 pm

sexta jan 14, 2005 12:43 pm

testio Escreveu: "Apesar de não fazer criação, acho que o que mais se vê são pessoas interessadas em ter linhagens e não própriamente a cuidar da raça...."

por outras palavras ... tentar ter os melhores "produtos" para encher os cofres
Eu acho que o que se vê mais, é gente a criar sem esse cuidado, o único objectivo é vender um canito da raça X, com ou sem papeis, a qualidade pouco importa.
Basta perguntar ao DuartePC, dono da Pituxa, residente na maravilhosa Quinta do tio Alberto João. Pois este coitado foi vitima deste tipo de criador e da empresa que assegura a distribuição destes canitos, e agora decide vir para aqui descarregar as suas frustações neste fórum.
:p :p :p :p :p :p :p :p :p :p :p :p :p :p :p :p :p :p :p :p
Cego é aquele que não quer ver.
Golden_
Membro Veterano
Registado: domingo ago 01, 2004 5:46 pm
Contacto:

sábado jan 15, 2005 2:07 am

...
Última edição por Golden_ em quarta fev 15, 2006 3:35 pm, editado 1 vez no total.
P1TuXk4
Membro Veterano

sábado jan 15, 2005 1:27 pm

Removido
Última edição por P1TuXk4 em sábado jan 15, 2005 11:14 pm, editado 1 vez no total.
nelsonk
Membro Veterano
Registado: domingo nov 30, 2003 7:08 pm

sábado jan 15, 2005 4:52 pm

P1TuXk4 Escreveu: Obrigado Golden, pela sua colaboração.
É que num tópico destinado a criadores, tirando um ou outro forista interessado, só tinham aparecido cromos.
absolutamente normal quando o maior cromo é quem coloca o tópico !

Nelson

ui então você e a pituxa juntos são uma verdadeira obra de arte lindos de morrer parecem mesmo a camila e o charles
drummondville
Membro Veterano
Registado: segunda mai 12, 2003 10:32 pm
Contacto:

sábado jan 15, 2005 10:19 pm

Olá pessoal.
Espero que esteja tudo bem com os vossos cachorros.

Relativamente a este tópico...
O melhoramento das raças do qual um criador cria, é sem duvida um objectivo que deverá estar estabelecido perante quem deseja procriar exemplares.
Uma visita pelo Site do FCI para relembrar umas coisitas faz sempre bem :D

A formalização de linhagens pode estar incluída nesse mesmo objectivo (melhorar exemplares nas diversas raças), se não fossem as linhagens, suponho que tinha sido relativamente um pouco difícil manter um indeterminado número de características.
Afinal foi o conjunto de criações mais fechadas que melhoraram um indeterminado número de raças e as suas características, tal como a formalização de outras tantas novas raças.

Relativamente se é benéfico ter uma linhagem...
É relativo.
Quantos não são... os “vulgares criadores” que adquirindo bons exemplares, se fazem passar por grandes e experientes criadores, e ao mesmo tempo fazendo-se usar do bom-nome de outros criadores e dos afixos dos mesmos?
À pois é!! Acontece mais vezes do que seria de esperar e por vezes os resultados são sem dúvida surpreendentes hehehe.

Há uma grande diferença entre Criador e Handler.
Adquirir um bom exemplar macho e ficar-se por ai é relativamente fácil. Juntar uma fêmea ao cachorro por que é muito bonito ter cachorros, mais fácil ainda é.
“Trabalhar” as características dos exemplares... é já algo mais complicado e que não é tão simples como se pode pensar.

Se tenho vindo a encontrar bons resultados com os exemplares ou com o método de criação utilizados?

Sim e sem duvidas.
O resultado disso mesmo encontra-se, na qualidade dos exemplares que possuímos e nos Pedigrees dos mesmos.

Suponho que seja tudo.
Um abraço.
Miguel
<p><a href="http://drummondville.tripod.com">http://drummondville.tripod.com</a></p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Cães”