Por experiência própria, recomendo-lhe um shar-pei.
Vantagens:
- relativamente fácil de treinar. Um pouco teimoso, mas se lhe mostrar quem manda desde os pimeiros tempos aprende tudo muito facilmente.
Limpeza:
- nunca vi igual. A minha veio para mim com 3 meses e foram raríssimas as vezes que fez chichi em casa. Cocós nunca. As poucas vezes que fez chichi foi culpa minhapor não a trazer mais vezes À rua.
Destruição:
- muito pouca. Gostam de roer umas esquinas quando o dono está distraído, mas com um NÃO forte aprendem depressa.
Ladrar:
- nunca ladram a não ser que esteja um estranho a acercar-se da porta, o que o torna também um excelente cão de guarda.
Actividade:
- é um cão muito pacato. Não chateia o dono quando dentro de casa. Gosta de estar por perto mas sempre com a sua independência. Bastam os normais passeios diários para o manter satisfeito.
Higiene:
- uma vez que tem pêlo muito curto é muito fácil mantê-lo sempre impecável.
Tamanho:
- médio. Ideal para quem, como eu, vive num apartamento e não achamuita piada a cães pequenos.
Desvantagens:
- se não for bem escolhido (o criador) pode vir a ter problemas nos olhos. Muita atenção a isto.
- muito territorial. Não aceita estranhos em casa. Desconfiado por natureza, não é um animal simpático para que ele não conheça (por acaso isto para mim até é vantagem, mas há quem não ache!).
Estou a falar-lhe da minha experiência pessoal. Ouça também pessoas que tenham outras raças e depois decida.
Boa sorte