Coleiras: "Peitorais" ou "pescoçais"?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Adolfo
Membro
Mensagens: 60
Registado: sábado ago 24, 2002 7:00 pm

quarta ago 28, 2002 8:57 am

:| eu nao sei qual e a melhor pq as minhas cadelas nao usam trela veem sempre ao meu lado :)
Aragao
Membro Veterano
Mensagens: 574
Registado: quarta abr 10, 2002 12:08 am
Localização: 1 Rottweiler (Acktan) & 1 Gato (Macavity) & 3 Bouvier Bernois (T,A,M)
Contacto:

quarta ago 28, 2002 9:00 am

Vou apenas reforçar o que já aqui foi dito. A nível pessoal, não gosto muito de ver peitorais, mas detesto MUITO mais ver um cão esganado!

No entanto em algumas raça, como seja o caso do cão do KROZ, em que tem o pescoço muito mais fraco e por tal as coleira normais podiam magoa-lo.

Sobre puxões, eu estou a começar a levar o meu cão há rua e até tenho alguma confiança em que obedeça, mas se houver algum cão que o ataque eu preciso de lhe dar um grande puxão para junto de mim... por isso nesta altura dá algum jeito que o pescoço aguente a pancada... :D

Ok, eu tenho de contar isto, (não têm nada haver com o post!), sabem quando ás vezes dava jeito termos três mãos? O Acktan agora dava-lhe jeito ter 3 bocas!! Está a tentar segurar uma bola na boca, a olhar para a comida e a tentar puxar uma corda!!!! :lol: :lol: :lol: :lol:
anavaz
Membro Veterano
Mensagens: 560
Registado: quarta mar 13, 2002 1:56 pm
Localização: Yorkshire

quarta ago 28, 2002 9:41 am

Concordo em absoluto com o Pedro, tb o meu cão (yorkshire) usa uma peitoral e não é por moda, é porque faz-me imensa impressão vê-lo puxar de repente qd vê um gato ou um cão. Quanto a limpar o rabo ao cão gostaria de perguntar à Cindel que alternativa me propõe dado a raça ter pelos longos.

Fiquem bem!
filipa02
Membro Veterano
Mensagens: 714
Registado: segunda mai 27, 2002 12:38 pm
Localização: 1 DA (dakar), 2 rafeiros (tripé e zulu), 2 periquitos, 2 agapornis e 2 gatos (tobias e Riscas)

quarta ago 28, 2002 10:53 am

Olá a todos,


Este é um assunto, em que muitas dúvidas ainda permanecem na minha cabeça. Vejamos:

Quando o Berg (setter) era pequenino, tentei que ele usásse coleira normal em nylon - mas, o malandro mais se parecia com um cabrito das montanhas, pois quando ia à rua pulava que nem um doido ou recusava-se a andar.
Após várias tentativas frustradas, acabei por desistir e comprei-lhe um peitoral. Resultou lindamente; finalmente o Berg passeava na rua como um cãozinho normal, embora sempre com tendência a puxar. Com o passar dos meses, o Berg foi crescendo e o que aconteceu foi que, era ele que me passeava a mim. Comecei a notar que o peitoral lhe facultava força, muita força, e, por muito que eu o puxasse, não exercia qualquer resultado.

Por volta dos seis meses, o peitoral mal lhe servia e decidi mudar para uma coleira normal. Desta vez, o Berg não renunciou a coleira e noto que tenho mais controlo no animal - não tanto como o desejado, dado ele continuar a puxar, embora com menos intensidade.
No entanto, quando o Berg faz força a sério (quando vê pardais, pombos ou gaivotas) é muito dificil para mim controlá-lo, pois os meus míseros 47 K de peso não são suficientes para domar a "fera", principalmente se não tiver calçado adequado. Muitas vezes, quando chego do emprego, vou à rua com o Berg a fazer tristes figuras, ou seja, de fato e ténis.
Nunca, optei por uma coleira estranguladora, com receio de não saber utilizá-la convenientemente.
O mais irónico no meio disto tudo, é que o Berg só obedece à ordem 'junto', quando está solto e eu pretendo que venha ter comigo. Caso contrário, quando vai à trela, o gajo só quer é andar.
Na vossa opinião, acham que devo comprar uma estraguladora???

Ah, outra coisa - o cão da minha vizinha, o Tobias (Breton), quando vai à rua, puxa tanto, mas tanto que acaba por ficar sufucado e por vezes desmaia. Já sugeri à minha vizinha comprár-lhe um peitoral, mas ela recusa por causa de não vincar o pelo. OK, mais vale um cão desmaiado, que um cão de pelo amarrotado....

