DÁLMATA AGRESSIVO

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

anafil
Membro Veterano
Registado: segunda jun 09, 2003 5:17 pm

terça fev 01, 2005 1:46 pm

o título está um pouco exagerado, mas a história leva-nos a pensar nele.
passou-se em casa de uns amigos, eles compraram um dálmata que tem agora uns oito meses, e gostam muito dele. tem uma vida normal, dorme dentro de casa por causa do frio, convive com todos, mas noutro dia, soltou-se do canil onde estava porque senão foge e só estava a filha mais velha do casal em casa a estudar. ele entrou para a cozinha, subiu para cima da banca e pôs-se a comer o almoço dela. ela ouviu barulhos na cozinha e foi ver, quando lá chegou, claro que teve uma reação brusca, gritou com o cão, e quando ía para lhe tirar a comida ele mandou-se a ela. ela fugiu e ele continuou a tentar morder-lhe. na confusão, ela caiu, ainda lhe mandou umas pezadas para o afastar e ficou barricada do lado de fora de casa. teve que ir buscar ajuda porque o cão estava possuído, não a podia ver que tentava morder-lhe...
quando me contaram isto fiquei logo muito intrigada, porque o cão tem tido socialização suficiente para isto não acontecer, nem é daqueles casos em que é maltratado porque é adorado em casa.

não conheço bem os dálmatas, mas a verdade é que este macho de oito meses tem a mania que é o chefe da matilha, e agora estão todos com algum receio de serem mordidos... a rapariga já nem passa perto dele, afinal ficou com os joelhos esmurrados por conta da "brincadeira"!

que conselhos dão? alguém tem experiências com dálmatas machos idênticas?
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

terça fev 01, 2005 1:49 pm

É o que acontece quando é o cão que manda na casa... isso é para das duas uma:

Ou abatem o cão

ou procuram umtreinador a toda a velocidade...

Mas como já têm medo do bicho... o melhor é a primeira opção.
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
anafil
Membro Veterano

terça fev 01, 2005 2:08 pm

pois é, isso também eu já tinha pensado, mas é sempre um drama ter que mandar abater um cão por causa do descuido dos donos na educação...

eles não o fizeram por mal, apenas deram demasiado crédito ao cão.
acho que nem sequer tinham bem noção do que é um cão, mas enfim, agora o mal já está feito. ele era tão fofinho, cheio de pintas, era só beijinhos e sofás, e depois virou "bicho"!
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

terça fev 01, 2005 2:09 pm

Disparate! Os donos desse cão que se deixem mas é de mariquices e comecem a tratar o cão de acordo com o que ele é - um cão.

Com oito meses, ainda vai muito a tempo de aprender o seu lugar na matilha.

Bolas, com medo de um cachorro?! :o
I_Pereira
Membro Veterano
Registado: domingo jan 04, 2004 1:42 am

terça fev 01, 2005 2:11 pm

anafil Escreveu:...e quando ía para lhe tirar a comida ele mandou-se a ela.
Provavelmente o cão não foi habituado a que lhe mexessem na ração enquanto comia, ou entao a q lhe tirassem coisas da boca (ou mesmo ambas as situações). Talvez seja por isso que o cão se tenha tornado excessivamente possessivo com a comida que roubara da mesa. Mesmo assim parece-me estranho tanta agressividade. Às vezes a vontade de dar mimos é tanta que se esquecem estes pequenos pormenores da educação (penso eu que tenha sido isto :roll: )
<p>Ivo Pereira</p>
<p><a href="http://fibus12.blogspot.com">http://fibus12.blogspot.com</a></p>
PauloSantos
Membro Veterano
Registado: sábado dez 25, 2004 3:02 pm

terça fev 01, 2005 2:15 pm

casadiscaes Escreveu: É o que acontece quando é o cão que manda na casa... isso é para das duas uma:

Ou abatem o cão

ou procuram umtreinador a toda a velocidade...

casadiscaes Escreveu: Mas como já têm medo do bicho... o melhor é a primeira opção.

Esta agora não percebi... !!!

