VEGETARIANISMO, SIM ou NÃO?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
balao
Membro
Registado: segunda abr 22, 2002 2:01 pm

quarta set 04, 2002 9:21 am

Gostaria de saber a vossa opinião em relação a esta postura de vida.
Clowdia
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 10:07 pm

quarta set 04, 2002 9:46 am

Respeito e aceito a filosofia, não a sigo porque penso que é mais uma questão de opção e tal como já disse num outro forum, os humanos são omniveros, o seu sistema digestivo está preparado para digerir carne e se há animais que morrem nos matadouros para que nós os comamos o mínimo que podemos fazer é honrá-los e come-los senão parece que morrem em vão.... porque deixem-se se ilusões...enquanto o mundo for mundo vão continuar a morrer animais para cosumo... quanto mais não seja para as rações dos nossos animais de estimação que têm mesmo que comer carne....

Gostaria de deixar esta questão... as pessoas que seguem a filosofia vegetariana ou vegan, que dão a comer aos seus cães e gatos e como lidam com isso?
Whizz
Membro Júnior
Registado: quarta ago 28, 2002 11:03 am

quarta set 04, 2002 9:57 am

Olá!

É realmente um problema... em Portugal!

Porque nos Estados Unidos (e acho que já em Inglaterra, tenho de confirmar) há uma marca que tem uma gama de rações vegetarianas, para cães e gatos.

É pena que o nosso mercado não se compare com os acima... já estão a imaginar o prço por kg de ração importada...
xabita
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 9:17 pm
Contacto:

quarta set 04, 2002 10:04 am

Respeito quem segue a filosofia vegan,mas eu por opção e por gula não sou capaz de o fazer.
É que simplesmente adoro um bom bife de vaca,desculpem lá mas não sou perfeito. :D
Madonna
Membro Veterano
Registado: quinta abr 18, 2002 11:14 am
Localização: 1 Cão d'Água Português, 2 Rottweilers, 1 Doberman, 1 SRD e 2 gatos

quarta set 04, 2002 10:41 am

Fala-se em cientistas, ou relatos de cientistas que comprovem a veracidade de certas afirmações vegetarianas. Como não é um assunto que interesse, é natural que se desconheçam esses relatos, mas eles existem e estão devidamente documentados, não só por cientistas, mas também por médicos nutricionistas.
Existem livros, sites na internet, organizações que promovem eventos, no sentido de uma maior divulgação. Ainda anteontem, o segundo canal entrevistava um indivíduo, arquitecto, organizador da Feira Vegetariana e Energias Renováveis, a decorrer desde hoje, no Jardim Municipal de Oeiras. Basta que visitem essa feira e poderão encontrar todo o tido de informação e respostas a questões pertinentes.
Depois, há um pormenor importante: todos nós, somos um pouco médicos de nós próprios, ou pelo menos deveríamos ser. Nesse sentido, existe um interesse/necessidade, de se adquirir um conhecimento mais vasto, sobre nutrição vs alimentação saudável. Não basta que pensemos, eu sou assim, sempre vivi assim. Eu, pelo menos, sou uma pessoa bastante curiosa!
Estando nós conscientes, do que o organismo precisa, em termos de proteínas, vitaminas e minerais, poderemos facilmente elaborar um cardápio, com tudo o precisamos para nos alimentarmos saudavelmente.
Aproveito e respondo a uma questão do Aragão: os vegetais não engordam. São fibra. Se há vegetarianos mais cheinhos, poderá ser o excesso de hidratos de carbono, associado a uma vida sedentária.
Agora:
- Qual é o papel dos hidratos de carbono?!
- Qual é o papel das proteínas?! Onde encontramos as proteínas?! Quais as mais saudáveis?! As proteínas animais, ou as vegetais?!
- E as vitaminas?! Se não tivermos vitamina A, no nosso organismo, outras vitaminas não serão assimiladas. Onde está a vitamina A?! O que faz a vitamina C?! E a B12?! Onde encontrá-las?!

