curso pa treinar caes

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Koral
Membro Veterano
Registado: segunda fev 28, 2005 2:23 am

sábado mai 07, 2005 1:02 am

Alguem me sabe dizer ou dar algum contacto que me ajude a saber onde posso tirar um curso de treinador de cães?

Cumprimentos
fluffy4
Membro
Registado: terça abr 19, 2005 3:27 am

sábado mai 07, 2005 11:24 am

Em que parte do país?
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

sábado mai 07, 2005 2:39 pm

Em Portugal? Nunca ouvi falar. Procure na Alemanha ou na Bélgica. ;)
Koral
Membro Veterano

sábado mai 07, 2005 3:52 pm

em Portugal, preferencia Norte ou centro do Pais, mas gostava de saber de todas ( se é que ha algumas, porque nao sei de nenhuma :| )

Cumprimentos

Koral
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

sábado mai 07, 2005 6:21 pm

Há algumas escolas que dão uns "cursos de treinador", mas não têm credibilidade. Isto é, ter este cursozeco ou não ter é a mesma coisa, básicamente. Cursos a sério só lá fora.
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

sábado mai 07, 2005 6:47 pm

Não sei qual a credibilidade nem a qualidade deste curso, mas aqui vai

Técnico de Cinofilia (Treinador / Educador de Cães)
(10º, 11º e 12º ano) - NÍVEL III
Portaria nº 6/98 de 6 de Janeiro

Técnico de nível III (12º Ano de Escolaridade) com formação técnico-prática no domínio do Maneio e Sanidade Animal, Biologia Aplicada e Cinofilia, e com formação científica nas áreas da Matemática, Biologia e Fisico-Química.

Capaz de se exprimir em Inglês e de utilizar instrumentos informáticos na óptica do utilizador, é portador de uma formação sociocultural, que lhe permite ter uma postura crítica, responsável e inovadora.

Tem, ainda, no período de formação, a possibilidade de um estreito contacto com profissionais do sector e aplicações práticas de novas técnicas e instrumentos, o que, complementado com a componente técnico-científica do curso, lhe confere o potencial para ser um interlocutor entre os técnicos de formação superior (p. ex. médicos veterinários) e os executantes práticos, podendo assumir funções de coordenação ou de chefia intermédia.

Possuindo formação técnica geral na área da Cinofilia, pretende-se que a Prova de Aptidão Profissional lhe proporcione uma especificação terminal na área para que se sente mais vocacionado.

Tem, assim, capacidades para executar ou colaborar em actividades como:

Gestão e conservação de canis;
Colaboração em actividades veterinárias relacionadas com a Cinofilia;
Consulta de manuais técnicos e interpretação de especificações técnicas neles contidas;
Educação de cães em diversas áreas específicas ("agility", cães de companhia, cães de guarda/defesa, cães de caça, cães de rastreio, cães-guias de cegos, cães de apoio a deficientes motores e/ou auditivos);
Avaliação/correcção de comportamentos caninos.
O Técnico de Cinofilia poderá desenvolver a sua actividade profissional como colaborador de Médicos Veterinários ou em organismos oficiais que utilizem o cão para diversos fins (serviços de segurança, rastreio, apoio a deficientes...), empresas que desenvolvam actividades na área da Cinofilia (nutrição, indústria farmacêutica, produção...). Terá também potencial para desenvolver o auto-emprego, exercendo a sua actividade como profissional liberal (serviços de acolhimento e maneio de cães de pessoas particulares, criação para venda, educação de cães para guarda/defesa, caça...).

Pode ver o mesmo anúncio aqui >http://www.ep-beira-aguieira-mtg.rcts.p ... html#cinof
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
tipastel
Membro
Registado: domingo fev 29, 2004 7:47 pm

sábado mai 07, 2005 7:00 pm

Há algumas escolas que dão uns "cursos de treinador", mas não têm credibilidade. Isto é, ter este cursozeco ou não ter é a mesma coisa, básicamente. Cursos a sério só lá fora.
Ai ai o que é que se pode fazer... grande mentalidade sim senhor :roll:
caro membro dirija se a qualquer escola de treino canino e peça informações sobre cursos de treinador.
Observe o mestre que lhe irá dar o curso e sertifique se que é credenciado pelo CPC. Bom curso
PS Em portugal temos bons mestres ( falo por experiencia proria) a mentalidade do publico em geral é que terá de ser mudada
JUMP
Membro Veterano
Registado: quarta out 01, 2003 1:09 pm

sábado mai 07, 2005 8:10 pm

tipastel Escreveu:
caro membro dirija se a qualquer escola de treino canino e peça informações sobre cursos de treinador.
Observe o mestre que lhe irá dar o curso e sertifique se que é credenciado pelo CPC. Bom curso
PS Em portugal temos bons mestres ( falo por experiencia proria) a mentalidade do publico em geral é que terá de ser mudada
não concordo com o que disse, esses sim são cursozecos que na sua mairoria apenas traduzem o oportunismos de alguns treinadores da praça, por sinal bem conhecidos.

