BOXER

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

ean
Membro Júnior
Mensagens: 37
Registado: sábado fev 23, 2002 1:45 pm
Localização: Boxers
Contacto:

sexta set 06, 2002 11:51 am

Caros,

Há muito que pensava fazer uma página pessoal, mas foi sempre passando para segundo plano por falta de disponibilidade.
Depois de ver muitas das fotos de cães cujos donos dizem ser de raça Boxer que são colocadas no álbum da arca, nomeadamente de um com a seguinte descrição:

"Boxer tigrado de uma cor muito pouco habitual no lugar de preto é cinza e no lugar de castanho é beije claro (....) "


Achei que era tempo de por mãos à obra e tentar contribuir para esclarecer os menos conhecedores da raça, mostrando-lhes BONS EXEMPLARES DE RAÇA BOXER! Quem fala em "cor muito pouco habitual" ou não sabe que essas cores não são aceites na raça ou então faz que não sabe. E o pior é que quem lê aquilo é capaz de aceitar como sendo mesmo assim...

Deixo aqui, então, o convite a todos quanto gostam da raça....e mesmo aos que não lhe acham grande piada. Dou a todos quando visitarem a secção "fotografia" a certeza de que encontrarão excelentes fotos de cães lindíssimos.

Se lá forem num espírito "open mind" e olharem para as fotos sem ligar ao gostarem ou não do Boxer, certamente ficarão impressionados com a beleza de muitas delas!

Endereço do site:

http://pwp.netcabo.pt/cyberbox

Depois de ter visto os lindissímos companheiros de 4 patas de muitos dos participantes do fórum, agora é, também, a minha vez de vos apresentar a lá de casa ;)

Deixo, desde já, o meu obrigado a todos quantos resolverem visitá-la!!

Cumprimentos,

Elias
Ladybird
Membro Veterano
Mensagens: 617
Registado: quarta jul 31, 2002 8:41 am
Localização: Igor (P.P.); Sushi, Bia & Juca (Filas Brasileiros); Maria (Papagaia)

sexta set 06, 2002 1:15 pm

[quote=ean]
Se lá forem num espírito "open mind" e olharem para as fotos sem ligar ao gostarem ou não do Boxer, certamente ficarão impressionados com a beleza de muitas delas!
[/quote]

Eu fiquei :) :) :) :) :) :) :) :) :) (mas também eu sou suspeita pois adoro boxers... :lol: )

Relativamente ao que dizes do desconhecimento da raça, eu também verifico o mesmo em relação aos perdigueiros, mesmo no álbum da arca: ex. perdigueiro preto (do pouco que tenho investigado nunca ouvi dizer que esta cor fosse reconhecia mas corrijam-me se estou errada), já para não falar dos inúmeros srd que em Portugal são "catalogados" enquanto podengos :o :o :o :o :o :o :o :o :o

E já agora, parabéns pela lindíssíma "babona" ;)
Whizz
Membro Júnior
Mensagens: 47
Registado: quarta ago 28, 2002 11:03 am
Localização: 3 cães e 2 gatos

sexta set 06, 2002 1:23 pm

Pelo que me disseram, no livro de origens fala na cor preta como uma das possiveis para o perdigueiro português. Tb me disseram que alguem com influencia no CPC cria perdigueiros creme e pretende que os castanhos tb não sejam considerados. Não sei o que há de verdade nisto, foi o que me contaram e quem mo disse não tem interesse nenhum no assunto...

Iolanda
cadworx
Membro
Mensagens: 122
Registado: terça abr 30, 2002 3:40 pm
Localização: um husky e uma boxer

sexta set 06, 2002 2:05 pm

Caro amigo,

Antes de mais parabéns pela sua página que está bastante bem conseguida. Assim como todos os animais que nela constam.

Sou dono de uma boxer e tenho algumas dúvidas quanto ao seu crescimento porque penso que ela está a crescer muito lentamente e adivinha-se muito pequena para a sua raça.

Quanto a temperamento, um dos maiores motivos que me levou a adquirir uma cadela desta raça, estou bastante feliz porque ela está a corresponder às minhas expectativas. É um bocado tímida com estranhos mas eu estou resolvendo esse problema com treino de sociabelização. Vai perdendo a timidez, muito lentamente, mas vai.

