Displasia: hereditária, adquirida ou ambas?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
CarolinaGuerra
Membro
Registado: sábado fev 19, 2005 10:59 am

quarta mar 23, 2005 10:17 pm

The ultimate question :lol: : a displasia é hereditária, adquirida ou uma mistura das duas?...

Pus-me a olhar pro Rafa (meu cão, SB) e a pensar nisto. Os pais e os irmãos de ninhadas anteriores não tiveram até hoje qualquer problema nesse aspecto (pelo menos que se saiba, mas a ilha é tão pequena que já se teria ouvido dizer que os cães de fulano X tinham defeito... :o ). Por outro lado, deve ser o ar da ilha que os torna tão saudáveis... 8) 8) 8) )

(Credo, isto é que é publicidade gratuita aos Açores... :oops: :oops: :oops: )

Mas voltando à minha dúvida... Não tenho certezas, mas creio que também se pode adquiri-la através do excesso de peso, do excesso de exercício, especialmente na fase de crescimento, etc.. Ou estou redondamente enganada?
PapaBixos
Membro
Registado: quarta mar 12, 2003 9:53 am

quinta mar 24, 2005 11:05 am

Tem razão! a Displasia tem de facto um factor genético ( cerca de 20%, se estiver enganada corrijam-me), o resto parte dos esforços a que o cão foi sujeito. Tais como: excesso peso, subir escadas, pisos escorregadios, excesso de exercício principalmente na sua fase de crescimento....
persiana
Membro
Registado: quinta fev 24, 2005 9:36 am
Contacto:

quinta mar 24, 2005 11:40 am

sempre associei a displasia a uma problema hereditário...

pelo q vejo tb pode ser adquirido! vou ficar atenta...
BiaPinho
Membro
Registado: quinta fev 24, 2005 10:42 am

quinta mar 24, 2005 11:44 am

A displasia pode ser hereditária e adquirida.
O meu SB teve uma queda mal dada e ganhou displasia no cotovelo ao fim de 1 ano (não havia casos de displasia na familia)
A displasia nos SB a nível genético é muito comum, mas é como a história do ovo e da galinha... há cães mais vulneraveis a ganhar displasia através de uma queda e os seus filhotes talvez também podem ser vulneráveis, embora não a adiquiram ao longo do seu normal desenvolvimento, apenas de houver alguma situação mais propicia.
Por outro lado, há cães que à medida que crescem por volta dos 6/7/8 meses desenvolvem uma displasia de anca... (aqui certamente o factor genético está em peso)

Agora, não dá para saber se os irmãos por uma queda desenvolveram displasia no cotovelo... e desenvolveram porque caíram, ou seja não é genético... Mas, se desenvolveu displasia através de uma queda, isso quer dizer que o meu tbm vai ter displasia devido a uma queda?
Aqui jogam os dois factores...
ersl
Membro Veterano
Registado: sexta fev 18, 2005 3:31 pm

quinta mar 24, 2005 2:10 pm

Olá a todos...

A displasia tem 1 carga genética importante mas tb pode acontecer através de vários factores: quedas, esforços, pisos escorregadios etc....

Actualmente, o melhor para ficar sem duvidas é fazer 1 raio-x por volta dos 7 meses....se este for negativo repeti-lo daí a 1s meses para se dizer, com verdade, q o cão n tem displasia....

Se o cão tiver....n é o fim do mundo como se pensa...Tal como qq doença, se a displasia for detectada a tempo existem gd possibilidades de o cão ter 1 vida normal sem dor.... 8)
nokyta
Membro Veterano
Registado: terça mar 01, 2005 6:24 pm

quinta mar 24, 2005 3:06 pm

[quote=ersl]

A displasia tem 1 carga genética importante mas tb pode acontecer através de vários factores quedas, esforços, pisos escorregadios etc....

Actualmente, o melhor para ficar sem duvidas é fazer 1 raio-x por volta dos 7 meses....se este for negativo repeti-lo daí a 1s meses para se dizer, com verdade, q o cão n tem displasia....

Se o cão tiver....n é o fim do mundo como se pensa...Tal como qq doença, se a displasia for detectada a tempo existem gd possibilidades de o cão ter 1 vida normal sem dor.... 8)
[/quote]

Sou da mesma opinião, mas acho que o melhor local para fazer a radiografia é na Faculdade de Medicina Veterinária, ou do Porto ou de Lisboa. e se realmente for fazer a Radiografia, faça não só à anca como também aos cotovelos.
;) ;)
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quinta mar 24, 2005 7:11 pm

Tanto quanto sei, só há garantia de um cão não ter displasia depois de adulto (18 meses-2 anos).
As radiografias em jovens apenas indicam que tem displasia (e isso é certo), não asseguram que não venha a ter.

O meu criador passou-me a garantia de isenção de displasia dos pais da Zorra mas deu-me indicações para evitar algumas coisas para evitar o desenvolvimento de displasia adquirida.
Por exemplo - não submeter a cachorra a exercícios demasiado intensos,
evitar demasiadas brincadeiras envolvendo pulos e saltos, subida e descida de escadas, evitar pisos escorregadios.
Isto, até mais ao menos 8 meses.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
Oxala
Membro
Registado: segunda dez 02, 2002 8:43 pm

quinta mar 24, 2005 11:34 pm

E eu que pensava que era acima de tudo herditário! Obrigada por partilharem os vossos conhecimentos... vou passar a ter mais cuidado com o piso escorregadio designadamente :( e o que os meus cães adoravam correr feitos loucos pelo chão molhado andando invariavelmente aos trambulhões! E eu até achava piada!... Ai ai ai! Tou a sentir-me péssima!
CarolinaGuerra
Membro
Registado: sábado fev 19, 2005 10:59 am

sexta mar 25, 2005 3:25 pm

[quote=BiaPinho]
O meu SB teve uma queda mal dada e ganhou displasia no cotovelo ao fim de 1 ano (não havia casos de displasia na familia)
[/quote]

E durante esse tempo ele mancou? E a BiaPinho tem certeza que foi da queda mal resolvida?

Creio que o meu Rafa também caíu porque se está a queixar da patinha da frente (será, portanto, do cotovelo)... E o chão é escorregadio, especialmente quando chove... Ele só tem 5 meses. Ainda é cedo para se diagnosticar o que quer que seja, não é?
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sexta mar 25, 2005 7:07 pm

Penso que talvez seja melhor ir com ela ao vet.
Deve ser uma simples luxação - nada de grave, mas é melhor acompanhar.

Se puder, corrija o escorregadio do solo.
Pode pôr tapetes ou daquele chão auto colante de qualquer coisa.
Depois tira quando ele já fôr mais crescidinho.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

quarta mar 30, 2005 2:59 pm

Há pessoas que são da opinião de que a displasia é totalmente hereditária, outras que só tem influência do meio. A maior parte dos veterinários é da opinião que se trata da conjugação das duas coisas. Mesmo assim as opiniões diferem e o assunto ainda é discutível.

Eu penso que a displasia é a conjugação da carga genética e do meio, embora pense que o factor genético influencia mais. Mas isso sou eu.
Responder

Voltar para “Cães”