Alteração de comportamento...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

pmmp
Membro
Registado: quarta set 29, 2004 5:02 pm

quinta abr 28, 2005 1:47 pm

Nos últimos dois dias tenho assistido a alterações de comportamento do meu Bowie ( 8 meses ) que me baralham consideravelmente. Não entra na sala ( acesso quando os donos estão em casa e com varandas onde costumava deliciar-se ao sol ) ficando à porta a observar-me e quando me aproximo dele refugia-se na sua divisão em outro piso da casa.
O Jardim da casa e que desde muito novo aprendeu a não cavar tem sido vítima dos seus buracos ( pelo menos até eu o apanhar em flagrante e o castigar com um veemente não e uma boa palmada ).
Tem tido reacções invulgares de medo face às situações mais triviais e que sempre esteve habituado ( ruídos na cozinha... ).
É seguido com frequência adicional pelo veterinário fruto do facto da minha esposa estar grávida e serem necessárias todas as precauções, exceptuando a escola canina, pequenas incursões à praia e o jardim de casa é um cão de casa onde tem a importância de um elemento da família.

Que acham ???

PMMP & Bowie
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

quinta abr 28, 2005 1:53 pm

Boa tarde.

É difícil perceber o porquê destas alterações, não conhecendo o cão nem o ritmo de vida que leva.
Já tirou algumas dúvidas com o treinador? Ele melhor do que ninguém poderá tentar perceber o porquê desses comportamentos.
Boa sorte.
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quinta abr 28, 2005 1:53 pm

Não será precisamente por a sua esposa estar grávida? Com a gravidez muitas coisas se alteram, nós próprios, coisas novas que aparecem em casa, o cheiro da futura mamã, as conversas, os carinhos adicionais. Parece-me que ele já pressente tudo isso e está assustado. Torne-o parte activa dessa nova situação tão bonita, mostre-lhe as roupas do bébé, a caminha se a houver, os bonecos, deixe-o cheirar a barriga da futura mamã e carinhos com dose a dobrar para ele claro. Pelo que sei os animais apercebem-se com uma rapidez incrivel de pequenas alterações e esta é uma grande alteração.
pmmp
Membro

quinta abr 28, 2005 2:03 pm

A minha esposa ( actualmente com 18 semanas ) desde o primeiro dia que fez questão de que o Bowie a cheirasse e acompanhasse o bébé. Somos os seus melhores amigos e temos uma enorme cumplicidade, daí a relevância desta alteração de comportamento pois o equilibrio e o carácter do Bowie nunca se caracterizou por atitudes de medo e isolamento.
A referida sala tem um sofã só dele que ele sempre adorou e um tapete na varanda onde apanhava banhos de sol e agora nem com suborno de comida ele lé põe os pés.

Pmmp & Bowie
jcachorro
Membro Veterano
Contacto:

quinta abr 28, 2005 2:05 pm

LuMaria Escreveu: Não será precisamente por a sua esposa estar grávida? Com a gravidez muitas coisas se alteram, nós próprios, coisas novas que aparecem em casa, o cheiro da futura mamã, as conversas, os carinhos adicionais. Parece-me que ele já pressente tudo isso e está assustado. Torne-o parte activa dessa nova situação tão bonita, mostre-lhe as roupas do bébé, a caminha se a houver, os bonecos, deixe-o cheirar a barriga da futura mamã e carinhos com dose a dobrar para ele claro. Pelo que sei os animais apercebem-se com uma rapidez incrivel de pequenas alterações e esta é uma grande alteração.
O que a LuMaria diz é sem dúvida outra hipótese a considerar.
Presumo que a rotina aí em casa esteja ligeiramente alterada. Existem alterações e remodelações no espaço, novos cheiros, etc, etc.
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
Amina
Membro Veterano
Registado: terça jan 18, 2005 6:45 pm

quinta abr 28, 2005 2:09 pm

Estranho! Mas não me parece que seja apenas pela gravidez da sua esposa. Ele pode ter sofrido um trauma. Mas como não conheço sua rotina, não posso dizer.
como é o treinamento dele? Vc está presente? É em sua casa ou em escola?
pmmp
Membro

quinta abr 28, 2005 2:29 pm

O treino do Bowie é em escola canina na presença de ambos ( alternando o acompanhamento directo das aulas entre mim e a minha esposa ).
Nota : A atenção que é alvo não sofreu alterações desde a notícia da gravidez de forma a preparar o Bowie para a chegada de um novo elemento na família que óbviamente estará acima dele na estrutura da matilha.
Existe uma série de rituais para com ele ( hora de chegada da minha esposa e consequente brincadeira com determinado brinquedo, deitar o "menino" dando-lhe na cama um pouco de maçã e aconchegando-o com os seus brinquedos favoritos ) que é mantido escrupulosamente.
Trauma ??? - Não consigo detectar a quê ?
Puberdade ??? - Não faz totalmente sentido.
Doença ? - bimensalmente vai ao veterinário ( esteve lá na passada terça feira )
Depressão ??? - Não destrói nada na sua divisão ( dá a sensação que está sempre deitado )

Pmmp & Bowie
jcachorro
Membro Veterano
Contacto:

quinta abr 28, 2005 3:01 pm

Que algo se passou (pode ter sido até na sua ausência e da sua esposa), penso que não restam dúvidas.
Observe melhor o seu cão e os comportamentos que se alteraram. Experimente pôr a tal cama dele que se encontra na sala na entrada da mesma e veja se ele aí já arrisca. Se vir que sim, vá aumentando todos os dias um pouco a distância da tal cama até chegar ao sítio onde sempre esteve; com calma, com paciência e com muita observação.
Alguma conclusão há-de tirar.

