Exercício...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
pmmp
Membro
Registado: quarta set 29, 2004 5:02 pm

segunda jan 31, 2005 10:32 am

Exceptuando os proprietários de habitações com grandes áreas úteis exteriores para exercício dos nossos " meninos ", penso que todos nós nos deparamos com a necessidade de locais seguros e que " não firam susceptibilidades de transeuntes mais sensíveis ", para soltar os nossos companheiros como alternativa aos seus habituais locais ( jardim de moradia, espaços circundantes das n/habitações... ).
Dirigo-me aos foristas no sentido de saber como e que tipo de locais escolhem para descomprimir periódicamente os vossos animais, independentemente de estarem ou não inscritos em escolas de treino canino.

Saudações ,

Pmmp & Bowie
8) 8)
Bullie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 05, 2003 11:07 am
Contacto:

segunda jan 31, 2005 10:51 am

[quote=pmmp]
penso que todos nós nos deparamos com a necessidade de locais seguros e que " não firam susceptibilidades de transeuntes mais sensíveis ", para soltar os nossos companheiros como alternativa aos seus habituais locais [/quote]

Não querem entender... ok.

Por mim podem soltar os "canitos" todos no meio da rua, bem treinados ou não. Se daí vierem consequências mais graves para os canídeos e/ou a para terceiros... paciência... é porque os outros são invejosos.
<p><a href="http://www.bovisromani-bullterrier.blogspot.com"></a></p>
mcbb
Membro Veterano
Registado: quinta dez 09, 2004 12:47 pm
Contacto:

segunda jan 31, 2005 10:57 am

A minha cadela (cachorra), ontem fez 8 km atrás das bicicletas dos meus filhos e marido no parque tejo...
pmmp
Membro
Registado: quarta set 29, 2004 5:02 pm

segunda jan 31, 2005 11:15 am

Eu tento recorrer a locais o mais desertos possível pois o meu Bowie apesar de estar a fazer 5 meses é frequentemente objecto de " comentários :evil: " acerca da sua raça ( Dobermann ).
Apesar de estar inscrito numa escola de treino canino ( à pouco tempo ) é natural que procure brincadeira junto das pessoas que encontra o que nem sempre é bem aceite por todos.
É compreensível que nem todos gostem de cães e que muitos atendendo ao desconhecimento que têm ( aliado a inúmeras tretas de origem duvidosa acerca de certas raças ), se sintam desconfortáveis perante feras beijoqueiras.
Compete-nos respeitar e procurar alternativas o que se torna cada vez mais complicado neste país "que em cada monte tem pelo menos uma casa".
Acho que tal como está na moda o aluguer de campos de futebol talvez não seja de descartar a ideia de negócio de ter um local para exercício para cães.

Pmmp & Bowie
vald
Membro Veterano
Registado: quinta out 23, 2003 7:15 pm

terça fev 01, 2005 2:05 pm

Como para mim, exercício físico é um pouco mais do que duas voltas ao quarteirão na ponta de uma trela, tento recorrer a outras alternativas. E como também não me parece seguro andar com cães soltos nos nossos meios urbanos.
Pelo menos uma vez por semana vou dar um belo passeio (a pé ou de bicicleta) com as minhas cadelas no campo.
A escolha destes locais é pautada por alguns critérios, não só em termos de segurança mas também de respeito pelos outros. Critérios esses, que passo descrever:

:arrow: O local deve ser o menos frequentado possível;
:arrow: A circulação de veículos motorizados deve ser pouco regular ou até mesmo nula, quando esta existe devemos ter em atenção a que velocidade circula;
:arrow: Deve-se ter atenção à existência de culturas passíveis de serem danificadas ou destruídas;
:arrow: Evitar locais com gado, o contacto destes com cães poderá provocar situações de stress e até mesmo danos físicos em ambas as partes;
:arrow: Verificar se existe fauna ou flora protegida passível de ser destruída ou incomodada;
:arrow: Dependendo da altura do ano, evitar locais com pinheiros devido à “lagarta do pinheiro”.
:arrow: Se no local existir água, observar a qualidade da água, nem que seja só pelo aspecto e cheiro.

Contudo, para um cão poder andar solto, o dono deve ter sobre ele um bom controlo de forma a poder evitar situações inesperadas.
Durante estas saídas devemos ter em atenção que os animais não são maquinas e tem limites dependendo da idade e estrutura física, também se deve ter o cuidado de levar água para nós e para os cães.

Outra alternativa que me perece bastante viável e até melhor, é a pratica de desportos caninos, o que eu tenho pena de não poder fazer devido à falta de escolas e orientação nesse sentido, na zona onde vivo (não se pode ter tudo).
ssequeira
Membro Veterano
Registado: quinta jul 29, 2004 10:07 am

quarta fev 02, 2005 2:43 pm

Eu vivo a 100m de uma piscina natural com uma grande área cimentada e um pequeno areal e levo frequentemente as cadelas até lá. Pelo caminho vão de trela pois, para além de passarem carros, alguns transeuntes não apreciam cães. Se vejo que não está lá ninguém, solto-as. Elas correm que nem malucas! Uma aprendeu a ir buscar paus à água mas a outra ainda tem medo de entrar. Não só ficam super contentes com a água salgado faz bem ao pêlo. Nunca tive problemas com isto a não ser um comentário de um sábio senhor que parou no caminho para observar num destes dias e estava preocupado com a sujidade que as cadelas iam deixar na água. Isto num sítio em que o mar está constantemente a entrar e a sair e fora da época balnear. Sinceramente!
Responder

Voltar para “Cães”