Olá. bom dia.
Gostaria de abordar aqui um assunto que nunca vi cá abordado ( peço desculpa se já foi... ) e que me preocupa um pouco.
Trabalho numa companhia aerea e as pessoas podem transportar animais consigo nos aviões. São pedidos à parte e pagos à parte porque são precisas medidas especiais para os transportar. Se for um animal que caiba numa transportadora ( gato ou cão pequeno ) e que possa ir na cabine ( os PETC ) acho menos mal porque o animal sente um pouco mais que nós a diferença de pressão mas como vai ao pé do dono pode ser acalmado e vai mais descansado.
O que me faz pensar são os animais ( na maioria cães....daí colocar o topico aqui... ) que pela sua dimensão têm que ir no porão ( os AVIH ). Estes têm um tratamento especial porque o porão tem que ser pressurizado ( tal como a cabina ) para transportar os animais ( senão congelariam e morreriam asfixiados... )
Aqui costumamos brincar quando confirmamos mais um e normalmente chamamos petcetras aos PETC e caozarrão no porão aos outros que vão no porão, mas já não brincamos tanto quando vamos ao aeroporto e ouvimos os latidos dos animais que acabaram de ser desembarcados dum vôo de longo curso ( 8 9 ...10 às vezes mais horas...) e que ou acordaram a meio da viagem, ou nem sequer foram postos a dormir e que esão muitas vezes em pânico até que os donos chegem ao levantamento de bagagens. Penso que os donos deveriam ter sempre o cuidado de pedir aos vet dos animais um comprimido para pôr o animal a dormir tanto tempo quanto dura a viagem porque de outra forma já imaginaram como se sente o vosso animal num sítio que não conhece, completamente às escuras, às vezes com frio ( apesar do porão pressurizado...) durante horas a frio a ouvir o barulho horroroso da turbina?
Este tópico é mais um pedido de consciência porque as pessoas muitas vezes não têm noção do que é uma viagem para os animais que não podem ir na cabine com os donos.... e não há outra forma de os transportar, infelizmente.
Gostaria de saber as vossas experiências e opiniões, caso as tenham e queiram partilhar no forum.
Obrigada
Bst Rgds
Animais nos aviões
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta dez 12, 2001 9:17 pm
- Contacto:
Um amigo meu recentemente foi viver para o Brasil e é claro que levou os 3 cães dele .Tiveram que ir no porão pois são grandes,mas correu tudo bem porque levaram a dose certa de sonífero e só acordaram 16 horas depois de tomarem os comprimidos.
A responsabilidade nestes casos tanto passa pelos donos como pelo vet,que neste caso teve a sensibilidade de dar a dose certa de comprimidos aos cães consoante o peso deles.
O vet aconselhou o meu amigo a fazer um teste com os cães antes de irem.Ums dias antes deu-lhes uma dose para ver se fazia efeito,e dormiram que nem cães.
Portanto o mais aconselhável nestas situações é que a dose que é administrada aos cães seja tal que eles já acordem na casa de destino para minimizar qualquer trauma que eles possam ter.
A responsabilidade nestes casos tanto passa pelos donos como pelo vet,que neste caso teve a sensibilidade de dar a dose certa de comprimidos aos cães consoante o peso deles.
O vet aconselhou o meu amigo a fazer um teste com os cães antes de irem.Ums dias antes deu-lhes uma dose para ver se fazia efeito,e dormiram que nem cães.
Portanto o mais aconselhável nestas situações é que a dose que é administrada aos cães seja tal que eles já acordem na casa de destino para minimizar qualquer trauma que eles possam ter.
Só posso relatar as minhas experiências pessoais, que não são tão grandes como a sua.
Viajei uma vez com um cão na cabine. Durante toda a viagem, ele tentou sair do "saco de transporte", tentou saltar quando serviram a refeição, e tentou várias vezes vir para o meu colo. Tudo situações normais quando está em casa, mas que ali incomodaram os outros passageiros. Ao forçá-lo a ficar no "saco", ele entrou em stress!
No regresso veio na KennelCab no porão. Está habituado a ela, uma vez que anda nela sempre que me desloco de carro. Resultado. Dormiu durante a viagem (pelo menos é o que eu suponho, pois é o que faz no carro), e à chegada estava "normal". Quando o tirei da caixa, não estava minimamente assustado e comportou-se normalmente.
A partir daí, passei sempre a viajar com eles no porão.
Viajei uma vez com um cão na cabine. Durante toda a viagem, ele tentou sair do "saco de transporte", tentou saltar quando serviram a refeição, e tentou várias vezes vir para o meu colo. Tudo situações normais quando está em casa, mas que ali incomodaram os outros passageiros. Ao forçá-lo a ficar no "saco", ele entrou em stress!