E ainda bem que puxaram este assunto, porque já à algum tempo eu tinha pensado falar sobre ele.

Passados o Berg e o Tobias, ainda não acabo aqui (sorry...); A minha Sasha (boxer) geralmente só vai à rua com o meu namorado, pois da minha parte não há braço que aguente. A Sasha usa uma coleira normal, almofadada por dentro, mas a sacanita puxa tanto, que até as patas dianteiras levantam no ar; e não há puxão que a demova. Engraçado, porque quando anda à solta não se afasta muito; mas enfim, não podemos andar com os bichanos soltos... a lei não permite...
Muitas vezes oiço o meu namorado dizer: - ai compro-te uma estranguladora, compro. Depois vais ver o que é bom para a tosse.
Pois é, mas acabamos por nunca comprar. Exatamente pelo receio de não sabermos utilizá-la ou provocar sofrimento no animal.

Meus caros amigos, o que é que eu faço, hum???

Desculpem o testamento...

Saudações e muitas lambidelas do BERG, SASHA E LAIKA!!!

P.S - Angel já viu o site da Educacão. Um dos seus meninos está lá. A minha vedeta (Berg) também.
Nuria
Membro Veterano
Mensagens: 468
Registado: terça dez 11, 2001 8:16 pm

quarta ago 28, 2002 11:16 am

Acho que nos estamos a esquecer de uma coisa:

Não existem coleiras milagrosas!! Não é por usar um peitoral, ou uma estranguladora que os cães começam a obedecer, é quando ele perecebe que deve andar junto. Como é que ele percebe isso? TREINO
Se não querem pagar uma escola, peguem num livro, procurarem na net, e treinem o vosso cão! As coleiras são um suplemento, umas melhores outras piores, mas não depende delas.

Todos os cães quando são pequenos parecem 'cabritos das montanhas'.
A primeira coleira da minha rafeira foi uma de couro super banal, ela odiava meter aquilo, esperneava e punha-se tentava arrancar. Foi por isso que desisti e comprei um peitoral ou uma estranguladora? Não punha-lhe todos os dias um bocadinho enquanto brincava ou fazia festas, e ela habitou-se. O mesmo para a trela. Ficava parada e não se mexia quando a punha, mas depois de muita paciência, lá a ensinei a andar à trela e não puxar.

Uma das obrigações quando temos um cão, é treiná-lo. Um cão obediente é a chave para um bom relacionamento com o dono e não só.

Cumprimentos
boerboelfan
Membro Veterano
Mensagens: 696
Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm
Localização: Pastor Alemão ; Rotti ; Boerboel ; Poodle

quarta ago 28, 2002 11:30 am

Penso que no caso de cães de porte médio /grande , e na ausência de quaisquer problemas clínicos que o desaconselhe ( nomeadamente respiratórios ) , será sempre preferível uma estranguladora. Isto porque facilita o controlo do cão .É evidente que isso não substitui , de modo algum o treino em obediência , mas mesmo com esse treino existem situações limites que se torna absolutamente necessário controlar o cão e nesse caso ,com cães possantes, a estranguladora dá uma boa ajuda. É por isso também que os treinos de obediência se fazem de uma forma geral com coleira estranguladora. Quando um cão fica asfixiado com uma estranguladora das duas uma ,ou dá a impressão disso mas ainda não está por isso ele continua a puxar, ou a coleira foi mal colocada não correndo quando o cão afroxa.É evidente que no caso das estranguladoras o peso e dimensão dos elos da coleira devem ser proporcionais ao tipo de cão.A estranguladora do meu Boerboel não tem nada a ver com a que eu tinha para o meu Caniche.
Não é o facto de se usar uma estranguladora ou uma peitoral que impede que o cão puxe ,isso consegue-se com treino, pode é facilitar mais ou menos o seu controlo.
Saudações
angel
Membro Veterano
Mensagens: 405
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Rafa e Fred, épagneuls bretons