Este assunto interessa-vos?!! A mim interessa, sempre interessou, por isso, procurei, busquei e encontrei. Sou, aquilo que como. Já estive no outro lado e agora estou neste.
Sou vegetariana e sei o que isso representou na minha vida. Alimento-me saudavelmente e economicamente.
Antigamente, também ia para a praia ao meio dia; hoje em dia, vou às 08h00 e venho-me embora às 11h00.
Antigamente, perdia noites e deitava-me com os copos; hoje em dia, preservo acima de tudo, uma noite bem dormida.
Antigamente, deitava-me e ia dormir, com maquilhagem; hoje em dia, limpo a pele, antes de dormir.
Antigamente, não fazia desporto; hoje em dia, não vivo sem isso.

Não houve ninguém a aconselhar-me, fui eu que procurei o meu caminho, porque me questionei, só isso!

O problema, é que a maior parte das pessoas, julga que os vegetarianos só comem saladas. Isso está completamente errado. Eu sou uma verdadeira lambona, nunca poderia viver de saladas. Papilas gustativas, já ouviram falar?! As minhas, estão sempre em actividade. Há uma ementa muita vasta e uma cultura de selecção. Há um verdadeiro diálogo com o estômago, desde o momento que se começa a cozinhar, até que nos sentemos à mesa e tomemos a refeição.

Clowdi,
Noutro dia, perguntavas se sabíamos quantas árvores eram derrubadas para fazer as faldas dos bébés. E eu pergunto-te: Sabes quantas florestas são devastadas para fazer pastos?! Sabes quanta água (da reserva), é gasta para regar os campos de cultivo de grão, para alimentar gado?! As previsões, são que em 2015, apenas 1/3 da população mundial, terá água.
Em relação à ração dos meus cães, infelizmente, o mundo/mercado, está feito à imagem de quem come carne, pelo menos em Portugal. Respondi à pergunta?
Os meus cães comem ração à base carne e vou comer carne, também?! Eles também comem cócó, consideraria também essa hipótese?!
A minha vizinha, conversa calmamente com o marido, enquanto a água vai correndo da torneira. Eu vou fazer o mesmo?!
Os outros deitam fogo às florestas. Eu também vou deitar?!
Os outros cospem no chão, eu também vou cuspir?!

Então, mas o que é que eu sou, afinal?!

Vegetariana, por várias razões:
- Por amor aos animais, porque eles são nossos amigos e nós não comemos os nossos amigos;
- Por uma vida saudável, pois somos, aquilo que comemos;
- Pelo Planeta, pela Vida.

Estas foram questões que me surgiram e que, durante muito tempo, foram atormentando o meu consciente, por isso mudei!
Gostava de viver melhor. Gostava de nunca mais ver animais a sofrer, para nos encher a barriga. Gostava de ver o nosso planeta mais respeitado.
Tudo isto começa na atitude das pessoas. Na mudança. Não somos perfeitos, Xabita, ninguém o é. Há sempre arestas a limar.
Mas insisto: devemo-nos questionar sobre certas coisas.

Um abraço a vocês!
Paula
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quarta set 04, 2002 10:49 am

Não tenho nada contra quem é vegetariano, embora eu cá não passe sem o meu bifito.

Mas andar a "impingir" o mesmo aos cães ... Haja santa paciência!!!

Tratar bem um animal é dar-lhe aquilo que ele precisa - como animal. Um cão não é uma pessoa. Tratar um cão como uma pessoa não é tratá-lo bem. Tudo no cão está feito para comer e digerir carne (não é à toa que é classificado como carnívoro). Impingir-lhe uma dieta vegetariana é, para além de anti-natura, estar a sujeitá-lo a carências várias. Basta ver como é que os cães aproveitam as ditas rações de supermercado - que são feitas à base de cereais: entra por um lado e sai pelo outro.

E eu a pensar que já tinha visto tudo ...
"Quando o sábio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"  (provérbio chinês)
balao
Membro

quarta set 04, 2002 10:55 am

COMO ESTA DISCUSSÃO JÁ FOI INICIADA NO TÓPICO "?????????", ACONSELHO A DAREM UMA ESPREITADELA ANTES DE INTERVIREM.

