Informação de ALERTA da Protecção Civil...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

domingo jan 23, 2005 12:16 pm

Acabei de ouvir na rádio de que a Protecção Civil está a alertar para o facto de mais um “fenómeno da Natureza” e desta vez calha a Portugal, em todo o Território Nacional em que as temperaturas para dia 26 e 27 vão descer imenso com uma possibilidade de atingir os 10 graus NEGATIVOS.

Usem a máxima precaução quanto aos vossos animais.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
I_Pereira
Membro Veterano
Registado: domingo jan 04, 2004 1:42 am

domingo jan 23, 2005 12:35 pm

<p>Ivo Pereira</p>
<p><a href="http://fibus12.blogspot.com">http://fibus12.blogspot.com</a></p>
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

domingo jan 23, 2005 1:25 pm

Excepcional aviso. Obrigado Leo
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

domingo jan 23, 2005 2:09 pm

mesmo sem frio polar, há dias, ou noites, em que nem se pode sair de casa. nunca tinha visto tal coisa. ainda por cima, super constipada. os cães começaram a ir à varanda, que é grande. a carlota é um problema. se não fôr à rua, não faz nada :cry:
anjjazul
Guida__F
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 7:14 pm

domingo jan 23, 2005 3:57 pm

leonildecarvalho Escreveu:

Usem a máxima precaução quanto aos vossos animais.

Leo
O meu peludo até agradece :)
Para ele quanto mais frio melhor ;)

Por outro lado... pode ser que o veja tremer de frio pela primeira vez na vida 8)

Mas a situação é diferente para cães de pêlo curto ou tosquiado. Tenham cuidado com os vossos animais e não se esqueçam que na neve a base das patas dos cães peludos deve ser tosquiada de forma a evitar a formação de gelo, o que poderá ter consequências graves.
Guida__F
Membro Veterano

domingo jan 23, 2005 4:21 pm

in: http://ultimahora.publico.pt/shownews.a ... idCanal=62

Protecção Civil recomenda roupa quente e isolamento de portas e janelas
Portugal sob vaga de frio até quinta-feira

Lusa
As temperaturas vão baixar acentuadamente a partir de amanhã no território continental português, devido à influência de uma massa de ar muito frio de origem polar, avisa o Instituto de Meteorologia. A Protecção Civil aconselha roupa quente, calçado adequado e bom isolamento contra o frio nas portas e janelas, além de desaconselhar actividades físicas intensas.

O tempo frio vai durar até quinta-feira, na sequência da influência da massa de ar frio, associada a um anticiclone localizado a Oeste da Irlanda.

Esta situação meteorológica vai provocar uma descida acentuada da temperatura do ar, atingindo os mais baixos quarta e quinta-feira, dia 26 e 27. O frio vem acompanhado de vento, de Norte e Nordeste, moderado e temporariamente forte, "o que se traduzirá numa sensação de frio intenso", disse fonte do Instituto de Meteorologia. Segundo a fonte, "o vento furta a energia gerada pelo corpo, originando a sensação de frio".

A temperatura mínima poderá atingir valores entre menos sete e menos 10 graus nos locais mais elevados, "prevendo-se mesmo valores abaixo de zero nas regiões próximas do litoral", acrescentou.

A temperatura máxima não deverá ultrapassar os cinco graus nas regiões do interior Norte e Centro e no restante território 10 graus.Em todo o continente haverá formação de gelo e geada.

Conselhos para o frio

Fonte do Serviço Nacional de Protecção Civil disse à Lusa que é útil usar várias camadas de roupa, em vez de uma única peça de tecido grosso, e evitar roupas muito justas ou que façam transpirar. Vedar portas e janelas por onde possa entrar o frio é outro dos conselhos.

"O ar frio não é bom para a circulação sanguínea. Evite actividades físicas intensas que obrigam o coração a um maior esforço e podem até conduzir a um ataque cardíaco", adverte a Protecção Civil.

Devem fazer-se pequenos exercícios com os braços, pernas e dedos para manter a circulação sanguínea. "Se tiver de sair de casa proteja a cabeça, utilizando um chapéu ou gorro, e nas mãos use luvas. Mantenha as roupas secas, evitando perdas de calor", recomenda a Protecção Civil.

Em casa, as recomendações são para ter cuidado com as lareiras em locais fechados e sem renovação de ar, uma vez que a combustão pode originar a produção de monóxido de carbono, um gás mortal. "Tome também cuidado com os aquecedores, devido ao risco de acidentes domésticos", diz a Protecção Civil.
Nebulosa
Membro Veterano
Registado: terça set 14, 2004 12:01 am

domingo jan 23, 2005 4:48 pm

aqui, quando dá um frio assim a gente liga o fogão a lenha e poem os caes para dormirem aos pés do fogão (os gatos gostam de se entocar em baixo) o fogão a lenha esquenta toda a casa.
Lareiras só aquecem quem está mais perto dela é outra opção para por os animais para dormirem perto da lereira tomando todo o cuidado para manter eles presos onde está a lareira pois indo para outro local mais frio da casa ou diretamente para a rua pode até mesmo matar o animal.
animais com pelo "lanoso" não tem problema com o frio, minha rott adora, ela vai por conta propria dormir na rua, mas isso depende da pelagem do animal, minha beagle morre de frio no inverno, ela é tão friolenta que dorme tapada quando está 20 graus.
Para renovar o ar eu abro uma fretinha na janela por alguns minutos e fecho depois, a temperatura dentro da casa cai um pouco, mas nada que vá matar alguém de frio.