o unico curso de cinofilia que conheço é o de Mortágua, aliás conheço de perto uma pessoa que o tirou, e é de longe um profissional muito mais interessado do que alguns desses que referiu.
noapersa
Membro Veterano
Registado: terça abr 29, 2003 10:10 am

sábado mai 07, 2005 8:28 pm

Há um tempo atrás também estive interessada num curso para treinadores e tive dificuldade em encontrar um, disseram-me exactamente o mesmo que ladyxzeus:
No entanto dirigi-me a um que seria supostamente o melhor e o que se passou foi o seguinte:

- dirigi-me directamente ao responsavel expliquei o que queria ele deu-me todas as informações fez-me uma demonstração das várias modalidades muito simpático, muito atencioso até que me diz:
"mas precisa de ter cão"
ao que respondi: "não tem qualquer problema, dentro de um mês irei ter uma cadela"
responsável do curso:"hummm ... de que raça?"
eu: "Dogo Argentino"
responsável do curso :"Um Dogo Argentino!!! então é o mesmo que não ter cão!! e desculpe lá a franqueza mas uma pessoa que quer ser treinador e tem um Dogo Argentino vai ser muito complicado ..." e fez-me uma serie de dissertações sobre a "mediocridade" do DA e as excelentes capacidades dos Pastores Belgas com piadas jocosas pelo meio tipo - " DA têm uma cabeça tão dura que apenas serve para partir pinhões" :roll:

É certo que o Pastor Belga é um cão excepcional com um potencial de trabalho elevado ao extremo (100 anos de selecção) e que o DA foi unica e exclusivamente criado para a caça ao javali ... mas daí a tentar convencer-me a desistir da reserva que tinha feito do meu cão e optar por (lhe) comprar um Pastor Belga ....

Foi uma atitude que me fez desistir de encontrar um curso verdadeiramente sério em Portugal onde só se sabe ensinar Pastores Alemães e Pastores Belgas e tudo o que for para além disso é mediocre ... :(

concordando plenamente com JUMP:
não concordo com o que disse, esses sim são cursozecos que na sua mairoria apenas traduzem o oportunismos de alguns treinadores da praça, por sinal bem conhecidos.
Corrijam-me pff se estiver errada
tipastel
Membro
Registado: domingo fev 29, 2004 7:47 pm

domingo mai 08, 2005 5:03 pm

capacidades dos Pastores Belgas com piadas jocosas pelo meio tipo - " DA têm uma cabeça tão dura que apenas serve para partir pinhões"

É certo que o Pastor Belga é um cão excepcional com um potencial de trabalho elevado ao extremo (100 anos de selecção) e que o DA foi unica e exclusivamente criado para a caça ao javali
heheheeh está a responder a si mesma e talves nao percebeu a questão, se vai tirar um curso de treinador(a) e irá necessitar de um cao mais vale que seja um bom cão de trabalho e nao de caça, nao sei... Axo que é o mesmo que ir para uma corrida de carros e ao invés de ir com um ferrari vai com um punto, noter se que nao estou a dizer que os PB sao ferraris e os dogos sao calhanbeques atençao! so estou a dizer que para o ti+po de trabalho de um treinador talvez fosse melhor um PB pois foram criados para isso mesmo: trabalhar
Eu estou a tirar um curso, com uma golden e estamos ambos a progredir muito bem.
So mais uma coisa: ja que dizem que os cursos la de fora sao os melhores então convido essas pessoas a assistir a seminários de treinadores estrangeiros... talvez descubram que como em todo, existe os bons e os maus profisionais ....mas sou apenas mais uma opiniao.
comprimentos
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

domingo mai 08, 2005 8:57 pm

tipastel Escreveu:
Tipastel, está a falar de algo que desconhece por completo.

Em Portugal não existe nenhum curso de treinador (obediência) oficializado pelo CPC nem existem treinadores (obediência) certificados pelo CPC.

