Medo e Distração

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Dhoko
Membro Júnior
Registado: sexta mai 13, 2005 1:32 am

sexta mai 13, 2005 1:58 am

Bom, neste post eu me refiro ao mesmo filhote do meu post anterior (comportamento estranho), o Cérbero. Como eu disse no post anterior, ainda estou ensinando o não para o filhote usando aquela tecnica de segurar a pele de trás do pescoço e dar uma balançada dizendo não, mas vejo que com isso o filhote se afasta de mim as vezes e fica com os demais do ambiente, reparo que ele tem varios costumes que se não forem corrigidos agora, com o tempo se tornarão inconvenientes, ainda mais levando em conta que meus familiares não gostam nem tem paciencia para cães e eu estou passando uma barra enorme paratrazê-lo para cá. Ele tem maniade morder muito, fica competindo e tentando morder quando tento repreende-lo como citei que acima, sem dizer que nem sempre ele fica atento a chamados, como se não entendesse e outra coisa, acho ele um pouco medroso, qualquer mudança de comportamento (levantar do chao e andar perto dele por exemplo) ele corre para de baixo da mesa, fico pensando como é que vai ser qdo ele estiver com as vacinas em ordem e eu quiser passear com ele, pois vai ficar fugindo de todo mundo!!!...como devo lidar com tudo isso?....Ah! O filhote é excessivamente quieto, não late, o unico som que ele faz, é chorar e ganir pedindo atenção....isso é normal????

Agradeço por terem paciencia de ler estas minhas longas mensagens até o fim, é tanta coisa, lembro que sou novato demais em ter um cão, sempre sonhei em ter e agora nao sei bem o que fazer :), só sei que quero tentar o melhor para ele :).

Muitos Abraços,
Alessandro.
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sexta mai 13, 2005 3:40 am

Mordiscar é comportamento normalíssimo em cachorros.
Eles não têm mãos e a boca serve-lhes, também, para apalpar o mundo.
Claro que aqueles dentinhos de leite...magoam.
Por outro lado, como os bébés, precisam de morder.

Deve tornar bem claro ao cachorro que não gosta, como, aliás, está a fazer.

E ao mesmo tempo dar-lhe brinquedos que possa roer e ossos (de pele de búfalo ou verdadeiros cozidos - grandes) para satisfazer essa necessidade de roer e morder.

Essas reacções de medo, o facto de só ganir e chorar...
Precisa de ganhar confiança.
Não diz há quanto tempo o têm consigo...
Todos os cães precisam de alguns dias para se adaptarem ao novo ambiente.
Foram retirados da mãe e dos irmãos e tem medo.
Afinal é tudo novo.

Por outro lado pode ser que o ambiente donde veio não fosse dos mais felizes...

Parece-me que o tempo é o melhor remédio.
Você vai dar-lhe a confiança que lhe falta.
Você é o dono e o chefe dele.
É para si que ele vai olhar sempre que precisar de protecção ou de ajuda.
Uma atitude - da sua parte - de serenidade e calma, já é meio caminho andado.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
Dhoko
Membro Júnior
Registado: sexta mai 13, 2005 1:32 am

domingo mai 15, 2005 3:40 pm

Muito Obrigado pelas palavras, Ana!
Este fim de semana foi muito bom para eu poder vê-lo melhor, ele começou a ficar mais esperto, curioso e interessado, está se escondendo bem menos, só mesmo quando alguém não larga do pé dele e ele fica encomodado, daí já viu :) também fikei muito feliz por que na hora em que ele se sente acuado ou desprotegido, por mais que as pessoas que o tratam com menos pressão, lhe dão mais sossego e menos não hehe estejam por perto, ele sempre vem se esconder comigo, acho que isso quer dizer que ele tem mais confiança em mim para confiar sua segurança não? fikei muito feliz, ele está interagindo muito mais comigo do que eu esperava :)...

Mais uma vez muito obrigado mesmo!!!!

Um Abração,
Alessandro.
Responder

Voltar para “Cães”