Olá, viva!!
Começando por responder à Joana Félix, muito obrigado pela parte que me toca
Infelizmente, a "desinformação" em relação às variadíssimas raças não passa apenas pelas cores. O que, com os meios de informação que hoje se encontram à disposição da grande maioria das pessoas, acaba por ser ridículo. Quanto a mim espelha bem a mentalidade de muito português: quanto menos faz menos quer fazer. É mais fácil assumir por certo o que diz o vizinho do lado do que pesquisar e ver se será mesmo assim, não é verdade?!
Depois, quanto a mim, há outra situação bastante comum. Como é "bem" ter um cão de raça, muitas pessoas que têm cães SRD resolvem atribuir-lhes uma, aquela a que são mais parecidos, e pronto, a partir desse momento há mais um perdigueiro ou boxer ou....
Juntando as duas vem o efeito "bola-de-neve"! O vizinho tem um cão "cruzado" ao qual resolve chamar Boxer e toda a vizinhança passa a achar que o Boxer é um cão de focinho comprido, castanho e de pêlo médio.
Tenho consciência que estou a exagerar um pouco...mas é uma situação que faz confusão.
Já passei pelo ridículo de ir na rua com um cão Boxer, que poucos meses antes havia sido melhor da raça numa exposição do CPC, quando uma senhora me abordou com a frase "que cão tão giro, parece um Boxer". E parecia um Boxer porque os Boxers verdadeiros são os lá da rua e este era diferente, segundo ela! ......
Quando, no meu post inicial, falei no objectivo principal da minha página, ou seja, dar um ponto de comparação a quem conhece menos bem raça, tinha em mente situações como esta, senhoras (es) como esta (e) que não fazem puto de ideia de nada e afirmam categoricamente que o que têm à frente é o que dizem ser, ainda que estando erradas!
Bom...mas já me estou a alongar muito....! Como é um tema ao qual sou sensível acabo sempre por divagar...
Em relação às dúvidas do Cadworx e da filipa02, peço-vos que me falem também na altura e não apenas no peso. É que uma coisa acaba por não ser muito relevante se não estiver acompanhada da outra.
Caro Cadworx, se está a comparar a sua Boxer com o Malamute....então vai achá-la sempre minúscula
Tanto o peso de uma como de outra, face às idades, me parece perfeitamente aceitável, mas, uma vez mais, refiro que é importante ver uma coisa em função da outra: peso e altura!
O Cadworx refere que a sua cachorra tem "boas doses de exercício físico"....eu não sou grande apologista de exercício em excesso em tão "tenra" idade. Muito pelo contrário. Não sei o tipo de exercício a que se refere, mas com uma cachorra de 7 meses limitar-me-ia a dar uns passeios, deixá-la correr um bocado, ao seu ritmo, e casa. Nada de excessos.
A minha cadela, que certamente tiveram oportunidade de ver na página, está quase com 2 anos e só a partir dos 12 meses começou a fazer mais exercício, mais praia, mais tempo a correr.
Agora, como se pode ver, é uma cadela de construção forte. Não vale a pena ter pressas. A pressa é inimiga da perfeição, já dizia o outro. Exercício excessivo pode provocar atrofios no crescimento.
Como referiu o Kurika, acho que não têm razões para preocupações. Se estão saudáveis é dar tempo ao tempo.
Convém fazer as desparazitações atempadamente e dar comida de qualidade. Se tudo isto estiver a correr bem, é esperar que "se façam".
Passando ao pormenor das orelhas.....citando o estalão da raça:
"As orelhas inteiras não devem ser pequenas nem grandes, de aparência fina, implantadas bem distantes entre si, no ponto mais alto do crâneo, caindo inertes sobre a face. Quando atento, as orelhas deverão voltar-se para a frente, marcando uma prega."
Ou seja, pelo estalão é suposto que estejam bem placadas, caídas para baixo.
Há cães que, pela forma da cabeça ou pelo tamanho das orelhas, ficam com estas "mal placadas" e viradas para trás. Convém enquanto cachorros, e caso não se deseje que fiquem dessa forma, massajar as orelhas por forma a partir a cartilagem no sítio certo, por forma a não virarem para trás.
Ao dizer que é suposto estarem caídas não estou a tecer nenhuma crítica, espero que não me interpretem mal. Estou apenas a mencionar o que vem no estalão da raça, e foi mais ou menos isso que me foi pedido, dar um parecer mais "técnico" sobre o assunto.
Para esclarecer dúvidas em relação ao que é suposto o Boxer ter ou não, não há melhor do que dar uma olhadela pelo estalão!!
Aí vem tudo explicadinho, duma ponta à outra!!
O estalão está disponível no site do Boxer Club de Portugal:
http://come.to/boxerclub
Bom....e desta fico por aqui!!
Até uma próxima, espero ter ajudado a esclarecer dúvidas....
Cumprimentos,
Elias