DÁLMATA AGRESSIVO
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jun 09, 2003 5:17 pm
o título está um pouco exagerado, mas a história leva-nos a pensar nele.
passou-se em casa de uns amigos, eles compraram um dálmata que tem agora uns oito meses, e gostam muito dele. tem uma vida normal, dorme dentro de casa por causa do frio, convive com todos, mas noutro dia, soltou-se do canil onde estava porque senão foge e só estava a filha mais velha do casal em casa a estudar. ele entrou para a cozinha, subiu para cima da banca e pôs-se a comer o almoço dela. ela ouviu barulhos na cozinha e foi ver, quando lá chegou, claro que teve uma reação brusca, gritou com o cão, e quando ía para lhe tirar a comida ele mandou-se a ela. ela fugiu e ele continuou a tentar morder-lhe. na confusão, ela caiu, ainda lhe mandou umas pezadas para o afastar e ficou barricada do lado de fora de casa. teve que ir buscar ajuda porque o cão estava possuído, não a podia ver que tentava morder-lhe...
quando me contaram isto fiquei logo muito intrigada, porque o cão tem tido socialização suficiente para isto não acontecer, nem é daqueles casos em que é maltratado porque é adorado em casa.
não conheço bem os dálmatas, mas a verdade é que este macho de oito meses tem a mania que é o chefe da matilha, e agora estão todos com algum receio de serem mordidos... a rapariga já nem passa perto dele, afinal ficou com os joelhos esmurrados por conta da "brincadeira"!
que conselhos dão? alguém tem experiências com dálmatas machos idênticas?
passou-se em casa de uns amigos, eles compraram um dálmata que tem agora uns oito meses, e gostam muito dele. tem uma vida normal, dorme dentro de casa por causa do frio, convive com todos, mas noutro dia, soltou-se do canil onde estava porque senão foge e só estava a filha mais velha do casal em casa a estudar. ele entrou para a cozinha, subiu para cima da banca e pôs-se a comer o almoço dela. ela ouviu barulhos na cozinha e foi ver, quando lá chegou, claro que teve uma reação brusca, gritou com o cão, e quando ía para lhe tirar a comida ele mandou-se a ela. ela fugiu e ele continuou a tentar morder-lhe. na confusão, ela caiu, ainda lhe mandou umas pezadas para o afastar e ficou barricada do lado de fora de casa. teve que ir buscar ajuda porque o cão estava possuído, não a podia ver que tentava morder-lhe...
quando me contaram isto fiquei logo muito intrigada, porque o cão tem tido socialização suficiente para isto não acontecer, nem é daqueles casos em que é maltratado porque é adorado em casa.
não conheço bem os dálmatas, mas a verdade é que este macho de oito meses tem a mania que é o chefe da matilha, e agora estão todos com algum receio de serem mordidos... a rapariga já nem passa perto dele, afinal ficou com os joelhos esmurrados por conta da "brincadeira"!
que conselhos dão? alguém tem experiências com dálmatas machos idênticas?
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
- Contacto:
É o que acontece quando é o cão que manda na casa... isso é para das duas uma:
Ou abatem o cão
ou procuram umtreinador a toda a velocidade...
Mas como já têm medo do bicho... o melhor é a primeira opção.
Ou abatem o cão
Mas como já têm medo do bicho... o melhor é a primeira opção.
<p>Gonçalo</p>
<p>
</p>
<p>

-
- Membro Veterano
pois é, isso também eu já tinha pensado, mas é sempre um drama ter que mandar abater um cão por causa do descuido dos donos na educação...
eles não o fizeram por mal, apenas deram demasiado crédito ao cão.
acho que nem sequer tinham bem noção do que é um cão, mas enfim, agora o mal já está feito. ele era tão fofinho, cheio de pintas, era só beijinhos e sofás, e depois virou "bicho"!
eles não o fizeram por mal, apenas deram demasiado crédito ao cão.
acho que nem sequer tinham bem noção do que é um cão, mas enfim, agora o mal já está feito. ele era tão fofinho, cheio de pintas, era só beijinhos e sofás, e depois virou "bicho"!