Agora cursos de treinadores sem qualquer certificação, quase todas as escolas o fazem, mas na maioria esse curso não é mais do que ensinar o dono a treinar o seu cão em vez de formar o dono como treinador de cães. Ser treinador de cães não é ter um diploma. É ter curriculo. Há muitos bons treinadores que nem sequer têem curso. Aprenderam com quem sabe. Sem experiência a treinar vários cães e a ensinar várias pessoas ninguém se pode chamar de treinador.
Maline
Membro
Registado: quarta abr 20, 2005 5:03 pm

domingo mai 08, 2005 9:20 pm

Tipastel, está a falar de algo que desconhece por completo.

Em Portugal não existe nenhum curso de treinador (obediência) oficializado pelo CPC nem existem treinadores (obediência) certificados pelo CPC.

Agora cursos de treinadores sem qualquer certificação, quase todas as escolas o fazem, mas na maioria esse curso não é mais do que ensinar o dono a treinar o seu cão em vez de formar o dono como treinador de cães. Ser treinador de cães não é ter um diploma. É ter curriculo. Há muitos bons treinadores que nem sequer têem curso. Aprenderam com quem sabe. Sem experiência a treinar vários cães e a ensinar várias pessoas ninguém se pode chamar de treinador.
[/quote]

Será que existe assim tanta confusão quanto a este assunto??? Até dos profissionais que têm obrigação de saber como funciona uma certificação?
No mundo dos cães, como em qualquer outra àrea, existem pessoas que trabalham com seriedade e profissionalismo, mas acima de tudo trabalham. O C.P.C. tem um regulamento para credenciação de Treinadores, figurantes e Homens Assistentes. Uma escola pode dar um cursozeco ou pode realmente trabalhar a sério e levar o seu aluno a obter essa credenciação. Claro que para isso é preciso trabalhar muito e acima de tudo ter muita vontade de alcançar os objectivos... Afinal para alguém que teve capacidade para aprender a treinar o seu cão e apresentá-lo num alto nível desportivo, parece-me justa a credenciação e que essa pessoa possa desenvolver o que aprendeu trabalhando com outros cães. Talvez a maioria das escolas que não fornece a formação necessária para treinador tenha receio que um dia o aluno tenha algo a ensinar ao professor... Tem razão, o curriculum é importante, mas afinal até os grandes médicos começaram por estagiar depois do curso ;) Aproveito para lembrar que um treinador preparado para apresentar um cão em alta competição, será credenciado pelo C.P.C. e está preparado para o treino de obediência.
Koral
Membro Veterano

domingo mai 08, 2005 10:17 pm

Obrigado a todos

cumprimentos
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

domingo mai 08, 2005 10:51 pm

tipastel Escreveu:
capacidades dos Pastores Belgas com piadas jocosas pelo meio tipo - " DA têm uma cabeça tão dura que apenas serve para partir pinhões"

É certo que o Pastor Belga é um cão excepcional com um potencial de trabalho elevado ao extremo (100 anos de selecção) e que o DA foi unica e exclusivamente criado para a caça ao javali
heheheeh está a responder a si mesma e talves nao percebeu a questão, se vai tirar um curso de treinador(a) e irá necessitar de um cao mais vale que seja um bom cão de trabalho e nao de caça, nao sei... Axo que é o mesmo que ir para uma corrida de carros e ao invés de ir com um ferrari vai com um punto, noter se que nao estou a dizer que os PB sao ferraris e os dogos sao calhanbeques atençao! so estou a dizer que para o ti+po de trabalho de um treinador talvez fosse melhor um PB pois foram criados para isso mesmo: trabalhar
Eu estou a tirar um curso, com uma golden e estamos ambos a progredir muito bem.
So mais uma coisa: ja que dizem que os cursos la de fora sao os melhores então convido essas pessoas a assistir a seminários de treinadores estrangeiros... talvez descubram que como em todo, existe os bons e os maus profisionais ....mas sou apenas mais uma opiniao.
comprimentos
Meu caro, lamento informá-lo...mas o melhor é dirigir-se ao CPC e perguntar qual o curso de treinador reconecido oficilamente em Portugal e estrangeiro - sem ser o de carreira militar...vai ficar no minimo surpreendido...e vai levar um balde de água frio...
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

domingo mai 08, 2005 10:55 pm

Mas porque teimam em afirmar que o CPC credencia treinadores?
Eu não recebi essa novidade.
Conheço quem esteja em competição ao mais alto nível e não seja credenciado.

Indiquem-me um treinador credenciado. Até agora só conheci figurantes credenciados, mas ainda não conheci treinadores credenciados.

E uma coisa, é alguém chegar ao mais alto nível de obediência com o seu cão, outra, é ser treinador e saber ensinar. Não é bem a mesma coisa.
Responder

Voltar para “Cães”