A melhor opção é abater o cão ???

então e depois ?

Compram outro, cometem os mesmos erros e.... abatem-no também ?

É só porque dá menos trabalho ?

Casadiscaes (Gonçalo)

Não posso de modo algum e face ao que foi expôsto, concordar com tal opinião.

O cão merece algo mais do que ser abatido.
anafil
Membro Veterano

terça fev 01, 2005 2:27 pm

o clima daquela casa ficou péssimo, se imaginarem uma família que tem um cão pela primeira vez e que lhes sucede isto, podem ter uma ideia.

o cão só obedece às ordens do dono, o pai da rapariga. a mais ninguém, se a dona ou as filhas tentarem obrigá-lo a fazer alguma coisa ele simplesmente ignora. e pelos vistos sente-se chefe delas, sei lá...

o dono é um homem muito calmo, que dificilmente se irrita e por vezes em vez de reagir, acha piada. não concordo com isso, mas é o feitio dele.

a noção de cão está muito mal aprendida.

vendo estes casos assim é que consigo entender muitos ataques de cães... as pessoas não se convencem de que são animais irracionais que têm de ter uma educação específica...
sfigueira
Membro Veterano
Registado: terça set 10, 2002 10:49 am

terça fev 01, 2005 2:28 pm

Pois é... infelizmente conheço um caso semelhante só que o cão já faz o que quer da dona há uns bons 6 anos...

O Dalmata apesar do seu ar patusco é um cão de porte médio e com bastante força em adulto...e com um temperamento algo forte...

Este que eu conheço atacou a dona e mordeu-lhe a cara, tendo ela levado alguns 6 pontos no sobrolho...por pouco ficava sem um olho... mas continua a deixar o cão ser quem manda lá em casa...
Apesar de ser uma pessoa relativamente próxima já desisti de dar conselhos...
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

terça fev 01, 2005 2:37 pm

Penso que, com 8 meses, ainda vai a tempo de aprender.
É um problema de hierárquia.

Têm de alterar o comportamento em relação ao cão :

1. quando chegam a casa nada de ligar ao cão.
Nem olhá-lo.
Ignorá-lo durante algum tempo (pe, um amigo meu chega a casa vai tomar duche, mudar de roupa e servir-se de uma bebida antes de tomar conhecimento da existência do cão).

Ele há-de tentar chamar a atenção para ele, pulando para cima, rosnando, o diabo a quatro.
Não devem ceder.
Se virem que é demais ou que se está a portar agressivamente, fechá-lo num quarto ou lá fora, até estar calminho.

2. Quando lhe derem a ração, ponham uma bolacha em cima e comam-na antes de ele ter acesso à ração, mas de forma que ele pense que estão a comer da ração dele.

Isto é importante, porque nas matilhas quem come primeiro são os chefes.
Eles percebem com clareza a mensagem.

3. Nunca dar festas quando ele quer.
Pelo contrário - ignorá-lo quando ele quer festas.
Chamá-lo, quando ele estiver sossegado e então, dar-lhe festas - quando as pessoas querem.

4. Resumindo : é preciso que as coisas aconteçam quando a família quer, não quando o cão quer.
Pe, nos passeios não o deixem escolher o caminho.
Os donos escolhem e se ele puxar noutro sentido, parar, voltar ao início e recomeçar.

Estes pontos são a base de uma mudança de atitude dos donos em relação ao cão.
Pode tentar começar deste modo e ver como resulta.
Não se deve mudar os processos de modo nenhum mas repeti-los várias vezes até todos terem a certeza que o cão compreendeu a nova posição na hierárquia (o último lugar) familiar.

Até agora têm funcionado com várias pessoas, mas os seus amigos não são foristas, se calhar não vai conseguir convencê-los...
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
casadiscaes
Membro Veterano
Contacto:

terça fev 01, 2005 2:39 pm

PauloSantos Escreveu:Casadiscaes (Gonçalo)

Não posso de modo algum e face ao que foi expôsto, concordar com tal opinião.