(desculpem as maiúsculas, é só para chamar a atenção)

Ora bem, Aragão:

O que eu queria dizer era que a denominação de Omnivero foi criada pelo Homem.ok? (mesa, cadeira...etc...tambem são palavras criadas pelo homem, designações)

É através de todo o background da civilização humana, que tu sabes o que sabes e tens o que tens. E não são factos tão sólidos quanto isso, porque mais tarde ou mais cedo a Ciência tem os seus avanços e vem-nos explicar e contrariar certas coisas e certos factos, tidos até então como sólidos.

Há muitos anos atrás a terra tambem era plana! E isso era ponto assente!
Depois parece-me que afinal não era assim um facto tão sólido, certo?

Os avanços da medicina mostram-nos que é exactamente a alimentação Vegetariana ou a Ovolactariana (acrescenta-se apenas os ovos e lacticínios à Vegetariana), a que melhor contributo nutritivo dá ao corpo Humano. A certos doentes é mesmo altamente recomendada este tipo de Alimentação, pois só traz benefícios.

A Medicina e a Ciência evoluiram e dizem-nos agora que o corpo humano não necessita de comer carne nem peixe para se manter em excelente funcionamento. Aliando isto às "fábricas" de animais que existem hoje em dia apenas para o consumo humano, e uma consciência ètico-moral, mudei a minha alimentação.
( o processo baseou-se em pesquisa de informação actual, disponível para quem a decidir consultar, principalmente assente em puro nutricionismo)

AINDA BEM QUE MENCIONASTE ISTO:
"pois toda a “construção” da vaca é feita no sentido de digerir erva!!(dois estômagos, regurgitação, etc, etc). "

E sabes que o intestino (um orgão de extrema importância para o nosso organismo, pois é através dele que se dá a "absorção" dos elementos importantes e cruciais para o bom funcionamento do corpo) é exactamente um ponto de discussão interessante, pois num animal carnívoro ele é extremamente curto (por causa da putrefação da carne, com a implicância negativa que tem para os organismos) e um intestino de um herbívoro é extremamente longo?
Pois, e o intestino Humano, é pequeno?
Porque será que é imprescindível a ingerir couves p.ex., com o intuito de limpar(varrer) os intestinos?....é porque a permanência de restos de carne p. ex., no organismo, é extremamente prejudicial e, fonte de muitas doenças.

Esse algo que falas, que te diz que ser omnívero está correcto, será o mesmo algo que um vegetariano, que o é desde que nasceu, também lhe diz que ser VEGETARIANO está correcto??

Quanto ao "boca a boca", a informação existe para quem a decidir consultar. Além disso, volto a salientar o esforço da classe médica portuguesa, em apelo à população, com o intuito alertar as pessoas para terem em muita consideração um bom regime alimentar, o que não é prática corrente.

Sentes naúseas ao veres um Vegetariano a comer?...porque é anti-natura?
Gostava que te explicasses melhor nesse ponto.

Em relação ao exemplo apontado dos meus avós, assume-se não como um caso pontual, mas sim como exemplificativo de uma classe num periodo histórico. Comiam melhor(em qualidade) e isso refletiu-se na qualidade de vida. Hoje em dia, a esperança de vida aumentou devido aos avanços da medicina, mas é mais cedo, que aparecem certas doenças nos indivíduos, derivadas de uma péssima alimentação.

Hoje em dia tenta-se ensinar as pessoas a comerem qualititivamente bem(a tal roda dos alimentos ou pirâmide alimentar), mas a medicina e o nutricionismo ensinam-nos onde podemos encontrar certas substâncias sem ser na carne ou no peixe. Daí, torna-se desnecessário o consumo dos mesmos, continuando a ingerir as substâncias necessárias, simplesmente de um "fornecedor" de ordem vegetal (e atenção que são as mesmas).
ISTO RESPONDE AO CHAMARES "MÁ AlIMENTAÇÂO" à alimentação Vegetariana.

