Rottweiler e desmame..

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Overstaticx
Membro
Registado: quarta abr 06, 2005 10:31 am
Contacto:

quarta abr 06, 2005 11:24 am

Heys ppl

Bom Dia , pessoal sou novo por aqui.. lamento a abertura deste topic se já existir um parecido :( .

Adquiri um Rottweiler bébé, muito bébé mesmo, devido a sua mãe ter tido uma grande ninhada e ter sido efectuado cesariana, o pequeno veio para minha casa com cerca de 1 mês visto a mãe não ter condições para o amamentar nem aos outros cachorros, fui ao veterinário que o observ. e verificou que se encontrava tudo bem com ele, gordinho e tudo , visto estar-lhe a dar leite e a fazer o desmame como convem.

Depois de ter começado a fazer os desmame, dando comida seca para cachorros humedecendo a mesma devido a a estarem a nascer os dentinhos, e para nao sandrar as gengivas .

Hoje de manha aconteceu algo que nunca tinha acontecido que me deixou preocupado, comecei desde hoje a deixar de dar o leite de manha , deixando apenas comida seca , o maroto não quis comer a comida seca como come durante o dia, andou a manha toda a xorar feito lamexas e morder-me as calças como se me quisesse chamar a atenção que faltava algo, quando começou a comer a comida seca ,passado um bocado , para variar la vais as patinhas para dentro da tigela da agua comida etc.... quando o fui limpar rosnou como se tivesse chateado zanguei-me com ele deixando sozinho, ... quando geralmente bebia o leite de manha logo a seguir a fazer as necessidades ia logo dormir hoje qual que não parava quieto nao dormindo. não sei se toda esta alteração de comportamento foi devido a ter-lhe alterado a rotina do leite de manha.
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quarta abr 06, 2005 11:49 am

Boas,

Só por curiosidade que leite está a dar?

Nanci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
Overstaticx
Membro
Registado: quarta abr 06, 2005 10:31 am
Contacto:

quarta abr 06, 2005 11:52 am

Leite da Royal Canin mesmo para recem nascidos.
PapaBixos
Membro
Registado: quarta mar 12, 2003 9:53 am

quarta abr 06, 2005 12:59 pm

Penso que está a fazer as coisas da melhor maneira.
Fazer o desmame ao fim do 1º mês de vida não é nada de grave.
Quanto ao facto de ele se ter recusado a xcomer provavelmente é só mesmo fita por não lhe ter sido dado o leite ( de substituição) a que estava habituado pela manhã!
Boa sorte com o seu canito!!!!
Estime-o bem! Muito Amor , Carinho, brincadeiras e passeios ( já não, mas daqui por uns mesitos aventure-se!)
Petruska
Membro Veterano
Registado: segunda abr 28, 2003 11:16 am

quarta abr 06, 2005 1:04 pm

Penso que pode dar-lhe o leite de vez em quando. Apenas uma questão de mimo e carinho.

Ele há-de largar o biberon sózinho, começa a morder a chucha e aí deixa de dar.
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quarta abr 06, 2005 1:31 pm

Olá. Espero que não apareçam 2 mensagens minhas porque agorinha mesmo tentei enviar uma e deu erro.
Também criei uma cadelinha desde os 15 dias, o que eu fiz no desmame foi humedecer bem a ração em água e juntar-lhe um pouco do seu leite habitual, morninho. Diáriamente fui reduzindo a quantidade de leite. Ao fim de uma semana já estava a comer muito bem a ração e sem leite. A partir dos dois meses já lhe pode substituir o leite canino pelo de vaca, nas primeiras vezes com um pouquinho de água por causa das diarreias e depois, caso não faça diarreia, sem água. Até aos 6 mêses o leite deve-lhe ser dado 1 vez por dia.
LuMaria
Membro Veterano

quarta abr 06, 2005 1:33 pm

Sempre leite meio-gordo. O gordo causa diarreias. Boa sorte!
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quarta abr 06, 2005 1:45 pm

LuMaria Escreveu: Olá. Espero que não apareçam 2 mensagens minhas porque agorinha mesmo tentei enviar uma e deu erro.
Também criei uma cadelinha desde os 15 dias, o que eu fiz no desmame foi humedecer bem a ração em água e juntar-lhe um pouco do seu leite habitual, morninho. Diáriamente fui reduzindo a quantidade de leite. Ao fim de uma semana já estava a comer muito bem a ração e sem leite. A partir dos dois meses já lhe pode substituir o leite canino pelo de vaca, nas primeiras vezes com um pouquinho de água por causa das diarreias e depois, caso não faça diarreia, sem água. Até aos 6 mêses o leite deve-lhe ser dado 1 vez por dia.
Boa tarde,

Penso que para o desmame e transição não há nada melhor que as papas, como a da Nutro.

