Cuidado com a processionaria

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Fireman
Membro Júnior
Registado: segunda dez 06, 2004 12:08 pm
Localização: Rottweiler (Elfo) , Poodle Toy (Flica), Cuzada de rottweiler / Pastor belga (Luna), Gata (Fanny)

quinta jan 27, 2005 3:59 am

Venho alertar para o perigo das lagartas do pinheiro (processionárias), pois tive uma experiência muito desagradavel que talvez possa servir de alerta para alguns nesta fase do ano até mais ou menos meados de Maio que sem se aperceberem do perigo passeiam com os cães nos pinhais ou têm vizinhos com pinheiros ou ainda têm como eu algum pinheiro dentro da sua propriedade.
As lagartas passam por cinco fases mas o perigo surge por volta de Janeiro até à altura em que abandonam o pinheiro em procissão e dai o nome, neste periodo têm o corpo coberto de pelos que por contacto podem causar problemas vários que vão desde a necrose dos tecidos afectados até à propria morte, pelo que convém ter um especial cuidado com os cães e as crianças.
Tendo um pinheiro manso de grande porte no jardim e conhecedor destes perigos especialmente à noite que é mais dificil verificar se alguma caiu ao chão tinha o cuidado de evitar que os cães (rottweiler e caniche anã) andassem na zona do pinheiro, mas precisando de ir a uma arrecadação os cães foram comigo e estiveram na rua 5 minutos se tanto, e nunca debaixo do pinheiro.
Quando entro novamente em casa verifico que algo não estava bem com o Elfo (rottweiler com 10 meses) pois estava parado e a babar-se, examinando-o verifico que o focinho estava extremamente inchado e estava a começar a ter dificuldade em respirar, nunca pensando na processionária ligo para o veterinário que diz ter urgencias 24 h e descrevo os sintomas, como resposta diz que tenho que ter atençao e se ele mostrasse extrema dificuldade em respirar e muito inquieto para telefonar imediatamente, caso contrario leva-lo no dia seguinte ao vet.
O Elfo apesarde ter dificuldade em respirar nunca se mostrou inquieto pelo contrario estava abatido, como ele tinha estado a escavar num monte de areia estava convencido que tinha sido alguma vespa que lá tivesse o ninho e aceitei.
Toda a noite passei a seu lado preocupado mas nunca pensando no pior, como ele se babava muito e tinha vomitado teitei sempre que ele bebesse alguma coisa para evitar a desidratação mas mesmo leite que ele adora nada quis.
De manhã vejo que a lingua estava a começar a apresentar um aspectro de pisado, e então começo a pensar o pior e ai venho para Lisboa directo à Faculdade de Medicina Veterinária onde me comfirmaram o pior era processionaria imediatamente foi medicado e radiografado aos pulmões por suspeita de edema, vulgar nestes casos (felizmente estava tudo bem), a lingua que tinha uma pequena mancha quando saiu de casa ja estava em grande parte negra, pelo que me disseram ter sido milagre não ter morrido mas que naturalmente iria ficar sem a maior parte da lingua.
Ficou internado 4 dias sempre a soro além dos outros medicamentos, não teve visitas porque se meteu o fim de semana (entrou 6ª de manhã e saiu 2ª à noite)quando o fui buscar avisaram-me para não me assustar com o cheiro a podre que vinha da lingua e alem dos medicamentos que iria continuar a tomar tambem lavar a lingua várias vezes ao dia com soro ou betadine oral diluido.
Tirei a semana de férias para que ele pudesse ser tratado o melhor possivel (como o foi no Hospital da Faculdade onde a simpatia e eficacia do pessoal médico só merece elogios e o meu reconhecimento) e felizmente correu bem pois da lingua pouco caiu ficando sim com cicatrizes na parte que deveria ter caido nao afectando minimamente a sua qualidade de vida (que era o meu maior receio) pois lambe a tigela da comida molhada com a mesma sofreguidão e eficácia como antes.
Peço desculpa de ter sido tão longo mas quis que se apercebecem do que pode sofrer um cão quando tem um dono que estupidamente não pensou em todas as possibilidades e aceitou a resposta de um vet. que não o viu, e que medicado a tempo não teria sofrido a infima parte nem ficado com quaisquer sequelas.