quarta ago 28, 2002 12:07 pm

Olá filipa
Pois é, os nossos canitos estão todos jeitosos fazendo poses para ficarem no álbum da educacão ;) ;)
Mas acho que o Fernando ainda não deve têr terminado de incluir fotos, ainda faltam cães, inclusive do meu Fred ( o pestinha) :lol:
Não me lembro do Berg, é da escola da Costa, não?????
O unico setter que conheço nos treinos é o da Eduarda (treinadora)!!!!!!!
Quanto ás estranguladoras muito sinceramente não falo delas porque além de as não utilizar, não me atrevo a utilizá-las sózinha.
Fale com o Fernando, ele é que pode ajudar e esclarecer acerca disso.
Quanto á força dos bretons, acredite, são demais. Eu tambem já dei uns valentes trambolhões (antes de começar a treiná-los) ou então para não me espalhar ao comprido têr que agarrar-me aos postes da luz, na rua :oops: :oops: o máximo, né?????????
O peitoral uso mesmo (alternando com a coleira/trela) por necessidade por parte do Rafa (problemas na garganta), o Fred não usa peitoral!!!
Mas é verdade de peitoral sente-se muito mais força por parte deles.
CindelP
Membro Veterano
Mensagens: 2892
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quarta ago 28, 2002 1:10 pm

Quanto a limpar o rabo ao cão gostaria de perguntar à Cindel que alternativa me propõe dado a raça ter pelos longos.
Anavaz, não me diga que sempre que o seu cão "vai à casa de banho", limpa-lhe o rabo ?

Sabe tenho Serras da Estrela de pelo longo e rough collies, que como sabe tambem têm pelo comprido, e nunca lhe limpei o rabo em situaçao nenhuma. É verdade que às vezes quando tomam banho, dou mais atençao a essas areas, ja sempre fica algo sujas, mas andar a limpar o rabo ?
Por favor, n seja ridicula

Filipa02,
puxa tanto, mas tanto que acaba por ficar sufucado e por vezes desmaia.
A causa disso, é a falta de treino. Se o cão faz isso com uam estranguladora, imagine com um peitoral ? É preciso é ensinar a sua vizinha a ter bom senso e algum tacto, para aprender a "quebrar" o "ponto de contacto do cão", de forma a que este deixe de puxat tanto
Meus caros amigos, o que é que eu faço, hum???
Não fará mal nenhum em experimentar uma estranguladora, mas primeiro informe-se como funciona caso nao esteja familarizada com esta coleira
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
filipa02
Membro Veterano
Mensagens: 714
Registado: segunda mai 27, 2002 12:38 pm
Localização: 1 DA (dakar), 2 rafeiros (tripé e zulu), 2 periquitos, 2 agapornis e 2 gatos (tobias e Riscas)

quarta ago 28, 2002 3:24 pm

Olá,

Pois é Angel, não nos conhecemos porque o Berg andava na Educacão da Charneca de Caparica - infelizmente já não anda, pois ainda não se encontrou um terreno decente com as características necessárias para a construção de uma nova escola.

CindelP,

Qual o tipo de estranguladora que aconselha?? De nylon/cabedal ou corrente metálica?

Obrigada!

Cumprimentos,

Filipa.
Aragao
Membro Veterano
Mensagens: 574
Registado: quarta abr 10, 2002 12:08 am
Localização: 1 Rottweiler (Acktan) & 1 Gato (Macavity) & 3 Bouvier Bernois (T,A,M)
Contacto:

quarta ago 28, 2002 4:04 pm

Filipa02, sobre o treino de passeio, se o cão está habituado a puxar enche-te de paciência... :(

O melhor mesmo é usar uma gentle leader, poupa bastante trabalho e é mais suave para o cão...

Se usares estranguladora, então os passos são simples...
1. começa a andar
2. assim que o cão puxar, dá um toque na trela e larga,
3. se ele não parar de puxar não repitas o toque, em vez disso, pára de imediato, chama o cão, manda-o sentar-se ao teu lado.
4. recomeça a andar, volta ao ponto 2!!!!!!!!

Vai demorar um bocado, mas a certa altura o cão ao sentir o toque, vai parar e olhar para ti (a perguntar "outra vez???")
Nessa altura faz uma grande festa e dá-lhe uma recompensa!

Assim que chegares a esta fase, muito em breve ele deixa de puxar e passa a manter-se dentro do limite da trela.

Nessa altura, muda de estranguladora para normal (como podes ver no outro tópico este ponto é polémico, mas esta é a minha opinião) e começa a dar as recompensas espaçosamente, até quase deixarem de existir.

Nota: não uses trelas extensíveis (não me lembro do nome... :) ) pois estas ensinam o oposto. Ou seja se o cão puxar têm mais espaço!
Inetec
Membro
Mensagens: 147
Registado: domingo jul 28, 2002 5:45 pm
Localização: 2 cães - Dogue Alemão e SRD

quarta ago 28, 2002 4:13 pm

Olá,

Pela experiência que tenho as peitorais funcionam lindamente em cães pequenos, eu usei sempre a peitoral quando o meu Caniche ainda existia. Até dava jeito pq como ele era um bocado (muito!) mau feitio com os outros cães e quando eu via que ia dar pró torto pq o outro cão era enorme era só içá-lo :lol: :lol: A coleira peitoral para ele era "apropriada" porque nunca me preocupei sequer que ele puxasse e ele tb nunca o deixou de fazer...

