Cachorro Rottweiler

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Petslover
Registado: segunda mai 16, 2005 10:42 pm

domingo jun 05, 2005 11:04 pm

Adquiri um cachorro Rottweiler com cerca de dois meses e meio há poucos dias, nos primeiros dias procurava mais a companhia dos outros cães que possuo, apesar de irmos ao seu encontro para lhe fazermos festas e brincar, ele não brinca conosco e está sempre com olhar desconfiado.
Nos ultimos dois dias começou a procurar-nos a troco de algumas goluseimas e até parecia gostar das festas que lhe faziamos, mas a certa altura quando a minha filha de sete anos se encontrava sozinha com ele a fazer-lhe festas rosnou-lhe, mais tarde fez o mesmo á minha esposa, sou o unico que ele não mostrou ainda sinais de agressividade, será insegurança e vendo em mim o lider tolera que lhe mecha?
Há alguns anos que possuo cães Pastores Alemães, boxer e outros e nunca receei que os meus filhos brincassem ou os acariciassem, eram eles próprios que nos procuravam, mas com este, sinceramente estou receoso, principalmente pelo porte que futuramente terá, será que basta ralhar para ele perder esta mania? Os outros, quando se portam mal ponho-os no canil e funciona uma vez que estão quase sempre soltos.
Agradecia que alguém experiente me aconselhasse, pois apesar de estar consciente que eles possuem um temperamento forte não esperava que se manifestasse tão cedo.
spiral222
Membro Veterano
Registado: sexta abr 25, 2003 12:58 am

domingo jun 05, 2005 11:45 pm

Leve-o a uma escola... e cuidado com treinadores de trazer por casa que usam metodos violentos que, quanto a mim, so instiga a instabilidade no animal...

Sera que o maltratavam la onde ele estava, ou assistiu a maus tratos dados a outros caes?
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

segunda jun 06, 2005 12:08 am

A meu ver acho que o aconselhamento numa boa escola de treinos é algo que deve ponderar.
Pelo que descreve, mesmo que o cachorro não tenha vivido nenhuma experiência traumática na casa onde nasceu, nota-se que é um animal inseguro e estes comportamentos de medo nos cães podem tornar-se complicados. Os animais não são todos iguais mas possivelmente num contexto da ninhada possivelmente o cachorro já dava alguns sinais de insegurança que não foram detectados. Agora só com o tempo, com cautela e com muita paciência para tentar que ele encontre algum equilíbrio. Boa sorte.
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda jun 06, 2005 3:51 pm

Uma das questões mais importante quando se escolhe um cachorro para a familia é exactamente o caracter equilibrado e uma boa sociabilização que deve ser levada a cabo pelo criador, de forma a que o cachorro seja confiante, amistoso e sociavel.
Infelizmente é com tristeza que continuo a ver criadores a venderem cachorros que são nada mais nada menos que bichos do mato, inseguros, medrosos, nada sociabilizados (com nada mesmo, parece que só vêm pessoas na hora da comida e nada mais).
Isto passa-se com todas as raças, mas com o Rottweiler então é um caso gritante. E eu sei bem do que falo pois a minha falecida Runa tinha o mesmo problema quando veio para mim (tinha outras qualidades que me chamaram a atenção, e eu sei bem como dar a volta a uma amostra de Rottweiler ;) mas isso é algo que os donos não têm a obrigação de saber fazer).
Aconselho-o a procurar uma escola de treino com prática neste tipo de casos, e com muita prática em Rottweilers. Esse comportamento deve-se unicamente á falta de confiança e medo que o pequeno tem.
Dependendo da zona em que more, se qiser e sem qualquer compromisso poso tentar dar-lhe uma ajuda, nem que seja a exemplificar que tipo de atitudes deve tomar perante o comportamento do cachorro e como o sociabilizar.
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
rikarudo
Membro
Registado: domingo dez 26, 2004 8:52 pm
Contacto:

segunda jun 06, 2005 5:54 pm

nynf Escreveu: E eu sei bem do que falo pois a minha falecida Runa tinha o mesmo problema quando veio para mim (tinha outras qualidades que me chamaram a atenção, e eu sei bem como dar a volta a uma amostra de Rottweiler ;) mas isso é algo que os donos não têm a obrigação de saber fazer).
Olá Cristina,

Quando diz que consegue dar a volta a uma amostra de Rott, o que quer dizer?

Como impõe regras a um cão como este, que pelos vistos se quer impôr na "matilha", que julga que pode ascender a um lugar superior do que o que actualmente ocupa?