O meu receio é que ela seja muito pequena para a raça ou então que eu não lhe esteja a proporcionar todas as necessidades para o seu pleno desenvolvimento. Dou-lhe Royal Canin e boas doses de exercício físico por isso não percebo o seu crescimento.
Daí talvez me esteja a preocupar em vão porque também sou inexperiente em relação à raça e então qualquer coisinha que se afaste daquela obra de arte que nós gostamos de apreciar quando olhamos para um Boxer me preocupe.

Deixo-lhe um Site com algumas fotografias dela com 6,5 meses e 17Kg de massa muscular e agradecia que me desse a sua opinião.

http://geocities.com/freesound_pt/amigos.html
filipa02
Membro Veterano
Mensagens: 714
Registado: segunda mai 27, 2002 12:38 pm
Localização: 1 DA (dakar), 2 rafeiros (tripé e zulu), 2 periquitos, 2 agapornis e 2 gatos (tobias e Riscas)

sexta set 06, 2002 3:19 pm

Olá ean,

MUITOS PARABÉNS pela sua página, que está na minha opinião, muito bem organizada e agradável de se ver... bom trabalho!!

No entanto, apanho a boleia do Cadworx, para colocar aqui algumas dúvidas, bem parecidas com as dele.
A minha Sasha (boxer) tem um ano, e segundo o que vejo noutras cadelas, noto que é um pouco pequena - neste momento está a pesar cerca de 23Kg, e é uma magricela: como eu costumo dizer, está com o "teclado" à vista.
Já falei disto ao veterinário, e o que ele me disse foi que ao contrário do que as pessoas pensam, o boxer é uma raça de porte médio, robusto e não muito alto.
Noto que após o primeiro cio, que apareceu aos 11 meses, ela evoluíu um bocadinho, mas nada de significativo.
Acha que para cadela o peso é normal?
Ah, julgo que é de sublinhar que a Sasha foi retirada da mãe com apenas 1 mês, pois os irmãos não a deixavam mamar e ela estava muito débil. Tive que lhe dar durante algum tempo leite em pó para recém nascidos.
Neste momento, é saudável e come bem.

Outra curiosidade, é que, de acordo com o que eu vi na sua página os boxer que não têm as orelhas cortadas, têm-nas completamente caídas. A minha Sasha tem as orelhas um pouco diferentes (como as do pai) - não sei muito bem explicar, mas dão-lhe um ar maluco. Parece o Roger Rabitt, quando punha as orelhas baixas e para traz. Poucos são os boxer que já vi com as orelhas deste formato.

Se puder esclarecer-me em qualquer coisita, agradecia.

Obrigada!!

Saudações e muitas lambidelas do BERG, SASHA e LAIKA!
Kurika_
Membro Veterano
Mensagens: 302
Registado: quarta dez 12, 2001 10:11 am
Localização: Boxer (Duda), 3 Tartarugas

sábado set 07, 2002 6:37 pm

Olá cadworx e filipa02.

Eu sei que as perguntas não me eram dirigidas, mas gostava de vos responder por experiência própria.

Eu sou dono de uma Boxer (a Duda, penso que a filipa02 já a conhece ao vivo) e tinha as mesmas dúvidas que vocês. Ela também me parecia muito pequena e magricelas e assim foi até por volta dos 12 meses. Era só pernas e costelas... depois, por volta dessa idade, deixou de crescer em altura e começou encorpar, a crescer 'para os lados'. Agora tem 2 anos e pesa cerca de 30/32 Kg.

Por isso, acho que se esperarem mais uns meses elas vos vão surpreender... quanto ao teclado, é sempre bom que ele esteja visível (não em exagero), pois caso contrário é sinal que o Boxer está gordo. ;)

Já agora deixo duas fotos da Duda, só por vaidade... :D :D :D


Imagem
"Como é ?? Vais-me deixar dormir ou nem por isso ??"


Imagem
A espantar o Bicho Papão
ean
Membro Júnior
Mensagens: 37
Registado: sábado fev 23, 2002 1:45 pm
Localização: Boxers
Contacto:

sábado set 07, 2002 7:12 pm

Olá, viva!!

Começando por responder à Joana Félix, muito obrigado pela parte que me toca :)

Infelizmente, a "desinformação" em relação às variadíssimas raças não passa apenas pelas cores. O que, com os meios de informação que hoje se encontram à disposição da grande maioria das pessoas, acaba por ser ridículo. Quanto a mim espelha bem a mentalidade de muito português: quanto menos faz menos quer fazer. É mais fácil assumir por certo o que diz o vizinho do lado do que pesquisar e ver se será mesmo assim, não é verdade?!

