Animais nos aviões

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Clowdia
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 10:07 pm

quarta set 04, 2002 9:18 am

Olá. bom dia.

Gostaria de abordar aqui um assunto que nunca vi cá abordado ( peço desculpa se já foi... ) e que me preocupa um pouco.

Trabalho numa companhia aerea e as pessoas podem transportar animais consigo nos aviões. São pedidos à parte e pagos à parte porque são precisas medidas especiais para os transportar. Se for um animal que caiba numa transportadora ( gato ou cão pequeno ) e que possa ir na cabine ( os PETC ) acho menos mal porque o animal sente um pouco mais que nós a diferença de pressão mas como vai ao pé do dono pode ser acalmado e vai mais descansado.

O que me faz pensar são os animais ( na maioria cães....daí colocar o topico aqui... ) que pela sua dimensão têm que ir no porão ( os AVIH ). Estes têm um tratamento especial porque o porão tem que ser pressurizado ( tal como a cabina ) para transportar os animais ( senão congelariam e morreriam asfixiados... )

Aqui costumamos brincar quando confirmamos mais um e normalmente chamamos petcetras aos PETC e caozarrão no porão aos outros que vão no porão, mas já não brincamos tanto quando vamos ao aeroporto e ouvimos os latidos dos animais que acabaram de ser desembarcados dum vôo de longo curso ( 8 9 ...10 às vezes mais horas...) e que ou acordaram a meio da viagem, ou nem sequer foram postos a dormir e que esão muitas vezes em pânico até que os donos chegem ao levantamento de bagagens. Penso que os donos deveriam ter sempre o cuidado de pedir aos vet dos animais um comprimido para pôr o animal a dormir tanto tempo quanto dura a viagem porque de outra forma já imaginaram como se sente o vosso animal num sítio que não conhece, completamente às escuras, às vezes com frio ( apesar do porão pressurizado...) durante horas a frio a ouvir o barulho horroroso da turbina?

Este tópico é mais um pedido de consciência porque as pessoas muitas vezes não têm noção do que é uma viagem para os animais que não podem ir na cabine com os donos.... e não há outra forma de os transportar, infelizmente.

Gostaria de saber as vossas experiências e opiniões, caso as tenham e queiram partilhar no forum.

Obrigada

Bst Rgds
xabita
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 9:17 pm
Contacto:

quarta set 04, 2002 10:01 am

Um amigo meu recentemente foi viver para o Brasil e é claro que levou os 3 cães dele .Tiveram que ir no porão pois são grandes,mas correu tudo bem porque levaram a dose certa de sonífero e só acordaram 16 horas depois de tomarem os comprimidos.
A responsabilidade nestes casos tanto passa pelos donos como pelo vet,que neste caso teve a sensibilidade de dar a dose certa de comprimidos aos cães consoante o peso deles.
O vet aconselhou o meu amigo a fazer um teste com os cães antes de irem.Ums dias antes deu-lhes uma dose para ver se fazia efeito,e dormiram que nem cães.
Portanto o mais aconselhável nestas situações é que a dose que é administrada aos cães seja tal que eles já acordem na casa de destino para minimizar qualquer trauma que eles possam ter.
yakov
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quarta set 04, 2002 10:24 am

Só posso relatar as minhas experiências pessoais, que não são tão grandes como a sua.

Viajei uma vez com um cão na cabine. Durante toda a viagem, ele tentou sair do "saco de transporte", tentou saltar quando serviram a refeição, e tentou várias vezes vir para o meu colo. Tudo situações normais quando está em casa, mas que ali incomodaram os outros passageiros. Ao forçá-lo a ficar no "saco", ele entrou em stress! :|

No regresso veio na KennelCab no porão. Está habituado a ela, uma vez que anda nela sempre que me desloco de carro. Resultado. Dormiu durante a viagem (pelo menos é o que eu suponho, pois é o que faz no carro), e à chegada estava "normal". Quando o tirei da caixa, não estava minimamente assustado e comportou-se normalmente.

A partir daí, passei sempre a viajar com eles no porão.
Clowdia
Membro Veterano

quarta set 04, 2002 10:41 am

Sim....eu penso que em viagens mais curtas e em cães que já estejam habituados a viajar na caixa de transporte é menos problemático... é mais complicado em viagens muito grandes e com animais que não estão habituados a viajar dessa forma.

De qualquer forma penso sempre ser melhor dar-lhe um comprimido para dormir, pelo seguro... porque os pacotes com os animais são tratados com um pouco mais de cuidado que a outra bagagem... mas não deixam de ser carga... daquela handle with care....

