Desafo: O meu Cão apaixonou-se e a minha vida virou um inferno

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

pirucas
Membro Júnior
Registado: domingo abr 17, 2005 12:01 pm

segunda abr 18, 2005 4:09 pm

Olá a todos,

Tenho um cão (rafeiro araçado de dálmata), chama-se Piruças e tem 5 anos, é muito meigo com pessoas e crianças mas é mau com todos os outros animais, sejam eles de 2 patas ou 4 patas. Há 3 semanas pela primeira vez apaixonou-se por uma pit bull, e pela primeira vi o meu Piruças a brincar com outro animal, fiquei super feliz pois pensei que ele se estava finalmente a sociabilizar. Contudo esta paixão está a deixar-me doida, pois o bicho não come, não bebe, não brinca, chora o tempo todo, só fica bem quando vê a cadelita. Ando desesperada o bicho está a emagrecer de dia para dia. Ando a tentar arranjar-lhe namorada, mas é dificil, pois é rafeiro. Peço desculpa pelo meu desafo tão extenso, se alguém já passou pelo mesmo, gostaria de saber como consigo gerir a situação. Obrigada
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

segunda abr 18, 2005 4:21 pm

Compre-lhe uma cadela insuflável.

Sinceramente, os cães não se apaixonam nem mantêm relações amorosas como as concebemos. Assim sendo, não vale a pena por o seu cão a "trabalhar", pois não serve de nada. Talvez ele se sinta simplesmente só. Arranje-lhe uma companhia, por exemplo, ou brinque mais com ele.
Se o animal não come provavelmente é porque "inventou" que não gosta da comida e, para isso, há truques.
Enfim, se quiser pode continuar a pensar que ele está muito apaixonado...
pirucas
Membro Júnior

segunda abr 18, 2005 8:09 pm

Olá
Talvez até tenha razão, mas como faço para o pôr a comer outra vez.
sandrape
Membro Veterano
Registado: quinta dez 20, 2001 2:35 pm

terça abr 19, 2005 1:12 pm

ola :)

isso acontece com alguns cães quando há na zona onde vivem cadelas no cio...suponho que seja este o caso? os cães ficam assim uns dias mas depois passa-lhes quando acaba o cio, acho que são reacções normais, não me parece q ele morra de fome ou sede...
Renhau
Membro Júnior
Registado: segunda nov 22, 2004 1:46 pm

terça abr 19, 2005 1:54 pm

Eu já tive uma dálmata que sempre foi muito picuinhas para comer e quando isso acontecia aconselharam-me a por um pouquinho de alho em pó a polvilhar a ração para os atrair pelo cheiro ou regar a ração com um bocadinho de oleo de soja que além de lhes fazer bem ao pêlo normalmente também os atrai..... Talvez uma destas sugestões atraia o seu pequerrucho para a comida.... quanto à cadelinha não pode fazer um acordo com o dono para os passearem à mesma hora todos os dias? assim talvez o seu piruças se animasse com a visita diária..... as minhas cadelas tb tinham alguns cãezinhos preferidos para brincadeiras que encontravamos quando passeavamos......
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

terça abr 19, 2005 2:36 pm

Não me parece assim tão incomum. Na minha rua há um cão que é completamente doido pela minha cadela, há já 3 anos. Senta-se à porta à espera dela, passeia connosco e chego a encontrá-lo à porta de minha casa. Passeia-se ao lado dela com o rabo bem levantado e vai-lhe dando cabeçadinhas o caminho todo. Irrita-se com a presença de outros cães e mesmo pessoas ao pé da minha bichinha. E não tem nada a ver com cios porque ela é esterelizada. Se não é amor, é pelo menos uma grande amizade.
pirucas
Membro Júnior

terça abr 19, 2005 3:53 pm

O piruças sempre foi um comilão e nada sociável, contudo desde que viemos morar para este bairro á cerca de 1 ano, que o Piruças ficou fascinado por esta pit bull e sempre foram os dois muito brincalhões um com o outro, tanto que á tarde passeamos os dois ao mesmo tempo, é uma brincadeira pegada, e dão imensos beijinhos um no outro, mas é certo que quando a cadela fica com o cio (este é o segundo) que o Piruças fica maluco, mas desta vez o bicho faz-me pena é que literalmente passa o dia inteiro a chorar olhando pela janela até á hora do passeio, e come muito pouco. O certo é que nem os petiscos que ele gosta tanto come e está cada dia mais magro. Espero que o cio da Pit bull acabe depressa.
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