Depois, quanto a mim, há outra situação bastante comum. Como é "bem" ter um cão de raça, muitas pessoas que têm cães SRD resolvem atribuir-lhes uma, aquela a que são mais parecidos, e pronto, a partir desse momento há mais um perdigueiro ou boxer ou....

Juntando as duas vem o efeito "bola-de-neve"! O vizinho tem um cão "cruzado" ao qual resolve chamar Boxer e toda a vizinhança passa a achar que o Boxer é um cão de focinho comprido, castanho e de pêlo médio.

Tenho consciência que estou a exagerar um pouco...mas é uma situação que faz confusão.

Já passei pelo ridículo de ir na rua com um cão Boxer, que poucos meses antes havia sido melhor da raça numa exposição do CPC, quando uma senhora me abordou com a frase "que cão tão giro, parece um Boxer". E parecia um Boxer porque os Boxers verdadeiros são os lá da rua e este era diferente, segundo ela! ......

Quando, no meu post inicial, falei no objectivo principal da minha página, ou seja, dar um ponto de comparação a quem conhece menos bem raça, tinha em mente situações como esta, senhoras (es) como esta (e) que não fazem puto de ideia de nada e afirmam categoricamente que o que têm à frente é o que dizem ser, ainda que estando erradas!


Bom...mas já me estou a alongar muito....! Como é um tema ao qual sou sensível acabo sempre por divagar...

Em relação às dúvidas do Cadworx e da filipa02, peço-vos que me falem também na altura e não apenas no peso. É que uma coisa acaba por não ser muito relevante se não estiver acompanhada da outra.

Caro Cadworx, se está a comparar a sua Boxer com o Malamute....então vai achá-la sempre minúscula :)

Tanto o peso de uma como de outra, face às idades, me parece perfeitamente aceitável, mas, uma vez mais, refiro que é importante ver uma coisa em função da outra: peso e altura!

O Cadworx refere que a sua cachorra tem "boas doses de exercício físico"....eu não sou grande apologista de exercício em excesso em tão "tenra" idade. Muito pelo contrário. Não sei o tipo de exercício a que se refere, mas com uma cachorra de 7 meses limitar-me-ia a dar uns passeios, deixá-la correr um bocado, ao seu ritmo, e casa. Nada de excessos.

A minha cadela, que certamente tiveram oportunidade de ver na página, está quase com 2 anos e só a partir dos 12 meses começou a fazer mais exercício, mais praia, mais tempo a correr.
Agora, como se pode ver, é uma cadela de construção forte. Não vale a pena ter pressas. A pressa é inimiga da perfeição, já dizia o outro. Exercício excessivo pode provocar atrofios no crescimento.

Como referiu o Kurika, acho que não têm razões para preocupações. Se estão saudáveis é dar tempo ao tempo.
Convém fazer as desparazitações atempadamente e dar comida de qualidade. Se tudo isto estiver a correr bem, é esperar que "se façam".


Passando ao pormenor das orelhas.....citando o estalão da raça:

"As orelhas inteiras não devem ser pequenas nem grandes, de aparência fina, implantadas bem distantes entre si, no ponto mais alto do crâneo, caindo inertes sobre a face. Quando atento, as orelhas deverão voltar-se para a frente, marcando uma prega."

Ou seja, pelo estalão é suposto que estejam bem placadas, caídas para baixo.

Há cães que, pela forma da cabeça ou pelo tamanho das orelhas, ficam com estas "mal placadas" e viradas para trás. Convém enquanto cachorros, e caso não se deseje que fiquem dessa forma, massajar as orelhas por forma a partir a cartilagem no sítio certo, por forma a não virarem para trás.

Ao dizer que é suposto estarem caídas não estou a tecer nenhuma crítica, espero que não me interpretem mal. Estou apenas a mencionar o que vem no estalão da raça, e foi mais ou menos isso que me foi pedido, dar um parecer mais "técnico" sobre o assunto.

Para esclarecer dúvidas em relação ao que é suposto o Boxer ter ou não, não há melhor do que dar uma olhadela pelo estalão!!
Aí vem tudo explicadinho, duma ponta à outra!!

O estalão está disponível no site do Boxer Club de Portugal:

http://come.to/boxerclub


Bom....e desta fico por aqui!!

Até uma próxima, espero ter ajudado a esclarecer dúvidas....