Nanci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
LuMaria
Membro Veterano

quarta abr 06, 2005 1:59 pm

Fiz tudo de acordo com as indicações veterinárias. Se há melhor, não sei, mas sei que ela está cheia de saúde, com um pelo maravilhoso, nunca teve uma diarreia nem indisposição. Do leite passou para uma boa ração de puppys. Tenho a maior confiança no veterinário, que já consulto há anos e tenho a certeza de que me fez as melhores indicações. São essas mesmas indicações que eu passo porque me dei muito bem com elas, a partir daqui é com cada um.
PapaBixos
Membro
Registado: quarta mar 12, 2003 9:53 am

quarta abr 06, 2005 6:16 pm

Acho um grande erro dar-se leite normal, como foi aqui sugerido depois dos dois meses!

Os cães não devem beber leite de vaca, não lhes faz bem nenhum!
Quanto ao resto acho que está a agir correctamente.
Boa sorte! ;)
CarolinaGuerra
Membro
Registado: sábado fev 19, 2005 10:59 am

quarta abr 06, 2005 6:54 pm

PapaBixos Escreveu: Os cães não devem beber leite de vaca, não lhes faz bem nenhum!
E eu que sempre pensei que sopas de leite eram uma coisa boa... :oops: :oops: :oops: De vez em quando dou-as ao Rafa...

Quem me sabe explicar, na prática, quais os malefício do leite de vaca nos canitos?
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quarta abr 06, 2005 7:34 pm

O leite de vaca tem falta de proteínas e gorduras necessárias ao crescimento do cachorro.
Dai que, quando é preciso desenrascar, se acrescente ao leite natas e um ovo.

Por outro lado contêm lactose a mais - causa de diarreias.
Por isso é costume diluir o leite de vaca em água diminuindo assim o montante de lactose.

Mas o melhor é mesmo um leite de substituição é venda nos vets.
Este já está preparado da maneira que convém.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
LuMaria
Membro Veterano

quinta abr 07, 2005 8:52 am

Ora aí está, pode-se dar o leite de vaca sempre que não cause diarreias, isso significa que o cão o consegue digerir sem problemas. Se causar diarreias então, tem de se interromper. Quanto ao leite de amamentação, assim que o puppy começar a sua alimentação normal de cachorrinho já não é necessário utilizar esse leite, a não ser que assim se deseje ou que ele faça diarreia ao leite normal. Até aos 6 meses ele precisa de uma dose de leite diária, mas mais, também não.
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quinta abr 07, 2005 9:09 am

LuMaria,

desculpe desmenti-la mas, a partir do momento em que o canito coma ração seca, não se deve dar leite.
Talvez apenas como guloseima ou no período de transicção do leite para a ração.
Na natureza a própria mãe afasta os cachorrinos (com mordidelas) quando acaba o período da amamentação.

Não sei se fiz uma explicação completa na intervenção anterior - o cão é um carnívoro, não é herbívoro como o vitelo, ou mesmo omnívaro como nós.
Os bébés cães precisam de doses reforçadas de proteínas e gorduras.
É isso que se tenta reforçar com as natas e o ovo.
Mas, note-se, que é uma solução de recurso para não matar os cachorrinhos de fome.
Sempre que possível o melhor mesmo é o leite de substituição.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

quinta abr 07, 2005 9:14 am

Não sei se com os cachorros é diferente mas com os gatinhos em desmame, de manhã, dou-lhes sempre leite da RC até eles se recusarem a bebê-lo, o que acontece entre as 6 e 10 semanas, dependendo do bicho.
Maria Jo&atilde;o
Responder

Voltar para “Cães”