[b]mfcff[/b] antes de mais parabens pelo seu canito, ficamos à espera de fotos )
Agora quanto ao tópico ... o mfcff antes de pensar sequer em ter um cão deveria ter pensado em muitos aspectos como este por exemplo e o facto de ficar sozinho muitas horas. !
Um cão não ficará concerteza equilibrado se tiver quilos de atenção por parte dos donos ao fds e depois ficar a semana toda "abandonado" ... o
E deveria também ter feito um esforço para que as suas férias coincidicem justamente no período da vinda do cachorro para casa
Não é de um dia para o outro pensar "vou ter um Dogo" e depois no dia a seguir ir a correr busca-lo ao criador e depois no outro dia ir trabalhar e deixar o pobre sozinho...
Já agora onde o deixa? tem quintal ou jardim para mais tarde o deixar à vontade?
No meu caso ponderei muito se deveria ter ou não um cão, antes sequer de escolher a raça, e depois de chegar à conclusão que até tenho condições ( 1 hora de manha de passeio, uma saidita à hora de almoço e outro grande passeio no final do dia, tudo isto num parque enorme que tenho perto de casa cheia de caes e crianças e a praia onde posso solta-lo fora da epoca balnear).
Depois foi pesquisar para encontrar a raça certa, não me atrevi a ter um boxer (que normalmente nao aguentam mais de 3 horas sem o dono e são hiperactivos) e quando enconteri o Dogo aí sim fiquei vidrada e ajusta-se perfeitamente ao meu estilo de vida.
Tentarei que os dias de semana nao sejam muito diferentes dos do fds, é isto que trás equilibrio ao cão e evita alguns dissabores.
Escolhi o Dogo porque sei que vou poder proporcionar-lhe actividade e companhia suficiente todos os dias e sem grandes alterações.
Depois existe ainda uma questão muito importante, que é a vinda do cão para casa.
Não digo que deva ser só nas férias do verão, ate porque nessa altura temos outros planos que a educação de um cachorro bébé pode vir atrapalhar.
Mas sou da opinião de num ano, sacrificarmos no minimo duas semanas para poder dar um certo acompanhamento e incutir os hábitos correctos uma vez que nesta idade se decide muita coisa.
No meu caso o ano passado gozei apenas 11 dias para agora (em Abril) poder tirar outros 11 (do ano passado) para dedicar-los inteiramente à recepção do cachorro, penso ser o periodo indicado pois mais que isso também iriamos cair no tal desiquilibrio de presença.
Outro factor que me levou a considerar que tenho condições para ter um cão, é o facto de já ter uma gata, e assim as duas pestinhas nao iram ficar sozinhas e se tudo correr bem vao passar muito bem os nossos periodos de ausencia na companhia um do outro )
Tente distribuir a atenção de igual modo por todos os dias da semana ... se se levanta ás sete da manha passe a levantar-se às seis e no final do dia tire uma hora para estar com ele. Os cães gostam de ritmos certos a horas certas
Boa sorte para o seu canito e continue a resistir ás noitadas (isso vai passar)
Dica botija de agua quente e uma peça de roupa usada

alcama-os bastante.
E já que estamos numa de dicas, arranje nem que seja um gato