Para reflectir

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Racksi
Membro
Registado: segunda nov 01, 2004 7:21 pm

terça abr 26, 2005 6:53 pm

Abri este tópico com o intuito de trazer a debate algumas questões que julgo serem pertinentes e que se prendem com a legislação actual face a animais de companhia e neste caso especifico aos nossos cães.

Quantos de nós já pensámos em quanto gastamos mensalmente com os nossos animais, seja em alimentação, consultas veterinárias, medicamentos, licensas, seguros e por aí fora. Muitos de nós certamente já tiveram o dissabor de ter de internar o animal ou mesmo de o sujeitar a intervenção cirúrgica e depois para além de todo este problema, surgem-nos contas astronómicas, pensamos como vamos arranjar tempo disponivel para cuidar dos animais e chegamos à triste conclusão que efectivamente não é fácil. Não é fácil porque pagamos balúrdios (muitas das vezes ao nível do que se paga com os humanos) e não podemos deduzir, ter comparticipações ou outra coisa qualquer; Não é fácil porque a maior parte de nós trabalha por conta de outrem e como tal torna-se complicado faltar, para dar o apoio necessário sempre que o mesmo se justifique.
É muito bonito vermos algumas campanhas de adopção promovidas por determinadas autarquias, até fica bem, mas não será que estão a dar com uma mão e a tirar com a outra, pois com esta falta de apoio por parte do estado, não estará o mesmo a promover o abandono?

Porque será que mediante uma justificação / atestado passado por um médico veterinário, eu / nós não possamos ter o dia de trabalho justificado? e atenção que eu não digo justificado com remuneração, simplesmente digo justificado!
Porque será que actos praticados por veterinários, sejam consultas, intervenções cirúrgicas, etc... não possam ser deduzidos ? então não são actos médicos!!! e os medicamentos???

Porque será que quem legisla sobre raças perigosas ou quem elabora o código de trabalho não se lembra disto?

"A grandeza de uma nação pode ser avaliada pela forma como trata os seus animais."
Lendo esta famosa frase, parece que a nossa naçãozinha anda muito por baixo...
apmao
Membro
Registado: domingo ago 17, 2003 9:21 am
Contacto:

terça abr 26, 2005 9:30 pm

Boa Noite

Relativamente aos outros temas aqui apresentados, não sei, é discutível.

Mas, relativamente a medicamentos, já não é a 1.ª vez que compro medicamentos para cães na farmácia a IVA 5% e deduzo-os no IRS (por exemplo: Hertgard para a prevenção da dirofilária). Até porque eu considero que prevenindo a saúde dos nossos animais prevenimos a nossa própria saúde.

Um abraço

Álvaro Mano
Racksi
Membro

terça abr 26, 2005 9:47 pm

apmao Escreveu: Mas, relativamente a medicamentos, já não é a 1.ª vez que compro medicamentos para cães na farmácia a IVA 5% e deduzo-os no IRS (por exemplo: Hertgard para a prevenção da dirofilária).
Olá,

Eu por acaso compro o mesmo medicamento só que o faço no vet e por sinal nunca reparei na questão do IVA, lapso meu sem dúvida...
pedrobaleia
Membro Veterano
Registado: quinta ago 26, 2004 7:48 am
Localização: boxer (eddie), 11 ovelhas, 5 galinhas, 19 patos, 22 pombos, 3 porcos

quarta abr 27, 2005 6:08 am

mais do que vivermos num país pequenino, não só geográficamente..., vivemos num país em que se prefere ser enganado, do que ter tudo certinho pagando pouco...
o nosso estado não comparticipa os medicamentos dos nossos meninos, mas se nós o enganarmos, e declarar-mos a frande maioria deles, como são medicação também usada em humanos, recebemos no irs!!
eu falo por mim, durante dois meses comprei 6 frascos de mucosolvan!!! tá tudo para irs!!!
quanto às consultas, acho que quem se devia insurgir verdadeiramente era a ordem dos veterinários, pois do meu ponto de vista, não comparticipar o trabalho destes, é uma desclassificação em relação aos médicos de humanos!!
eduardamargarida
Membro Júnior
Registado: quinta abr 07, 2005 1:47 pm