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

"Lamento, mas ser vegetariano é apenas comer somente vegetais! Nada mais! Se lhe queres dar outras conotações estás à vontade, mas essas são incorrectas! Um vegetariano quebra a harmonia do planeta, pois vai exactamente contra a sua natureza.
Em relação a melhorar a harmonia do planeta e as relações humanas e o respeito mútuo, esse objectivo pode ser atingido sem se ser vegetariano. Uma coisa não tem nada haver com a outra! Acho que ser vegetariano para salvar o planeta é o pior motivo de todos! "

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Ser vegetariano não é somente comer vegetais, meu caro, esta afirmação nem parece digna da inteligência que eu penso que possuis.
Ser Vegetariano é comer tudo exceptuando produtos de origem animal. É saber ter uma alimentação nutricionalmente correcta.

Quem está a quebrar a harmonia do planeta, não são de certo os Vegetarianos, antes pelo contrário Aragão, basta te informares.

Ser Vegetariano para salvar o planeta é sim o dos melhores argumentos possíveis, além de ser um dos mais importantes.

CLOWDIA:

O seu ponto de vista não me choca, dá-me vontade de rir da pouca capacidade de raciocínio presente:

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

dieta, mas como não muda nada e por causa de mim um animal algures foi morto ( a contar que eu ía comer um bife dele...) o mínimo que eu posso fazer é honrá-lo e comer a parte que me cabe. Parece-me ainda pior o animal morrer e eu não o comer...dá-me sempre a ideia que morreu em vão...

No dia em que eu não comer significar que os animais vão deixar de ser abatidos, então podem contar comigo...até lá... é a lei natural da cadeia alimentar...

É exactamente por deixar de comer animais que eles deixam de ser abatidos!!!!...ou nunca ouviu falar na lei da "oferta e da procura"???!?!?!

FRANCAMENTE!!
Se deixarem de existir pessoas a comerem animais, acha que vale a pena continuar a matá-los e a vende-los "às peças" nas superfícies comerciais???!!...só se for um tôlo!

FANG:

Fala sem saber. Basea-se num caso de incorrecta e pouco informada alimentação que resultou num problema grave. Peca pois pela falta de diversidade de fontes, bem como de factos concretos e científicos.

Claro que a carne e o peixe têem as suas características proteícas, nunca disse que não, simplesmente, tais características encontram-se de igual ou melhor forma, em origens vegetais, podendo assim eleminar o consumo de carne e peixe, fazendo assim pelo menos um abrandamento na criação e abate desses animais. Cria-se assim um melhor equilíbrio e não se esgotam as fontes. Que alias é um problema actual bem negro.

Extremismo é uma palavra mencionada por si, não vejo isso na minha pessoa. Vejo Apenas uma consciência muito mais sossegada com a minha atitude.

Alem da parte moral,já mencionei que cientificamente, está provado ser, a alimentação Vegetariana, a mais adequada ao ser humano. Ao afirmar que:" o homem é omnívoro por natureza – É CIENTIFICAMENTE CORRECTO", pergunto-lhe se não estará a precisar de uma actualização CINTÍFICA.
Whizz
Membro Júnior

quarta set 04, 2002 10:57 am

Olá outra vez.

O objectivo de comermos é satisfazer as necesidades do organismo aó nível de nutrientes energia, certo?

Então, se soubermos quais são essas necessidades e as pudermos satisfazer com produtos de origem não animal, qual é o problema? O organismo não tem prejuízo nenhum com isso, e poupa-se sofrimento a muitos seres...
E isto aplica-se a TODOS os animais (Homem, cão, gato...)

(Não percebo porque é que se "atiram" tanto aos vegetarianos, a quem defende os animais, a quem é contra as touradas, etc, etc...)
Clowdia
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 10:07 pm

quarta set 04, 2002 11:03 am

Parece-me uma barbaridade privar os cães e os gatos... e principalmente os gatos que têm uma origem 200 por cento carnivora de comerem proteina animal... e duvido que a ração vegetariana consiga suprir as necessidades do animal.