Lembrei-me de outra coisa assim de repente... O pavimento da sala é escorregadio? Conheço um cão que por vezes evita sair de casa para vir à rua precisamente por escorregar no chão do patamar da escada.
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
LuMaria
Membro Veterano

quinta abr 28, 2005 3:02 pm

Depressão! O seu cão está deprimido! Não acha exagerado levar o seu cão ao veterinário 2 vezes por mês? :o
jcachorro
Membro Veterano
Contacto:

quinta abr 28, 2005 3:04 pm

LuMaria Escreveu: Depressão! O seu cão está deprimido! Não acha exagerado levar o seu cão ao veterinário 2 vezes por mês? o
De dois em dois meses! ;)
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
LuMaria
Membro Veterano

quinta abr 28, 2005 3:12 pm

[quote=pmmp]
Doença ? - bimensalmente vai ao veterinário ( esteve lá na passada terça feira )
Pmmp & Bowie
[/quote]

:o
spiral222
Membro Veterano
Registado: sexta abr 25, 2003 12:58 am

quinta abr 28, 2005 3:15 pm

Nao sera do treino?

O treino nao estara um pouco diferente pelo facto da sua esposa estar garvida? Posicoes, gestos diferentes. Estara ele a ficar baralhado, na duvida, refugiando-se naquilo que ele tem a certeza absoluta que esta bem, onde nao corre riscos?

Ele parece ter sofrido um trauma. Se nao me parecesse que o tratavam muito bem, diria que lhe tinham feito mal na sala, sem ele perceber porque, talvez numa altura em que haveria um barulho qualquer tipico na cozinha. Sera que ele associou o barulho ao trauma?

Hipotese meio toto, mas ja agora, coloco: sera que sonhou com algo que o traumatizou, fruto de todos os novos cheiros e estimulos que tem estado a sentir quando esta acordado?

Outra hipotese: Sera que a sua esposa se preocupa com a reaccao do cao relativamente ao bebe que vai nascer e quando esta proximo dele liberta hormonas indicativas de proteccao em relacao a si propria e simultaneamente de possivel agressao em relacao ao cao? Sendo ele muito mimado, podera comecar a sentir o "terreno a fugir-lhe", a sentir possiveis reaccoes negativas por parte de quem supostamente gosta tanto dele. Nao sabendo o que fez mal, fica desorientado.

A sala ja nao e terreno seguro para ele, eu acho.

Peco desculpa por colocar estas hipoteses tao etereas mas, nao me sentia bem se nao as dissesse... por ridiculas que possam parecer..

*******s
spiral222
Membro Veterano
Registado: sexta abr 25, 2003 12:58 am

quinta abr 28, 2005 3:32 pm

Outra questao, o treino consigo e diferente do treino feito com a sua esposa?

Voces recebem algumas visitas que achem que o cao podera vir a fazer mal a crianca? Essas pessoas poderao ter feito mal ao cao na sala, caso o tivessem visto sentado no seu sofa. As pessoas acham sempre que sabem melhor do que nos o que e bom. Conheco muitas pessoas que eram perfeitamente capazes de o fazer pela calada, so para supostamente protegerem a futura crianca.

Voces tem empregada? Os vossos pais e amigos acham bem que voces mantenham o cao? Ha muitas pessoas mal informadas que pensam que os animais nao sao compativeis com criancas, o que e plenamente falso.

O escavar do jardim podera ser um indicio de falta de atencao, ou uma atitude propria de certas fases... com 8 meses, ainda e novinho e de vez em quando os animais aprontam-nas, ja se sabe, pontualmente.

Penso que o animal esta baralhado e interpreta a sua divisao como o unico local seguro na casa.

****s
pmmp
Membro

quinta abr 28, 2005 3:51 pm

O comportamento do Bowie no treino é idêntico com ambos. Quanto às visitas da casa são de amigos que adoram o bowie desde pequeno e com quem ele sempre brincou. As visitas bimensais ao veterinário prendem-se com o facto deste ter um excelente relacionamento connosco e a clínica ser próxima de casa.
Tudo isto é estranho pois a última vez que o Bowie esteve na sala foi comigo e com um familiar a brincar e independentemente da pessoa em causa estar fora de qualquer hipotética suspeita eu nunca abandonei a sala sem ele ( o que até à pouco era impossível pois este seguia-me para todo o lado ).

Desde já um muito obrigado a todos pela atenção que estão a dispensar,

Pmmp & Bowie
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

quinta abr 28, 2005 4:31 pm

Por acaso não tem empregada? O comportamento do Bowie parece indicar que ele levou um susto que o inibe de entrar na sala e de ir para a varanda. Os buracos podem resultar de stress.
Responder

Voltar para “Cães”