Disparate! Os donos desse cão que se deixem mas é de mariquices e comecem a tratar o cão de acordo com o que ele é - um cão.
Com oito meses, ainda vai muito a tempo de aprender o seu lugar na matilha.
Bolas, com medo de um cachorro?!
Com oito meses, ainda vai muito a tempo de aprender o seu lugar na matilha.
Bolas, com medo de um cachorro?!

Provavelmente o cão não foi habituado a que lhe mexessem na ração enquanto comia, ou entao a q lhe tirassem coisas da boca (ou mesmo ambas as situações). Talvez seja por isso que o cão se tenha tornado excessivamente possessivo com a comida que roubara da mesa. Mesmo assim parece-me estranho tanta agressividade. Às vezes a vontade de dar mimos é tanta que se esquecem estes pequenos pormenores da educação (penso eu que tenha sido istoanafil Escreveu:...e quando ía para lhe tirar a comida ele mandou-se a ela.

<p>Ivo Pereira</p>
<p><a href="http://fibus12.blogspot.com">http://fibus12.blogspot.com</a></p>
<p><a href="http://fibus12.blogspot.com">http://fibus12.blogspot.com</a></p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado dez 25, 2004 3:02 pm
casadiscaes Escreveu: É o que acontece quando é o cão que manda na casa... isso é para das duas uma:
Ou abatem o cão
casadiscaes Escreveu: Mas como já têm medo do bicho... o melhor é a primeira opção.
Esta agora não percebi... !!!
A melhor opção é abater o cão ???
então e depois ?
Compram outro, cometem os mesmos erros e.... abatem-no também ?
É só porque dá menos trabalho ?
Casadiscaes (Gonçalo)
Não posso de modo algum e face ao que foi expôsto, concordar com tal opinião.
O cão merece algo mais do que ser abatido.
-
- Membro Veterano
o clima daquela casa ficou péssimo, se imaginarem uma família que tem um cão pela primeira vez e que lhes sucede isto, podem ter uma ideia.
o cão só obedece às ordens do dono, o pai da rapariga. a mais ninguém, se a dona ou as filhas tentarem obrigá-lo a fazer alguma coisa ele simplesmente ignora. e pelos vistos sente-se chefe delas, sei lá...
o dono é um homem muito calmo, que dificilmente se irrita e por vezes em vez de reagir, acha piada. não concordo com isso, mas é o feitio dele.
a noção de cão está muito mal aprendida.
vendo estes casos assim é que consigo entender muitos ataques de cães... as pessoas não se convencem de que são animais irracionais que têm de ter uma educação específica...
o cão só obedece às ordens do dono, o pai da rapariga. a mais ninguém, se a dona ou as filhas tentarem obrigá-lo a fazer alguma coisa ele simplesmente ignora. e pelos vistos sente-se chefe delas, sei lá...
o dono é um homem muito calmo, que dificilmente se irrita e por vezes em vez de reagir, acha piada. não concordo com isso, mas é o feitio dele.
a noção de cão está muito mal aprendida.
vendo estes casos assim é que consigo entender muitos ataques de cães... as pessoas não se convencem de que são animais irracionais que têm de ter uma educação específica...
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 10, 2002 10:49 am
Pois é... infelizmente conheço um caso semelhante só que o cão já faz o que quer da dona há uns bons 6 anos...
O Dalmata apesar do seu ar patusco é um cão de porte médio e com bastante força em adulto...e com um temperamento algo forte...
Este que eu conheço atacou a dona e mordeu-lhe a cara, tendo ela levado alguns 6 pontos no sobrolho...por pouco ficava sem um olho... mas continua a deixar o cão ser quem manda lá em casa...
Apesar de ser uma pessoa relativamente próxima já desisti de dar conselhos...
O Dalmata apesar do seu ar patusco é um cão de porte médio e com bastante força em adulto...e com um temperamento algo forte...
Este que eu conheço atacou a dona e mordeu-lhe a cara, tendo ela levado alguns 6 pontos no sobrolho...por pouco ficava sem um olho... mas continua a deixar o cão ser quem manda lá em casa...
Apesar de ser uma pessoa relativamente próxima já desisti de dar conselhos...