Aqui onde trabalho só recebemos uma vez uma reclamação grave em que o porão foi mal pressurizado e o animal chegou cá já com uma hipotermia grave... :( felizmente foi num voo mto curto (MADLIS) e recuperou bem senão podia ter sido uma tragédia....
Madonna
Membro Veterano
Registado: quinta abr 18, 2002 11:14 am
Localização: 1 Cão d'Água Português, 2 Rottweilers, 1 Doberman, 1 SRD e 2 gatos

quarta set 04, 2002 10:48 am

Clowdia,

É muito importante, a questão que levantas!
Eu, pessoalmente, não tenho um caso para contar, mas imagino o quão doloroso deve ser para o animal, essa situação toda.

Concordo, que pô-los a dormir é o melhor. Mas nem todas as pessoas têm a sensibilidade, de se colocarem no lugar de outros seres e imaginarem o que sentiriam, se lhes fizessem o mesmo. Aí, a culpa é do dono, uma vez que o vet, só sabe, aquilo que lhe contam, não é?!

Pelo menos, uma coisa me deixa satisfeita: viajam com eles, não os abandonam! Já é um princípio.

Beijinhos a todos,
Paula
SeaLords
Membro Veterano

quarta set 04, 2002 11:03 am

Última edição por SeaLords em segunda nov 17, 2008 7:33 pm, editado 1 vez no total.
Clowdia
Membro Veterano

quarta set 04, 2002 11:18 am

Porque as empresa só gastam dinheiro em formação em áreas que têm grande índice de procura e o transporte de animais não são o core-business das companhias aereas. O pessoal de handling tem formação própria para lidar com as bagagens mais ou menos frágeis, mas como devem imaginar quem passa um dia a enfiar e tirar malas do porão, o mais depressa possível ( muitas vezes os pax estão em transito...) acaba por não ter muito cuidado com o que está a transportar.

Não sei se é melhor o bicho ir enfiado no lugar escuro e barulhento, alerta para não dar tombos ( os aviões não têm assim taaaaaaaaanta turbulência.. ;) ) e muitas vezes assustado por não saber onde está, com consequente aumento da pressão arterial e batimento cardiaco, próprios do medo e que vão ser acentuados com a desidratação provocada pela pressurização artificial...do que ir a dormir... mesmo sugeito à vasodilatação que os sonoríferos provocam...

Enfim...acho que ambas as situações têm os prós e os contras. É questão de opção.
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

quarta set 04, 2002 8:36 pm

É por esta e por outras que me agrada muito ter um canito de 5kg :)
alfy
Membro Júnior
Registado: terça fev 26, 2002 4:55 pm
Contacto:

quarta set 04, 2002 9:44 pm

Boas
Bem sei que o que vou perguntar tem pouco a ver com o topico mas alguem já enviou um cão para Inglaterra? Gostaria de saber pois tenho de enviar um...
A respeito do cão no avião posso dizer que já enviei uns quanto e tanto pelo que sei até hoje ainda nenhum mosrou qualquer tipo de problemas nem fisicos nem psiquicos
Obrigado
Daniel
SeaLords
Membro Veterano

quarta set 04, 2002 9:59 pm

Última edição por SeaLords em segunda nov 17, 2008 7:34 pm, editado 1 vez no total.
Aragao
Membro Veterano
Registado: quarta abr 10, 2002 12:08 am
Localização: 1 Rottweiler (Acktan) & 1 Gato (Macavity) & 3 Bouvier Bernois (T,A,M)
Contacto:

quinta set 05, 2002 9:07 am

Olá, sobre o envio de cães para Inglaterra, aquilo que a SeaLords escreveu estava correcto, mas creio que isso mudou muito recentemente.

Noutro fórum (internacional) falou-se exactamente disso. Lamento não ter prestado muita atenção a esse tópico, mas retive que agora basta o boletim de vacinas e mais alguma papelada. Ou seja o período de quarentena terminou. Isto creio que só para a Europa.

De qualquer forma, o melhor talvez seja ligar para a Embaixada e perguntar.
SeaLords
Membro Veterano

quinta set 05, 2002 9:28 am

Última edição por SeaLords em segunda nov 17, 2008 7:35 pm, editado 1 vez no total.
Aragao
Membro Veterano
Registado: quarta abr 10, 2002 12:08 am
Localização: 1 Rottweiler (Acktan) & 1 Gato (Macavity) & 3 Bouvier Bernois (T,A,M)
Contacto:

quinta set 05, 2002 3:55 pm

Eu avisei que não tinha prestado muita atenção ao tópico...

:oops: :oops: :oops: :oops:
Responder

Voltar para “Cães”