Desculpa Elfo
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quinta jan 27, 2005 9:18 am

Obrigado pela informação, desconhecia totalmente a existencia de tal lagarta, muito menos as consequências do contacto com pessoas ou animais...
Aliás, sempre pensei que esses bichos horríveis só existiam nos países tropicais e afins, só os vi mesmo nos documentários... :oops: :oops:

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
Tomi
Membro Veterano
Registado: quinta mar 13, 2003 3:15 pm

quinta jan 27, 2005 9:26 am

obrigado mesmo pelo o aviso.
Eu vou algumas vezes para a aldeia e a minha casa lá é rodeada de pinheiros e nunca pensei que aquele bicho pudesse causar isso num animal. Porque em nós o que ele causa é comichão, acho eu, nunca toquei em nenhum.
Já agora sabe-me dizer se para o cão ficar doente tem mesmo que cheirar o bicho ou aquele pó amarelo que cai dos pinheiros tambem lhes faz mal?

Susana
LindAlba
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quinta jan 27, 2005 10:22 am

No Fórum dos Boxers já tinha colocado este link, que contém informação interessante sobre o tema

http://tienda.vetpunta.com/newsdesk_inf ... esk_id/158
<p><strong>Abra&ccedil;o do </strong><strong>M&aacute;rio J Santos</strong></p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><strong>"...de Lind'Alba"</strong></p>
Rainbow
Membro Veterano
Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm

quinta jan 27, 2005 10:27 am

Esta informação sobre a lagarta do pinheiro é muito importante, é conveniente mantê-la cá em cima para ter visibilidade.
<p>Os animais s&atilde;o pessoas como as pessoas s&atilde;o animais</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
Spikke
Membro Júnior
Registado: quinta ago 19, 2004 4:25 pm

quinta jan 27, 2005 10:53 am

Bichinho de um raio! :evil: :evil:
Obrigado pela informação, pois tenho perto de minha casa uma zona com pinheiros onde estava a pensar levar o meu cão a passear (por ser pouco frequentada).
Ele também agradece com 20 ou 30 lambidelas :p

Aos administradores do fórum: p.f. ponham esta mensagem lá em cima!
CarlaVB
Membro
Registado: sexta abr 16, 2004 4:40 pm

quinta jan 27, 2005 11:37 am

Obrigada pelo aviso. Nao sabia e na minha zona existem bastantes pinheiros e eu costumo ir passea-lo para o campo
ludovina
Membro Veterano
Registado: segunda set 27, 2004 9:42 pm
Localização: Cão da Serra de Aires, Dobermann, Golden e Labrador Retriever
Contacto:

quinta jan 27, 2005 11:44 am

Eu já tinha conhecimento destas lagartas, mas é muito importante este tópico, porque infelizmente tenho uns pinheiros , do vizinho, do lado de fora do meu canil, já coloquei litros de produto mas elas não morrem. O que resulta é serem queimados os ninhos com um maçarico, ou cortar mesmo as pernadas onde não se consegue queimar. Só isso resultou no meu caso.

Ludovina Oliveira
Ludovina Oliveira http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforu ... 6rfha5r9c5 Ajude a ajudar: www.osbonsamigos.com
Base Dados: Retrievers e Microchip: www.retrieversportugal.com
Lorraine
Membro
Registado: domingo jan 02, 2005 7:33 pm

sexta jan 28, 2005 2:06 pm

Nem fazia idéia que esses bichinhos pudessem fazer um mal tão grande as pessoas e animais!!!
E o pior é que tenho custume de passear com a minha cachorrinha num bosque cheio de pinheiros!!!
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

sábado jan 29, 2005 10:51 am

CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sábado jan 29, 2005 10:53 am

<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Responder

Voltar para “Cães”