No domingo passado, após ter regressado da exposição da Batalha, recebi um telefonema dum colega meu – o dono do Big. O Big é um cão criado por mim, filho do Fang e que tem estado com alguns problemas de saude de há uns tempos para cá. Tem feito varias análises e não tem sido detectado nada.
Bom... o que se passou foi que teve uma grande hemorragia nasal e foi internado no hospital veterinário da estefania. Pelos hemogramas, se voltasse a repetir, seria aconselhável uma transfusão de sangue.
Dito e feito, cerca da meia noite, recebi novo telefonema: o Big tinha tido outra hemorragia!
Peguei no Chimook e ala para Lisboa.
O Chimook não é um cão de ring porque eu acho que não tem potencialidades hoje em dia contra a qualidade importada. O seu defeito: pouca amplitude de peito.
Mas este cão é um “mel” em temperamento e acabei por ficar com ele. Apenas cruzou 1 vez, e para fora, mas não repetiu a experiência pois não gostei muito dos resultados.
Tirou 450 ml de sangue calma e serenamente para espanto do veterinário. Parecia saber o motivo daquela “operação”.
Talvez esta atitude, entre outras, responda ás pessoas que me perguntaram em tempos: “ se o cão não te vai servir para nada, porque é que ficas com ele?”.
PS: O Big já está a correr e a saltar como sempre, mas está a fazer tratamento com Vibramicina, pois parece que contraiu ERLICHIA, doença mais comum do que eu imaginava, pelo menos na zona de Lisboa. Trata-se de um parasita transmitido por algumas espécies de carraças. Um dos sintomas mais frequentes são precisamente as hemorragias nasais. É de fácil tratamento quando diagnosticada a tempo.
Sobre isto a Elsa pode desenvolver muito mais.