Abraços
<p>A minha cadela p&otilde;e-nos cabe&ccedil;a em &aacute;gua!!!</p>
joaobogalhas
Membro Veterano
Registado: quarta mai 11, 2005 12:02 pm
Contacto:

segunda jun 06, 2005 6:26 pm

Antes de mais diga á sua familia para não terem medo do cão, ele ainda é tão inocente e só tem 2 meses!
É claro que o deve meter numa escola, só lhe faz bem (se for uma boa escola)!
Agora quanto ao rosnar...o pequeno ainda só está a socializar-se com o novo ambiente, quando ele começar a ganhar mais confiança vai ver que é diferente.
Brinque muito com ele mais a sua familia, e por favor, não tenham medo do pequeno, nunca.
nynf
Membro Veterano
Contacto:

segunda jun 06, 2005 7:51 pm

rikarudo Escreveu:
nynf Escreveu: E eu sei bem do que falo pois a minha falecida Runa tinha o mesmo problema quando veio para mim (tinha outras qualidades que me chamaram a atenção, e eu sei bem como dar a volta a uma amostra de Rottweiler ;) mas isso é algo que os donos não têm a obrigação de saber fazer).
Olá Cristina,

Quando diz que consegue dar a volta a uma amostra de Rott, o que quer dizer?

Como impõe regras a um cão como este, que pelos vistos se quer impôr na "matilha", que julga que pode ascender a um lugar superior do que o que actualmente ocupa?

Abraços
Pois...e quem lhe disse que é isso que se passa na cabeça de um Rottweiler de 2 meses?
Como é Rottweiler vem logo a historia da dominancia á baila, quando com esta idade e a maioria das vezes não se trata de dominancia nenhuma, mas sim falta de sociabilização, muito medo e uma terrivel insegurança em relação ao desconhecido.
...e esteja descansado que quando falo em dar a volta não me refiro a porrada nem pontapé. Falo exactamente nessa parte que é entender o cão, coisa que infelizmente muitos não fazem. E a partir daí, entendê-lo a ele e não obrigá-lo a entender-me a mim, assumir o comportamento mais adequado para o levar a modificar-se...mas quanto a mim nesta situação é só um caso de falta de sociabilização...
Só mais uma achega, comportamento dominante é tipico de um cão com extrema auto confiança e caracter aguerrido...dominante é aquele que nada eme e vai a todas ;) que ouve um barulho e de imediato vai investigar, totalmente alerta.
O cachorro que rosna, que não brinca com pessoas, que olha de lado, é um cão com medo, inseguro e que ladra ou rosna á pimeira coisa que vê que lhe seja estranha (neste caso parto do principio que provavelmente o criador é um homem, daí ele com o dono ter uma atitude e com a mulher outra). Claro que também pode ser um cão proveniente de um cruzamento manhoso no sentido em que não se levou em conta o caracter dos pais...
Como vêem, o caso não é tão simples ou linear, e não se pode desde logo e por se tratar de um cachorro da raça Rottweiler falar em dominancia 8)
Neste caso, e uma vez que o filhote só tem 2 meses e picos, penso que até é facil fazer um "diagnostico" desde que se tenham todos os factos. Coisa que não acontece neste momento.
<p>&nbsp;</p>
Petslover

segunda jun 06, 2005 8:44 pm

nynf Escreveu: Aconselho-o a procurar uma escola de treino com prática neste tipo de casos, e com muita prática em Rottweilers. Esse comportamento deve-se unicamente á falta de confiança e medo que o pequeno tem.
Dependendo da zona em que more, se qiser e sem qualquer compromisso poso tentar dar-lhe uma ajuda, nem que seja a exemplificar que tipo de atitudes deve tomar perante o comportamento do cachorro e como o sociabilizar.
Boa noite nynf
Desde já agradeço a sua preocupação em tentar ajudar-me a resolver esta questão.
Infelizmente na zona onde resido não existe nenhuma escola de treino especializada nesta raça ou sem ser especializada, pois resido na zona de Montemor-o-Novo - Évora, aqui o que interessa são cães de caça e mesmo esses, coitados....é uma corda e um bidon.
Felizmente hoje estou mais contente, pois a atitude dele já foi bastante diferente, procura-nos já a querer brincar, mordiscando as mãos e demonstra alegria quando nos vê e segue-nos para onde quer que vamos.
Acredito tratar-se de um cachorro timido não sociabilizado.
Actualmente encontro-me de férias o que possibilita estarmos juntos quase todo o dia.
Uma vez mais muito obrigado, vou dando noticias do "péstinha"
:D :D
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