terça abr 19, 2005 5:41 pm

Há por aqui um tópico com truques para o cão comer. Aliás, há por aqui centenas de tópicos com truques para o cão comer.
Pesquise com o botão "Pesquisar" (ao lado de FAQ) ;)
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

terça abr 19, 2005 6:03 pm

se alguém já passou pelo mesmo, gostaria de saber como consigo gerir a situação.
quando o max se apaixonou foi um cabo dos trabalhos. e uma despesa. eram ramos de flores, chocolates mon cherie, idas a restaurantes caros, fins de semana no luso, férias no haiti :p tive que o pôr na linha.ameacei-o que se continuasse assim, o mandava castrar. o malandro riu-se do aviso. conclusão - foi mesmo à faca. quem te avisa
anjjazul
sportinguista
Membro Veterano
Registado: sábado set 14, 2002 7:47 pm

terça abr 19, 2005 6:24 pm

agora que eu reparo melhor... Na primeira mensagem disse:
pirucas Escreveu:é muito meigo com pessoas e crianças mas é mau com todos os outros animais, sejam eles de 2 patas ou 4 patas
Esclareça-me: ele é meigo com crianças e adultos, certo? Mas é mau com outros animais, de 2 ou 4 patas... Que outros animais é que se encontram, num passeio, com quem o cão pode ser mau? Pássaros? :o

Continuando, na primeira mensagem disse:
pirucas Escreveu:Há 3 semanas pela primeira vez apaixonou-se por uma pit bull, e pela primeira vi o meu Piruças a brincar com outro animal
E na segunda diz:
pirucas Escreveu:desde que viemos morar para este bairro á cerca de 1 ano, que o Piruças ficou fascinado por esta pit bull e sempre foram os dois muito brincalhões um com o outro
Se o cão só se "apaixonou" à três semanas, e se só começou a brincar pela primeira vez com a cadela nesse período de tempo, não entendo a segunda... Ou estará a primeira mal?

Não me leve a mal, mas são pequenos pormenores que nos fazem desacreditar um pouco nas pessoas :?

Boa sorte para o canito, e pesquise porque existem imensos truques para um cão comer ração. Mas nunca ceda a dar-lhe comida de humanos, a não ser que esteja mesmo só pele e osso, porque depois será mais difícil ele voltar à ração. E além disse nunca vi um cão morrer à fome com o prato de ração à frente ;)
pirucas
Membro Júnior

terça abr 19, 2005 7:13 pm

Olá sportinguista,
Esclarecendo:
1º O Piruças costuma passar os fins-de-semana no Alentejo, aonde os meu pais têm galinhas, coelhos, porcos, perús, patos, pombos, animais estes que andam á solta durante o dia pelo quintal, regressando á noite para as suas respectivas casas (capoeira, coelheira, pocilga,...), mas quando o Piruças está lá os desgraçados têm de estar confinados aos seus respectivos espaços, caso contrário o quintal vira a um caos, com o Piruças a quer morder neles todos. Também temos por hábito passar férias na Serra do Gêres, aonde os animais (cavalos, vacas barosãs) também andam á solta pela Serra e o Piruças sempre que pode ataca-os. No Bairro o problema são os outros cães, algo que já conseguimos controlar desde que o colocamos numa escola de obidiência.
2º Há cerca de um ano viemos viver para um novo sitio aonde o Piruças conheceu a Pit Bull, houve de príncipio uma certa empatia entre os dois, mas como o Piruças não é de fiar, até porque por vezes parece que não vai atacar, nós relaxamos e pimba ele ataca, assim aqui neste bairro logo nos primeiros tempos foram dois bichos atacados: uma cadelinha e um caozinho, como tal logo de inicio não tentamos uma aproximação com a bicha por temermos que ela se tornasse na 3ª vitima do Piruças. Com o passar do tempo verificamos que realmente havia uma empatia e deixámos rolar, e os dois começaram a brincar mas sempre presos pelas respectivas trelas e sempre controlados por nós (donos). Quando a cadela teve o seu primeiro cio as brincadeiras intensificaram-se sempre vigiadas por nós (donos). Agora a bicha está com o seu segundo cio e de facto começaram os problemas do Piruças: o choro constante, a falta de apetite,... eu e o dono da Pit bull costumávamos passear dos bichos sensivelmente á mesma hora, mas nem sempre isso acontecia, presentemente existe um acordo entre nós de passearmos os bichos á mesma hora, para eles poderem brincar um com o outro, até porque a Pit Bull também tem problemas de sociabilização com os restantes animais do bairro.
No que concerne á frase "Há 3 semanas pela primeira vez apaixonou-se por uma pit bull, e pela primeira vi o meu Piruças a brincar com outro animal " admito que pode gerar confusão até porque não fui explicita o suficiente, o que queria dizer é que pela primeira vez levamos os bichos para um descampado que e deixámo-los soltos a bricarem, aquilo era beijoca para lá beijoca para cá, correria para um lado, correria para outro lado, enfim maluquice canina, acontece que o dono da Pit Bull verificou que a bicha tinha ficado com o cio. O que pode explicar a agonia do Piruças, pois desde esse dia que nunca mais pode brincar com a Pit Bull, porque a brincadeira que eles querem, não queremos nós(donos), apesar de passear com ela todos os dias á tarde.

