cio

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

novata
Membro
Registado: sexta out 03, 2003 8:42 am
Localização: Golden Retriever (falecido) e cadela Rottweiler (falecida) actualmente: Golden Retriever:Gaspar

quinta mar 31, 2005 10:47 am

Olá a todos!

A minha Rott está com o cio já acerca de 10 a 12 dias, estou a estranhar o sangramento durar tanto tempo, acham normal?
Como tudo isto é novo, estou um pouco receosa, ouvi dizer que durava uns 8 dias e depois era a fase complicado em termos de "namorico"......

Que me dizem?
A Pacha tem 10 meses e este é o seu 1º cio.
:)

Se alguém puder ajudar com alguma informação, agradecia. :roll:
<strong>Rosita</strong>
Rainbow
Membro Veterano
Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm

quinta mar 31, 2005 10:56 am

Cada caso é um caso. Há cadelas em que o sangramento dura mais, noutras dura menos.

Como é o 1º cio da sua cadela, ainda não sabe se é normal ou não...
No seu lugar esperava mais um pouco, e se a situação persistir vá ao Vet.
<p>Os animais s&atilde;o pessoas como as pessoas s&atilde;o animais</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
Sonata
Membro Júnior
Registado: segunda mar 29, 2004 1:01 pm

quinta mar 31, 2005 11:06 am

Fui investigar pois eu também tenho uma cachorra que teve o cio à pouco tempo. "Os cios duram em média 15 dias, sendo os 9 primeiros dias o período chamado pró-estro, quando há o sangramento. Os outros 6 ou 7 dias são o verdadeiro cio, a fase do estro, quando a cadela está fértil. Esses intervalos sempre variam de cão para cão, mas essa é a média". espero que ajude. Se quiseres tens aqui o site de onde tirei isto http://www.sabido.com.br/artigo.asp?art=859
PapaBixos
Membro
Registado: quarta mar 12, 2003 9:53 am

quinta mar 31, 2005 11:10 am

Não vale a pena entrar em aflição. O cio é mesmo assim, não é igual para todas! Espere que vai ver que tudo corre pelo normal!
A sua menina está a ficar senhora!
Parabéns! ;)
novata
Membro
Localização: Golden Retriever (falecido) e cadela Rottweiler (falecida) actualmente: Golden Retriever:Gaspar

quinta mar 31, 2005 11:24 am

Muito obrigado a todos!

Já aprendi mais qualquer coisa! :)

Realmente a minha menina está a ficar uma senhora!! ;)
Continua muito dócil, mas ultimamente um pouco desobediente.....já me disseram que faz parte desta fase, espero que sim.

É uma maravilha ver a mãe natureza transformar os nossos amigos!
Inda ontem era uma bébé.......

O pior é que se está tornar numa senhora algo atrevida! sabem que ela é que "chama" os cães? pois.....vai pra junto do portão e ladra a todos, é preciso estar com muita atenção, normalmente está dentro de casa connosco, quando saíamos e à noite fica no canil.
<strong>Rosita</strong>
ssequeira
Membro Veterano
Registado: quinta jul 29, 2004 10:07 am

quinta mar 31, 2005 11:50 am

No 2º cio da nossa PA, tivemos todo o cuidado de a manter fechada no canil a não ser para passear de trela. Não foi o suficiente - ela não saiu mas eles entraram! Num belo Sábado de manhã, acordámos para encontrar um dos pretendentes que andava a rondar a casa há dias muito bem deitado ao lado da nossa menina. De tanto esforço que fez para entrar, conseguiu alargar a rede e entrou por um buraquinho minúsculo junto ao chão. Ficou com muitos pêlos a menos no curso desta aventura (ficaram presos na rede) mas nada o deteve. Resultado: uma ninhada de rafeiritos passados dois meses:

Imagem

Isto tudo para dizer que todos os cuidados são poucos!
novata
Membro

quinta mar 31, 2005 1:24 pm

ssequeira Escreveu: No 2º cio da nossa PA, tivemos todo o cuidado de a manter fechada no canil a não ser para passear de trela. Não foi o suficiente - ela não saiu mas eles entraram! Num belo Sábado de manhã, acordámos para encontrar um dos pretendentes que andava a rondar a casa há dias muito bem deitado ao lado da nossa menina. De tanto esforço que fez para entrar, conseguiu alargar a rede e entrou por um buraquinho minúsculo junto ao chão. Ficou com muitos pêlos a menos no curso desta aventura (ficaram presos na rede) mas nada o deteve. Resultado: uma ninhada de rafeiritos passados dois meses:

Imagem

Isto tudo para dizer que todos os cuidados são poucos!

:roll: :oops: :cry: :roll:

Bolas!!!

Bem.....o canil da Pacha parece-me seguro, mas.......há sempre um mas não é?
É feito em cimento e não é com rede mas sim em ferro (ou lá o que é aquilo) todo às barras, foi comprado assim e depois aplicado, espero não ter nenhuma surpresa desagradável..... :|
<strong>Rosita</strong>
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quinta mar 31, 2005 1:34 pm

Se tiver alguma surpresa desagradável lembre-se que é possível o aborto nos dias a seguir à relação mediante uma injecção que há em todos os vet - é tipo pílula do dia seguinte.
Não faz qualquer mal à cadela, mata os óvulos e estes são reabsorvidos pelo organismo.
Depois disso só mesmo o aborto típico.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
novata
Membro

quinta mar 31, 2005 1:44 pm

aisd Escreveu: Se tiver alguma surpresa desagradável lembre-se que é possível o aborto nos dias a seguir à relação mediante uma injecção que há em todos os vet - é tipo pílula do dia seguinte.
Não faz qualquer mal à cadela, mata os óvulos e estes são reabsorvidos pelo organismo.
Depois disso só mesmo o aborto típico.
Obrigada!

