Como para mim, exercício físico é um pouco mais do que duas voltas ao quarteirão na ponta de uma trela, tento recorrer a outras alternativas. E como também não me parece seguro andar com cães soltos nos nossos meios urbanos.
Pelo menos uma vez por semana vou dar um belo passeio (a pé ou de bicicleta) com as minhas cadelas no campo.
A escolha destes locais é pautada por alguns critérios, não só em termos de segurança mas também de respeito pelos outros. Critérios esses, que passo descrever:

O local deve ser o menos frequentado possível;

A circulação de veículos motorizados deve ser pouco regular ou até mesmo nula, quando esta existe devemos ter em atenção a que velocidade circula;

Deve-se ter atenção à existência de culturas passíveis de serem danificadas ou destruídas;

Evitar locais com gado, o contacto destes com cães poderá provocar situações de stress e até mesmo danos físicos em ambas as partes;

Verificar se existe fauna ou flora protegida passível de ser destruída ou incomodada;

Dependendo da altura do ano, evitar locais com pinheiros devido à “lagarta do pinheiro”.

Se no local existir água, observar a qualidade da água, nem que seja só pelo aspecto e cheiro.
Contudo, para um cão poder andar solto, o dono deve ter sobre ele um bom controlo de forma a poder evitar situações inesperadas.
Durante estas saídas devemos ter em atenção que os animais não são maquinas e tem limites dependendo da idade e estrutura física, também se deve ter o cuidado de levar água para nós e para os cães.
Outra alternativa que me perece bastante viável e até melhor, é a pratica de desportos caninos, o que eu tenho pena de não poder fazer devido à falta de escolas e orientação nesse sentido, na zona onde vivo (não se pode ter tudo).