Tenho um são bernardo. Como e com que frequência devo limpar-lhe os ouvidos? O veterinário ainda não me falou nisso e como só lá vou daqui a um mês pensei que me pudessem dar algumas dicas.
Obrigado
Limpeza dos ouvidos
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Júnior
- Registado: terça ago 31, 2004 8:09 pm
Olá,
A limpeza dos ouvidos do SB deve ser constante.
Devido as orelhas de grande dimensão, os SB retem mais sujidade que pode causar infecções.
No caso da minha SB (5 meses) eu limpo uma vez por semana. No entanto, esta operação deve ser feita sempre que se justifique... ou seja sempre que o interior das orelhas apresente sujidade.
Para limpar deve utilizar toalhetes com ph adequado à pele animal. Existem nas lojas da especialidade.
espero ter ajudado
A limpeza dos ouvidos do SB deve ser constante.
Devido as orelhas de grande dimensão, os SB retem mais sujidade que pode causar infecções.
No caso da minha SB (5 meses) eu limpo uma vez por semana. No entanto, esta operação deve ser feita sempre que se justifique... ou seja sempre que o interior das orelhas apresente sujidade.
Para limpar deve utilizar toalhetes com ph adequado à pele animal. Existem nas lojas da especialidade.
espero ter ajudado
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda fev 21, 2005 2:32 pm
- Contacto:
Obrigado pelo conselho, é que eu já estava a ficar preocupada com essa hipótese das infecções. Noutro tópico aqui sobre problemas dos ouvidos falaram em utilizar algodão, será outra hipótese a ter em conta?
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jul 29, 2004 10:07 am
Para limpar as orelhas às minhas cadelas, utilizo uma solução própria para o efeito que adquiri no meu vet. Esguicho um pouco para dentro do canal e depois massajo a base da orelha. Depois tenho de me afastar pois elas sacodem com a cabeça e aquilo sai tudo. A seguir, esguicho mais um pouco da solução num disco de algodão (daqueles que são usados para retirar a maquilhagem) e limpo a parte exterior para retirar a sujidade. Isto mais ou menos uma vez por semana.
O pior é que a minha PA já conhece o frasco e foge a sete pés quando me vê com ele. Mais do que metade do tempo é passado a convencê-la a sair da casota.
O pior é que a minha PA já conhece o frasco e foge a sete pés quando me vê com ele. Mais do que metade do tempo é passado a convencê-la a sair da casota.