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO
Penso que, com 8 meses, ainda vai a tempo de aprender.
É um problema de hierárquia.
Têm de alterar o comportamento em relação ao cão :
1. quando chegam a casa nada de ligar ao cão.
Nem olhá-lo.
Ignorá-lo durante algum tempo (pe, um amigo meu chega a casa vai tomar duche, mudar de roupa e servir-se de uma bebida antes de tomar conhecimento da existência do cão).
Ele há-de tentar chamar a atenção para ele, pulando para cima, rosnando, o diabo a quatro.
Não devem ceder.
Se virem que é demais ou que se está a portar agressivamente, fechá-lo num quarto ou lá fora, até estar calminho.
2. Quando lhe derem a ração, ponham uma bolacha em cima e comam-na antes de ele ter acesso à ração, mas de forma que ele pense que estão a comer da ração dele.
Isto é importante, porque nas matilhas quem come primeiro são os chefes.
Eles percebem com clareza a mensagem.
3. Nunca dar festas quando ele quer.
Pelo contrário - ignorá-lo quando ele quer festas.
Chamá-lo, quando ele estiver sossegado e então, dar-lhe festas - quando as pessoas querem.
4. Resumindo : é preciso que as coisas aconteçam quando a família quer, não quando o cão quer.
Pe, nos passeios não o deixem escolher o caminho.
Os donos escolhem e se ele puxar noutro sentido, parar, voltar ao início e recomeçar.
Estes pontos são a base de uma mudança de atitude dos donos em relação ao cão.
Pode tentar começar deste modo e ver como resulta.
Não se deve mudar os processos de modo nenhum mas repeti-los várias vezes até todos terem a certeza que o cão compreendeu a nova posição na hierárquia (o último lugar) familiar.
Até agora têm funcionado com várias pessoas, mas os seus amigos não são foristas, se calhar não vai conseguir convencê-los...
É um problema de hierárquia.
Têm de alterar o comportamento em relação ao cão :
1. quando chegam a casa nada de ligar ao cão.
Nem olhá-lo.
Ignorá-lo durante algum tempo (pe, um amigo meu chega a casa vai tomar duche, mudar de roupa e servir-se de uma bebida antes de tomar conhecimento da existência do cão).
Ele há-de tentar chamar a atenção para ele, pulando para cima, rosnando, o diabo a quatro.
Não devem ceder.
Se virem que é demais ou que se está a portar agressivamente, fechá-lo num quarto ou lá fora, até estar calminho.
2. Quando lhe derem a ração, ponham uma bolacha em cima e comam-na antes de ele ter acesso à ração, mas de forma que ele pense que estão a comer da ração dele.
Isto é importante, porque nas matilhas quem come primeiro são os chefes.
Eles percebem com clareza a mensagem.
3. Nunca dar festas quando ele quer.
Pelo contrário - ignorá-lo quando ele quer festas.
Chamá-lo, quando ele estiver sossegado e então, dar-lhe festas - quando as pessoas querem.
4. Resumindo : é preciso que as coisas aconteçam quando a família quer, não quando o cão quer.
Pe, nos passeios não o deixem escolher o caminho.
Os donos escolhem e se ele puxar noutro sentido, parar, voltar ao início e recomeçar.
Estes pontos são a base de uma mudança de atitude dos donos em relação ao cão.
Pode tentar começar deste modo e ver como resulta.
Não se deve mudar os processos de modo nenhum mas repeti-los várias vezes até todos terem a certeza que o cão compreendeu a nova posição na hierárquia (o último lugar) familiar.
Até agora têm funcionado com várias pessoas, mas os seus amigos não são foristas, se calhar não vai conseguir convencê-los...
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Merecer, merecia... mas é um cão que já está mal habituado... vai precisar de novos donos com pulso... o que cada vez é mais dificil de arranjar... por outro lado está também estigmatizado, pelo que arranjar novos donos é mais dificil ainda.PauloSantos Escreveu:Casadiscaes (Gonçalo)
Não posso de modo algum e face ao que foi expôsto, concordar com tal opinião.
O cão merece algo mais do que ser abatido.