E a seguir vamos fazer o quê? Pôr os tigres do jardim zoológico a comer palha e malmequeres?

Alterar a alimentação dos animais é mais um exemplo da mexida humana nas particularidades das outras espécies e isso nunca dá bom resultado...

Não podemos conduzir os nossos animais de acordo com a nossa maneira de pensar...devemos acima de tudo respeitar a sua natureza... a todos os níveis.

Os vegetarianos se querem ser respeitados era bom respeitarem as opiniões dos que não são vegetarianos e não afirmarem que a opinião dos outros lhes dá vontade de rir pela falta de capacidade de raciocinio... como aconteceu no último comentário. Também lhe posso dizer que conseguir por o mundo todo vegetariano para deixar de haver procura de animais nos talhos e como tal deixarem de ser abatidos é uma verdadeira utopia e sem qualquer nexo de percepção de realidade...

Nunca tive problemas com capacidade de raciocínio, muito obrigada.
balao
Membro

quarta set 04, 2002 11:05 am

Whizz:

É bom saber que há quem perceba as coisas.
Whizz
Membro Júnior

quarta set 04, 2002 11:16 am

Obrigada balao...

E Clowdia: não duvide da capacidade humana de compor uma dieta completa e equilibrada seja para que bicho for....

Para alguma coisa é o Homem um animal racional e com capacidades intelectuais "superiores"

Relativamente aos zoos tenho a minha opinião, que poderei expor noutro fórum...
balao
Membro

quarta set 04, 2002 11:19 am

Não se ofenda, porque apenas fui sincero e, tem de admitir que não foi um comentário muito pensado, pois não?

As pessoas teem a mania de embirrar com os vegetarianos porque teem visões utópicas das coisas, mas no fundo o que fizeram foi PENSAR e PESQUISAR!...daí, chegaram a certos caminhos e apenas tentam explicá-los aos outros. Quem vê como ofensas e atitudes de querer mudar o mundo, visões utópicas, etc, creio que as assume dessa forma ,sinceramente porque é mais fácil ver as coisas assim, ao invés de utilizar tanto o precioso raciocínio, bem como as fontes disponíveis e tentar fazer com que as coisas melhorem.

O que acontece se cada vez menos as pessoas consumirem carne e peixe?
concerteza não haverá necessidade de pescar e abater tantos animais, isto é lógico!!....no seguimento de isto claro que se deixassem de consumir na totalidade, a nível global, deixaria de existir a necessidade de abate e interesses comerciais, por sua vez, os animais eram deixados em paz no seu ciclo!!

De qualquer forma, peço desculpa pela ofensa, se calhar "estiquei-me".
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quarta set 04, 2002 11:35 am

Última edição por SeaLords em segunda nov 17, 2008 7:25 pm, editado 1 vez no total.
Whizz
Membro Júnior

quarta set 04, 2002 11:46 am

O budismo diz-nos que encontramos as respostas em nós próprios.
É o que podes fazer SeaLords: na tua própria afirmação, que está correcta, portanto não precisas ser corrigida. (a resposta está sublinhada e em bold (ou negrito, ou destacado, como preferires)
"....mas para mim há produtos [b][u]vegetais[/u][/b], animais e [b][u]minerais[/u][/b] . Assim, o que é "comer [u]tudo sem ser produtos de origem animal[/u]"? Pedras?
Bioca
Membro Júnior
Registado: segunda set 02, 2002 4:39 pm

quarta set 04, 2002 11:58 am

a verdade é q em portugal se come muita carne. noutros países - bem perto de nós, como a espanha ou a frança - talvez por motivos económicos consomem-se muitos vegetais. eu pessoalmente não sou vegeta mas como não gosto de carne e não consigo comer peixe todos os dias, lá vou comendo verde. mas como o nosso corpo é de hábitos, esforço-se por comer carne ao domingo (é um dia stressante!).
o único argumento q não aceito é não comer carne porque é um ser vivo! mas tb acho q se devem repensar as formas de criar carne para consumo.
Responder

Voltar para “Cães”