quarta abr 27, 2005 8:19 am

bom dia,
Eu sou dona do Sam q infelizmente tem leishmaniose(descobri recentemente)e esta maldita doença(n lhe consigo chamar outra coisa) é muito traiçoeira e faz com que ele tenha recaidas.Tudo isto para vos dizer q um dia q ele passou pior(vómitos,tremores) eu fui incapaz de vir trabalhar e faltei coisa q é pouco frequente fazer.Claro q no meu trabalho não fui muito bem entendida apesar de ter telefonado a avisar e todos saberem o q se está a passar com o Sam.Marcaram-me falta injustificada,sei q me vão descontar esse dia,e digo aqui se for necessário mais algum dia faltar para ficar a tomar conta dele(dar-lhe medicações,fazer comida propria p/ insuficientes renais)não hesitarei pois o Sam para mim é como um filho,é sem dúvida uma pessoa da minha familia.Apenas para vos dar mais uma prova de como o nosso pais tá atrasado em relação a muita coisa e sem duvida alguma promove mais depressa o abandono dos animais do q o inverso.
Já nem estou a falar das despesas em veterinários e medicação,é quase um luxo dar-lhe a hipotese a um tratamento q neste caso especifico é carissimo.É inadmissivel e revoltante.
Seja como for e sabendo q ele faria o mesmo por mim continuarei com esforço a fazer o q estiver ao meu alcance para manter a sua qualidade de vida,sabendo de antemão q a maioria das pessoas neste caso recorrem ao abate visto ser a saida mais facil e menos dispendiosa.

Foi apenas um partilhar de uma triste experiencia de vida minha e do meu menino lindo ,o Sam...
Fiquem bem e continuem a dar o vosso amor incondicional aos vossos animais pois eles sem duvida alguma merecem-no!

Cada vez mais sinto q prefiro os ditos "Animais" ás crueis e deprendidas "Pessoas"
Eduarda Loulé
Amina
Membro Veterano
Registado: terça jan 18, 2005 6:45 pm

quarta abr 27, 2005 11:48 am

Pois no ano passado, eu tinha uma cadela rottweiler, que com seis meses ficou com parvovirose. Meu marido precisou faltar um dia para levá-la ao veterinário, e ficar com ela, pois foi seu pior dia.Ela não parava de largar sangue.No outro dia queriam demitir ele, porque eles disseram ser um absurdo uma pessoa faltar por causa de um Cão.
Se um dos meus cães ficassem doente e eu precisasse ir com eles ao vet, eu faltaria o trabalho.
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

quarta abr 27, 2005 1:43 pm

Os animais são considerados perante a lei como objectos. Logo, tê-los é um luxo. Luxos não podem ser deduzidos.
Em compensação, a saúde humana não é um luxo. É uma necessiade.

Pedir imposto sobre os gastos em animais seria o mesmo que o pedir sobre os gastos num carro.

Notem, eu pago as despesas com os meus animais e não faço descontos NENHUNS. (em nada)
CarlaVB
Membro
Registado: sexta abr 16, 2004 4:40 pm

quarta abr 27, 2005 1:58 pm

ladyxzeus Escreveu: Pedir imposto sobre os gastos em animais seria o mesmo que o pedir sobre os gastos num carro.
Utilizando este exemplo, a actual lei permite recuperares o iva das despesas efectuadas em oficinas. E se fores da categoria B (independente) com contabilidade organizada podes até amortizar o carro e se for um comercial recuperar o iva do proprio carro.
E podes conciliar a categoria A e B ao mesmo tempo, desde que passes recibo verdes (e nao precisa de ser muito).
eduardamargarida
Membro Júnior
Registado: quinta abr 07, 2005 1:47 pm

quarta abr 27, 2005 2:06 pm

Como podem seja de q forma forma comparar os gastos de um automóvel com os gastos q temos com os nossos amigos de estimação?!Acho uma comparação indecente sem duvida alguma! Sim voltarei tb a faltar mais vezes se for necessario pois não vou deixar o meu menino doente e sózinho em casa qdo mais precisa de mim,isso sim para mim seria desumano.Se me descontam ou não os dias ,se me entendem ou não no trabalho neste momento parece-me algo de secundário perante a doença do meu Sam,pena as pessoas não entenderem que se pode ficar de rastos e mal qdo o nosso cão querido está tão doente,é um ser humano e deveria ter direitos e não apenas ser desprezado como é no nosso país.
NÃO HÁ DINHEIRO ALGUM Q JUSTIFIQUE O AMOR INCONDICIONAL Q ELES NOS DÃO EM TROCA DE RIGOROSAMENTE NADA (pensem nisto)
aniska23
Registado: sexta abr 22, 2005 5:03 pm

quarta abr 27, 2005 3:21 pm

nao me parece nada dificil compreender a indignação de muitas das pessoas que aqui expressaram a sua opiniao, principalmente porque muitas das vezes nao estamos a falar de meras situações rotineiras de vacinas ou pequenas feridas, que podem ser adiadas para o dia seguinte.