A solução mais simples e segura é mesmo por o bicho a dormir... custa mas é o mais seguro... e já andam por ai demasiados cães estragados por donos incompetentes, pelo que, e por muito que custe, o abate é a melhor solução.
<p>Gonçalo</p>
<p>
</p>
<p>

-
- Membro Veterano
já mandei um mail à rapariga que sofreu o quase "ataque" com as regras que mencionou, vamos lá ver se eles têm estofo para o ensinar!!
com vontade e perseverança tudo se consegue, pelo menos já devem ter aprendido a lição!
com vontade e perseverança tudo se consegue, pelo menos já devem ter aprendido a lição!
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado dez 25, 2004 3:02 pm
Bem, cá no fundo, não quero concordar contigo, mas, os argumentos que acabaste de apresentar fazem sentido (infelizmente)casadiscaes Escreveu: Merecer, merecia... mas é um cão que já está mal habituado... vai precisar de novos donos com pulso... o que cada vez é mais dificil de arranjar... por outro lado está também estigmatizado, pelo que arranjar novos donos é mais dificil ainda.
A solução mais simples e segura é mesmo por o bicho a dormir... custa mas é o mais seguro... e já andam por ai demasiados cães estragados por donos incompetentes, pelo que, e por muito que custe, o abate é a melhor solução.
De qualquer modo, se estes donos estiverem na disposição de enfrentar o problema e com vontade de o resolver, muito pode ainda ser feito, caso contrário e com o avançar da idade, é mais um caso perdido.
Mas como já alguém disse "é um cachorro" dá trabalho, mas vai ao sitio, é preciso é vontade para tal.
Se exceptuarmos qualquer desiquilibio neurológico, a culpa será 100% dos donos...
... nesse caso quem é que merece ser castigado??
Porque deverá o cão pagar pelos erros dos outros?
E não digam que a culpa é dos mimos, porque tenho em casa um mimo-dependente, que nunca mordeu em menhum ser humano.
E não digam que a culpa é dos mimos, porque tenho em casa um mimo-dependente, que nunca mordeu em menhum ser humano.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jan 27, 2004 10:30 am
- Contacto:
Bem, eu estou na mesma situação. Há uns meses atrás deram- me um labrador macho com 1 ano e meio, o antigo dono disse-me que estava a dá-lo porque o cão passava todo o dia sozinho e só o viam uma vez por dia, quando lhe íam dar de comer...
Bem, ele quando chegou agarrava-se às pernas de todos ,mas como nós é que mandava-mos, demos-lhe umas boas palmadas e ele aprendeu!
Como não estava habituado a viver dentro de casa manda-mos fazer um ajaula para ele.
Agora o problema é que ele é muito bruto! Salta porque quer brincar e muitas vezes acaba por nos magoar com os dentes...
Não é mau quando lhe tiramos a comida, nem nunca nos tentou morder, o problema é que ele não nos obedece logo, é preciso darmos-lhe bastantes palmadas para ele obedecer!
No fundo ele só quer mimos, pois vem para a minha beira e deita-se para eu lhe dar mimos, só que depois dá-lhe qualquer coisa e começa a correr como um doido e acaba por nos magoar...
Bem, ele quando chegou agarrava-se às pernas de todos ,mas como nós é que mandava-mos, demos-lhe umas boas palmadas e ele aprendeu!
Como não estava habituado a viver dentro de casa manda-mos fazer um ajaula para ele.
Agora o problema é que ele é muito bruto! Salta porque quer brincar e muitas vezes acaba por nos magoar com os dentes...
Não é mau quando lhe tiramos a comida, nem nunca nos tentou morder, o problema é que ele não nos obedece logo, é preciso darmos-lhe bastantes palmadas para ele obedecer!
No fundo ele só quer mimos, pois vem para a minha beira e deita-se para eu lhe dar mimos, só que depois dá-lhe qualquer coisa e começa a correr como um doido e acaba por nos magoar...
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Pegue no cão e leve-o para sua casa... depois venha falar conosco.Guida__F Escreveu: Se exceptuarmos qualquer desiquilibio neurológico, a culpa será 100% dos donos...
<p>Gonçalo</p>
<p>
</p>
<p>