segunda jun 06, 2005 9:23 pm

Acho que faz bem em aproveitar ao máximo estas suas férias com o cachorro, PetsLover.
Esta fase dos 2 meses é mesmo crucial e todas as experiências positivas (as negativas esperemos que não aconteçam), a que o cachorro fôr submetido serão sempre enriquecedoras.
Boa sorte e vá dando notícias! ;)
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
nynf
Membro Veterano
Contacto:

segunda jun 06, 2005 10:05 pm

Olá Petslover,

Aproveite para o sociabilizar bem com pessoas e outros animais e com todas as situações novas possíveis e imaginaveis. Quando ele demonstrar receio de uma nova situação que lhe apresenta (ás vezes tão simples como um saco de plastico levado pelo vento, por exemplo), incite-o a investigar, encorage-o e recompense-o sempre que ele tomar uma atitude correcta. Caso ele fique mesmo constrangido com algo, ignore e não force nada, nem lhe dê muita atenção (tipo festas e coitadinho e tal ;) ).
Esta fase é crucial para lhe dar a conhecer o mundo e as regras básicas, sempre através de muita brincadeira, de forma a que ele cresça com um caracter equilibrado e confiante.
Como já teve ou tem outros cães, estou certa que saberá fazer um bom "trabalho" com o cachorro.
Muita paciência, consistência, mimo qb e regras bem definidas...e terá certamente o melhor amigo da sua familia que poderia desejar.
<p>&nbsp;</p>
joaobogalhas
Membro Veterano
Contacto:

segunda jun 06, 2005 10:23 pm

nynf Escreveu:Aproveite para o sociabilizar bem com pessoas e outros animais e com todas as situações novas possíveis e imaginaveis. Quando ele demonstrar receio de uma nova situação que lhe apresenta (ás vezes tão simples como um saco de plastico levado pelo vento, por exemplo), incite-o a investigar, encorage-o e recompense-o sempre que ele tomar uma atitude correcta. Caso ele fique mesmo constrangido com algo, ignore e não force nada, nem lhe dê muita atenção (tipo festas e coitadinho e tal ).
Tem razão. Eu ao principio achava piada e recompensava-o cada vez que ele ia a correr atrás da bola, e agora cada vez que ele vê uma bola a saltar fica completamente descontrolado e só quer a bola. É um problema quando estou em sitios onde haja bolas a saltar... :oops:
Já agora nynf, não me pode dar nenhuma sugestão para poder controlar esta mania de ele ficar obcecado por bolas?
O Tubias só tem ano e meio. Que diz?
Petslover

segunda jun 06, 2005 10:59 pm

nynf

Olá mais uma vez
Estou curioso para ver como o pequeno se relaciona com o meio, os cães e as pessoas, só não o fiz pelo facto de ele ainda não ter a vacinação complecta, no entanto no espaço que possuo que é bastante razoável não se mostra nada acanhado, assim como em casa.
Reage prontamente ao nome e ao ouvir a palavra "não" cessa de imediato a malandrice que está a fazer.
Relaciona-se bem com os outros cães (Husky,Pequenois,PA)apenas com este ultimo não tenta muito a brincadeira talvez por ver um gigante, até com o gato ele "brinca"
:evil: [/u]
cinoalves
Membro
Registado: quarta dez 01, 2004 6:55 pm

segunda jun 06, 2005 11:07 pm

tanta Publicidade a escolas
Onde estão os verdadeiros crediveis e quem lhe dá a credenciação,!!!!!!!!!!

está no bom caminho com alguns dos conselhos que aqui estão publicados.

até mais fico á espera
joaobogalhas
Membro Veterano
Contacto:

segunda jun 06, 2005 11:29 pm

cinoalves Escreveu: tanta Publicidade a escolas

até mais fico á espera
Não digo que não tenha razão...mas se eu tivesse uma escola aqui por perto, de certeza que estaria lá! É que nem os homens nascem ensinados, quanto mais os animais...
nynf
Membro Veterano
Contacto:

terça jun 07, 2005 8:25 am

cinoalves Escreveu: tanta Publicidade a escolas

até mais fico á espera
Oh Alves esteja mas é caladinho, porque mais publicidade do que aquela que eu já vi nas suas poucas mensagens, é dificil LOL ele são trelas, ele são treinos ao domicilio, ele são cães perdidos...ele são saber de quem adopte uma labradora fora do estalão desde que não esteja esterilizada que é para se tornar égua parideira...
Quer que eu vá buscar as suas mensagens e as poste aqui??
Quanto a escolas, não vi neste tópico qualquer publicidade a escolas. Refere-se por acaso á escola que consta na minha assinatura? Qual é o seu problema, além de todos aqueles que já lhe conhecemos?
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Cães”