Agora que só possuo cães grandes utilizo estranguladora para o maior e coleira normal de nylon para o Dogue pq é mais "sensível" e se sentir que está a puxar para imediatamente de o fazer e nunca foi à escola de treino ao contrário do outro.

Penso que cada caso é um caso, se acha que o seu cão se dá bem com a coleira normal não velo razão nenhuma para querer mudar pq não as acho (opinião pessoal) nada nocivas (salvo como já foi dito quando existem problemas de saúde subjacentes).
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Susana Martins</p>
CindelP
Membro Veterano
Mensagens: 2892
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quarta ago 28, 2002 6:35 pm

Qual o tipo de estranguladora que aconselha?? De nylon/cabedal ou corrente metálica?
Eu sou uma fã incondicional da estranguladoras metalicas (de elos finos a medios), mas será uma questao de experimentares.

O aragão ja deu os conselhos como começar a usar, mas ao contrario dele, eu uso sempre a enforcadora (seja em passeio formal e informal) e sempre com o elo de enforcar (nunca a prender os dois), ja que acho mais eficaz e em nada prejudica o cão

O melhor mesmo, e como cada caso é um caso, é experimentares e tirares conclusoes da tua propria experiencia e de como se adapta ao cão
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
KROZ
Membro Veterano
Mensagens: 3015
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

quarta ago 28, 2002 6:54 pm

Boa Noite!

Nuria: o problema é que não vi um totó ou dois, mas sim imensos!

Acho que pelo menos em cães pequenos chegámos ao concenso de que o melhor é o peitoral. Já não é mau!

Creio que com treino tanto faz um peitoral como uma coleira. Como já referi, no meu caso a voz é o elemento único no comando (mais um dedinho apontado). Mas continuo com a opinião de que com um peitoral consegue-se controlar melhor o cão, mas precisava de sentir isso na prática.
Mas por muitas vezes tive necessidade de puxar o Spot com toda a força que tenho devido a brigas com outros cães, o que o faz voar uns metros. Inclusivé, já parti uma trela. Mesmo num cão grande com coleira, se fizesse o mesmo, dúvido que ele ficasse muito bom da traqueia.

Como já viram, foram dados exemplos de casos em que a coleira normal ou estranguladora não é boa. Já há aqui relatos suficiente para ver isso, e para ajudar, a história dos enforcamentos...

Na minha humilde opinião pessoal, a coleira não é boa por motivos únicos relacionados com a saúde do animal. Em caso de um esticão urgente... já se sabe.

Mas provávelmente o melhor é experimentar as duas (para quem puder dispensar mais uns euros) e ver com qual o cão se sente melhor e com qual o cão está mais controlado sem por em perigo a sua saúde. Óbviamente que os resultados variam de pessoa para pessoa, cão para cão, treino para treino, etc, por isso o melhor é experimentar.

Em relação às trelas para crianças, a primeira vez que vi foi em 95 em outro país, e na altura fez-me confusão e pensei que fosse algo lá do país em questão. Mas alguns anos depois comecei também a ver em portugal. Não é que seja muito do meu agrado, mas em caso de se estar em locais com grandes multidões (parques temáticos por ex) creio que é muito útil. Sempre é melhor do que perder a criança.
joanaguterres
Membro
Mensagens: 118
Registado: terça jun 18, 2002 10:33 pm
Localização: Alberta (Épagneul de Breton)

quarta ago 28, 2002 9:06 pm

No caso da Alberta uso indiferentemente peitoral ou coleira porque raramente está presa com trela, é mais para ficar identificada..
No entanto, ouvi comentar por outros donos de cães que os vets não aconselham muito peitorais por causa da coluna.Claro que também não convém "esganar" os cães com a coleira :lol:
Nuria
Membro Veterano
Mensagens: 468
Registado: terça dez 11, 2001 8:16 pm

quarta ago 28, 2002 10:02 pm

KROZ Escreveu:
Nuria: o problema é que não vi um totó ou dois, mas sim imensos!
Não é a quantidade que está em causa. O que está em causa é as pessoas dizerem que é mau alguma coisa e nunca exprimentaram( e sim, já exprimentem um peitoral num dos meus cães).
Por isso acho que não se deve criticar só porque viu 10 ou 1000 que não sabem usar.
Responder

Voltar para “Cães”