Não sabia que existia essa injecção :| , espero que não seja necessário! :)
<strong>Rosita</strong>
ssequeira
Membro Veterano

sexta abr 01, 2005 9:47 am

aisd Escreveu: Se tiver alguma surpresa desagradável lembre-se que é possível o aborto nos dias a seguir à relação mediante uma injecção que há em todos os vet - é tipo pílula do dia seguinte.
É verdade que a injecção existe (a cadela pode levá-la até 15 dias após o "acto") e que é um óptimo recurso em casos de emergência mas não deixa de haver o risco de efeitos secundários. Quais, exactamente, não sei dizer, mas fui alertada para este facto pelo meu vet. Ele também disse que não convinha repetir esta injecção muitas vezes pois aí os riscos aumentam consideravelmente.

Novata, o seu canil parece bastante seguro mas mesmo assim vigie muito bem a cadela, principalmente na 2ª semana do cio que é a mais perigosa. O nosso canil já sofreu muitas alterações desde o acidente e parece-me que agora nem McGyver consegue entrar lá. A PA está neste momento com o cio novamente e, felizmente, não têm aparecido pretendentes por lá.

Aprendi outro truque aqui no fórum para as cadelas com o cio: spray repelente (próprio para as cadelas com cio) e comprimidos de clorofila. Quando tomados em conjunto, mascaram o cheiro do cio e ajuda a manter os cães afastados. Pode encontrar estes produtos numa boa loja de animais.
novata
Membro

sexta abr 01, 2005 10:04 am

Aprendi outro truque aqui no fórum para as cadelas com o cio: spray repelente (próprio para as cadelas com cio) e comprimidos de clorofila. Quando tomados em conjunto, mascaram o cheiro do cio e ajuda a manter os cães afastados. Pode encontrar estes produtos numa boa loja de animais.
[/quote]

Vou hoje mesmo ver se encontro o tal spray numa loja aqui da minha zona, espero encontrar.

Sabe que já coloquei vinagre e pimenta no lado de fora do portão e parece que resultou......pode parecer um pouco agressivo mas disseram-me que ajudava a disfarçar o cheiro....
O pior é que a marota é que chama os "namorados"! ladra e vai até ao portão várias vezes.....mas só está solta quando estamos em casa, e estamos sempre a vigiar.
Estou desejosa que esta fase termine.....uffff!!

Será mesmo verdade que o cio nas cadelas Rott aparece de 4 em 4 meses? tou feita...... :roll:
<strong>Rosita</strong>
PASTORDAGALA
Membro Veterano
Registado: sábado jun 19, 2004 9:52 am
Contacto:

sexta abr 01, 2005 10:08 am

A minha questão foge um bocadinho do tópico inicial, mas tem a haver com cadelas em cio, etc.
Tendo um macho perto das femeas elas escolhem-no como parceiro e não aceitam outro macho?
Porque séra que tem esta atitude?
Última edição por PASTORDAGALA em sexta abr 01, 2005 10:13 am, editado 1 vez no total.
<p>Cumprimentos Caninos</p>
<p><strong>Do Pastor Dagala</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
ssequeira
Membro Veterano

sexta abr 01, 2005 10:13 am

Que eu saiba, o mínimo de tempo entre os cios é de 6 meses, independentemente da raça. Este tempo pode prolongar-se até um ano, o que acontece com maior frequência nas cadelas de maior porte. Por outro lado, as cadelas de raças pequenas tem os cios com menor intervalo, normalmente 6 meses. A minha PA tem os cios de 7 em 7 meses. Ela está neste momento com o cio mas não a cruzámos porque queríamos que ela recuperasse totalmente da última gravidez e parto. Também estou ansiosa que termine (ainda faltam mais 2 semanas)!
ssequeira
Membro Veterano

sexta abr 01, 2005 10:29 am

PASTORDAGALA Escreveu: A minha questão foge um bocadinho do tópico inicial, mas tem a haver com cadelas em cio, etc.
Tendo um macho perto das femeas elas escolhem-no como parceiro e não aceitam outro macho?
Porque séra que tem esta atitude?
Está a referir-se às cadelas que têm o mesmo macho com ela todo o ano? Não sei, nunca tive essa experiência. É mesmo assim? E será regra geral ou apenas uma atitude individual de algumas cadelas? Também fiquei curiosa.

Sei que a minha PA, que não tem um parceiro macho fixo, está disposta a aceitar qualquer macho. Ainda ontem no nosso passeio teve a fazer olhinhos para um husky. :lol:
PASTORDAGALA
Membro Veterano
Registado: sábado jun 19, 2004 9:52 am
Contacto:

sexta abr 01, 2005 11:04 am

ssequeira Escreveu:
PASTORDAGALA Escreveu:
Está a referir-se às cadelas que têm o mesmo macho com ela todo o ano? Não sei, nunca tive essa experiência. É mesmo assim? E será regra geral ou apenas uma atitude individual de algumas cadelas? Também fiquei curiosa.
Exactamente refiro-me a essa situação. quando tento leva-las a outro macho nunca o aceitam porque será? :o
<p>Cumprimentos Caninos</p>
<p><strong>Do Pastor Dagala</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Cães”