O cão merece algo mais do que ser abatido.
Merecer, merecia... mas é um cão que já está mal habituado... vai precisar de novos donos com pulso... o que cada vez é mais dificil de arranjar... por outro lado está também estigmatizado, pelo que arranjar novos donos é mais dificil ainda.

A solução mais simples e segura é mesmo por o bicho a dormir... custa mas é o mais seguro... e já andam por ai demasiados cães estragados por donos incompetentes, pelo que, e por muito que custe, o abate é a melhor solução.
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
anafil
Membro Veterano

terça fev 01, 2005 2:53 pm

já mandei um mail à rapariga que sofreu o quase "ataque" com as regras que mencionou, vamos lá ver se eles têm estofo para o ensinar!!

com vontade e perseverança tudo se consegue, pelo menos já devem ter aprendido a lição!
PauloSantos
Membro Veterano
Registado: sábado dez 25, 2004 3:02 pm

terça fev 01, 2005 2:57 pm

casadiscaes Escreveu: Merecer, merecia... mas é um cão que já está mal habituado... vai precisar de novos donos com pulso... o que cada vez é mais dificil de arranjar... por outro lado está também estigmatizado, pelo que arranjar novos donos é mais dificil ainda.

A solução mais simples e segura é mesmo por o bicho a dormir... custa mas é o mais seguro... e já andam por ai demasiados cães estragados por donos incompetentes, pelo que, e por muito que custe, o abate é a melhor solução.
Bem, cá no fundo, não quero concordar contigo, mas, os argumentos que acabaste de apresentar fazem sentido (infelizmente)

De qualquer modo, se estes donos estiverem na disposição de enfrentar o problema e com vontade de o resolver, muito pode ainda ser feito, caso contrário e com o avançar da idade, é mais um caso perdido.

Mas como já alguém disse "é um cachorro" dá trabalho, mas vai ao sitio, é preciso é vontade para tal.
Guida__F
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 7:14 pm

terça fev 01, 2005 4:19 pm

Se exceptuarmos qualquer desiquilibio neurológico, a culpa será 100% dos donos...

... nesse caso quem é que merece ser castigado??

Porque deverá o cão pagar pelos erros dos outros?

E não digam que a culpa é dos mimos, porque tenho em casa um mimo-dependente, que nunca mordeu em menhum ser humano.
dear
Membro Veterano
Registado: terça jan 27, 2004 10:30 am
Contacto:

terça fev 01, 2005 4:23 pm

Bem, eu estou na mesma situação. Há uns meses atrás deram- me um labrador macho com 1 ano e meio, o antigo dono disse-me que estava a dá-lo porque o cão passava todo o dia sozinho e só o viam uma vez por dia, quando lhe íam dar de comer...
Bem, ele quando chegou agarrava-se às pernas de todos ,mas como nós é que mandava-mos, demos-lhe umas boas palmadas e ele aprendeu!
Como não estava habituado a viver dentro de casa manda-mos fazer um ajaula para ele.
Agora o problema é que ele é muito bruto! Salta porque quer brincar e muitas vezes acaba por nos magoar com os dentes...
Não é mau quando lhe tiramos a comida, nem nunca nos tentou morder, o problema é que ele não nos obedece logo, é preciso darmos-lhe bastantes palmadas para ele obedecer!
No fundo ele só quer mimos, pois vem para a minha beira e deita-se para eu lhe dar mimos, só que depois dá-lhe qualquer coisa e começa a correr como um doido e acaba por nos magoar...
casadiscaes
Membro Veterano
Contacto:

terça fev 01, 2005 5:00 pm

Guida__F Escreveu: Se exceptuarmos qualquer desiquilibio neurológico, a culpa será 100% dos donos...

... nesse caso quem é que merece ser castigado??

Porque deverá o cão pagar pelos erros dos outros?

E não digam que a culpa é dos mimos, porque tenho em casa um mimo-dependente, que nunca mordeu em menhum ser humano.
Pegue no cão e leve-o para sua casa... depois venha falar conosco.
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
Responder

Voltar para “Cães”