Moro no sul do brasil aqui no inverno faz muito frio, é normal quando acordo para ir para a escola encontrar poças d'agua com uma fina camada de gelo por cima, ano retrazado deu tanto frio que perdi 2 peixes beta que estavam no meu quarto e congelaram devido ao termostato ter estragado.
RMarques
Membro Veterano
Registado: segunda abr 21, 2003 3:51 pm

domingo jan 23, 2005 7:31 pm

Pois quem tem os canitos na "rua" é bom que se preocupe!

O pessoal dos cães nórdicos é que não se deve preocupar muito :lol: , ou deve :o :?:
O c&atilde;o &eacute; um cavalheiro, eu espero ir para o c&eacute;u deles, n&atilde;o para o dos homens." (Mark Twain)
Guida__F
Membro Veterano

segunda jan 24, 2005 3:11 am

Se estão na rua se calhar é de preocupar...

Os quem que vivem na neve foram aclimatizados ao frio desde bebés.
Um cão criado num clima quente ainda que de raça nordica, ou habituada ao frio, não está preparado para aguentar temperaturas muito baixas.

Dou o exemplo do Snoopy. Foi adoptado no Inverno e vivia num canil. Quando o trouxemos para casa estava sempre com calor, nem que estivesse um frio de rachar.
Agora um ano depois continua a ser um cão que não sente frio, mas pelo menos já não está sempre com calor. Pelo que penso que se está habituar às mordomias da casa. O seu organismo adoptou-se às novas condições, tal como os cães nordicos adoptaram ao clima ameno de Portugal.
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

segunda jan 24, 2005 9:26 am

Olá

Bom, os meus cães já vinham com pêlo, além de que têm muita terra para fazerem tocas se isso lhes convier
Um abra&ccedil;o
biboquinhas
Membro Veterano
Registado: segunda dez 15, 2003 10:07 am

segunda jan 24, 2005 10:26 am

Acho que este aviso serve mais para nos preocuparmos com o cães que vivem mesmo na rua e nao com os nossos, enfim esses estão protegidos e mesmo quando forem à rua vistam-lhes os ditos casaquinhos (que podem às vezes até parecer ridiculos, mas nestas alturas servem mesmo para proteger do frio e evitar constipações e outros problemas). Os cães que vivem na rua esses sim devevmo-nos preoucpar com eles e enfim tentar fazer com que consigam passar estes dias um pouco mais quentes!!
<p>Bibi eTeddy</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda jan 24, 2005 11:33 am

gary Escreveu: Olá

Bom, os meus cães já vinham com pêlo, além de que têm muita terra para fazerem tocas se isso lhes convier
" bem visto... parabéns por mais uma vez mostrar a sua simpatia e compaixão pelos animais"

Já vai sendo "normal" este seu comportamento...!!!!!! :roll:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
pedrobaleia
Membro Veterano
Registado: quinta ago 26, 2004 7:48 am
Localização: boxer (eddie), 11 ovelhas, 5 galinhas, 19 patos, 22 pombos, 3 porcos

segunda jan 24, 2005 12:03 pm

no meio de tudo isto o que mais me agrada é:
além de desaconselhar actividades físicas intensas.

Evite actividades físicas intensas que obrigam o coração a um maior esforço
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

segunda jan 24, 2005 12:14 pm

Por acaso também ouvi ontem a notícia, e pensei logo nos meus cães...
O dober apesar de estar habituado a dormir na rua enrolado literalmente na S.Bernardo e em cima de 1 cobertor, eu não vou arriscar... :roll: :roll: Vem dormir "a casa"...

A S.Bernardo vem "por arrasto" 8) :p Não quero ciúmes nem mania das grandezas 8) 8) ... mas como diz a Guida_F, ela foi criada em clima temperado, logo... :roll: Lá calor tem ela, mas nunca fiando...

"Mães galinhas e pais galinhos, mãos à obra!!!"

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

segunda jan 24, 2005 4:48 pm

leonildecarvalho Escreveu:
" bem visto... parabéns por mais uma vez mostrar a sua simpatia e compaixão pelos animais"

Já vai sendo "normal" este seu comportamento...!!!!!! :roll:

Leo
Olá

Sou apenas prático, se não resistirem a esta amostra de frio, então não valem o que comem. Ou o cão cumpre e satisfaz a tarefa para a qual foi criado, neste caso a segurança da minha familia e dos meus bens, ou é substituído pela electrónica.
Parasitas é que não.
Um abra&ccedil;o
Responder

Voltar para “Cães”