A minha preocupação com o Piruças é o facto de ele não comer, contudo já me deram algumas dicas, mas já agora adianto que o Piruças não come só ração, come também carne cozida sem qualquer tempero, porque foi habituado assim pela minha sogra e nunca consegui mudar os seus hábitos alimentares, portanto a paparoca é carne misturada com ração. Óbvio que existe carnes que ele gosta mais que outras mas nem essas ele está a comer. Hoje vou tentar o truque do alho, pode ser que resulte.
Para concluir eu inscrevi-me neste site no domingo (18/04/2005) com o único interesse de poder aprender para melhor cuidar do meu tesouro mais precioso - o Piruças, não vim para aqui para contar histórias da carochinha, de qualquer forma acho que a sua intervenção serviu para eu melhor explicar a história do Piruças.
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

terça abr 19, 2005 7:21 pm

ejá lhe passou pela cabeça que o cão pode estar doente? porque diabo se humanizam tantos os animais? segundo ouvi dizer no alentejo, há montes de casos de lheismaniose. oxalá que não seja nada disso. mas vale mais prevenir e levar o cão ao vet
anjjazul
pirucas
Membro Júnior

terça abr 19, 2005 7:31 pm

O Piruças já foi ao Vet e na opinião dele o bicho está saudável, com óptimas mucoses, pelo brilhante e saudável,... Pura e simplesmente come muito pouquinho.

O vet mandou ir lá novamente se o bicho continuasse na mesma, vamos lá na quinta.
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quarta abr 20, 2005 8:10 am

Não sei que raio de perfume tem esse tal de 'cio', mas a verdade é que os cães apaixonam-se todos pelas cadelas que o usam. O mal das 'ganições' e da falta de apetite é geral nestes "apaixonados", mas normalmente desaparece com o desvanecer do 'perfume' com a mesma celeridade com que apareceu. O meu cão quando a minha cadela tinha cio, ia para outra casa a vários kilometros de distância, mas mesmo assim sabia que a tinha deixado com o cio e durante vários dias era um sofrimento que fazia pena, Comer, nem pensar!!!!
Por isso vá dando de comida ao bicho, mas se ele não comer não é de estranhar. É apenas sinal de que ele tem as hormonas no sitio. Se quer acabar de vez com esta atitude, e eventualmente com alguma da agressividade, tem bom remédio....a castração! Nunca, mas mesmo NUNCA, deixar o cão 'arranjar uma namorada'! Isso não só não acaba com o 'problema', como o agrava ( o cão vai ainda ficar mais inquieto quando sentir o cio de uma cadela). Além do mais apenas resultava em mais uma ninhada de rafeiros num mundo onde já existem demais, e abandonados!!
Petsss
Membro Veterano
Registado: quarta set 22, 2004 2:08 pm

quarta abr 20, 2005 10:39 am

Bom, junte-se ao grupo! Eu estou a passar pelo mesmo "problema", que na realidade não é um problema.
Lá em casa os "rapazes" já não brincam, não comem, mal dormem...
Não se preocupe que isso passa. É a primavera, é a primavera...
Responder

Voltar para “Cães”