No regresso veio na KennelCab no porão. Está habituado a ela, uma vez que anda nela sempre que me desloco de carro. Resultado. Dormiu durante a viagem (pelo menos é o que eu suponho, pois é o que faz no carro), e à chegada estava "normal". Quando o tirei da caixa, não estava minimamente assustado e comportou-se normalmente.
A partir daí, passei sempre a viajar com eles no porão.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jan 18, 2002 10:07 pm
Sim....eu penso que em viagens mais curtas e em cães que já estejam habituados a viajar na caixa de transporte é menos problemático... é mais complicado em viagens muito grandes e com animais que não estão habituados a viajar dessa forma.
De qualquer forma penso sempre ser melhor dar-lhe um comprimido para dormir, pelo seguro... porque os pacotes com os animais são tratados com um pouco mais de cuidado que a outra bagagem... mas não deixam de ser carga... daquela handle with care....
Aqui onde trabalho só recebemos uma vez uma reclamação grave em que o porão foi mal pressurizado e o animal chegou cá já com uma hipotermia grave...
felizmente foi num voo mto curto (MADLIS) e recuperou bem senão podia ter sido uma tragédia....
De qualquer forma penso sempre ser melhor dar-lhe um comprimido para dormir, pelo seguro... porque os pacotes com os animais são tratados com um pouco mais de cuidado que a outra bagagem... mas não deixam de ser carga... daquela handle with care....
Aqui onde trabalho só recebemos uma vez uma reclamação grave em que o porão foi mal pressurizado e o animal chegou cá já com uma hipotermia grave...

-
- Membro Veterano
- Registado: quinta abr 18, 2002 11:14 am
- Localização: 1 Cão d'Água Português, 2 Rottweilers, 1 Doberman, 1 SRD e 2 gatos
Clowdia,
É muito importante, a questão que levantas!
Eu, pessoalmente, não tenho um caso para contar, mas imagino o quão doloroso deve ser para o animal, essa situação toda.
Concordo, que pô-los a dormir é o melhor. Mas nem todas as pessoas têm a sensibilidade, de se colocarem no lugar de outros seres e imaginarem o que sentiriam, se lhes fizessem o mesmo. Aí, a culpa é do dono, uma vez que o vet, só sabe, aquilo que lhe contam, não é?!
Pelo menos, uma coisa me deixa satisfeita: viajam com eles, não os abandonam! Já é um princípio.
Beijinhos a todos,
Paula
É muito importante, a questão que levantas!
Eu, pessoalmente, não tenho um caso para contar, mas imagino o quão doloroso deve ser para o animal, essa situação toda.
Concordo, que pô-los a dormir é o melhor. Mas nem todas as pessoas têm a sensibilidade, de se colocarem no lugar de outros seres e imaginarem o que sentiriam, se lhes fizessem o mesmo. Aí, a culpa é do dono, uma vez que o vet, só sabe, aquilo que lhe contam, não é?!
Pelo menos, uma coisa me deixa satisfeita: viajam com eles, não os abandonam! Já é um princípio.
Beijinhos a todos,
Paula
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jan 18, 2002 10:07 pm
Porque as empresa só gastam dinheiro em formação em áreas que têm grande índice de procura e o transporte de animais não são o core-business das companhias aereas. O pessoal de handling tem formação própria para lidar com as bagagens mais ou menos frágeis, mas como devem imaginar quem passa um dia a enfiar e tirar malas do porão, o mais depressa possível ( muitas vezes os pax estão em transito...) acaba por não ter muito cuidado com o que está a transportar.
Não sei se é melhor o bicho ir enfiado no lugar escuro e barulhento, alerta para não dar tombos ( os aviões não têm assim taaaaaaaaanta turbulência..
) e muitas vezes assustado por não saber onde está, com consequente aumento da pressão arterial e batimento cardiaco, próprios do medo e que vão ser acentuados com a desidratação provocada pela pressurização artificial...do que ir a dormir... mesmo sugeito à vasodilatação que os sonoríferos provocam...
Enfim...acho que ambas as situações têm os prós e os contras. É questão de opção.
Não sei se é melhor o bicho ir enfiado no lugar escuro e barulhento, alerta para não dar tombos ( os aviões não têm assim taaaaaaaaanta turbulência..

Enfim...acho que ambas as situações têm os prós e os contras. É questão de opção.
-
- Membro Júnior
- Registado: terça fev 26, 2002 4:55 pm
- Contacto:
Boas
Bem sei que o que vou perguntar tem pouco a ver com o topico mas alguem já enviou um cão para Inglaterra? Gostaria de saber pois tenho de enviar um...
A respeito do cão no avião posso dizer que já enviei uns quanto e tanto pelo que sei até hoje ainda nenhum mosrou qualquer tipo de problemas nem fisicos nem psiquicos
Obrigado
Daniel
Bem sei que o que vou perguntar tem pouco a ver com o topico mas alguem já enviou um cão para Inglaterra? Gostaria de saber pois tenho de enviar um...
A respeito do cão no avião posso dizer que já enviei uns quanto e tanto pelo que sei até hoje ainda nenhum mosrou qualquer tipo de problemas nem fisicos nem psiquicos
Obrigado
Daniel
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 10, 2002 12:08 am
- Localização: 1 Rottweiler (Acktan) & 1 Gato (Macavity) & 3 Bouvier Bernois (T,A,M)
- Contacto:
Olá, sobre o envio de cães para Inglaterra, aquilo que a SeaLords escreveu estava correcto, mas creio que isso mudou muito recentemente.
Noutro fórum (internacional) falou-se exactamente disso. Lamento não ter prestado muita atenção a esse tópico, mas retive que agora basta o boletim de vacinas e mais alguma papelada. Ou seja o período de quarentena terminou. Isto creio que só para a Europa.
De qualquer forma, o melhor talvez seja ligar para a Embaixada e perguntar.
Noutro fórum (internacional) falou-se exactamente disso. Lamento não ter prestado muita atenção a esse tópico, mas retive que agora basta o boletim de vacinas e mais alguma papelada. Ou seja o período de quarentena terminou. Isto creio que só para a Europa.
De qualquer forma, o melhor talvez seja ligar para a Embaixada e perguntar.