Cumprimentos,

Elias
cadworx
Membro
Mensagens: 122
Registado: terça abr 30, 2002 3:40 pm
Localização: um husky e uma boxer

sábado set 07, 2002 7:57 pm

Obrigado pelos conselhos e vou continuar atento ao seu crescimento
sassas
Membro
Mensagens: 59
Registado: quinta ago 29, 2002 3:31 pm

segunda set 09, 2002 11:43 am

Adquiri uma Boxer com 8 semanas, já foi ao vet,levou as vacinas e está desparasitada, mas ela é muito magrinha,apesar de comer a ração toda, ela é brincalhona e refila por tudo :D ,mas tenho medo que ela esteja com algum problema na formação das patas,etc, queria algumas dicas, pois ela tem os ossos todos de fora???? :(
sassas
Membro
Mensagens: 59
Registado: quinta ago 29, 2002 3:31 pm

segunda set 09, 2002 11:44 am

Adquiri uma Boxer com 8 semanas, já foi ao vet,levou as vacinas e está desparasitada, mas ela é muito magrinha,apesar de comer a ração toda, ela é brincalhona e refila por tudo :D ,mas tenho medo que ela esteja com algum problema na formação das patas,etc, queria algumas dicas, pois ela tem os ossos todos de fora???? :(
sassas
Membro
Mensagens: 59
Registado: quinta ago 29, 2002 3:31 pm

segunda set 09, 2002 11:46 am

Adquiri uma Boxer com 8 semanas, já foi ao vet,levou as vacinas e está desparasitada, mas ela é muito magrinha,apesar de comer a ração toda, ela é brincalhona e refila por tudo :D ,mas tenho medo que ela esteja com algum problema na formação das patas,etc, queria algumas dicas, pois ela tem os ossos todos de fora???? :(
Kurika_
Membro Veterano
Mensagens: 302
Registado: quarta dez 12, 2001 10:11 am
Localização: Boxer (Duda), 3 Tartarugas

segunda set 09, 2002 1:44 pm

sassas, olá...

Se o vet diz que está tudo bem, então é porque deve ser mesmo assim.

De qualquer forma, as tabelas de quantidade de ração que vêm nos pacotes da comida são meras referências, cabe ao dono (baseado nessas referências) analisar o aspecto do seu cão e dosear a ração. Um cão que faça muito exercício deve comer mais ração do que um que, apesar de ter o mesmo peso, não faz tanto exercício. Po isso, se acha que o cão está magro e se ele come a ração toda, experimente dar-lhe um bocadinho mais de ração.
sassas
Membro
Mensagens: 59
Registado: quinta ago 29, 2002 3:31 pm

segunda set 09, 2002 5:53 pm

gostava de ver uma foto de uma boxer bebe, mas de perfil,para ver se a minha está assim tão magra ou é a só minha impressao,ela écome bem, mas os ossos estão de fora na parte das coxas :cry:
nokio
Membro Veterano
Mensagens: 395
Registado: segunda mar 04, 2002 3:26 pm
Localização: Dobermann
Contacto:

segunda set 09, 2002 7:06 pm

Olá,

cadworx escreveu:
O meu receio é que ela seja muito pequena para a raça ou então que eu não lhe esteja a proporcionar todas as necessidades para o seu pleno desenvolvimento. Dou-lhe Royal Canin e boas doses de exercício físico por isso não percebo o seu crescimento.
«(...) boas doses de exercício físico (...)»

cadworx,

Acho que deverás ter especial atenção ao exercício físico. Um exercício físco não planeado ou inadequado poderá influenciar negativamente o crescimento da tua boxerzinha. Procura fazer com que ela não gaste energias despropositadamente e repara que as doses de ração que estão nas embalagens destas, são informativas e podem variar de cão para cão. Se for necessário aumentar a dose... aumenta.

Boa sorte e um crescimento saudável,
Nokio.
cadworx
Membro
Mensagens: 122
Registado: terça abr 30, 2002 3:40 pm
Localização: um husky e uma boxer

segunda set 09, 2002 8:29 pm

Caro amigo Nokio:

Oexercício físico que lhe dou práticamente consiste (para além dos passeios das necessidades fisiológicas diárias) numa caminhada de aproximadamente 2 Km por fim de semana (O espaço que fica a praia de casa). Na praia deixo-a brincar com o "irmão" mas passado um tempo voltam para a sombra.

Obrigado pelos conselhos. E cptos. ao seu Thor que eu penso que já tive o prazer de admirar na escola ATAAC. Ou então existe outro com o mesmo nome.
Responder

Voltar para “Cães”