Quantas vezes ja me deparei com situações de animais que atingiram fases limites, criticas ou terminais de doenças porque os donos nao tiveram possibilidades horárias para os trazer ao vet mais cedo?? É preocupante, se nao mesmo assustador, que um atestado passado por um veterinário tenha valor legal absolutamente nulo, ficando à merce da boa-vontade do patrao aceitá-lo ou nao...
Petsss
Membro Veterano
Registado: quarta set 22, 2004 2:08 pm

quarta abr 27, 2005 3:43 pm

De facto existem alguns medicamentos c/ IVA a 5% que dão para incluir no IRS (o Drontal Plus, por ex.).
É lamentável que algum tipo de despesas que se tem com os animais não possam ser incluidas no IRS, tais como as despesas de veterinário, até porque é obrigatório por lei termos os animais vacinados.
Nestas coisas, o estado português está, como quase sempre, no seu melhor...se as despesas de veterinário dessem para incluir no IRS, toda a gente pedia recibo, logo o estado receberia o IVA pago pelos veterinários...enfim, dificilmente sairemos da cauda da Europa...
Bullie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 05, 2003 11:07 am
Contacto:

quarta abr 27, 2005 4:02 pm

Pode ser que desta forma, somente contabilizando os custos que se tem com um único cão, algumas mentes iluminadas que por aqui proliferam entendam e deixem de se indignar quando um criador bom pede 1000 euros por um cachorro de raça.

Não acredito mas... :roll:
<p><a href="http://www.bovisromani-bullterrier.blogspot.com"></a></p>
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

quarta abr 27, 2005 6:13 pm

Eu fiz a comparação em termos do que está estipulado na lei.
Porque perante o "papel" o cão é um luxo. Só tem cão (ou deveria ter) quem pode.
Bem, mas de qualquer forma não devia estar para aqui a falar. Eu sou menor não pago imposto (ainda) e só para o ano é que vou ter de me preocupar com isso.
Se fossem dedutíveis, ainda bem! Um cão meu tem leishmaniose, vai ser abatido em breve! Já me apareceram cães com feridas que nem cabem na imaginação! Mas não são e acho justo que assim sejam. Porque, perante a lei, um cão é um objecto. Mesmo que seja um objecto amigo, não deixa de ser um objecto. ;)
Racksi
Membro

quarta abr 27, 2005 10:53 pm

pedrobaleia Escreveu: acho que quem se devia insurgir verdadeiramente era a ordem dos veterinários, pois do meu ponto de vista, não comparticipar o trabalho destes, é uma desclassificação em relação aos médicos de humanos!!
Olá Pedro,
A questão é mesmo esta e por isso abri o tópico, um curso de medicina veterinária não é um qualquer curso, toda esta questão das consultas, medicamentos, actos cirúrgicos, internamentos, tratamentos, etc, etc...a própria alimentação e todo o seu mercado, enfim, tudo isto somado já tem um peso significativo e quer me parecer que não se está a dar o devido valor.
Sou bastante a favor que se defendam causas em prol dos animais, por parte de algumas associações, mas também acho que questões destas deveriam ser levadas a debate e quer me parecer que não o são (espero não estar a ser injusto).
CarlaVB
Membro
Registado: sexta abr 16, 2004 4:40 pm

quinta abr 28, 2005 1:54 pm

Eu sou a favor que as despesas medicas com os nossos animais fossem deduzidas no IRS. Sei que isso nao vai acontecer...mesmo sendo uma medida que combatia o abandono dos animais.

Mas tambem quem tem animais é porque gosta (ou pelo menos devia ser assim) e é logico que nao vamos negar os cuidados medicos, dentro das possibilidades de cada um.

Desde que tenho o meu cao, que tenho ido todos os meses ao vet, ou porque vinha doente e teve que ser acompanhado nos primeiros meses, depois devido á vacinação, depois porque foi operado e para completar o quadro clinico tem problemas de otites e tem sido vigiado.
Resultado cada ida NORMAL com medicamentos fica sempre superior a € 60. Sem contar com casos especificos.
Para quem quer ter cao e tratá-lo como deve de ser é preciso ter um bom plafond....ter cão é um luxo.

E já nao estou a falar de uma boa raçao e daqueles miminhod que gostamos de dar de vez enquanto
;)
Responder

Voltar para “Cães”